PREPARAR A CATEQUESE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Catequese e Iniciação Cristã
Advertisements

PREPARAR A CATEQUESE.
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
Eucaristia, Força e Vida
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Razões para cantar a Liturgia. 1. Teológica: celebrar a ação de Deus em nossa vida A liturgia cristã é celebração da ação eficaz do Deus Uno e Trino na.
Iniciação e Iniciação à Vida Cristã Revendo conceitos.
DOMINGO DA SOLENIDADE DOMINGO DA SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DE JESUS CRISTO.
Outros documentos importantes
A Liturgia de hoje lembra-nos a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1.ª Leitura, encontramos o Povo reunido em assembléia lendo.
A REVELAÇÃO NA EVENAGELII GAUDIUM 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR Vaticano II foi um Concílio pastoral Palavras chave: aggiornamento e diálogo Dei Verbum.
DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica».
Reunião de Pais do 1º ano da Catequese Paróquia … …data…
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
EXPERIMENTAR DEUS, HOJE! 1. QUEM É DEUS? Deus não é uma realidade entre tantas, Ele é a REALIDADE. Ele não é um objeto entre tantos, possível de estudo.
Itinerário Catequético Iniciação à vida cristã - um processo de inspiração catecumenal.
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
Caminhada da Quaresma 2017 “Ao ritmo da liturgia dominical
Ateliê 9 - Reuniões com Pais
Iniciação à vida cristã
MANUAIS DE CATEQUESE (Iniciação à vida cristã)
CONVERSA COM PAIS Início da Catequese 2017/2018.
SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO ANO -A.
Bíblia na Catequese.
A TEOLOGIA DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
A Lei A Verdadeira Religião.
Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
O Caminho da Cruz.
A catequese e a Família: desafio e possibilidades
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
CONVERSA COM os PAIS A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO.
Celebrar e Crescer na Fé
No Deserto.
A alegria de ... SER Catequista.
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
Catequista, catequista, tu bem sabes que Deus te chamou
A Comunidade.
A Comunidade.
Motivação.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014 JULGAR MCC DO BRASIL – AR 2014.
SEMANA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
Dia Diocesano da Família
Encontro Regional da Sagrada Liturgia
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Instrução para uso do Guia 1
A essência do “Ser Acólito” Expressão singular da vivência da Fé
1.
Ministério do Acólito UM MINISTÉRIO NA EUCARISTIA PARA A VIDA.
QUARESMA.
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
NÃO FIQUE PERTUBADO O CORAÇÃO DE VOCÊS!
La Enseñanza en la Escuela Sabática: Comprendiendo y Aplicando el “Ciclo de Aprendizaje"
O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale.
4º Domingo do Tempo Comum Jesus ensinava com autoridade
SEMANA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
O Caminho da Cruz.
PREPARAR A CATEQUESE.
QUEM SOU EU? O QUE QUERO DA MINHA VIDA ?.
A relação pessoal com Deus
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
REGIONAL RIO TARDE DE FORMAÇÃO 19 MAIO 2018
Quem se lança à grande missão de evangelizar deve ter vivido uma experiência de amor por Jesus Cristo. Deve conhecer as próprias possibilidades e tirar.
(Catequistas. Século XXI. p ; )
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
iniciação cristã. A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã. Conta com o serviço da catequese.  Uma renovação de modalidade.
Transcrição da apresentação:

PREPARAR A CATEQUESE

COMO PREPARAR A CATEQUESE?

OS 3 MOMENTOS DA PREPARAÇÃO ANTES - PROGRAMAÇÃO 2º momento: DURANTE – REALIZAÇÃO 3º momento: DEPOIS - AVALIAÇÃO

PONTO DE PARTIDA... TER EM CONTA O QUE É A CATEQUESE: Momento da acção evangelizadora da Igreja: Visa “formar” (ou fazer nascer) o cristão

O GRANDE OBJECTIVO: Finalidade da catequese: Visa promover a comunhão com Jesus Cristo (DGC nº 30) «A finalidade última da catequese é pôr as pessoas não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade, com Jesus Cristo». Toda a acção evangelizadora tem como objectivo favorecer a comunhão com Jesus Cristo. A partir da conversão «inicial» de uma pessoa ao Senhor, suscitada pelo Espírito Santo, mediante o primeiro anúncio, a catequese propõe-se dar um fundamento e fazer amadurecer esta primeira adesão. (DGC nº 80)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: 1 Desenvolver a fé da Igreja Transmiti-vos o que eu mesmo havia recebido (1 Cor 15, 1) Confiança e conhecimento (cf DGC 85,92)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: 2 A educação litúrgica A comunhão com Jesus Cristo leva a celebrar a Sua presença Liturgia e sentido comunitário (cf DGC 85)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: 3 A educação moral Jesus retoma o decálogo com o espírito das bem-aventuranças Testemunho e Palavra vivida (cf DGC 85)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: 4 Ensinar a Rezar (Oração) O Pai-nosso é o modelo... A catequese deve ser envolvida num clima de oração... Louvor, Súplica, Contemplação... (cf DGC 85)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: 5 Educação para a Vida comunitária Cultivar o amor fraterno, a humildade, o perdão, a unidade Unidade e ecumenismo (cf DGC 86)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: 6 Iniciação para a Missão Prepara os discípulo de Jesus para uma presença cristã no mundo e suscita vocações missionárias Anúncio e diálogo inter-religioso (cf DGC 86)

QUAL O CAMINHO ? PARTIR DA EXPERIÊNCIA VITAL: A fé enraiza-se na experiência (DGC 87); Tem em conta a psicologia do destinatário (cf DGC 133); Como Jesus, partir da realidade para o mistério (cf DGC 252); Experiências humanas profundas (cf DGC 279).

QUAL O CAMINHO ? O MOMENTO (CENTRAL) da PALAVRA: A fonte donde brota a mensagem da catequese é a Palavra de Deus: A catequese há-de beber sempre o seu conteúdo na fonte viva da Palavra de Deus, transmitida na Tradição e na Sagrada Escritura... (Cf DGC 94). Introduzida (dar o contexto); Proclamada (de preferência pela Bíblia); Interiorizada (em ordem à conversão); Interpretada com a fé da Igreja (Catecismo Ig.Católica)!

QUAL O CAMINHO ? EXPRESSÃO DE FÉ: Celebração: ORAÇÃO como resposta à Palavra (Cf DGC 145); GUARDAR NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO (Síntese) (Cf DGC 154); COMPROMISSO (VIVER A PALAVRA) - Slogan! (Cf DGC 362).

PREPARAÇÃO PRÓXIMA: LEITURA PRÉVIA: - Tema, obejectivos, ideia principal IDENTIFICAR OS MOMENTOS: - Experiência, Palavra,Expressão VER ESTRATÉGIAS E MATERIAIS: - Músicas, canetas, dinâmicas LEITURA FINAL SISTEMATIZADA: - Atenção à interiorização da Palavra

AVALIAÇÃO Avaliar: o desenvolvimento da catequese, os avanços do grupo e cada uma das pessoas, as minhas atitudes de EDUCADOR O ambiente geral que se viveu!

O CATEQUISTA TEM QUE PREPARAR: CRITÉRIOS PRÁTICOS? PREPARAR... O CATEQUISTA TEM QUE PREPARAR: O tema que vai trabalhar, com todo o seu desenvolvimento e as partes que o compõem; Os elementos (materiais) que vai utilizar durante o desenvolvimento para conseguir os objectivos; O lugar onde vai fazer a catequese (acolhimento ambiental); Preparar-se a si mesmo (espiritual e pedagogicamente)... Estudo, oração e partilha!

NÃO ESQUECER! PREPARAR REALIZAR AVALIAR

PREPARAR A CATEQUESE