A ESTRUTURA GEOLÓGICA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Relevo terrestre e suas formas fundamentais
Advertisements

As formas de relevo Prof. Neno
Professor Fabio Limeira
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Módulo 17 – Brasil: relevo, hidrografia e litoral
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
Professor Luciano Henrique
Relevo e estrutura geológica
RELEVO Colégio Marista São José Disciplina: Geografia
BOM DIA.
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA Prof. Paulo 1.
O que é Relevo? Professor Jefferson.
RELEVO.
RELEVO BRASILEIRO Professor Edu Marinho.
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Relevo: relevo brasileiro
ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA
ROCHAS. CICLO DE FORMAÇÃO DAS ROCHAS Processos formadores de rochas Material que dá origem às rochas Processos destruidores de rochas.
Deriva Continental Prof.: Alexandre Lima. A Formação da Terra resulta do resfriamento do magma.
Estrutura geológica Brasil
Estrutura Geológica. 3 formações básicas da estrutura geológica: Escudos Cristalinos ou maciços antigos Bacias Sedimentares Dobramentos Modernos.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Integrado em.
Relevo e classificação do relevo brasileiro As diversas formas de relevo Classificação do relevo brasileiro.
As estruturas e as formas de relevo AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO A FORMAÇÃO DAS PAISAGENS 1ª série EM – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
Relevo Africano O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território.
C LASSIFICAÇÃO DO R ELEVO B RASILEIRO Prof. Gerson Diniz 1ª série – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE. AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE.
Geologia e Relevo do Brasil
Terra: um planeta mutante
AGENTES DO RELEVO.
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
Prof. Anderson Lourenço
AGENTES DO RELEVO.
Dinâmica da natureza Estrutura geológica
TIPOS DE ROCHAS. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação.
Geologia, Relevo e Mineração no Brasil
Estrutura geológica Brasil
A Dinâmica da Litosfera
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – IEE MATÉRIA DE GEOGRAFIA
Fixação e Aprofundamento do Conteúdo.
MODELANDO O RELEVO TERRESTRE.
Planícies: Planície Amazônica Oriente Médio.
Estrutura Geológica.
Eras Geológicas 7º ano Professor Amaro. O que são Eras Geológicas?? A origem, a formação e as contínuas transformações da Terra, assim como dos materiais.
Professores: Pedro Teixeira Vergasta da Silveira
ESTRUTURA DA TERRA.
Estrutura geológica – minerais – relevo.
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
Geomorfologia.
Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos
Ciências Naturais – 7º Ano
RELEVO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Relevo são as diversas formas existentes na superfície terrestre; apresentam-se na forma de planaltos, planícies, montanhas.
RELEVO.
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Estrutura Geológica, Relevo e Solos
Relevo Brasileiro Aziz Ab Saber e Jurandyr Ross
Capítulo 9 O relevo e suas formas
GEOMORFOLOGIA E MINERAÇÃO NO BRASIL
Geologia: Estrutura e idade da Terra
A estrutura da Terra CÁP 02 -Geografia geral.
Relevo do Brasil (Orografia Brasileira)
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2018/2019
Estruturas e formas do relevo 27/02/2019.
GEOGRAFIA PROF. CARLOS 1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2018/2019
BRASIL -relevo.
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
Transcrição da apresentação:

A ESTRUTURA GEOLÓGICA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE CAPITULO 7: A TERRA: ESTRUTURA GEOLÓGICA E FORMAS DE RELEVO

As rochas e os minerais não estão distribuídos de maneira uniforme na superfície terrestre. Sua disposição depende da ação das forças internas e externas que agiram na Terra. O conjunto de diferentes rochas de um lugar e aos vários terrenos desse lugar uma característica própria, damos o nome de estrutura geológica. Na crosta terrestre há três tipos básicos de estrutura geológica: os núcleos cratônicos, as bacias sedimentares e as faixas orogênicas.

Núcleos cratônicos ou escudos cristalinos São rochas magmáticas e metamórficas muito antigas. Sofreram forte processo erosivo, apresentando-se desgastadas e com baixa altitudes. Aparecem de duas formas na litosfera: Escudos ou crátons aflorados, quando estão expostos á ação de agentes erosivos; Embasamentos cristalinos ou plataformas cobertas, quando estão recobertos por terrenos sedimentares.

Ex:

Bacias sedimentares Com o passar das eras, os escudos cristalinas sofreram a ação de processos erosivos. Os sedimentos assim produzidos e transportados pelo vento e pelas águas acumularam-se em depressões. Essas depressões, preenchidas pelos sedimentos que formaram as rochas sedimentares, são chamadas de bacias sedimentares. Os combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo, são encontrados nesses tipo de estrutura geológica.

Ex:

Faixas orogênicas Ao longo da história da Terra a crosta terrestre sofreu movimentos produzidos por forças internas, que deram origem a cadeias de montanhas. Podemos diferenciar as faixas orogênicas pela sua antiguidade, ou seja, pela era geológica que se formaram: Faixas orogênicas antigas: Datam de eras geológicas muito antigas, como a pré-cambriana e paleozoica. Ex: As serres da Mantiqueira; do Mar; do Espinhaço; os Alpes Escandinavos; os Apalaches.

Ex:

Faixas orogênicas modernas Ocorreram na Era Terciária e deram origem às mais altas cadeias de montanhas da Terra- Himalaia; Andes; Alpes e as montanhas Rochosas.

Estrutura Geológica Brasileiras

O RELEVO TERRESTRE A superfície terrestre apresenta várias “fisionomias” ou irregularidades, que chamamos de relevo. O conhecimento do relevo, ou seja, o estudo da Geomorfologia, é fundamental para que a ocupação do meio ambiente seja feita de modo a preservá-lo.

Apropriação do Relevo pela sociedade

O RELEVO CONTINENTAL Montanhas: forma de relevo que apresenta maiores altitudes. Quanto á idade, existem montanhas velhas, novas e rejuvenecidas. Quanto á origem podem ser de dobras, de falhas, vulcânicas e de erosão.

Planaltos Superfícies que podem apresentar diferentes aspectos e que resultam do trabalho de erosão em rochas cristalinas e sedimentares. Segundo o professor Jurandyr Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitudes acima de 300 metros.

Planícies Na definição de Jurandyr Ross, são superfícies planas , com no máximo 100 metros de altitude, formadas por processo se sedimentação das águas de rios, mares e lagos. Algumas planícies fluviais podem se formar em comparto de planalto, não importa a altitude.

Depressões São áreas mais ou menos planas que sofreram prolongados processos erosivos. Geralmente têm entre 100 e 500 metros de altitude. Subdividem-se em dois tipos: Depressões relativas: situam-se acima do nível do mar , mas abaixo das regiões vizinhas; Depressões absolutas: estão situados abaixo do nível do mar;

Depressão Sertaneja-Sertão Paraibano

Depressão Absoluta- Mar Morto