CENÁRIO DE OPORTUNIDADES ESCOLAS DE MÚSICA & MERCADO FONOGRÁFICO

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Transcrição da apresentação:

CENÁRIO DE OPORTUNIDADES ESCOLAS DE MÚSICA & MERCADO FONOGRÁFICO APRESENTAÇÃO ESCOLAS DE MÚSICA & MERCADO FONOGRÁFICO Zeca Barros

Importância da formação Músicos & Platéia ANTES DO MERCADO Importância da formação Músicos & Platéia IDADE MÉDIA Igreja Notação musical Registro Ensino

Formação Profissional, Artística, técnica e empresarial PRODUÇÃO Gravação Produção Gráfica Mixagem Masterização Prensagem DISTRIBUIÇÃO Armazenagem Transporte Lojas especializadas Internet COMERCIALIZAÇÃO Publicidade TV Rádio Mídia impressa CONSUMO Espetáculos e Shows Exportação PRÉ-PRODUÇÃO Formação Profissional, Artística, técnica e empresarial Formação de platéia

CADEIA PRODUTIVA Definição Na música, na cultura . . . cadeia híbrida “Cadeia produtiva da economia da música é um complexo híbrido, constituído de atividades industriais e serviços especializados que se relacionam com a rede” “Conjunto de atividades que transforma matérias-primas em produtos finais”

REDE DA ECONOMIA DA MÚSICA Elos em mutação Pré-produção Produção Distribuição Comercialização Consumo

O MERCADO ONTEM FORMAÇÃO MUSICAL Tecnologia inacessível Centralizado FORMAÇÃO MUSICAL Tecnologia inacessível Grandes investimentos Domínio das gravadoras Mecanismos de difusão restritos Qual a formação musical mais adequada para este cenário?

MERCADO FONOGRÁFICO ONTEM ARTE X MERCADO MERCADO FONOGRÁFICO ONTEM FORMAÇÃO ARTÍSTICA BASILAR TRADICIONAL Música de Concerto X Música Popular Composição & Regência Performance Sucesso quase sinônimo de música de má qualidade

PRENÚNCIOS DA CRISE CULTURA OU NEGÓCIO ? Distanciamento do artista Tecnocratas X Artistas Distanciamento do artista Lucros a curto prazo O equilíbrio entre o profano (lucro) e o sagrado (música)

O MERCADO HOJE Gravadoras em cheque DESAFIO: COMO TRANSFORMAR O PEQUENO EM UM BOM NEGÓCIO ? Revolução causada pela tecnologia da informação Acessibilidade à tecnologia de gravação Barateamento dos custos Modelo de produção em transição

NOVOS RUMOS Crise e oportunidades “NOVOS” PERSONAGENS: OS SELOS Modelos enxutos Flexíveis Foco no artista Busca na diversidade Independentes são as gravadoras, que não dependem de ninguém para divulgar os seus artistas.

PLANO NACIONAL DE CULTURA POLÍTICAS PÚBLICAS Como inserir ? PLANO NACIONAL DE CULTURA A música As escolas de músicas O músico profissional

Dinheiro público em cena CENÁRIO DE OPORTUNIDADES NOVO PARADIGMA Dinheiro público em cena CENÁRIO DE OPORTUNIDADES Políticas de Governo Políticas de Estado Renúncia Fiscal

A MÚSICA NO NOVO CENÁRIO Dimensões QUAL O PAPEL DAS ESCOLAS DE MÚSICA NESTE NOVO CENÁRIO? Como efetivamente aproximar as escolas de música deste cenário ? Simbólica Formação Artística Cidadã Acessibilidade Econômica Empreendedorismo As escolas devem transformar seu conteúdo programático para atender às novas demandas? Quais os efeitos destas decisões no modelo de negócios das escolas de música? nada mais oportuno do que disponibilizar para o mercado toda a qualidade e diversidade da produção das gravadoras independentes associadas à ABMI, hoje em torno de 120 empresas nacionais

A S ESCOLAS DE MÚSICA NO NOVO CENÁRIO Focos ALGUNS DESAFIOS Artística Diversidade Cultura Popular Técnica Tecnologias de informação Gravação digital Empresarial Pequenos negócios Enquadramento de projetos Captação de recursos Prestação de contas Elaboração e Gestão Metodologia e conteúdo programático que atraia jovens e reflita contexto atual Incentivar produção musical diversificada Contribuir com a profissionalização e visibilidade da produção dos alunos.

CASE

BERKLEE COLLEGE OF MUSIC MARCOS BERKLEE COLLEGE OF MUSIC 1945 – Lawrence Berk e outros música em um quarto de hotel em Boston, com foco em música popular e Jazz. 1954 – A escola muda o nome para Berklee School of Music, provavelmente inspirado no filho do fundador batizado Lee Berk. 1970 – O crescimento e aperfeiçoamento de seu programa eleva a escola ao patamar de uma instituição de ensino superior: Berklee College of Music.

BERKLEE EM NÚMEROS Ano 2008 524 professores 4131 alunos matriculados nos cursos presenciais 524 professores 26 milhões de dólares em bolsas de estudos Grammy: 176 Dotação Orçamentária: 198 milhões de Dólares

Composição e Performance Jazz FORMAÇÃO E MERCADO Composição e Performance Jazz Música e Tecnologia Formação em educação, composição, performance, engenharia, produção, musicoterapia, com programas flexíveis que contemplam diversidade de interesses Música para Cinema Composição Popular Musicoterapia Arranjo

INFRAESTRUTURA

MARKETING INSTITUCIONAL AGRESSIVO VISIBILIDADE GLOBAL 25% são estrangeiros oriundos de 80 países; 2.500 alunos online 1971 – Duke Ellington recebe o primeiro Doutorado Honorário, fortalecendo a estratégia de marketing institucional da Berklee.

Berklee Business

OBRIGADO