APRESENTAÇÃO DO CURRÍCULO Escola Americana do Rio de Janeiro DIPLOMA BRASILEIRO APRESENTAÇÃO DO CURRÍCULO Ms. Therezinha Fittipaldi Diretora do Diploma Brasileiro http://www.earj.com.br/setor-brasileiro Escola Americana do Rio de Janeiro
Português - Lower School Professoras: Alexandra Fernandes Christiana Almeida Christina Welton Denise Baptista Helda Gomes Maria Luisa Cohen
Horário das Aulas Kinder: aulas alternadas de 40 min 1º, 2º, 3º anos: aulas diárias de 40 min 4º ano: Português / Estudos Sociais (1 semestre) aulas diárias de 40 min 5º ano: Português /Geografia aulas diárias de 50 min
Livro Texto Do 2º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental: Coleção APRENDER JUNTOS – Português Coleção APRENDER JUNTOS – Geografia 5º ano
Kinder Consciência fonológica A criança vai desenvolvendo consciência do sistema sonoro da língua, ou seja, de palavras, sílabas e fonemas, através de brincadeiras, jogos, músicas, rimas, histórias, lendas e parlendas.
1º ano - Início da alfabetização Escuta de histórias Leitura e escrita de palavras com sons simples e compostos Leitura compreensiva e escrita de pequenos textos
Livros - 1º ano Coleções: O Pato e o Sapo O Macaco e a Mola O Menino Poti A Foca Famosa O Peru de Peruca O Rato que riu do Rei O Coelho Teimoso O Sonho da Vaca Chico Cochicho Coleções: Hora da Fantasia Assim ou assado? Coleção Estrelinha Mico Maneco Marcha Criança Rita Sapeca
2º ano – Término da alfabetização e início do letramento Continuação e reforço de sons compostos. Leitura compreensiva e escrita de textos variados (narrativas, receitas, bilhetes e cartões).
Livros - 2º ano Coleções: Cícero Cicerone A Operação do Tio Onofre Avoada, a sereia voadora Belinda, a bailarina Chapeuzinho Amarelo Dormir fora de casa Marcelo, marmelo, martelo Pinote, o fracote Vida de cachorro O Pássaro Milcores Coleções: A Turma da nossa rua A Bruxa Onilda Sobrinhas da Bruxa Onilda Barquinho de papel Marcha Criança
3º, 4º e 5º anos Aperfeiçoamento da expressão oral, da leitura e da produção de textos: pesquisas e apresentações orais; projetos literários; proposta /resposta; ortografia; acentuação; pontuação; organização de parágrafos; concordância nominal e verbal.
Livros - 3º ano A Bruxa Zelda e os 80 docinhos Coleções O Feitiço do sapo Operação Risoto A Fada que tinha ideias Asas Brancas 12 Fábulas de Esopo Ludi vai à praia O Congresso de Bruxos O menino que quase morreu afogado no lixo Vai que é sua, Rabicó Coleções Barco a vapor Girassol
Livros - 4º ano Coleções Raul da Ferrugem Azul O Fantástico Mistério de Feiurinha O Mistério do Caderninho Preto Os Colegas Ludi na Revolta da Vacina Minhas Memórias de Lobato A Reforma da Natureza O Segredo do Violinista Coleções Reencontro Infantil – Clássicos da literatura mundial Barco a Vapor
Livros - 5º ano Coleções A Bolsa Amarela Um Girassol na Janela Além da Floresta Mágica Amigo se Escreve com H A Flor da Amazônia O Conde Futreson O Gênio do Crime Machado de Assis Coleções Barco a Vapor De Olho no Lance
Atividades Extracurriculares Datas cívicas e comemorativas Visita de autores e palestrantes Teatro na escola Comunicação com os pais: Agenda E-mail Webpage Extra Edition Cartas
Português – Middle School Professoras: Vania Delcourt Ana Vannier Flávia Di Luccio (MS/ US)
Língua Pátria 6-7-8 Objetivo geral Aprender a expressar-se e argumentar, claramente, com ideias organizadas e bem estruturadas, através de linguagem oral e escrita.
Como atingimos os objetivos? Leitura Interpretação e compreensão de textos Produção de textos Projetos Gramática (tópicos gramaticais)
Temas abordados 6º ano: Meio Ambiente Aventuras (marítimas) Heróis Eu no mundo No mundo da fantasia
LEITURAS: 6º ano “SOS Ararinha Azul” (Edith Modesto) “Férias na Antártica” (Laura, Tamara e Marininha Klink) “Um Rosto no Computador” (Marcos Rey) “A Droga da Obediência” (Pedro Bandeira) “Contos de Fadas - de Perrault, Grimm, Andersen & outros” (Apresentação de Ana Maria Machado/ Zahar)
Temas abordados 7º ano: Humor Adolescência e mudanças Consumo Drogas (Unidade Interdisciplinar) Ser diferente
LEITURAS: 7º ano “O vendedor de queijos e outras crônicas” (Alexandre Azevedo) “O menino no espelho” (Fernando Sabino) “O menino sem imaginação” (Carlos Eduardo Novaes) “Vida de Droga” (Walcyr Carrasco) “Uma vontade louca” (Ana Maria Machado)
Temas abordados 8º ano: Diversidade/ Ética Valores Relacionamentos Educação sexual (Interdisciplinar) Nosso tempo
LEITURAS: 8º ano “Tudo ao mesmo tempo agora” (Ana Maria Machado) “Um grilo no pedaço” (Raimundo Matos de Leão) “Irmão negro” (Walcyr Carrasco) “Tudo por causa dela” (Luiz Antonio Aguiar) “E agora, mãe?” (Isabel Vieira) “Cenas brasileiras” (Rachel de Queiroz)
VIA SAPIENTIA 6º ano: Paraty Importância da preservação e do meio ambiente 7º ano: Cidades Históricas (MG) Arte, literatura e recursos naturais na formação da sociedade brasileira do século XVIII 8º ano: Vale do Paraíba (Vassouras) Meio ambiente e sustentabilidade, e impacto na vida pessoal e da sociedade
ESTUDOS SOCIAIS BRASILEIROS Professores: Valéria Merlo Rodrigo Pain Priscila Mancuso Mariana Furloni Ian Cavalcanti
Estudos Sociais Brasileiros Middle School: (8º ano) - História Brasil colônia - Geografia Regionalização do território
Estudos Sociais Brasileiros Upper School: (10º e 11º anos) IB-BS História & Geografia do Brasil
Tema 1: Dos descobrimentos até o fim da era colonial (1500-1822) Conteúdo Programático História Tema 1: Dos descobrimentos até o fim da era colonial (1500-1822) 1.1 – Brasil no contexto do mercantilismo 1.2– Exploração e colonização 1.3– A crise colonial
Tema 2: A experiência monárquica (1822-1889) História Tema 2: A experiência monárquica (1822-1889) 2.1 – A organização do primeiro Reinado 2.2 – O Segundo Império (1840-1889)
Tema 3: O Brasil republicano (1899- ) História Tema 3: O Brasil republicano (1899- ) 3.1 - A primeira República 3.2 – A segunda República: da ditadura a democracia (1930-1964) 3.3 – Ditadura militar e repressão (1964-1985) 3.4 – Dificuldades no caminho para a democracia
Tema 4: Geografia Conteúdo Programático Noção de espaço geográfico e seu significado político. O pensamento geográfico. O processo de globalização. A economia globalizada. O Brasil no mundo. A revolução tecnológica: revolução técnico-científica e suas repercussões no espaço geográfico mundial. O processo de urbanização. A urbanização brasileira. Demografia brasileira: estudos sobre população.
Geografia Tema 5: Espaço agrário: a questão do acesso à terra no Brasil. Tema 6: A natureza e a degradação ambiental dos nossos tempos.
Português - Upper School Professores: Luzia Rabelo Fátima Cajueiro Raphael Martins Márcia Abeid (MS/ US)
Língua Pátria I (Língua) Leitura e Interpretação; Produção de texto a partir de crônicas, contos, textos de teatro, poesia e romances; Ortografia; Acentuação gráfica; Denotação x Conotação; Figuras de Linguagem
Língua Pátria I (Língua) Mecanismos de Coesão e Coerência; Orações Subordinadas; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Colocação Pronominal
Língua Pátria I (Literatura) Estilos de época; Origens da Literatura em Portugal; Primeira/Segunda época medieval; Renascimento; Classicismo em Portugal; Quinhentismo e Barroco no Brasil
Língua Pátria I (Livros estudados) A República dos Argonautas – Anna Flora Capitães da Areia – Jorge Amado O Auto da Compadecida – Ariano Suassuna O conto da ilha desconhecida – José Saramago Trechos de Os Lusíadas – Camões O Pagador de promessas – Dias Gomes A morte e a morte de Quincas Berro d’água – Jorge Amado Relato de um náufrago – Gabriel García Marquez
Língua Pátria II (Língua) Morfologia Substantivo; Adjetivo; Pronome; Verbo; Advérbio. Produção Textual com ênfase nas redações do ENEM / Vestibular (Texto dissertativo argumentativo)
Língua Pátria II (Literatura) Arcadismo; Romantismo; Realismo; Naturalismo; Parnasianismo.
Língua Pátria II (Livros estudados) 8 contos de amor – Lygia Fagundes Telles Iracema (trechos) – José de Alencar A escrava Isaura – Bernardo Guimarães Senhora – José de Alencar Dom Casmurro – Machado de Assis O alienista (em quadrinhos) – M.de Assis A filha do escritor – Gustavo Bernardo O cortiço – Aluísio Azevedo
Língua Pátria III (Língua) Gramática com ênfase nas situações de produção e interpretação de texto, como meio de melhorar a qualidade da produção escrita; Revisão dos tópicos: Ortografia; Crase; Acentuação; Regência Verbal e Nominal; Colocação de Pronomes Oblíquos; Pontuação; Figuras de palavras, de construção e de pensamento
Língua Pátria III (Literatura) Simbolismo; Pré-modernismo; Movimentos da vanguarda europeia: Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Expressionismo e Surrealismo. Modernismo no Brasil (as 3 fases).
Língua Pátria III (Livros estudados) Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto Os Sertões (trechos) – Euclides da Cunha Contos avulsos de Urupês e Negrinha – Monteiro Lobato Memórias Sentimentais de João Miramar – Oswald de Andrade Macunaíma (trechos) – Mario de Andrade Poesias de Oswald de Andrade e Mário de Andrade;
Língua Pátria III (Livros estudados) Terras do Sem Fim – Jorge Amado São Bernardo – Graciliano Ramos Poesias de Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles e outros Uma vida em segredo – Autran Dourado As intermitências da Morte – Saramago O Leitor – Bernhard Schlink Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto
Língua Pátria III – IB Língua e Literatura – Higher Level Memorial do Convento – Saramago A Hora da Estrela – Clarice Lispector A Hora e a Vez de Augusto Matraga – Guimarães Rosa O Quinze – Rachel de Queiroz Contos variados (10) – Machado de Assis O Estrangeiro – Albert Camus O Santo Inquérito – Dias Gomes Estudo aprofundado de 15 poemas de Carlos Drummond de Andrade
Língua Pátria IV O curso de Língua Pátria IV tem como objetivo uma revisão geral de todo o conteúdo ministrado nos cursos de Língua Pátria tendo como foco principal o conteúdo exigido pelo ENEM e pelos vestibulares das principais faculdades cariocas.
DIPLOMA BRASILEIRO Ms. Therezinha Fittipaldi Diretora do Diploma Brasileiro http://www.earj.com.br/setor-brasileiro Escola Americana do Rio de Janeiro