Dinâmica de uma bacia hidrográfica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rios.
Advertisements

A Dinâmica das Bacias Hidrográficas
REDES E BACIAS HIDROGRÁFICAS
Águas Continentais.
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
CRISTA OU INTERFLÚVIO CRISTA OU INTERFLÚVIO Foz.
Bacias Hidrográficas Trabalho elaborado por: Andreia nº2 Clara nº4
A ÁGUA NOS CONTINENTES Disciplina: Geografia
Dinâmica das bacias hidrográficas
HIDROSFERA Prof. Márcia.
HIDROSFERA Prof. Márcia.
Prof.: Fabrício Américo
Dinâmica das bacias hidrográficas
Dinâmica das bacias hidrográficas
ÁGUAS DOCES Rio.
HIDROGRAFIA Características dos rios Forma de relevo
CONCEITOS EROSÃO FLUVIAL
Como se movimenta a água na superfície terrestre?
Transformação das bacias hidrográficas
O contacto entre a terra e o mar FICHA SUMATIVA
Dinâmica das Bacias Hidrográficas
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
 O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião, a metros de altitude e atravessa o norte de Portugal.
Recursos Hídricos Superficiais
Hidrografia.
C LASSIFICAÇÃO DO R ELEVO B RASILEIRO Prof. Gerson Diniz 1ª série – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
Bacias Hidrográficas Geologia 11.º Ano A Água na Escola Portuguesa.
- Abalos Sísmicos - Terremotos - Vulcões - Chuvas - Rios - Vento - Neve - Mar - Intemperismo - Homem.
Principais Rios de Portugal
Ciclo da água Percurso que a água faz no planeta Terra. Etapas:
A ESTRUTURA GEOLÓGICA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
As principais bacias hidrográficas do mundo
HIDROGRAFIA GEOGRAFIA- JANDERSON.
Dinâmica da natureza Estrutura geológica
Biomas brasileiros.
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
Principais Rios de Portugal
Principais Rios de Portugal
Aspectos do relevo.
Hidrografia GG.06- p.36.
Aspectos Naturais do Continente Europeu
Região norte.
Hidrografia – conceitos, usos e geopolítica
África: aspectos físicos
HIDROSFERA.
Hidrografia Brasileira
A influência da Bacia Platina na Geopolítica Sul-americana
A distribuição da população a nível mundial
Dinâmica das bacias hidrográficas
Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos
Ciências Naturais – 7º Ano
Bacias hidrográficas brasileiras. Características da hidrografia brasileira Riqueza em rios e pobreza em formações lacustres. Riqueza em rios e pobreza.
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Dinâmica das bacias hidrográficas
RELEVO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Relevo são as diversas formas existentes na superfície terrestre; apresentam-se na forma de planaltos, planícies, montanhas.
Disciplina: HIDROGEOGRAFIA Prof Dr. Luiz Carlos Araújo dos Santos Mestranda: Gizele Barbosa Ferreira.
Enchentes e Deslizamentos de Terra
Proteção de nascentes e águas subterrâneas
A distribuição da população a nível mundial
Capítulo 9 O relevo e suas formas
Dinâmica das bacias hidrográficas
Rios 6º Ano.
BACIAS HIDROGRÁFICAS MUNDIAIS
TRANSFORMAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS
Capítulo 12 Águas Continentais O ciclo da água 1 – Evaporação
DEGRADAÇÃO DOS SOLOS.
Dinâmica das bacias hidrográficas
A ÁGUA.
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
Transcrição da apresentação:

Dinâmica de uma bacia hidrográfica

Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Início A água, na superfície terrestre, está em constante movimento, permitindo uma constante modelação da paisagem. Essa modelação está a cargo, em grande parte, dos rios que são um dos mais importantes elementos do ciclo hidrológico.

Como se movimenta a água na superfície terrestre? Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Como se movimenta a água na superfície terrestre? Como se movimenta a água na superfície terrestre? Precipitação Condensação Evaporação Escoamento Evapotranspiração Retenção Retorno ao oceano Infiltração

Dinâmica de uma bacia hidrográfica | O que é um rio? Curso de água permanente que corre num leito escavado e alargado por si próprio. Leito Área ou superfície coberta pela água de um rio. Caudal Quantidade de água de um rio que passa numa secção do seu leito. Exprime-se em m³/s.

Como se organizam os rios? Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Como se organizam os rios? Como se organizam os rios? Rede hidrográfica Conjunto de cursos de água constituído por um rio principal e respetivos afluentes. Subafluentes Afluentes Rio principal

Como se organizam os rios? Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Como se organizam os rios? Como se organizam os rios? Bacia hidrográfica Área constituída por terras cujas águas escorrem para um rio e seus afluentes.

Erosão fluvial Desgaste Transporte Acumulação Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Erosão fluvial Erosão fluvial Designa-se erosão fluvial a que é provocada pelos rios e cursos de água. As ações de erosão fluvial são três: Desgaste Transporte Acumulação

Vale aberto de fundo plano Dinâmica de uma bacia hidrográfica | As secções de um rio e tipos de vale As secções de um rio e tipos de vale Secção superior Secção média Secção inferior Vale em “V” fechado Vale em “V” aberto Vale aberto de fundo plano

Vale em “V” fechado Inclinação acentuada Leito estreito Dinâmica de uma bacia hidrográfica | As secções de um rio e tipos de vale Vale em “V” fechado Inclinação acentuada Leito estreito Vertentes íngremes Ação predominante de desgaste

Vale em “V” aberto Inclinação suave Leito largo A TERRA | Clima e Formações Vegetais | As secções de um rio e tipos de vale Vale em “V” aberto Inclinação suave Leito largo Vertentes pouco abruptas Ação predominante de transporte

Vale aberto de fundo plano Dinâmica de uma bacia hidrográfica | As secções de um rio e tipos de vale Vale aberto de fundo plano Inclinação quase inexistente Leito plano e largo Vertentes pouco íngremes Ação predominante de acumulação

Formas de relevo fluvial Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Formas de relevo fluvial Formas de relevo fluvial De acordo com as características climáticas, o relevo, o solo, a cobertura vegetal e a ação do ser humano em cada região, existem diferentes formas de relevo relacionadas com os rios. Essas formas são diferentes, dependendo da secção do rio onde nos encontramos.

Formas de relevo fluvial – Secção superior Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Formas de relevo fluvial Formas de relevo fluvial – Secção superior Gargantas Aparecem em áreas de rochas duras nas quais o rio escava um vale estreito.

Formas de relevo fluvial – Secção superior Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Formas de relevo fluvial Formas de relevo fluvial – Secção superior Rápidos Formam-se quando uma cascata sofre desgaste depois de muito tempo e o desnível diminui.

Formas de relevo fluvial – Secção média Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Formas de relevo fluvial Formas de relevo fluvial – Secção média Meandros Evidenciam um aspecto sinuoso do rio, adaptando-se às características do terreno.

Formas de relevo fluvial – Secção inferior Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Formas de relevo fluvial Formas de relevo fluvial – Secção inferior Estuário É um tipo de foz, na qual o rio desagua por um único canal.

Formas de relevo fluvial – Secção inferior Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Formas de relevo fluvial Formas de relevo fluvial – Secção inferior Delta É a foz de um rio, que desagua por mais do que um canal.

Elementos topográficos de uma bacia hidrográfica Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Elementos topográficos de uma bacia hidrográfica Elementos topográficos de uma bacia hidrográfica Nascente Garganta Cascata Vale Rio principal Meandro We need different picture – the one from page 151 fig.22-D Foz

Rede hidrográfica europeia Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Rede hidrográfica europeia Rede hidrográfica europeia Rede hidrográfica bastante densa Rios pouco extensos quando analisados numa perspetiva mundial O rio mais extenso é o Volga, que percorre 3680 km.

Rede hidrográfica de Portugal continental Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Rede hidrográfica de Portugal continental Rede hidrográfica de Portugal continental O regime dos rios portugueses é irregular, pois no inverno, fruto da maior precipitação, os caudais são maiores. Os principais rios são internacionais: Tejo, Douro e Guadiana. Principais rios nacionais: Mondego e Sado. Regime: variação de do caudal de um rio ao longo do ano.

Rede hidrográfica dos arquipélagos Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Rede hidrográfica dos arquipélagos Rede hidrográfica dos arquipélagos Dada a pequena dimensão das ilhas, a rede hidrográfica é composta por ribeiras que apresentam uma disposição radial, fruto do relevo acidentado. O relevo possibilita a existência de torrentes.

Bacias hidrográficas de Portugal Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Bacias hidrográficas de Portugal Bacias hidrográficas de Portugal O território português é dominado pelas bacias hidrográficas de quatro rios: Minho, Douro, Tejo e Guadiana ocupando 63% do território nacional. Nos arquipélagos as bacias são bastante pequenas.

Dinâmica de uma bacia hidrográfica Fim