APRESENTAÇÃO DO CURRÍCULO Escola Americana do Rio de Janeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
2ª geração do Modernismo
O romantismo I – Contexto Histórico.
O que estudar para a prova de Literatura do ENEM
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
PRÉ-MODERNISMO BRASILEIRO ( )
MODERNISMO “Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo” Albert Einsten Paulo Neto.
Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
Pré-Modernismo Profª. Mara Magaña.
Literatura Informativa
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO
MODERNISMO.
Pré-Modernismo.
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
III Encontro de Boas Práticas
TRABALHO LITERÁRIO 3º BIMESTRE-2009.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
LÍNGUA PORTUGUESA Camila, Irene, Rita.
CRÔNICAS.
Geração de 1945.
LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
Características Gerais:
Profª. Karen Neves Olivan
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Literatura Linhas de Pesquisa
FEIRA DE VERSOS – POESIA DE CORDEL
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
A poesia da geração de 1930 Carlos Drummond de Andrade ( )
Bandeiras e seus significados
Quis de curiosidades sobre poetas, escritores, músicos e afins.
CULTURA BRASILEIRA: Momento de valorização da identidade e intensa produção cultural com a tendência ao MULTICULTURALISMO.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Relatório de Proposta de Projeto
Literatura PRÉ-MODERNISMO
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Bandeiras e seus significados
Pré-modernismo no Brasil
Bandeiras e seus significados
Realismo - Naturalismo

Produção literária no Brasil-colônia
1ª fase (1922 – 1930): Geração de 22 – destruidora &Heroica
Pré-Modernismo.
Estilo de Época Moreninha Moreninha, Moreninha Tu és do campo a rainha
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
Características dos contos e das fábulas
Secretaria Municipal de educação
Leitura e escrita PALAVRAS SOLTAS Formação de Língua Portuguesa
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
PROVA BRASIL 2015.
13, 15 e 17 de Fevereiro MODERNISMO NO BRASIL 13, 15 e 17 de Fevereiro
MODERNISMO NO BRASIL.
O Pré-Modernismo No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda era forte a influência das tendências.
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
Abrir o Apetite Poético
Plano de curso História da Educação Brasileira
Literatura – André Araújo.  Busca de uma língua brasileira;  Versos livres;  Ironia e humor.  Deboche  Aproximação da língua falada  Critica a importação.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO DO CURRÍCULO Escola Americana do Rio de Janeiro DIPLOMA BRASILEIRO APRESENTAÇÃO DO CURRÍCULO Ms. Therezinha Fittipaldi Diretora do Diploma Brasileiro http://www.earj.com.br/setor-brasileiro Escola Americana do Rio de Janeiro

Português - Lower School Professoras: Alexandra Fernandes Christiana Almeida Christina Welton Denise Baptista Helda Gomes Maria Luisa Cohen

Horário das Aulas Kinder: aulas alternadas de 40 min 1º, 2º, 3º anos: aulas diárias de 40 min 4º ano: Português / Estudos Sociais (1 semestre) aulas diárias de 40 min 5º ano: Português /Geografia aulas diárias de 50 min

Livro Texto Do 2º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental: Coleção APRENDER JUNTOS – Português Coleção APRENDER JUNTOS – Geografia 5º ano

Kinder Consciência fonológica A criança vai desenvolvendo consciência do sistema sonoro da língua, ou seja, de palavras, sílabas e fonemas, através de brincadeiras, jogos, músicas, rimas, histórias, lendas e parlendas.

1º ano - Início da alfabetização Escuta de histórias Leitura e escrita de palavras com sons simples e compostos Leitura compreensiva e escrita de pequenos textos

Livros - 1º ano Coleções: O Pato e o Sapo O Macaco e a Mola O Menino Poti A Foca Famosa O Peru de Peruca O Rato que riu do Rei O Coelho Teimoso O Sonho da Vaca Chico Cochicho Coleções: Hora da Fantasia Assim ou assado? Coleção Estrelinha Mico Maneco Marcha Criança Rita Sapeca

2º ano – Término da alfabetização e início do letramento Continuação e reforço de sons compostos. Leitura compreensiva e escrita de textos variados (narrativas, receitas, bilhetes e cartões).

Livros - 2º ano Coleções: Cícero Cicerone A Operação do Tio Onofre Avoada, a sereia voadora Belinda, a bailarina Chapeuzinho Amarelo Dormir fora de casa Marcelo, marmelo, martelo Pinote, o fracote Vida de cachorro O Pássaro Milcores Coleções: A Turma da nossa rua A Bruxa Onilda Sobrinhas da Bruxa Onilda Barquinho de papel Marcha Criança

3º, 4º e 5º anos Aperfeiçoamento da expressão oral, da leitura e da produção de textos: pesquisas e apresentações orais; projetos literários; proposta /resposta; ortografia; acentuação; pontuação; organização de parágrafos; concordância nominal e verbal.

Livros - 3º ano A Bruxa Zelda e os 80 docinhos Coleções O Feitiço do sapo Operação Risoto A Fada que tinha ideias Asas Brancas 12 Fábulas de Esopo Ludi vai à praia O Congresso de Bruxos O menino que quase morreu afogado no lixo Vai que é sua, Rabicó Coleções Barco a vapor Girassol

Livros - 4º ano Coleções Raul da Ferrugem Azul O Fantástico Mistério de Feiurinha O Mistério do Caderninho Preto Os Colegas Ludi na Revolta da Vacina Minhas Memórias de Lobato A Reforma da Natureza O Segredo do Violinista Coleções Reencontro Infantil – Clássicos da literatura mundial Barco a Vapor

Livros - 5º ano Coleções A Bolsa Amarela Um Girassol na Janela Além da Floresta Mágica Amigo se Escreve com H A Flor da Amazônia O Conde Futreson O Gênio do Crime Machado de Assis Coleções Barco a Vapor De Olho no Lance

Atividades Extracurriculares Datas cívicas e comemorativas Visita de autores e palestrantes Teatro na escola Comunicação com os pais: Agenda E-mail Webpage Extra Edition Cartas

Português – Middle School Professoras: Vania Delcourt Ana Vannier Flávia Di Luccio (MS/ US)

Língua Pátria 6-7-8 Objetivo geral Aprender a expressar-se e argumentar, claramente, com ideias organizadas e bem estruturadas, através de linguagem oral e escrita.

Como atingimos os objetivos? Leitura Interpretação e compreensão de textos Produção de textos Projetos Gramática (tópicos gramaticais)

Temas abordados 6º ano: Meio Ambiente Aventuras (marítimas) Heróis Eu no mundo No mundo da fantasia

LEITURAS: 6º ano “SOS Ararinha Azul” (Edith Modesto) “Férias na Antártica” (Laura, Tamara e Marininha Klink) “Um Rosto no Computador” (Marcos Rey) “A Droga da Obediência” (Pedro Bandeira) “Contos de Fadas - de Perrault, Grimm, Andersen & outros” (Apresentação de Ana Maria Machado/ Zahar)

Temas abordados 7º ano: Humor Adolescência e mudanças Consumo Drogas (Unidade Interdisciplinar) Ser diferente

LEITURAS: 7º ano “O vendedor de queijos e outras crônicas” (Alexandre Azevedo) “O menino no espelho” (Fernando Sabino) “O menino sem imaginação” (Carlos Eduardo Novaes) “Vida de Droga” (Walcyr Carrasco) “Uma vontade louca” (Ana Maria Machado)

Temas abordados 8º ano: Diversidade/ Ética Valores Relacionamentos Educação sexual (Interdisciplinar) Nosso tempo

LEITURAS: 8º ano “Tudo ao mesmo tempo agora” (Ana Maria Machado) “Um grilo no pedaço” (Raimundo Matos de Leão) “Irmão negro” (Walcyr Carrasco) “Tudo por causa dela” (Luiz Antonio Aguiar) “E agora, mãe?” (Isabel Vieira) “Cenas brasileiras” (Rachel de Queiroz)

VIA SAPIENTIA 6º ano: Paraty Importância da preservação e do meio ambiente 7º ano: Cidades Históricas (MG) Arte, literatura e recursos naturais na formação da sociedade brasileira do século XVIII 8º ano: Vale do Paraíba (Vassouras) Meio ambiente e sustentabilidade, e impacto na vida pessoal e da sociedade

ESTUDOS SOCIAIS BRASILEIROS Professores: Valéria Merlo Rodrigo Pain Priscila Mancuso Mariana Furloni Ian Cavalcanti

Estudos Sociais Brasileiros Middle School: (8º ano) - História Brasil colônia - Geografia Regionalização do território

Estudos Sociais Brasileiros Upper School: (10º e 11º anos) IB-BS História & Geografia do Brasil

Tema 1: Dos descobrimentos até o fim da era colonial (1500-1822) Conteúdo Programático História Tema 1: Dos descobrimentos até o fim da era colonial (1500-1822)  1.1 – Brasil no contexto do mercantilismo 1.2– Exploração e colonização 1.3– A crise colonial

Tema 2: A experiência monárquica (1822-1889) História Tema 2: A experiência monárquica (1822-1889)  2.1 – A organização do primeiro Reinado 2.2 – O Segundo Império (1840-1889)

Tema 3: O Brasil republicano (1899- ) História Tema 3: O Brasil republicano (1899- ) 3.1 - A primeira República 3.2 – A segunda República: da ditadura a democracia (1930-1964) 3.3 – Ditadura militar e repressão (1964-1985) 3.4 – Dificuldades no caminho para a democracia

Tema 4: Geografia Conteúdo Programático Noção de espaço geográfico e seu significado político. O pensamento geográfico.  O processo de globalização. A economia globalizada. O Brasil no mundo. A revolução tecnológica: revolução técnico-científica e suas repercussões no espaço geográfico mundial. O processo de urbanização. A urbanização brasileira. Demografia brasileira: estudos sobre população.  

Geografia Tema 5: Espaço agrário: a questão do acesso à terra no Brasil. Tema 6: A natureza e a degradação ambiental dos nossos tempos.

Português - Upper School Professores: Luzia Rabelo Fátima Cajueiro Raphael Martins Márcia Abeid (MS/ US)

Língua Pátria I (Língua) Leitura e Interpretação; Produção de texto a partir de crônicas, contos, textos de teatro, poesia e romances; Ortografia; Acentuação gráfica; Denotação x Conotação; Figuras de Linguagem

Língua Pátria I (Língua) Mecanismos de Coesão e Coerência; Orações Subordinadas; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Colocação Pronominal

Língua Pátria I (Literatura) Estilos de época; Origens da Literatura em Portugal; Primeira/Segunda época medieval; Renascimento; Classicismo em Portugal; Quinhentismo e Barroco no Brasil

Língua Pátria I (Livros estudados) A República dos Argonautas – Anna Flora Capitães da Areia – Jorge Amado O Auto da Compadecida – Ariano Suassuna O conto da ilha desconhecida – José Saramago Trechos de Os Lusíadas – Camões O Pagador de promessas – Dias Gomes A morte e a morte de Quincas Berro d’água – Jorge Amado Relato de um náufrago – Gabriel García Marquez

Língua Pátria II (Língua) Morfologia Substantivo; Adjetivo; Pronome; Verbo; Advérbio. Produção Textual com ênfase nas redações do ENEM / Vestibular (Texto dissertativo argumentativo)

Língua Pátria II (Literatura) Arcadismo; Romantismo; Realismo; Naturalismo; Parnasianismo.

Língua Pátria II (Livros estudados) 8 contos de amor – Lygia Fagundes Telles Iracema (trechos) – José de Alencar A escrava Isaura – Bernardo Guimarães Senhora – José de Alencar Dom Casmurro – Machado de Assis O alienista (em quadrinhos) – M.de Assis A filha do escritor – Gustavo Bernardo O cortiço – Aluísio Azevedo

Língua Pátria III (Língua) Gramática com ênfase nas situações de produção e interpretação de texto, como meio de melhorar a qualidade da produção escrita; Revisão dos tópicos: Ortografia; Crase; Acentuação; Regência Verbal e Nominal; Colocação de Pronomes Oblíquos; Pontuação; Figuras de palavras, de construção e de pensamento

Língua Pátria III (Literatura) Simbolismo; Pré-modernismo; Movimentos da vanguarda europeia: Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Expressionismo e Surrealismo. Modernismo no Brasil (as 3 fases).

Língua Pátria III (Livros estudados) Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto Os Sertões (trechos) – Euclides da Cunha Contos avulsos de Urupês e Negrinha – Monteiro Lobato Memórias Sentimentais de João Miramar – Oswald de Andrade Macunaíma (trechos) – Mario de Andrade Poesias de Oswald de Andrade e Mário de Andrade;

Língua Pátria III (Livros estudados) Terras do Sem Fim – Jorge Amado São Bernardo – Graciliano Ramos Poesias de Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles e outros Uma vida em segredo – Autran Dourado As intermitências da Morte – Saramago O Leitor – Bernhard Schlink Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto

Língua Pátria III – IB Língua e Literatura – Higher Level Memorial do Convento – Saramago A Hora da Estrela – Clarice Lispector A Hora e a Vez de Augusto Matraga – Guimarães Rosa O Quinze – Rachel de Queiroz Contos variados (10) – Machado de Assis O Estrangeiro – Albert Camus O Santo Inquérito – Dias Gomes Estudo aprofundado de 15 poemas de Carlos Drummond de Andrade

Língua Pátria IV O curso de Língua Pátria IV tem como objetivo uma revisão geral de todo o conteúdo ministrado nos cursos de Língua Pátria tendo como foco principal o conteúdo exigido pelo ENEM e pelos vestibulares das principais faculdades cariocas.

DIPLOMA BRASILEIRO Ms. Therezinha Fittipaldi Diretora do Diploma Brasileiro http://www.earj.com.br/setor-brasileiro Escola Americana do Rio de Janeiro