Sociedade de São Vicente de Paulo Congresso da Região IV

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Advertisements

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO Todo movimento seja: social, político ou religioso deve procurar adaptar-se aos fatos novos que a própria história nos apresenta,
BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA.
29 DE OUTUBRO DE 2016 A gratidão e o dinheiro Porque o serviço dessa assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças.
Prof Carla Queiroz Curso: Psicologia.  – “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.”  – “Pesquisa científica.
Contato: ou celular Nome do formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou celular.
LEMA DO SECRETARIADO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ |
Jesus, o Mestre dos Mestres Ensino 1
vida plena para todos Urgências na Evangelização
ENCONTRO NACIONAL DA ECAFO
Subsídio conceitual para o Advento
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
O PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO
V PARTE Um Evangelho de vida.
Pastoral Vocacional Congregação das Servas de Maria do Brasil.
LOUVORES 27 - CORDEIRO ETERNO EM FERVENTE ORAÇÃO
Maria, convite à conversão
MENSAGEM O papel da ECAFO é cuidar para que todos os Confrades e Consócias seja capacitados para exercer com nobreza a missão de evangelizar e promover.
INDICAÇÕES PARA DINAMIZAR
METODOLOGIA E PLANEJAMENTO NA PASTORAL VOCACIONAL/SAV
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
ORAÇÃO EUCARÍSTICA - VID
QUEM DENTRE VÓS NÃO TIVER PECADO, SEJA O PRIMEIRO A ATIRAR-LHE UMA PEDRA. 5º DOMINGO DA QUARESMA.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
27 março.
SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
UMA IGREJA POBRE E PARA OS POBRES EG 198 Padre amaro Gonçalo
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Vigília Pascal.
Renovação Carismática Católica do Brasil
Terceira Parte.
Então, daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
AGIR.
2009 Estamos no ANO CATEQUÉTICO NACIONAL
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 E A FAMÍLIA
FORMAÇÃO MISSIONÁRIA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
“ Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha
Caminhada Pastoral e a Assembleia Diocesana de 2018
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Pensamentos Espirituais de Santa Elizabeth Seton
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
Padre Patrick Griffin, CM
CONSELHOS PRÁTICOS PARA UMA LIDERANÇA DE EXCELÊNCIA
Catequese num mundo em transformação - Joel Portela
Objetivo Geral   Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação.
Santas Missões Populares
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Louvores a Deus Altíssimo e Benção
REUNIR-SE Assembleia Geral 2015.
Amou-nos até o fim.
Coerência e Testemunho
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
A força salvífica dos pobres, nossos senhores e mestres.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
Fé e Política "A justiça de Deus se revela nos conduzindo de uma fé não ligada à justiça para uma fé que leva à justiça. Como está escrito: Quem é justo.
Nossa Oração.
Oração da CF 2019 Pai misericordioso e compassivo, que governais o mundo com justiça e amor, dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso.
PROJETOS SOCIAIS: “Ousadia e Criatividade no serviço aos pobres”
“A política é a melhor forma de se fazer caridade”.
III ENCONTRO JPIC – CRB – CBJP
A organização da igreja em duplas de oração não tem como objetivo fazer com que alguém acredite que está livre de sua responsabilidade missionária.
SER MISSIONÁRIO EM PLENO SÉCULO XXI
Transcrição da apresentação:

Sociedade de São Vicente de Paulo Congresso da Região IV - 2016 Caminhada Itinerância Andança... Para todos os lados e lugar!

Espiritualidade Vicentina Um caminho onde se trilha o Evangelho de Vida (V) Deus protetor e defensor dos Pobres Seguidores de Jesus Cristo, Evangelizador e Servidor dos Pobres Paixão pelos Pobres na perspectiva da libertação Evangelho da indignação Evangelho da sensibilidade Evangelho da misericórdia Evangelho da esperança Evangelho da Caridade Evangelho dos Pobres

Pessoas (IV) Margarida Naseau Luísa de Marillac Frederico Ozanam Rosalie Rendu Catarina Labouré Elisabeth de Robiano Jean-Léon Le Prevost Joannes Zwijsen

Espiritualidade Vicentina 2008 – “Vencer com os Pobres” Agir contra a destruição dos Pobres (Defender e comprometer-se pela causa dos Pobres a exemplo de Vicente de Paulo e de Frederico Ozanam)

Espiritualidade Vicentina 2009 – “A Caridade como força da Evangelização” “A Caridade não é vista apenas como sendo uma virtude a ser cultivada... Caridade é ação!”. – “Amar a Deus com a força dos braços e com o suor do rosto” (Vicente de Paulo)

Em nível do Conselho Nacional do Brasil Espiritualidade Vicentina Em nível  do Conselho Nacional do Brasil

Espiritualidade Vicentina 2010 – “Caridade-Missão” 350 Anos da morte de Vicente de Paulo e Luísa de Marillac (São 12 temas, muitos deles escritos por especialistas em Vicentinismo)

Espiritualidade Vicentina 2011 – “Mudar para transformar” “Na Caridade: face a face com os Pobres” (Espiritualidade da Encarnação)

Espiritualidade Vicentina 2012 – “Vamos aos Pobres” O Regional IV – alinha-se com os temas do Conselho Nacional do Brasil – CNB “Principal Obra da SSVP é a Visita Domiciliar” (Primeiros Confrades)

Espiritualidade Vicentina 2013 – “Amor Caridade Justiça” Tema do Conselho Geral Internacional 200 Anos de Nascimento de Frederico Ozanam

Espiritualidade Vicentina 2014 – “Missionários na Caridade” “Missionários na Caridade” “Missionários da Caridade”

Espiritualidade Vicentina 2015 – “Tecendo a Caridade” Mudança Sistêmica “Ajudar os Pobres a saírem da pobreza e da miséria...”

Espiritualidade Vicentina 2016 – “Um Olhar de Caridade” Diante da conjuntura eclesial e social buscar um novo olhar, a partir dos Pobres. “Como cristãos/cristãs – olhar os Pobres não a partir de nós mesmos, mas a partir deles”.

Espiritualidade Vicentina 2017 – “Contra as pobrezas, agir juntos” “Châtillon - Onde tudo começou!...” [1617 – 2017] 400 anos do Carisma e Espiritualidade Vicentina

Espiritualidade Vicentina Mudança Sistêmica “Ad intra” – Mudança em nós mesmos, em nossas Unidades por meio de um aprofundamento de nossa Espiritualidade. Nos engajarmos (ter o compromisso) para sonhar o mesmo sonho de Frederico Ozanam: “Formar grande Rede de Caridade e de Justiça Social”. “Ad extra” – Pelo nosso compromisso com Jesus Cristo (nossa Fé, nossa Esperança e nossa Caridade), seguindo Vicente de Paulo e Frederico Ozanam, ajudar os Pobres saírem da pobreza e da miséria.

Espiritualidade Vicentina Dos “Anos Temáticos” pode-se dizer que é uma ECAFO permanente. Trabalha na “base” – as Conferências. Doses homeopáticas: Semelhantes são curados por semelhantes. (Medicina Alternativa) Doses Alopáticas: Lei dos contrários (Medicina convencional) É um aprendizado constante (panfletária) em temas importantes para o Carisma de Vicente de Paulo e de Frederico Ozanam.

Espiritualidade Vicentina A libertação proposta por Jesus Cristo, “Eu vim para que todos tenham vida” passa por ações organizadas, corajosas e proféticas. Vicente de Paulo e Frederico Ozanam tinham consciência disso. Ter voz profética implica dois elementos importantes: O conhecimento da realidade e a escuta do clamor dos Pobres. “Eis que vos envio como cordeiros no meio de lobos” (Lc 10, 3-4) O que ou quem é o “lobo” nos dias de hoje?

Espiritualidade Vicentina Com esta herança Vicentina e aproveitando as metodologias modernas é preciso nos capacitar para olhar a situação dos Pobres e refletir sobre ela a partir da perspectiva da fé. Isto nos torna capazes de encontrar sentido para nossos serviços e lutas e ter a capacidade de começar a enfrentar os problemas antigos com respostas novas.

Espiritualidade Vicentina Que herança? Que metodologia? Conteúdo: 1. Evangelho Social 2. Espiritualidade Vicentina 3. Doutrina Social da Igreja Ferramentas: a) Método: ver, julgar e agir - Usado no Vaticano II por Paulo VI - Usado no Doc. de Aparecida a pedido de Francisco b) Mudança Sistêmica – Mudança de Estrutura - Família Vicentina - Um serviço holístico.

Espiritualidade Vicentina Papa Francisco - Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) - Movimentos Sociais - Quinta-feira, 9 de julho de 2015 “Vós sois semeadores de mudança. Ouvi uma frase de que gosto muito: “processo de mudança”. A mudança concebida, não como algo que um dia chegará porque se impôs esta ou aquela opção política ou porque se estabeleceu esta ou aquela estrutura social. Sabemos, amargamente, que uma mudança de estruturas, que não seja acompanhada por uma conversão sincera das atitudes e do coração, acaba a longo ou curto prazo por burocratizar-se, corromper-se e sucumbir”.

Espiritualidade Vicentina Esta conversão – mudança sistêmica Ad Intra: a) Nos ajuda a ver o mundo de uma maneira diferente; b) Nos ajuda a ver os Pobres a partir deles mesmos e não a partir de nós... c) Nos ajuda a olhar mais de perto o mundo dos Pobres; d) Nos ajuda a criar uma nova mentalidade; e) Nos ajuda a buscar novos paradigmas no trabalho para e com os Pobres.

Espiritualidade Vicentina Mudança Ad Extra: a) Ajuda a mudar a vida dos Pobres (E, portanto, mudar as nossas vidas – Evangelizar e ser evangelizado); b) A mudança sistêmica é uma característica importante da herança pelo Carisma Vicentino.

Portanto: É preciso aprender a olhar diferente... Espiritualidade Vicentina Portanto: É preciso aprender a olhar diferente...

Espiritualidade Vicentina Obrigado