A teologia da celebração da Palavra de Deus na ausência do presbítero

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O dia do senhor ressuscitado
Advertisements

NA CEIA DO SENHOR.
"Amou-os até o fim".
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA EXÉQUIAS
Caríssimos, A Igreja celebra, vive da Eucaristia. Foi Jesus quem confiou à Igreja através dos apóstolos a Eucaristia. São os sucessores dos apóstolos,
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
A SANTA CEIA DO SENHOR.
Razões para cantar a Liturgia. 1. Teológica: celebrar a ação de Deus em nossa vida A liturgia cristã é celebração da ação eficaz do Deus Uno e Trino na.
A primeira assembleia geral
Tema do 2º Domingo do Tempo Pascal A liturgia deste domingo põe em relevo o papel da comunidade cristã como espaço privilegiado de encontro com Jesus.
Modo de Vida Estilo de Vida Novo, mas retorno à tradição apostólica e da Igreja Primitiva. Entendendo o Modo de Vida da Igreja NeoTestamentária (Atos).
Outros documentos importantes
DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica».
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Sem. Wallace Andrade Teixeira. Compreender a liturgia, é compreender o que celebramos. O Senhor expressa seu amor liturgicamente, um amor que nos precede,
Quinta-feira / cor verde
CONVERSA COM PAIS Início da Catequese 2017/2018.
A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
A TEOLOGIA DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
Amai-vos como eu vos amei
Planejamento Planejamento 2017 Planejamento da Pastoral do Batismo Diocesana Formação dos Agentes da Pastoral ( para agentes multiplicadores.
Um domingo cheio de sentido
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
CONVERSA COM os PAIS A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO.
Celebrar e Crescer na Fé
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-B
Fica conosco.
INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO
Pastoral Litúrgica Ministérios de canto, ministros extraordinários da comunhão, acólitos, leitores, equipe de acolhida e coleta,
Vigília Pascal.
A CEIA.
Preparação intensa para a PÁSCOA!
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
A Comunidade.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-A
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
A Comunidade.
Vivamo-la com o sacerdote
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
Orientações ao professor
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Instrução para uso do Guia 1
A essência do “Ser Acólito” Expressão singular da vivência da Fé
Vida Nova.
Mística do Canto Litúrgico
Ministério do Acólito UM MINISTÉRIO NA EUCARISTIA PARA A VIDA.
Comissão de Liturgia, Setor Lorena
O Catolicismo E A ORTODOXIA
1º DOMINGO DA QUARESMA ANO B
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
Vida Nova.
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
A Comunidade.
O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito.
LITURGIA NOÇÕES BÁSICAS Victor Leal. LITURGIA NOÇÕES BÁSICAS A palavra liturgia vem do grego “ laos ”, que significa povo, e “ ergon ”, que significa.
2 º Encontro. A igreja é a família de Deus Igreja é a reunião do povo de Deus. A palavra IGREJA significa: CHAMAR.
O Sangue da Nova Aliança
Domingo, Dia do Senhor.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
"Amou-os até o fim".
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2
36º ENPL – Iniciação Cristã
Lição 09 Sábado ou domingo?. Lição 09 Sábado ou domingo?
CRISTIANISMO . Deus é amor e demanda que os cristãos amem os outros. . Jesus Cristo é o Senhor e Salvador dos seres humanos . A Bíblia é o guia do.
O Sangue da Nova Aliança
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Transcrição da apresentação:

A teologia da celebração da Palavra de Deus na ausência do presbítero Juliano Ribeiro Almeida julianorial@gmail.com

Documentos do Magistério Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Celebrações dominicais na ausência do presbítero. 1988. (CDAP) Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Orientações para a celebração da Palavra de Deus. 1994. (Doc. 52)

A Teologia da Celebração da Palavra “As celebrações da Palavra de Deus não são uma criação das últimas décadas, mas fazem parte da tradição da Igreja. As comunidades primitivas criaram uma estrutura própria de celebração da Palavra: o ofício divino” (Doc. 52, Introdução)

A Teologia da Celebração da Palavra Celebrações da Palavra de Deus dirigidas por leigos(as) não existem por causa da falta de sacerdotes (bispos ou presbíteros), pois “fundamentam-se no caráter sacerdotal de cada batizado e de cada batizada” (Doc. 52, Introdução)

A Teologia da Celebração da Palavra O único “problema” é que estas celebrações da Palavra têm hoje que suprir a falta da celebração eucarística em 70% das comunidades brasileiras.

A Teologia da Celebração da Palavra A comunidade cristã se reúne não “sem presbítero”, mas apenas “em sua ausência”, ou melhor, “à sua espera” (CDAP, n. 27)

A Teologia da Celebração da Palavra A importância do Domingo (Dies Domini) “Segundo a tradição apostólica, que tem origem no mesmo dia da ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal a cada oito dias” (SC, n. 106)

A Teologia da Celebração da Palavra Origem Terceiro mandamento da Lei de Deus: “Lembra-te do dia do sábado para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias. O sétimo dia, porém, é o sábado do Senhor teu Deus” (Ex 20,8-9)

Características exigidas para uma “assembleia dominical cristã” [CDAP, n.12] 1) reunião dos fiéis para manifestar a Igreja (qahal, ekklesía). Não uma assembleia espontânea, mas desejada e convocada por Deus.

Características exigidas para uma “assembleia dominical cristã” [CDAP, n.12] 2) instrução sobre o mistério pascal por meio das Escrituras; 3) celebração do Sacrifício eucarístico, realizada pelo sacerdote na pessoa de Cristo

A celebração da palavra “Quando não é possível a celebração da Missa, é muito recomendável a celebração da palavra de Deus” (SC, n. 35,4; CDAP, n. 20).

A celebração da palavra acontece em profunda relação de dependência para com a celebração eucarística que seu pastor está celebrando naquele momento acontece como prolongamento da “missa do mês” naquela comunidade

Proposta “Tenha-se sobretudo presente a possibilidade de celebrar qualquer parte da Liturgia das Horas, por exemplo Laudes matutina ou Vésperas, nas quais se podem inserir as leituras do domingo corrente. [...] Ao fim desta celebração, pode ser distribuída a Comunhão eucarística” (CDAP, n. 33)

Evitando confundir... Não se insira na celebração o que é próprio apenas da Missa (apresentação de dons, Sanctus, Agnus Dei, Prefácio etc) Não se trata de uma “mini-Missa”

“A Igreja alimenta-se com o Pão da Vida na mesa da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo. Na Palavra de Deus se anuncia a aliança divina e na Eucaristia se renova esta mesma aliança nova e eterna. Na Palavra recorda-se a história da Salvação, na Eucaristia a mesma história se expressa por meio de sinais sacramentais. Portanto, a Palavra conduz à Eucaristia. Se, por um lado, a Palavra encontra sua realização na Eucaristia, por outro a Eucaristia tem, de certo modo, seu fundamento na Palavra.” (Doc. 52, n. 28)

Sine dominico non possumus Ano 304 Abitene (Tunísia), no norte da África Imperador romano Diocleciano 49 mártires do Domingo