Formação dos Educandos da Escola Estadual Pastor Hollerbach

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
FACULDADE METROPOLITANA
O ESDE COM QUALIDADE.
ESTRUTURA E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:

PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
-Apropriação do Relatório Pedagógico
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Projeto de Produto Apresentações de Tiago Cruz
Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (Si-PNI)
Avaliação do projeto pedagógico:
Secretaria da Educação e Cultura
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SISTEMAS DE ENSINO.
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Ano lectivo 2000/2001.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
PRODEL 2013 Programa de Desenvolvimento Local
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Abuso / Dependência de Drogas Atendimentos para os familiares
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Decisões.
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
REGIONAL BANDAS E FANFARRAS DRE PENHA 2013
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
DESENHO DO.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
A proposta pedagógica estabelece as linhas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
¹Wusula Francisca de Sousa Pitarelli; ²Prof. Dra. Simone Dutra Lucas
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
REPLANEJAMENTO 2015.
Participação da Família no Ambiente Escolar
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
Transcrição da apresentação:

Formação dos Educandos da Escola Estadual Pastor Hollerbach Valores Humanos na Formação dos Educandos da Escola Estadual Pastor Hollerbach

Apresentação... Atualmente a sociedade convive num paradigma de conflito de valores. Como educadores temos a consciência de que a educação não se restringe apenas a transmissão de conhecimentos acadêmicos ; educa-se para a convivência, para o ser, para a felicidade. Embasados neste pressuposto filosófico, sabemos que conviver é estar com outro , aceitá-lo na sua individualidade e ao mesmo tempo na nossa igualdade como filhos de um ser superior. Em busca desta relação, os valores humanos assumem uma posição insubstituível .

Apresentação... Sabedouros do nosso papel de agente de mudança e de que a aprendizagem efetiva-se apenas na modificação de comportamentos , comprometemo-nos a trazer para a escola a atribuição de educar para o conviver, surgindo assim a necessidade do trabalho com o presente projeto de interesse : “Os Valores Humanos na Formação dos Educandos da Escola Estadual Pastor Hollerbach”.

Apresentação... Na Fase de Sensibilização, todos os funcionários participaram de Encontros com a Dra. Izabel Ribeiro (psicóloga) e com o professor e filósofo Gonçalo Medeiros, para capacitação e busca de crescimento interior objetivando : “EXERCITAR os valores para ENSINAR os valores”. Dando continuidade, para a fase de implantação do projeto, executaremos a “Programação de Desenvolvimento”, em anexo, que envolverá todo o corpo docente na sua efetivação.

“Programação de Desenvolvimento 1ª Semana O professor lê uma mensagem relativa ao tema proposto para toda a escola reunida. Em seguida, comenta a mensagem e faz a reflexão sobre a mesma. Atendimento ao estilo: auditivo e visual Durante a semana os alunos receberão a letra da música e cantarão em sala de aula. Neste dia, todos os alunos irão para o pátio para cantarem juntos. Atendimento ao estilo: auditivo e visual

“Programação de Desenvolvimento 1ª Semana Hora da História Relaxamento Todos os professores do 2º horário lerão a história, que será distribuída anteriormente pelo professor responsável daquela semana. Atendimento ao estilo: auditivo Os alunos permanecem na sala de aula, ou eventualmente, vão para o pátio; sentam em silêncio e é feito o relaxamento. Atendimento ao estilo : Cinestésico,e auditivo

“Programação de Desenvolvimento 1ª Semana Atividade Integrada Todos os professores do 3º horário, coordenarão a realização desta atividade, podendo ser trabalho manual, dinâmica, desenhos etc Atendimento ao estilo : Cinestésico e artístico

Temas a serem trabalhados 1ª Semana: Amizade 2ª Semana: Respeito 3ª Semana: Honestidade 4ª Semana: Solidariedade 5ª Semana: Otimismo 6ª Semana: Justiça 7ª Semana: Perdão 8ª Semana: Compaixão 15ª Semana: Cidadania 16ª Semana: Responsabilidade 17ª Semana: Auto-Estima 18ª Semana: Fé 19ª Semana: Cooperativismo 9ª Semana: Verdade 10ª Semana: Perseverança 11ªSemana: Gratidão 12ªSemana: Estudo 13ª Semana: Paz 14ª Semana: Tolerância 20 ª Semana: Disciplina 21ª Semana: Humildade 22ª Semana: Felicidade 23ª Semana: Igualdade 24ª Semana: Amor

Fase de Sensibilização “Exercitar os valores para ensinar valores”.

Fase de Sensibilização

Avaliação A avaliação é um componente do nosso processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, consequentemente, orientar a tomada de decisões em relação as ações previstas.Tendo neste projeto as funções : pedagógico-didática, diagnóstica e de controle. As avaliações utilizadas serão: De Verificação (para replanejamento e redirecionamento de atividades/ações); Qualificação : para comprovação dos resultados alcançados em relação aos objetivos e, atribuição de conceitos; Apreciação Qualitativa: para comprovação dos resultados( padrões de desempenho esperados)

Instrumentos para Avaliação: Ficha de acompanhamento; Observações relacionadas principalmente á mudança de atitude.; Participação nas atividades propostas; Diário de bordo Reuniões mensais para análise de resultados e planejamento de novas ações; Provas escritas; Relatórios; Murais, painéis, gráficos, cartazes; Atividades integradoras; Apresentações artísticas; Etc.

“As pessoas esquecerão o que você diz, As pessoas esquecerão o que você faz , Mas as pessoas jamais esquecerão o que Você as fez sentir.”

Identificação Nome: E. E. Pastor Hollerbach Endereço: Rua Gustavo Leonardt, 303 – Bairro São Jacinto Município: Teófilo Otoni – MG Telefone: (33) 3521-9624 Localização: Urbana Responsáveis pela elaboração e execução do Projeto Direção Especialistas Professores