Ambientação com a Sintaxe de Java: parte 1

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Transcrição da apresentação:

Ambientação com a Sintaxe de Java: parte 1 Prof. Gustavo Wagner (modificações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Java Básico FATEC-PB  Centro de Informática, UFPE

Programas em Java Texto do programa: arquivo com extensão “.java” Arquivo contém ao menos uma classe Nome do arquivo deve ser IGUAL ao nome da classe principal (pública)

Programas em Java Programa Java compilado: arquivo com extensão .class (BYTECODE) O arquivo .class executa sendo interpretado pela máquina virtual Java

Programas em Java Estrutura de um programa Java package test.example; Declaração do pacote package test.example; import java.awt.Button; import java.util.*; public class MinhaClasse {…} Importação de pacotes Declaração da classe (onde o programa será realmente escrito)

Programas em Java Para programas simples, vamos usar uma classe-programa Possui um programa principal: função main public static void main(String [] args){ ... } O que tem no main Declaração de variáveis Operações Lógica do programa

Variáveis Guarda um valor Declaração deve possuir um nome e um tipo de um tipo específico Declaração deve possuir um nome e um tipo Nome: identificador Deve iniciar com letra Possui escopo definido Não pode repetir nome no mesmo escopo identificador int a; tipo

Variáveis Inicializando variáveis Constantes Java obriga inicialização de variáveis locais! int a = 2; int a; a = 2; Constantes final int NÚMERO = 2; Comando de atribuição Boa prática: constantes como maiúsculas

Os tipos primitivos de Java Numéricos Ponto flutuante Integrais Inteiros boolean char byte short int long float double

Tipos de Dados Primitivos Descrição Tamanho (inteiros) byte Inteiro de 8 bits 1 byte short Inteiro de 16 bits 2 bytes int Inteiro de 32 bits 4 bytes long Inteiro de 64 bits 8 bytes (Números Reais) float Ponto flutuante precisão simples 4 bytes IEEE 754 double Ponto flutuante precisão dupla 8 bytes IEEE 754 (Outros Tipos) char Caracter 16 bits – Unicode boolean true ou false true ou false (1 bit)

Valores dos tipos: exemplos (inteiros) byte 100 short 350 int 2873, 034, 0xF long 8864L (Números Reais) float 23.746F double 23.746 (Outros Tipos) char ‘c’, ‘\u4567’ boolean true, false

Variáveis em Java: dicas Java é sensível ao contexto Usar nomes com significado Boas práticas Nomes de variáveis começam com letra minúscula. double numero; Caso o nome seja uma palavra composta, não colocar _. A primeira letra da palavra seguinte fica maiúscula int anoDePublicacao;

Operadores Realizam uma operação sobre 1, 2 ou 3 operandos Operador unário: apenas 1 operando Prefixo: operador op Pós-fixo: op operador Operador binário: 2 operandos Infixo: op operador op

Operadores aritméticos + - * / % O operador / é também utilizado para calcular divisões inteiras 1/2 = 0 O operador % calcula o resto de uma divisão inteira 1/2 = 1

Operador de concatenação + (aplicado a Strings) String nomeCompleto = nome + sobrenome; A concatenação também faz uma conversão implícita para String mensagem = “Este é o cliente número” + x; System.out.println(“Total: ” + total); Imprime na tela...

Comparação e lógicos >,<, >=, <=, ==, != Operadores de comparação >,<, >=, <=, ==, != Operadores booleanos Operações lógicas && (AND) || (OR) ! (NOT)

Atribuição = (atribuição padrão) +=, -=, *=, /= (atribuições especiais) x = 0; x += 1; x = x + 1; a = b = c = -1; y -= k; y = y - k;

depois de cada atribuição? Operadores Unários ++, -- ++x primeiro incrementa o valor de x para a expressão x++ incrementa o valor de x depois da expressão Qual o valor de x e y depois de cada atribuição? y = 2 + ++x; y = 2 + x++;

conversão explícita (cast) Conversões Cast Conversão de tipos Necessário para atribuir um tipo maior a um menor (<tipo>) <expressão> Converte a expressão para o tipo indicado entre parênteses conversão implícita } int a = 1234; long b = a; int c = (int) b; short c = (short) a; conversão explícita (cast) }

Promoções em expressões aritméticas Tipos de menor precisão são automaticamente convertidos para tipos de maior precisão (promoção aritmética) int + short*byte - double int + short*short - double int + short - double int + int - double int - double double

Exercícios Criar uma classe em Java com o método main Este método deve declarar variáveis a(int), b(double), c(float), d(char), e e(boolean) e tentar realizar atribuições: a para c d para b b para a d para e

Exercícios Reescreva em apenas uma linha: int v=0,x=0,z=0; v = v+1; z = z + v + x; x = x+1;