AQUECIMENTO SOLAR PARA ÁGUA APLICAÇÃO E INSTALAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energias renováveis.
Advertisements

Escola EBI Padre Joaquim Flores
Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Energias renováveis… … o futuro.
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
Fontes e formas de energia
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
E.B.I/JI Padre Joaquim Flores
E.B.I Padre Joaquim Flores
Geografia – capítulo 1 – 6º ano ENERGIAS RENOVÁVEIS
ENERGIAS ALTERNATIVAS
FONTES DE ENERGIA.
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
Maremotriz Energia Renovável
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEA-5730 Planejamento Integrado de Recursos Energéticos Tema 15 Avaliação do potencial de conservação.
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
BOMBEAMENTO DE ÁGUA A Alternativa Solar Grupo: Bianca de Castro Leyen
Escola Padre Vítor Melícias
Energias renováveis.
Conservação de Energia
Transmissão de Calor.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Energia limpa.
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Comparação entre as as fontes energéticas Professora: Ana Paula Diniz
[ ] Deivis Luis Marinoski, Eng. Civil.
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Menu D.2 D.3 D.4 D.5 D.6 D.7 D.8 D.9 D.10 D.11 D.12 D.13 D.14 D.15 D.16 D.17 D.18 D.19 D.20 D.21 D.22.
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Energia Hidráulica.
ENERGIA SOLAR Colégio Salvatoriano Bom Conselho

Energias renováveis e não-renováveis
ENERGIA.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
Fontes e formas de energia
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Recursos Energéticos Renováveis
Professora: Ana Paula Diniz
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Propagação(transmissão) do calor
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
Energia solar.
Escola: COOPEN Aluno: Maria Eduarda Campos e Arthur Série: 4º ano B
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Queima de Combustíveis fósseis
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
EU SOU DA TERRA DA LUZ EU SOU DO CEARA
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Energia solar Sol é VIDA!.
Energia solar.
Caldeiras T Automação e Controle industrial.
Escola: Coopen Coc Aluno: Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B
Escola:Coopen Aluna:Júlia Swart e Laura Casagrande Série:4° ano A
Escola:Coopen Alunos:Guilherme , João Vitor Série:4ºC
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Hidrelétricas
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
Energia solar. . As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Ciências – 5º ano  Todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas: -São constituídas de matéria -Têm massa -Têm volume -Ocupam lugar no espaço -Têm.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

AQUECIMENTO SOLAR PARA ÁGUA APLICAÇÃO E INSTALAÇÕES Palestrante: Leandro Fagner 1

FONTES DE ENERGIA LIMPAS E RENOVÁVEIS A energia renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto inesgotáveis.

Exemplos de Fontes de energia Energia Solar: sol Energia Eólica: vento Energia Hidráulica: rios e correntes de água doce Energia Maremotriz: mares e oceanos Energia das Ondas: ondas Biomassa, Biocombustível: matéria orgânica Energia Geotérmica: calor da terra

Energia Hidráulica É a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d’ água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Usina de Itaipu

Energia Eólica Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. É uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

Energia Geotérmica Também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado em eletricidade na usina geotérmica. Usina geotérmica de Nesjavellir, na Islândia

Energia Maremotriz É a energia que se obtém a partir do movimento das ondas, das marés ou da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar. A diferença de altura média das marés pode ser explorada em locais estratégicos como os golfos, baías e estuários que utilizam turbinas hidráulicas na circulação natural da água, junto com os mecanismos de canalização e de depósito, para avançar sobre um eixo. Através da sua ligação a um alternador, o sistema pode ser usado para a geração de eletricidade. Central elétrica maremotriz no estuário do Rio Rance, ao noroeste da França.

Energia Solar A energia solar é aquela energia obtida pela luz do Sol, pode ser captada com painéis solares. É uma fonte de vida e de origem da maioria das outras formas de energia na Terra. Escolhendo uma boa radiação solar, esta pode ser transformada em outras formas de energia como calor ou eletricidade usando painéis solares. Através de coletores solares, a energia solar pode ser transformada em energia térmica, e usando painéis fotovoltaicos a energia luminosa pode ser convertida em energia elétrica.

A energia renovável no Brasil *Inclui lenha, bagaço de cana-de-açucar, lixivia e outras recuperações.

Consumo nacional de energia elétrica por setor (%) O setor residencial representa 25% do consumo total de energia elétrica no país.

Consumo residencial de Energia Elétrica

Sistema Elétrico - Curva de Carga

Energias renováveis Solar Térmico

Vantagens A energia solar não polui durante seu uso. As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território.

Tecnologia do Tubo a Vácuo A parede interna dos tubos está coberta por 3 camadas (ALN/ ALN- SS/ Cu). O nitrato de alumínio é um material com excelente capacidade de absorção de calor e o Cobre um ótimo condutor, tornando o processo de aquecimento de água muito mais rápido e eficiente. Devido ao vácuo existente no espaço confinado entre os dois tubos, o sistema não sofre interferência do meio externo (vento, chuva, dias nublado ou neve) e as perdas de calor são extremamente reduzidas tornando os melhores coletores disponíveis no mercado. É indicado para projetos com exigência de altas temperaturas de calor e grandes volumes de água.

Aquecedor Solar de Água Baixa Pressão Séries Família 120L, 180L, 200L, 240L e 360L

Aquecedor Solar de Água - Pressão Séries Terma 240L e 360L

Aplicações Ecológicas e Econômicas Hotéis, Comércio, Indústrias e Prédios Residenciais O sistema de aquecimento de tubo à vácuo Ultrasolar economiza de 70% a 90% no consumo de eletricidade com aquecimento de água. O retorno de investimento do equipamento é realizado em um período de 18 à 36 meses.

Coletor de tubos a Vácuo baixa pressão Montagem fácil

Sistema de Termossifão Para que o Sistema de aquecimento de tubo a vácuo Integrado funcione, o reservatório tem sempre de ser colocado por cima dos coletores. O sistema funciona com diferença de densidade entre água quente e água fria. A água quente, por ser menos densa e mais leve, tem tendência natural de ficar na parte superior do reservatório, a água fria por ser mais densa e pesada fica na parte inferior do reservatório. Assim estabelece uma corrente circulatória, fazendo com que o líquido se desloque por si mesmo de um ponto a outro.

Coletor de Tubo a Vácuo com supercondutor alta pressão Serie viva01

Tubo a Vácuo

Modelo Modular de várias capacidades montagem Série

Aquecedor de Água Modular alta pressão

Coletor de Tubo à Vácuo para Piscina Séries VIVA02 Coletor composto por tubos à vácuo. Menor quantidade e maior eficiência do sistema de tubo à vácuo. Coletor modular, flexibiliza o projeto e a demanda de água que uma piscina necessita. Maior resistência aos agentes externos da natureza, como geadas e granizos. O alojamento dos tubos utilizam liga de alumínio que é um material de alta resistência. É durável, seguro e corretamente ecológico. Acompanha o suporte de estrutura metálica.

Sistema de Circulação Forçado Os sistemas de circulação forçados usam uma bomba mecânica para fazer a água entre o coletor e o reservatório térmico. O microcontrolador inteligente programável comanda a bomba de circulação de água, fazendo esta percorrer a totalidade do circuito num curto espaço de tempo. Isto faz com que o reservatório térmico atinja a temperatura ideal rapidamente. O princípio é proporcionar flexibilidade ao projeto de circuito, de otimização de local do reservatório térmico em relação ao coletor solar existente, aquecimento de piscinas, piso radiante, aquecimento central, residencial, industrial e comercial. Ideal para áreas onde ocorrem intempéries.

Comparativo Aquecedor a Vácuo Aquecedores Solar Tradicional Resiste a chuva de Granizo Temperatura máxima 100° C Até 96% de eficiência térmica Bom rendimento em dias nublados Recebe água direto da "rua" (rede). Menor carga, a partir de 190 Kg com espaço utilizado aprox. 2M² Suportes acompanham o equipamento Aquece mais rápido (aproximadamente 1 hora de sol) Qualidade: Selo de Excelência Europeu KEYMARK (o mais rígido do mundo em qualidade) Aquecedores Solar Tradicional Não Resiste a chuva de granizo Temperatura máxima 70°C 50% de eficiência térmica Rendimento insuficiente em dias nublados Necessita de sistema em nível. Exige uma caixa D’água acima do reservatório. Sobrecarga na edificação, a partir de 280 Kg espaço utilizado 4m² NÃO tem os suportes de reservatório e de placas Aquecimento lento (recomendável 5 horas de sol) Alguns possuem o Selo Immetro

Algumas dicas Importantes: Dimensionamento; Posicionamento;

Dimensionamento: Para dimensionar o seu aquecedor solar é necessário algumas etapas Básicas: Calcular o volume de água a ser gasto diariamente Calcular a quantidade de módulos de coletores solares Ultrasolar para aquecer tal volume. Gasto Médio em casas Brasileiras de água quente com aquecedores Ultrasolar. Ponto de consumo Volume médio de água quente Banho 10min (vazão 5l/min) 40 litros Lavatórios e Bidê 4 litros Banheira Simples p/ 1 pessoa 50 litros Banheira Simples p/ 2 pessoa 100 litros Cozinha 5 a 8 litros / refeição por pessoa Lavanderia 15 a 20 litros / kg de roupa seca

Residenciais e uso para banho. Considerando que em residências Brasileiras temos em média de 1,5 Banhos por dia por pessoa, Com banhos médios de 10Min (Dados IBGE), podemos ter os seguintes modelos de aquecedor Ultrasolar Baixa pressão por projeto: Banhos diários Modelo a usar 3 a 4 Banhos Família 4 a 5 Banhos 5 a 6 Banhos 7 a 8 Banhos 9 a 10 Banhos *Caso seu projeto mescle banhos com lavatório ou qualquer item da tabela anterior recalcule o volume de água a ser usado e otimize o seu Aquecedor Ultrasolar

Posicionamento: Os coletores deveram estar voltados para o norte Geográfico terrestre para todo o território Brasileiro. Para localizar na bússola o norte geográfico na sua região é contar a direita da bússola os graus conforme tabela abaixo: Diferença à direita da Orientação do Norte Geográfico 9º Acre 14º Amazonas, Roraima, Rondônia 16º Rio Grande do Sul 17º Santa Catarina 18º Mato Grosso do Sul, Paraná 20º Amapá, Mato Grosso, São Paulo 21º Goiás, Minas Gerais, Pará 23º Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe