Professor João Gilberto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ela não está em um bom dia! A cada 10 saques, Cláudia errou 9
Advertisements

MATEMÁTICA 7.º ANO Razões E  Proporções
A = ( 3 ) , logo | A | = 3 Determinantes
Matemática Financeira Razão e proporção
AULA DE MATEMÁTICA 1 Prof.: Fábio Barros CAPÍTULO 1 REVISÃO.
Amintas engenharia.
Super Revisão Cinemática Escalar Básica - Velocidade
Uma resolução do problema do camelo e das bananas
Sistemas lineares.
Unidade 2.2 – Razões e Proporções
Matemática Financeira Revisão
Determinantes Determinante é um número real associado a uma matriz quadrada. Notação: det A ou |A|. Determinante de uma Matriz Quadrada de 1ª Ordem. Seja.
FUNÇÕES Em muitas situações práticas o valor de uma quantidade pode depender do valor de uma segunda quantidade. As funções surgem quando uma quantidade.
Movimento Uniforme Definição: Movimento realizado com velocidade constante, ou seja, não há mudança no valor da velocidade. v0 = vm = v. v0  Velocidade.
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
Princípio aditivo da igualdade
ASSUNTO 9: ► Exemplos:.
Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas
Capítulo 9 – Progressão Geométrica (PG)
SISTEMAS LINEARES I Prof. Marlon.
Polinômios Prof. Marlon.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
SISTEMAS LINEARES II Prof. Marlon.
FUNÇÃO MODULAR.
Determinantes SilvanaWBenvenutti Turma:301
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Formulário de Matemática
PROPORÇÃO. PRELIMINARES: Para se compreender o que vem a ser uma proporção é necessário ter idéia a respeito do que seja uma razão.   RAZÃO Razão é uma.
Determinantes.
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
PIBID – SUBPROJETO DE MATEMÁTICA CERES CAICÓ EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Regra de Três Simples e Composta
Sequências de Números.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Washington Franco Mathias José Maria Gomes
PLANO CARTESIANO Produção: Patrizia Lovatti.
PRO PROPORÇÕES POR ÇÕES.
Aula 13 Derivação Implícita, derivadas das funções trigonométricas inversas e derivadas de funções logarítmicas.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Aula de Matemática Conteúdo da aula: COMETA
Razão e Proporção.
Razão, Proporção e Regra de Três
Razão e Proporção. Razão e Proporção Razão    
Movimento Retilíneo e Uniforme
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ)
Grandezas Proporcionais
Matemática Financeira Razão e proporção
Matemática Financeira Razão e proporção
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
PROPORCIONALIDADE 6ª série
PA (somente conceitos básicos)
Analisa as seguintes situações SITUAÇÃO - A Numa escola a turma A tem 28 alunos e a turma B tem 26 alunos. Qual é a turma maior ? TURMA - ATURMA - B.
MATEMÁTICA BÁSICA - (9º ANOS – COLÉGIO MOTIVA)
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
SISTEMAS LINEARES Prof. Moacir.
Prof. André Aparecido da Silva
Exercícios de Matemática
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
Razões e Proporções Profª: Taiana Tavares.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
RAZÃO E PROPORÇÃO GIOVANNI ÁVILA.
Definição, Classificação e Termo Geral da P. G.
Razões e Proporções Amintas Paiva Afonso.
Matemática Renato Tognere Ferron.
Razões e Proporções Razão, Proporção, Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais e Regras de três Simples e Compostas.
CONHECIMENTOS NUMÉRICOS Professor TIO CHICO.
As latas amarelas e a vermelha têm a mesma capacidade. Para se obter a tinta cor de laranja que está na lata, misturam-se duas partes de amarelo com uma.
RAZÃO A razão consiste no cociente formado por dois números (ou grandezas) diferentes de zero. A “velocidade média”, por exemplo, corresponde à razão entre.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Transcrição da apresentação:

Professor João Gilberto Razões e proporções Professor João Gilberto

Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja, o resultado da divisão entre eles, onde o segundo é diferente de zero (b ≠ 0). O número a é chamado de antecedente e o número b é chamado de conseqüente da razão. Esse quociente (razão) pode ser dado entre valores de uma mesma grandeza ou de grandezas diferentes.

Razões e proporções 2) Razão entre grandezas de mesma espécie A razão entre duas grandezas de mesma espécie é o quociente dos números que expressam as medidas dessas grandezas numa mesma unidade. Observação: Grandeza é tudo o que pode ser medido ou quantificado.

Razões e proporções 2) Razão entre grandezas de mesma espécie Exemplo: Numa sala de 30 alunos, 28 são destros e 2 são canhotos. A razão entre o número de canhotos e o total de alunos é: Podemos perceber que nesta razão as duas grandezas utilizadas são iguais, ou seja, número de alunos.

Razões e proporções 3) Razão entre grandezas de espécies diferentes A razão entre duas grandezas de espécies diferentes não pode ser expressa por apenas um número, mas sim por um número acompanhado da unidade de medida correspondente. Lembre-se: Grandeza é tudo o que pode ser medido ou quantificado.

Razões e proporções 3) Razão entre grandezas de espécies diferentes Alguns tipos de razões entre grandezas de espécies diferentes: Velocidade Média Densidade demográfica Consumo Médio

Razões e proporções 3) Razão entre grandezas de espécies diferentes Exemplo: 2) Durante uma viagem, uma pessoa percorreu 240 km em duas horas. A razão entre a distância percorrida e o tempo gasto é dado por: Podemos perceber que nesta razão as duas grandezas utilizadas são diferentes, e neste caso específico, recebe o nome de velocidade.

Razões e proporções 3) Razão entre grandezas de espécies diferentes Exemplo: 3) Um carro percorreu 500 km e gastou 40 l de combustível. Qual o consumo médio desse carro durante a viagem? Dividindo-se o número de quilômetros percorridos pelo número de litros de combustível consumidos, teremos o número de quilômetros percorridos pelo carro com um litro de combustível. Logo: Podemos perceber que nesta razão as duas grandezas utilizadas são diferentes, e neste caso específico, recebe o nome de consumo.

Proporção é uma igualdade entre duas razões. Razões e proporções 4) O conceito de proporção Dizemos que duas razões são iguais quando expressam quocientes iguais. Assim, podemos dizer que: Proporção é uma igualdade entre duas razões.

Razões e proporções 4) O conceito de proporção De modo geral, podemos dizer que os números a, b, c, d, não-nulos, formam nessa ordem uma proporção quando Os números a, b, c, d são os termos da proporção. Os termos a e d são chamados de extremos da proporção. Os termos b e c são chamados de meios da proporção.

Razões e proporções 4) O conceito de proporção Exemplo: 4) Verifique se os números 4, 6, 10 e 15, nessa ordem, são proporcionais As razões são iguais, logo Portanto, os números 4, 6, 10 e 15 formam, nessa ordem, uma proporção.

Razões e proporções 5) Propriedade fundamental das proporções Em toda proporção, o produto dos extremos é igual ao produto dos meios. Assim, temos de uma maneira geral que:

Razões e proporções 5) Propriedade fundamental das proporções Exemplo 5) Aplicando a propriedade fundamental das proporções, verifique se o par de razões formam uma proporção. Logo, podemos concluir que as razões na ordem dada, formam uma proporção.

Razões e proporções 5) Propriedade fundamental das proporções Exemplo: 6) Calcule o valor de x na proporção a seguir.

Razões e proporções 5) Propriedade fundamental das proporções Exemplo: 7) Calcule o valor de x na proporção a seguir.

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções 1ª) Em toda proporção, a soma dos dois primeiros termos está para o primeiro termo assim como a soma dos dois últimos termos está para o terceiro.

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções 2ª) Em toda proporção, a soma dos dois primeiros termos está para o segundo termo assim como a soma dos dois últimos termos está para o quarto.

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções 3ª) Em toda proporção, a diferença dos dois primeiros termos está para o primeiro termo assim como a diferença dos dois últimos termos está para o terceiro.

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções 4ª) Em toda proporção, a diferença dos dois primeiros termos está para o segundo termo assim como a diferença dos dois últimos termos está para o quarto.

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções 5ª) Em toda proporção, a soma dos antecedentes está para a soma dos conseqüentes assim como qualquer antecedente está para o seu conseqüente.

Razões e proporções 6) Propriedade das proporções 6ª) Em toda proporção, a diferença dos antecedentes está para a diferença dos conseqüentes assim como qualquer antecedente está para o seu conseqüente.

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Exemplo: 8) A razão entre as idades atuais de dois irmãos é 5/3. Calcule a idade de cada um deles, sabendo que a soma de suas idades e 32 anos. Resolução: 1º modo Vamos indicar as idades por x e y e assim obtemos o sistema:

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Resolução: Podemos notar que a primeira equação é uma proporção, na qual aplicaremos a propriedade fundamental das proporções e obteremos uma outra equação. E assim, encontramos o sistema equivalente a seguir.

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Resolvendo o sistema temos: Somando as duas equações encontramos a equação Substituindo x por 20 em qualquer equação nos dá que y = 12. Portanto as idades dos irmão são 20 e 12. anos.

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Exemplo: 8) A razão entre as idades atuais de dois irmãos é 5/3. Calcule a idade de cada um deles, sabendo que a soma de suas idades e 32 anos. Resolução: 2º modo Vamos indicar as idades por x e y e assim obtemos o sistema:

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Resolução: Podemos notar que a primeira equação é uma proporção, na qual aplicaremos a 1ª propriedade das proporções que vimos anteriormente. Sabemos que x + y = 32 logo, fazendo a substituição na equação I, temos:

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Agora, aplicando a propriedade fundamental das proporções na equação I, temos: Assim, ao voltarmos na equação II e trocarmos x por 20, temos: Portanto as idades dos irmão são 20 e 12. anos.

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Exemplo: 9) Resolva o sistema Resolução: Vamos utilizar agora a 5ª propriedade anteriormente vista, ou seja:

Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Resolução: De acordo com a equação II, sabemos que x + y = 40. Assim vamos substituir x + y por 40 na equação I e em seguida aplicarmos a propriedade fundamental das proporções. Com isso, ao voltarmos na equação II e trocarmos x por 15, temos: Portanto, a solução deste sistema é o par ordenado (15, 25).