UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Despertar da Fé Proposta pedagógica
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Oscar Brenifier Iris de Moüy.
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Execução: Estudo 08, 09, 10, 11 e 12 Improvisações diversas Bom trabalho!
Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação
Quantas vezes.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
filho, segundo Dom Bosco.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
O bonito é ser feliz A beleza da vida nas palavras simples, no sorriso espontâneo. Com Carinho para Ir. Indiara Das pensionistas do Vicenta Maria Em Brasília.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Se não estivesse tão fora de moda,
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Quantas Vezes.
Mobilização da Comunidade Escolar
- Educar -.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
QUANTAS VEZES.
Precisa-se de um amigo....
Educar.
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
SE ESSA RUA FOSSE NOSSA
DIDÁTICA MAGNA.
Quantas vezes nós pensamos em desistir, deixar de lado, o ideal e os sonhos; Quantas vezes batemos em retirada, com o coração amargurado pela injustiça;
Você já ganhou um abraço hoje?
Quantas Vezes.
Cdu – Classificação Decimal Universal
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida
VEZES... QUANTAS.
A arte de estar com o outro...
CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER. CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER.
PEDAGOGIA VOCACIONAL.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O Homem Letra da Musica de Roberto Carlos.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
QUANTAS VEZES Emily.
O QUE É FILOSOFIA ?.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
OFICINA DE ARTES VISUAIS
ABRAÇO.
FELICIDADE AMOROSA FELICIDADE AMOROSA KK de Castro KK de Castro Crystal 2006.
All rights reserved Se não estivesse tão fora de moda, eu iria falar de "Amor”… Se não estivesse tão fora de moda, eu iria falar de "Amor”… Daquele amor.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Manuscrito de um Shaumbra Caderno 15 Páginas 09, 10, 11, 12 OUT/2011.
SITUAÇÕES.
Quantas vezes nós pensamos em desistir, deixar de lado o ideal e os sonhos; Quantas vezes batemos em retirada com o coração amargurado pela injustiça;
REUNIÃO DE PAIS Turma Professoras:.
O VERDADEIRO TESTE VOCACIONAL
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
Pequenas curiosidades,
HAMILTON UM ABRAÇO APERTADO. Desconheço o Autor.
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Textos e citações do Rubem Alves
Quantas vezes nós pensamos em desistir, deixar de lado, o ideal e os sonhos.
Uma escola… Uma família… Um tempo de descoberta e de crescimento Vocacional!
Você já ganhou um abraço hoje?
Neuza Maria Spínola Música- Angel – Ernesto Cortazar.
Origem da Música Como e aonde surgiu a música? O que nasceu primeiro: a música ou a fala?
PILARES DA FILOSOFIA GREGA
Professora Rosana Rossatto 6º anos Outono/2016.  Admirar é sentir-se tocado e encantado. Admirar inquieta, desperta nossas dúvidas e perguntas, abrindo.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CURSO MATEMÁTICA

MÚSICA E MATEMÁTICA UMA INTRODUÇÃO AO ENSINO DAS FRAÇÕES

MOTIVAÇÃO O AMOR PELA MÚSICA O DESENCANTO COM A EDUCAÇÃO A MAU DESEMPENHO DOS ESTUDANTES A FALTA DE INTERESSE PELO APRENDIZADO A VONTADE DE FAZER ALGO PARA MUDAR A REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA.

OBJETIVOS TRANSFORMAR O ESTUDO DAS FRAÇÕES EM ALGO PRAZEROSO; TORNAR A AULA PARTICIPATIVA E ALEGRE; MOSTRAR QUE A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE EM NOSSO DIA-A-DIA; FAZER COMPREENDER DE FORMA DIVERTIDA QUE O ESTUDO DA MATEMÁTICA É PRAZEROSO E DIVERTIDO.

ÁREA DE PESQUISA BIOGRAFIA DE PITÁGORAS HÍSTÓRIA DOS NÚMEROS HISTÓRIA DA MÚSICA RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A MÚSICA.

EMBASAMENTO TEÓRICO “ QUEM TEIMA EM SEGUIR CAMINHOS ANTIGOS PERDEO PÚBLICO JOVEM.” (Pe. Zezinho)

LUCROS DESPERTAR DA CURIOSIDADE PRAZER EM ESTUDAR MATEMÁTICA UM NOVO OLHAR PARA O ESTUDO DIVERSÃO, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZADO.

ABORDAGEM DIDÁTICA Iniciar a aula dando as boas vindas e os cumprimentos de costume, convidando-os a participar da aula cantando uma música que esteja de acordo com a realidade do grupo, de preferência com uma letra que corresponda aos ideais propostos; Ao cantar a música procurar acompanhar ao toque do violão dando ênfase aos toques que deverão se destacar para chamar a atenção ao violão que é objeto de trabalho para a aula; Em seguida abrir um bate papo questionando sobre a música, sua letra, o ritmo, os toques, as notas musicais e sua história deixando que todos falem livremente e expressem suas respostas. Fazer então um breve resumo da história da Música e da Matemática e o casamento entre essas duas ciências; Fazer a apresentação do Monocórdio e a sua descoberta o que introduzirá a aula sobre as frações; No desenrolar da aula deixar que todos toquem o instrumento e então pode-se expor as idéias de Pitágoras, mostrando assim como a Matemática está presente em nossas vidas e nas coisas que gostamos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS É verdadeiramente um tema encantador e cheio de mistérios. Sugiro uma continuação do estudo no que diz respeito aos filhos que surgiram desse belo casamento da Matemática com a Música.