Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração

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Transcrição da apresentação:

Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração Laboratório de Gestão Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração

Laboratório de Gestão: 3ª Aula Objetivos: Analisar a função do consultor no campo da gestão organizacional; Caracterizar os tipos de consultoria e as formas de interação com os clientes; e Analisar as dimensões: consultoria e independência profissional.

Laboratório de Gestão: 3ª Aula O que significa ser consultor? Profissional especializado em uma determinada área de conhecimento, com domínio tecnológico e instrumental para solução de problemas complexos; Profissional habilitado à realização de estudos para identificação de causas de problemas organizacionais e proposições de alternativas de soluções gerenciais diante do entorno corporativo.

Laboratório de Gestão: 3ª Aula O que significa ser consultor? “Não é trabalho para quem deseja levar uma vida pacata, regrada e tranquila.” (MOCANYE; 1997; p. 49).

Laboratório de Gestão: 3ª Aula Exercício da consultoria demanda: Resolubilidade de problemas; Transferência de tecnologias e metodologias gerenciais; Capacidade de estabelecer relações com empatia; Busca continuada da inovação e mudanças.

Laboratório de Gestão: 3ª Aula Exercício da consultoria demanda: Construir redes e parcerias embasadas na confiança e no respeito mútuo; Sigilo de informações; Visão: oportunidades e problemas do processo gerencial; e Disposição de aprendizagem continuada.

Laboratório de Gestão: 3ª Aula Tipos de consultorias: 2.1. Tipologia-acordo (OLIVEIRA; 1999): Interna e Externa; 2.2.Quanto à estrutura organizacional: Pacote e Artesanal.

Laboratório de Gestão: 3ª Aula Tipos de consultorias: 2.3.Quanto à amplitude: Especializada, Total, Global;

Laboratório de Gestão: 3ª Aula Formas de interações com os clientes: Assessoramento; Consultoria; Executiva; Risco; Capacitação; e Palestras.

Laboratório de Gestão: 3ª Aula Formas de interações com os clientes: Pesquisas e Estudos de Campo; Auditoria.

Laboratório de Gestão: 3ª Aula Consultoria e independência profissional: Capacidade de trabalhar sozinho, montar e liderar a própria equipe; Capacidade de desenvolver competências essenciais; Capacidade de negociação; Local de trabalho – escritório virtual; e Ética – clientes, fornecedores e colegas de profissão.

Laboratório de Gestão: 3ª Aula Objetivos trabalhados: Análise da função do consultor no campo da gestão organizacional; Caracterização dos tipos de consultoria e as formas de interação com os clientes; Análise das dimensões: consultoria e independência profissional.

Laboratório de Gestão: 3ª Aula Referências: CROCCO, Luciano; GUTMANN, Erik. Consultoria Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2005. MOCOSÁNYI, Dino Carlos. Consultoria: o que fazer, como vender, marketing, vendas e execução. São Paulo: Gente, 1997. OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial: conceitos, metodologia e prática. 2. ed. ver. e ampl. São Paulo: Atlas, 1999.