Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti

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Tributação e meio ambiente – aula 4 Cátedra Escolhas: Economia e Meio Ambiente Bernard Appy Março/abril de 2017.
Transcrição da apresentação:

Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos BachareladoS em Engenharia CIVIL, Engenharia de Produção E Engenharia de CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Aula 01 Introdução à Física Teórica Experimental II. Apresentação do Laboratório. Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti OURINHOS-SP 2017

No Laboratório Obrigatório o uso do jaleco! Não assistirá aula quem estiver sem jaleco! Não abrirei exceções! Normas da faculdade! Ninguém entrará no laboratório com bolsas, mochilas e similares! Não abrirei exceções! Normas da faculdade! Leve apenas caderno e estojo. Se quiser permito utilizar celular, tablet ou notebook para fins de aprendizado!

Avaliações Prova = Peso 8 Média dos Relatórios = Peso 2 (Provas serão corrigidas de 0 a 8) Média dos Relatórios = Peso 2 (Provas serão corrigidas de 0 a 2) AV1 = Nota da Prova 1+ Média dos Relatórios AV2 = Nota da Prova 2+ Média dos Relatórios AV3 = Nota da Prova + Ponto Atividade Extra SIA

Nas aulas teóricas, veremos: O Plano de Ensino A forma de acesso ao material didático no site do Prof. Alysson Conteúdos de Física: Unidade 1: FLUIDOS 1.1 Conceitos de densidade e pressão; 1.1.1 Massa específica; 1.1.2 Pressão de um fluido; 1.1.3 Pressão atmosférica e força.

Nas aulas experimentais, veremos: Normas de Segurança e Conduta no Laboratório Didático Normas de Elaboração de Relatórios Atividade experimental I: Verificação da Massa Específica de objetos sólidos

Acesso às Aulas em PPT, Listas de Exercícios e Relatórios Acesse o site www.fisicasemmisterios.webnode.com.br Clique na guia ESTÁCIO/OURINHOS Clique em 2017 - Física Teórica Experimental II

Apresentação do Plano de Ensino Fluidos em Repouso e Movimento Oscilações e Ondas Temperatura e Dilatação Térmica Termodinâmica Óptica Geométrica

Apresentação do Plano de Ensino Unidade 1 - Fluidos 1.1 Conceitos de densidade e pressão 1.2 Equação de um fluido em repouso 1.3 Princípios de Arquimedes e de Pascal 1.4 Equação da continuidade 1.5 Equação de Bernoulli

Apresentação do Plano de Ensino Unidade 2 - Oscilações 2.1 Conceitos de oscilações, período e freqüência. 2.2 Movimento harmônico simples (MHS) 2.3 Lei da força e energia no MHS 2.4 Oscilações amortecidas, forçadas e ressonância.

Apresentação do Plano de Ensino Unidade 3 - Ondas 3.1 Conceito de onda e definição de onda 3.2 Função de onda harmônica 3.3 Princípio de superposição 3.4 Interferência de onda 3.5 Ondas estacionárias

Apresentação do Plano de Ensino Unidade 4 - Temperatura 4.1 Conceito de temperatura 4.2 Lei zero da termodinâmica 4.3 Termômetros e escalas de temperatura 4.4 Dilatação térmica

Apresentação do Plano de Ensino Unidade 5 - Termodinâmica 5.1 Conceito de calor 5.2 Capacidade térmica, calor específico e de transformação. 5.3 Primeira lei da termodinâmica 5.4 Transmissão de calor(condução, radiação e convecção) 5.5 Segunda lei da termodinâmica 5.6 Máquinas térmicas e refrigeradores

Apresentação do Plano de Ensino Unidade 6 - Ótica Geométrica 6.1 Propagação da luz e conceito de índice de refração 6.2 Reflexão e refração da luz 6.3 Polarização da luz 6.4 Espelhos e lentes

Referenciais Bibliográficos Apresentação do Plano de Ensino Referenciais Bibliográficos Básica (Biblioteca Estácio) YOUNG, H. D.; RREEDMAN, R. A. Física II - Termodinâmica e Ondas, 10ª edição, Pearson Education, 2002. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Yearl. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: LTC, 1996-2002. 4 v. TIPLER, Paul A. Física: para cientistas e engenheiros. Rio de Janeiro: LTC, c2000. v.2. Complementar HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentals of physics extended. 5th ed. New York: J. Wiley, 1997. SERWAY, Raymond A. Física para cientistas e engenheiros com física moderna. Tradução Horácio Macedo. Rio de Janeiro: LTC, c1996. CUTNELL & JOHNSON. Física. LTC. v.2 KELLER, Frederick J., GETTYS Edward, SKOVE, Malcolm J. Física. Pearson TREFIL. Física viva: uma introdução à física conceitual. LTC , 3 v.

Fluido: é toda substância que pode escoar, ou seja, não pode resistir a uma tensão de cisalhamento. Tem volume bem definido e não tem forma bem definida (depende do recipiente que a contem). Em resumo, são os líquidos e gases.

Densidade() Água a 20° e 1atm = Exemplos: pag.59 Halliday Isopor = É uma relação entre a massa de um determinado volume de uma substância. Exemplos: pag.59 Halliday Isopor = Água a 20° e 1atm = d1 < d2 < d3

Peso Específico() É uma relação entre o peso e o volume de uma substância.

Densidade()

Exemplos 1. Qual a massa de uma chapa de ferro de volume 650 cm3? A massa específica do ferro é 7,8 g/cm3. 2. A densidade da gasolina é 0,7 g/ cm3. Qual o volume ocupado por 420 g de gasolina?

Pressão (p) 𝑝 𝑜=1. 10 5 𝑃𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑠𝑠ã𝑜 𝐴𝑡𝑚𝑜𝑠𝑓é𝑟𝑖𝑐𝑎 =1𝑎𝑡𝑚 É a quantidade de força aplicada em uma determinada área. A atmosfera do planeta Terra exerce uma pressão sobre a superfície terrestre da ordem de 1atm (1 atmosfera) que equivale a 100000Pa (1.105 Pa). 𝑝 𝑜=1. 10 5 𝑃𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑠𝑠ã𝑜 𝐴𝑡𝑚𝑜𝑠𝑓é𝑟𝑖𝑐𝑎 =1𝑎𝑡𝑚

Exemplo Determine o aumento de pressão do fluido em uma seringa quando uma enfermeira aplica uma força de 42N ao êmbolo circular da seringa, que tem raio 1,1cm.

Fazer a Lista de Exercícios 1 que está no site do Prof. Alysson Atividades para Casa Fazer a Lista de Exercícios 1 que está no site do Prof. Alysson www.fisicasemmisterios.webnode.com.br OBSERVAÇÃO: Não se aprende Física somente observando o Professor resolver os problemas na lousa! Se você não tentar resolver os problemas sozinho, não irá aprender! Não existe fórmula mágica! Mão na massa galera!

Rotina dos experimentos científicos: Aulas Experimentais Rotina dos experimentos científicos: No Laboratório: - Observar as instruções do professor; - Ler com atenção o roteiro experimental; - Executar o experimento; - Realizar as anotações e organizar os dados; Em casa, ou se der tempo no laboratório: - Realizar os cálculos; - Fazer a discussão dos dados; - Fazer a sua conclusão sobre os resultados; IMPORTANTE: A entrega para o professor ocorrerá sempre na semana seguinte ao experimento.