SISTEMA DE GESTÃO DE ENERGIA GERADO ATRAVÉS DE SENSORES PIEZOELÉCTRICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Do espetro do hidrogénio ao modelo de Bohr. Questão central: “ Porque é que alguns espetros atómicos são descontínuos? “ Sub-questões: 1.Como se obtém.
Advertisements

Controladores Single-loop e Multi-loop
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
+ Energia Eólica. + Introdução: A moderna energia eólica e suas origens Dados mundiais E no Brasil?
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
“DESCOBRINDO A CIÊNCIA”
PLANEJAMENTO ESPACIAL MARINHO: estudos básicos na graduação
Sistemas Operacionais de Rede
Gustavo Molina Figueiredo Centro Universitário Claretiano
A colaboração na Ciência Política brasileira:
MAYA – ROBÔ TRANSPORTADOR Resultados e Discussões
A UTILIZAÇÃO DO AQUECIMENTO SOLAR EM CONJUNTOS DE HABITAÇÕES POPULARES
Energia e Tipos de energia
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Fundamentos de Eletricidade
Avaliação da Iluminação natural em habitações de Interesse Social
Ventilador USB Portátil
AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Disciplinas Optativas
Representação de Documentos: alguns conceitos
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Introdução a Engenharia Elétrica
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
1º ano, segundo semestre UC Exame Análise Matemática 2 45% Circuitos
TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo (se houver) Autor (es) 1:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação.
O CAMPO ELÉTRICO.
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos Diretoria de Indicadores de Graduação e Registros.
TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo
Parte III – Planejando o Projeto
Prof: Márcio Soussa Centro Universitário Jorge Amado
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Cursos para Microsoft Office
ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA E DIMENSIONAMENTO ASSOCIADO À IMPLEMENTAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS EM UMA EDIFICAÇÃO VERTICAL DE JOINVILLE ANDRÉA HOLZ.
Trabalho realizado: Inês Pereira nº11 Ernesto Cunha nº18
INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Joinville - SC, mês de ano
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Graduação em Engenharia Mecânica
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
Energia Geotérmica Atualidade, Perspetivas e Potencial
Segurança Ambiente: Equipamentos de energia, combate a incêndio, monitoramento de ambiente e iluminação de emergência FATEC – Americana Tecnologia em Análise.
EN SISTEMAS OPERACIONAIS
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
ENERGIA EÓLICA PARA UM MUNDO NOVO…
Segurança Ambiente: Equipamentos de energia, combate a incêndio, monitoramento de ambiente e iluminação de emergência FATEC – Americana Tecnologia em Análise.
Resultados e Discussão
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
OPERAÇÕES EM TERMINAIS E ARMAZÉNS
Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas
INSERIR O TÍTULO DO TRABALHO: inserir subtítulo (se houver)
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FERRO A VAPOR SOLAR INTRODUÇÃO QUESTÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Título do trabalho científico idêntico ao do resumo submetido
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução.
Disciplinas Optativas
Corrente Elétrica Prof. Luciano.
Trabalho de Conclusão de Curso
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
PROJETO DE PESQUISA.
PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO BÁSICA
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE GESTÃO DE ENERGIA GERADO ATRAVÉS DE SENSORES PIEZOELÉCTRICO ALUNOS EGCNA09 - 2016 Felipe Silva Arruda Luan Roberti Mazzola Willian Ferreira Santos da Silva

Agenda Introdução Objetivos Referencial Teórico Visão Geral do Projeto Modo de Funcionamento Hardware – Piso gerador de Energia e Circuitos Eletrônicos Software – Sistema de Gestão e Banco de Dados Demonstração – Vídeos e Protótipos. Bibliografia

Introdução Obtenção de Energia Elétrica Rentável e Sustentável, totalmente limpa; Aproveitamento de uma energia (mecânica) que naturalmente seria desperdiçada; Hardware: Dispositivo Mecânico que capta movimentos mecânicos e converte em energia elétrica, efetuando o envio dessa energia para os circuitos elétricos; Software: Responsável por coletar as informações no banco de dados e disponibilizar em um website para análises. Este trabalho será estudado e projetado com o princípio de obtenção de energia elétrica rentável e sustentável, visando minimizar custos elétricos e proporcionar satisfação para as pessoas em relação na economia de energia. Outro fato é o ganho de uma energia (cinética) que seria naturalmente desperdiçada, entretanto será absorvida através de piezoeléctricos e convertida em energia elétrica (eletricidade).

Objetivos O objetivo geral do Projeto de Graduação é captar energia mecânica e converter em energia elétrica através de sensores piezoeléctrico. Disponibilizar as informações captadas do Hardware e apresentar, de forma clara e objetiva, em um Software de Gerenciamento de Energia.

Objetivos Específicos Elaboração e construção da estrutura para captação de energia; Circuito de Controle de Movimento; Central de Armazenamento de Energia; Sistema de Gestão de Energia Elétrica.

Referencial Teórico Irmãos Pierre Curie e Paul Jacques (Fonte: APS ORG, 2014) Jonas Ferdynand Gabriel Lippmann (Fonte: UPMC, 2016)

Referencial Teórico V = tensão de saída (Volts) G = Constante de tensão do material (10-3 Vm/N) F = força aplicada (N) H = altura do piezoeléctrico (mm) r = raio do piezoeléctrico (mm)

Visão Geral do Projeto Diagrama de Blocos do Projeto (Fonte: Autoria própria, 2016)

Modo de Funcionamento Simulação de Movimento Mecânico (Fonte: Autoria Própria, 2016) Simulação de movimento através de uma bicicleta (Fonte: Autoria própria, 2016)

1. Piso Gerador de Energia 1.1. Estrutura do Piso “Fêmea” Suporte de Madeira Acoplamento do piezoeléctrico; Saída dos fios conectados ao piezoeléctrico; Rebaixamento para passagem dos fios; Saída para os circuitos eletrônicos. Protótipo do Piso Gerador de Energia – base fêmea (Fonte: Autoria própria, 2016)

1. Piso Gerador de Energia 1.2. Estrutura do Piso “Macho” Pinos elevados para encaixe; Protótipo do Piso Gerador de Energia – base macho (Fonte: Autoria própria, 2016)

2. Circuito Eletrônico Circuito Eletrônico Completo; Circuito Eletrônico Receptor; Circuito Eletrônico Armazenador; Circuito Eletrônico completo do Projeto (Fonte: Autoria própria, 2016)

3. Software de Gestão de Energia 3.1. Arquitetura da aplicação Premissas: Acesso de Múltiplos Dispositivos (Mobile, Tablets e PC’s) Conexão com Banco de Dados. Oracle Database Express Edition 11g. SQL Developer 4.1.3

3. Software de Gestão de Energia 3.2. Protótipos de Tela – Tela Login

3. Software de Gestão de Energia 3.3. Protótipos de Tela – Tela Principal

3. Software de Gestão de Energia 3.4. Protótipos de Tela – Controles

3. Software de Gestão de Energia 3.5. Protótipos de Tela – Estatísticas

4. Dificuldades Referencial teórico sobre o assunto; Falta de projetos semelhantes; Quebra dos componentes piezoeléctricos; Perca de energia;

5. Demonstração 5.1. Vídeos

5. Demonstração 5.2. Protótipo: A energia na palma da sua mão

Estrutura Analítica de Processo

Cronograma

Referências Bibliográficas DROESCHER, Roberta Elisabeth. Obtenção e Caracterização Microestrutural e Elétrica de Cerâmicas PZT-PMN. 2009. 76. Ciência dos Materiais – Universidade do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia, Porto Alegre – RS. http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/4571-art632 http://www.ufjf.br/fisica/files/2013/10/FIII-04-06-Piezoel%C3%A9tricos.pdf