CURSO DE PILOTAGEM E SEGURANÇA EM MOTOS
CURSO DE PILOTAGEM E SEGURANÇA EM MOTOS INSTRUTOR ALAN RICARDO: alan@capitalracing.com.br CAMPEONATO BRASILIENSE DE MOTOVELOCIDADE CAMPEÃO 2004 – CATEGORIA 500CC VICE-CAMPEÃO 2006 – CATEGORIA 500CC PARTICIPAÇÃO NA COPA HORNET 2007, EQUIPE CAPITAL RACING / H2OH
CURSO DE PILOTAGEM E SEGURANÇA EM MOTOS AULAS TEÓRICAS AULAS PRÁTICAS Monitores Grupos Retorno a sala de aula AMBULÂNCIA MECÂNICO RESGATE ALIMENTAÇÃO FMDF
INSTRUÇÕES DE PISTA FECHAR OS RETROVISORES NÃO MUDAR A VELOCIDADE OU A DIREÇÃO BRUSCAMENTE NÃO PARAR NA PISTA DE ROLAMENTO NÃO ATRAVESSAR A PISTA NÃO SE PREOCUPAR COM QUEM VEM ATRÁS
EXPECTATIVA? Entrar no curso com a mente aberta, inclusive para esquecer alguns vícios e assim aprender a técnica correta A Prever, evitar e reagir de forma mais eficaz a todo tipo de situações inesperadas, as quais estamos sujeitos no dia a dia
ERROS MAIS FREQUENTES Acreditar que você já sabe tudo Achar que o curso dentro de um circuito é a sua primeira corrida Querer permanecer em um grupo mais habilidoso, sem perceber quais técnicas deve aprimorar Não esquecer os vícios e deixar de utilizar as lições aprendidas
EQUIPAMENTOS
O QUE É ANDAR DE MOTO? Acelerar Frear Porque? Como?
É A EXECUÇÃO PERFEITA DE TODOS OS FUNDAMENTOS QUE VAMOS DISCUTIR. O QUE É PILOTAR? É A EXECUÇÃO PERFEITA DE TODOS OS FUNDAMENTOS QUE VAMOS DISCUTIR.
FUNDAMENTOS PARA UMA BOA PILOTAGEM CONCENTRAÇÃO CONTRA-ESTERÇO CONTROLE DE ADERÊNCIA POSICIONAMENTO ESCALONAMENTO DE CÂMBIO CONTROLE DE VELOCIDADE FRENAGEM CONTROLE DE VELOCIDADE
CONTRA-ESTERÇO O QUE É?
CONTRA-ESTERÇO PARA QUE SERVE?
PONTO DE FUGA PÂNICO
TRAÇADO DO AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA CURVA DA VITÓRIA DESCIDA DO PLACAR CURVA DA PISCINA CUTUVELO DA RETA OPOSTA SUBIDA DO PLACAR PLACAR CURVA 1 DESESPERO CURVA 2 (DO MILITAR) BRUXA
TRAÇADO DO AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA CURVA DA VITÓRIA DESCIDA DO PLACAR CURVA DA PISCINA CUTUVELO DA RETA OPOSTA SUBIDA DO PLACAR PLACAR CURVA 1 DESESPERO CURVA 2 (DO MILITAR) BRUXA
POSICIONAMENTO
POSICIONAMENTO
POSICIONAMENTO
REFERÊNCIAS
INCLINAÇÃO Contra-Esterço Velocidade Força Giroscópica Aderência Referência Velocidade Aderência Posicionamento
CURVAS COMO VENCÊ-LAS
CURVAS ENTRADA CONTORNO SAÍDA
TANGÊNCIA Melhor Direção Estratégias de Contorno
CONTORNO DE CURVA ANÁLISE MELHOR TANGÊNCIA CONTROLE DE VELOCIDADE
SAÍDA DE CURVA CONTROLE DE VELOCIDADE PONTO DE ACELERAÇÃO POSICIONAMENTO DA MOTO
TWO STEPS 2 PASSOS
TWO STEPS 2 PASSOS
FREIOS
ENTRADA DE CURVA POSICIONAMENTO DO CORPO PONTO DE FRENAGEM POTÊNCIA DO FREIO PONTO DE ENTRADA
PNEUS
PNEUS
PNEUS TORÇÃO DA BANDA CALIBRAGEM TEMPERATURA
TIPOS DE PISTAS Mudanças de inclinação Mudanças de raio Série de curvas Mudanças em subidas e descidas Retas
TIPOS DE PISTA MUDANÇAS DE INCLINAÇÃO Positiva Negativa Plana
TIPOS DE PISTAS
TIPOS DE PISTA MUDANÇAS DE RAIO Curvas de raio constante Curvas de raio crescente Curvas de raio decrescente
TIPOS DE PISTA MUDANÇAS DE RAIO
TIPOS DE PISTAS Série de curvas Mudanças em subidas e descidas Retas Sequências, “S” Mudanças em subidas e descidas Inclinação ou raio Retas
SUPERFICIES DE PISTA ASFALTO ASPERO LISO EMBORRACHADO CONCRETO AREIA/LAMA/TERRA
SUSPENÇÃO
ACELERAÇÃO SENSIBILIDADE CONTROLE DE ADERÊNCIA
CÂMBIO TRANSMISSÃO PRIMÁRIA. TRANSMISSÃO SECUNDÁRIA. ESCALONAMENTO DE CÂMBIO. TEMPO DE TROCA. EMBREAGEM, NÃO USAR?
QUEDAS! FUJA DELAS, EVITE-AS
QUEDAS COMO EVITÁ-LAS EVITE O PÂNICO. CONCENTRE-SE NA VELOCIDADE.
QUEDAS COMO PROCEDER NÃO SE AGARRE A MOTO. DEIXE O CORPO LEVE, NÃO TENTE PARAR SEGURANDO AO CHÃO. ROLE SE POSSÍVEL.