Introdução à Programação Orientada a Objeto

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Transcrição da apresentação:

Introdução à Programação Orientada a Objeto

Objetivos do Treinamento Compreender os conceitos básicos de Programação Orientada a Objetos, através de técnicas, conceitos e exercícios.

Cap.1 Apresentando a orientação a objetos

Apresentando a orientação a objetos A linguagem orientada a objetos (POO) é um modelo de programação que emprega objetos no desenvolvimento de aplicações. Ela é baseada em vários conceitos, como modularidade, herança, encapsulamento e poliformismo.

Apresentando a orientação a objetos Histórico Surgimento na década de 60. Utilizada em larga escala a partir dos anos 90. Linguagem Simula – 1ª linguagem de programação a utilizar os conceitos. Linguagem Smalltalk – 1ª a ser chamada de orientada a objetos.

Apresentando a orientação a objetos Modelos orientados a objetos X Modelos estruturados

Apresentando a orientação a objetos Modelos estruturados Modelo de programação utilizado no desenvolvimento de aplicações com o foco em funções (listas de instruções). DFD – Diagrama de fluxo de dados DER – Diagrama Entidade-Relacionamento Ocorre a separação entre funções e dados

Apresentando a orientação a objetos Os sistemas que estamos desenvolvendo hoje: ... muito mais complexos. Os usuários cada vez mais exigentes e sofisticados. Sistemas usados como arma competitiva. Sistemas voltados para “fora da empresa”. Processamento distribuído e processamento cooperativo. Necessidades de equipes multidisciplinares.

Apresentando a orientação a objetos ... muito maiores. Alto grau de automação. Necessidade de integração. Milhões de linhas de código. Atendendo a um número grande de usuários.

Apresentando a orientação a objetos ... muito mais voláteis. Constantes alterações de requisitos. Alta velocidade nas mudanças tecnológicas. Pressão da concorrência. Encurtamento da vida útil.

Apresentando a orientação a objetos Modelos orientados a objetos Modelo de programação utilizado no desenvolvimento de aplicações que emprega objetos que interagem entre si através de mensagens. Dados e funções não estão separados.

Apresentando a orientação a objetos Tudo é objeto. Pense em um objeto como uma super variável: ele armazena dados, e você também pode fazer requisições a esse objeto, pedindo que ele faça operações sobre si próprio. Em teoria, você pode representar qualquer elemento no projeto que você está desenvolvendo (cachorros, livros, funcionários, contratos, etc.) como um objeto no seu programa.

Apresentando a orientação a objetos Objetos computacionais Objetos visuais Menus, Caixas de texto, Botões e Listas. Objetos de domínio de trabalho Cliente, Produto, Fornecedor, Venda ou Compra. Objetos com tarefa relacionada Trailer em arquivo .MOV é necessário Apple QuickTime Objetos multimídia Som, imagem, animação ou vídeo

Apresentando a orientação a objetos Concepção de um sistema orientado a objetos Análise Os objetos que existem dentro do ambiente que desejamos automatizar. Os atributos desses objetos, ou seja, que tipos de informação esses objetos devem conter. As ações que esses objetos podem executar.

Apresentando a orientação a objetos Concepção de um sistema orientado a objetos Programação Implementação é exatamente a forma que foram projetados.

Apresentando a orientação a objetos Vantagens. Organização Em uma mesma estrutura estão os dados e os processos. Produtividade Os novos comportamentos que os objetos sofrem são alterados em um único lugar. Redução de Custo Redução no risco de ocorrência de erros. Não há a necessidade de reprogramação.

Apresentando a orientação a objetos Vantagens. Reaproveitamento Características e processos podem ser reaproveitados para novos objetos. Facilidade de Manutenção Permite que o desenvolvedor adapte,exclua ou inclua novos objetos, sem comprometer o funcionamento do mesmo. Trabalho de Equipe Permite a divisão de tarefas entre diversas equipes. Permite a Programação em Camadas.

Apresentando a orientação a objetos Exercícios Pag. 84 – Pag. 88