COMUNICAÇÃO E LITURGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Liturgia da Palavra ... Deus fala > o povo responde!
Advertisements

EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
Parábolas de Jesus.
Dois modos de ler a Bíblia.
Palavra sem dono.
Catequese orante ao redor da mesa
encontro pessoal e comunitário com Jesus
" Conquistar a felicidade "
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
A Palavra se fez Ser humano.
Catequese Orante ao Redor da Mesa
Catequese Orante ao Redor da Mesa
Catequese orante ao redor da mesa
MISSA.
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
Joani Alves Ferreira Júnior
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
ENCONTRO DAS EQUIPES DE CELEBRAÇÃO
Maranatha, VEM SENHOR JESUS!
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
Sal da Terra e Luz do Mundo
Surdos e Mudos Ligue o som.
O ANO LITÚRGICO..
Preparando Mensagens Bíblicas (parte 4)
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Domingo, o Coração fala ao coração
Rainha dos Apóstolos.
Semana Santa.
você tem uma vida nova em Cristo
Todo mundo algum dia tem um dia “daqueles”, e com professoras e professores da Escola Dominical, isto não é diferente... As vezes, este dia pode ser um.
No mês de Setembro comemoramos o
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
2º Domingo de Advento PAZ
DIOCESE DE GUARULHOS Paróquia Santa Luzia
36º ENPL – Iniciação Cristã
O princípio da interação: “Fé-Vida”
Diocese de São João da Boa Vista
A Teologia da Comunicação
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Imaculado Coração de Maria
Pentecostes Vem Espírito Santo.
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
Fala com Autoridade.
primeiro, que seja aquele que
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
O que queremos fazer hoje?
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
1.º) Pedir as luzes do Espírito Santo
Mãe de Deus.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
Encontro com Deus O templo é primeiramente um lugar de oração, de louvor e de adoração ao Senhor. O ritual, os cantos, a liturgia são igualmente importantes.
Batismo de Jesus.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2015 e o tema da revista é Moisés, o legislador de Israel, tendo o Pastor Belchior Martins da Costa, Presidente.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
No mês de setembro, dedicado à Bíblia,
A Paz do Senhor! Estamos no 4º trimestre de 2015 e o tema da revista é Maturidade Espiritual, tendo o Pastor José Fernandes Correia Noleto, Presidente.
COMUNICAÇÃO E CATEQUESE Aparecida, 23 de julho de 2010 Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação (27)
Testemunhas.
A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12. A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12.
“Desde a infância conheces as sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus.
Metodologia Catequética
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem
A catequese na missão da Igreja. 1.Qual o nosso conceito de catequese? - O que pensam as pessoas, em geral, acerca da catequese? - O que pensamos nós.
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO E LITURGIA Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação daluz.vix@gmail.com

O QUE É COMUNICAÇÃO E LITURGIA? COMUNICAÇÃO = ARTE DE SE RELACIONAR (com pessoas, grupos, nas diversas situações, com vários objetivos) – GERA ALEGRIA LITURGIA = AÇÃO DO POVO = ação do povo reunido para celebrar a fé = ação (gestos e palavras que se transformam em sinais)

COMO SE DÁ A COMUNICAÇÃO Mensagem Receptor Emissor RUÍDOS Feed-back

LITURGIA É COMUNICÃO Tem um emissor, uma mensagem e um receptor

COMUNICAÇÃO HOJE NÃO EXISTEM MAIS DESTINATÁRIOS E SIM INTERLOCUTORES NÃO EXISTE MAIS COMUNICAÇÃO UM PARA TODOS, MAS COMUNICAÇÃO TODOS PARA TODOS

A COMUNICAÇÃO TEM FORMAS E VEÍCULOS PARA ACONTECER

COMUNICAÇÃO NA LITURGIA Tem um tempo Tem veículos Tem formas

FINALIDADE DA COMUNICAÇÃO NA LITURGIA? ENVOLVER LEVAR À PARTICIPAÇÃO PROMOVER A COMUNHÃO FAVORECER A EXPERIÊNCIA COM DEUS CELEBRAR

É PRECISO SABER: QUEM É A PLATEIA (ASSEMBLEIA)O OBJETIVO. TER CLARO O OBJETIVO ESPECÍFICO DAQUELE MOMENTO. LEMBRAR TODO O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO CONHECER A TÉCNICA QUE SERÁ UTILIZADA

O QUE É LITURGIA É um evento (celebração) Ambiente - Vestes – tempo – ritual (ritos, gestos, momentos de participação etc....)

LITURGIA É PARTICIPAÇÃO A interação não pode ser mecânica,robôtica.... Tem que ser autêntica, de verdade, motivada

DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO DA LITURGIA AMBIENTE (S.13) PALAVRA (DIRIGENTE, LEITURAS, HOMILIA, AVISOS) (S.16) GESTOS (S. 24) RECURSOS TÉCNICOS (S. 25)

Comunicação e ambiente O ambiente comunica. Formas de trabalhar o ambiente: Utilizar-se do tema do dia e modificar o ambiente Utilizar os utensílios (materiais) da missa: Bíblia – Evangeliário (Evangelho de domingo e solenidades) – Lecionário (dominical, semanal e santoral) – ambão – velas e castiçais (podem ser utilizadas em diversos momentos: iluminar os momentos bons que nós não vemos, para reconhecer os erros etc...etc...)

CRIAR ALGUMAS SITUAÇÕES

COMUNICAÇÃO E AMBIENTE (genêrico) festa e alegria (flores) oração (penumbra agradável) diálogo (roda) arrependimento (penumbra fria) surpresa/espanto (algo escondido que em certo momento será revelado)

COMUNICAÇÃO NA PALAVRA Quais são os momentos da missa que precisamos cuidar da palavra? Comentarista ou animador breve objetivo convincente

Estatística 1999 uma pessoa retém 10% do que lê; 26% do que escuta; 30% do que vê; 70% do que vê e escuta; 70% do que discute com outros; 80% do que aprende experimentando; 90% do que explica para outros 95% do que ensina para outros

Leitores ler corretamente (pausas, pontuação, etc...) saber interpretar saber posicionar o microfone saber mudar tonalidade saber provocar interação

Exercício de leitura História e Gênesis

Homiliastas saber elaborar o pensamento ter princípio, meio e fim ideias sequenciadas (pontos a serem desenvolvidos) postura (vestes – posição – gestos – etc.)

HOMILIA Primeiro passo – definir a ideia principal Escolher a forma melhor de anunciar o que será dito Segundo passo – desenvolver tópicos que sejam um desdobramento da ideia e ao mesmo tempo conduzam para a ideia princial – definir quantos tópicos

Terceiro passo – desenvolver os tópicos ( eles têm que comprovar o que foi anunciado) Quarto passo – concluir afirmando o que foi anunciado Quinto passo definir qual o tempo para cada tópico (ítem)

EXEMPLO - ZAQUEU (INTRODUÇÃO - PRINCÍPIO): A CURIOSIDADE ÀS VEZES AJUDA AS PESSOAS A DESCOBRIREM COISAS IMPORTANTES. QUANDO ESSA CURIOSIDADE “É BOA”, DEUS REVELA-SE DE MANEIRA SURPREENDENTE.

Segundo passo Dividir o texto em 4 partes: PARTE 1 – FALAR DA CURIOSIDADE NEGATIVA E POSITIVA PARTE 2 – NARRAÇÃO DETALHADA DO AMBIENTE ONDE ESTÁ ZAQUEU PARTE 3 – A DESCOBERTA DEVE SERVIR PARA A MU- DANÇA (CRESCIMENTO PESSOAL) PARTE 4 – VAMOS CULTIVAR A CURIOSIDADE POSITIVA

FIM (CONCLUSÃO) – VAMOS CULTIVAR A CURIOSIDADE POSITIVA FIM (CONCLUSÃO) – VAMOS CULTIVAR A CURIOSIDADE POSITIVA. ELA AJUDA A DESCOBRIR COISAS IMPORTANTES, INCLUSIVE A ENCONTRAR DEUS.

Quinto passo Anunciar o tema – 30 segundos Tópico 1 – 1 minuto (curiosidade - +) Tópico 2 – 1 minuto (narração) Tópico 3 – 30 segundos (descoberta e mudança) Tópico 4 – 1 minuto (cultivar a curiosidade positiva = 4 Tempo real = 5

AVISOS COMO FAZER UM AVISO SELECIONAR O QUE DEVE SER FALADO NA CELEBRAÇÃO ESCOLHIDA A NOTÍCIA – ORGANIZAR OS DADOS POR ORDEM DE IMPORTÂNCIA (DESDE O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA O QUE É MENOS IMPORTANTE)

EXEMPLO - PADROEIRO 1. O DIA DE NOSSO PADROEIRO ESTÁ CHEGANDO. TODOS NÓS, CERTAMENTE, QUEREMOS COMEMORAR ESTA DATA. O TRÍDUO COMEÇA NO DIA…. ÀS … HORAS… E NO DIA DA FESTA A CELEBRAÇÃO É ÀS…..HORAS

ENCONTRO PARA CASAIS JOVENS 2. PARA OS CASADOS COM MENOS DE CINCO ANOS ACONTECE UM ENCONTRO……. ORGANIZADO PELA …..

COMUNICAÇÃO DOS GESTOS GESTOS – podem falar por si mesmos ou não Os gestos na liturgia são muito mecânicos Valorizar mãos ao alto – mão no peito – água benta – aspersão – sinal da cruz – gestos diante de imagens ou locais no ambiente da celebração – joelhar etc.....

COMUNICAÇÃO E RECURSOS A PARTIR DA MENSAGEM – qual a melhor dinâmica? O USO DO MEIO – é adequado àquele ambiente?

POSSIBILIDADES CARTAZ DATASHOW MÚSICA EM DESTAQUE (AO VIVO OU GRAVADA) IMAGENS (INDIVIDUAIS OU DVD)