Se você ama alguém, deixe-o livre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Propósito da Salvação
Advertisements

Cântico da liturgia judeo-espanhola
A promessa: descendencia e terra
5 – A ALIANÇA COM O REI DAVID E SUA FAMÍLIA.
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
AULA: O CORDEIRO DA PÁSCOA E, JESUS, O CORDEIRO DA NOSSA PÁSCOA.
Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir na história.
AS 5 ATITUDES DE MOISÉS 01ª AULA TEXTO: ÊXODO 10:28 E 29.

ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
As memórias de libertação
JOSÉ COMO GOVERNADOR DE TODO EGITO


O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
IGREJA.
E assim os fariseus disseram uns aos outros: "Não conseguimos nada
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres.
HOMEM QUE NASCEU QUATRO VEZES
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
OS CAMINHOS DE DEUS.
TEMPO.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
“Respondeu Moisés: Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: O SENHOR não te apareceu. Perguntou-lhe o SENHOR: Que é isso que.
Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local
Série ANIMADOS.
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.

Quando viu Elias, disse- lhe: “É você mesmo, perturbador de Israel?” 1 Reis 18:17 NVI Quando viu Elias, disse- lhe: “É você mesmo, perturbador de.
O casamento de Isaque e Rebeca
Intervalo Bíblico do Cin - 03/06/2014
“Como eu posso ser bênção na minha família?”
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA: A PROSPERIDADE DE JOSÉ
VITÓRIA CONTRA OS FARAÓS

Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:

RESUMO DA LIÇÃO ANTERIOR
NOVA EBD LIÇÃO 6.
SEMANA POWER REUNIÃO DA AREPE RECEBER A CHAVE DA LIDERANÇA.
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
11 Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também.
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,

MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
Viva os sonhos de Deus Gênesis 37:1-7.
páscoa, foi sacrificado
O QUINTO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO DEUTERONÔMIO 31 :
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino.
Igreja Batista Monte Sião
01/09/2007 a 07/09/2007 6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes.
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS

PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Venha conhecer a felicidade
A missão profética de Moisés
Igreja:Igreja: Prof.:Prof.: TEXTO ÁUREO “E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente;
Os Dez Mandamentos.
Os Livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio
GÊNESIS Capítulo 50 A LAMENTAÇÃO POR JACÓ E O SEU ENTERRO 1 Então José se lançou sobre o rosto de seu pai, chorou sobre ele e o beijou. 2 E José ordenou.
Transcrição da apresentação:

Se você ama alguém, deixe-o livre. (Stanislaw Jerzy Lec)

EX 1-6: Moisés 2ª Semana Teológica Início de tudo: Gênesis e Êxodo Paróquia Papa João XXIII Colider - MT Frei Diones Rafael Paganotto, oad 4º ENCONTRO EX 1-6: Moisés

1 INTRODUÇÃO AO ÊXODO

1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO Nome do livro. Divisão do livro. Idéias teológicas.

1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO A) NOME DO LIVRO Hebraico: tAmv. hL,aew> we’elleh shemôt 1ª palavra do texto – “Estes são os nomes” Grego: evxodo,j eksodós Significa: “do lado de fora” + “caminho” Conteúdo principal: a saída do Egito.

1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO B) DIVISÃO DO LIVRO Ex 1-15: Egito Gn 16-40: Deserto – Monte Sinai

1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO C) IDÉIAS TEOLÓGICAS Nome de Deus Saída do Egito  Páscoa Experiência fundamental Aliança do Sinai  decálogo Fundação do povo de Israel

1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO C) IDÉIAS TEOLÓGICAS Êxodo efetiva o nascimento e a formação do povo de Deus (promessa a Abraão): Saída do Egito  FESTA DE PÁSCOA Caminho no Deserto  FESTA DAS TENDAS Aliança no Sinai  FESTA DE PENTECOSTES

GN JS 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO D) CONTINUAÇÃO DE GÊNESIS ... : Início de tudo  Criação 1.800 a.C: Abraão/Isaac/Jacó 1.400 a.C: Descida no Egito 1.250 a.C: Libertação e Deserto 1.200 a.C: Conquista e ocupação GN EX-LV NM-DT JS

1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO Nome do livro. Divisão do livro. Idéias teológicas. Continuação de Gênesis.

2 EX 1: SITUAÇÃO DE ISRAEL

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 Continuação do Gênesis. Três tentativas de eliminar o povo. Comparação com Salomão.

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS O final do Gênesis menciona que José, ministro do Faraó, conseguiu que seu pai Jacó e seus 11 irmãos viessem se estabelecer no Egito com suas família, num período de grande fome. (Gn 47,5-6) O faraó disse a José: “Teu pai e teus irmãos vieram a ti. Tens à disposição a terra do Egito. Instala teu pai e irmãos na melhor parte do país: que habitem na terra de Gessen”.

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS Terra de Gessen

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS (Ex 1,1-4) Estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram com Jacó para o Egito, cada um com sua família: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zabulon, Benjamim, Dã, Neftali, Gad e Aser. Nomes conforme mães (4 mulheres de Jacó).

JACÓ LIA RAQUEL BILA ZILPA Rúben Simeão Levi Judá Issacar Zabulon José Benjamim Dã Neftali Gad Aser Efraim Manassés

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GN (Ex 1,2-4) Estes são os nomes... Rúben Simeão Levi Judá Issacar Zabulon Benjamim Dã Neftali Gad Aser

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS (Ex 1,5-6) Os descendentes diretos de Jacó eram 70 ao todo. Depois morreu José, assim como seus irmãos e toda aquela geração. Número 70 é simbólico 70 anciãos, 70 anos do exílio, 70 descendentes de Noé Rapidez nos acontecimentos... Em dois versículos passam 400 anos, tempo da permanência no Egito (+ 1.600 – 1.200 a.C.) Depois 3 livros para narrar os 40 anos no deserto! (Ex 12,37) Os israelitas partiram de Ramsés para Sucot. Eram cerca de 600.000 homens a pé, sem contar as crianças.

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS (Ex 1,7-8) Os israelitas foram fecundos, proliferaram, multiplicaram-se e tornaram-se cada vez mais poderosos, de modo que o país ficou repleto deles. Surgiu no Egito um novo rei, que não conheceu José. Os israelitas começam a se multiplicar, a população começa a ser notada (600.000?!). É a realização do mandamento inicial. Ramsés II (1.298 – 1.224 a.C.): “não conhecer” = não levar em conta o passado, retirar qualquer privilégio, inicia-se uma repressão, o autor quer transmitir o sofrimento do povo!

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 B) 1ª TENTATIVA = TRABALHO FORÇADO (Ex 1,7-8) Estabeleceu, pois, sobre eles, trabalhos penosos: eles construíram para o faraó as cidades de Pitom e Ramsés, que deviam servir de entreposto. Todos terão um nome, exceto o faraó/rei. São submetidos à corvéia: trabalhar gratuitamente para não ser expulso. (Ex 1,12) Quanto mais os acabrunhavam, tanto mais eles se multiplicavam.

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 C) 2ª TENTATIVA = RECÉM NASCIDOS (Ex 1,15-16) O rei dirigiu-se às parteiras dos hebreus Séfora e Fua: Quando assistirdes às mulheres dos hebreus, se for menino, matai-o; mas se for menina, deixai-a viver. Interpretação: não deve ser um genocídio, mas a eliminação de um inteiro povo  Pecado: Falta de respeito pelas diferenças: Babel, Assassinado do irmão: Caim/Abel, Querer dominar tudo: Adão/Eva. (Ex 1,20) Deus beneficiou as parteiras que temeram a Deus: o povo continuou a multiplicar-se e a espalhar-se.

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 C) 3ª TENTATIVA = JOGAR NO NILO (Ex 1,22) Então o faraó deu esta ordem a todo o seu povo: “Lançai ao rio todos os meninos hebreus recém-nascidos, mas poupai a vida das meninas”. Uma ordem mais drástica: já que as parteiras não obedeceram, agora o povo é encarregado de eliminar os filhos de Israel... Temer a Deus: Centro da Narração  disputa Deus/faraó. Bênção garante a vida mesmo em meio à morte.

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 D) COMPARAÇÃO COM SALOMÃO O Êxodo é um fato histórico: o povo de Israel permaneceu no Egito e foi escravizado. Porém o livro é escrito muitos anos depois: História teológica. Reflete situações do presente no passado.

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 D) COMPARAÇÃO COM SALOMÃO (1Rs 11,26-29) Também Jeroboão filho de Nabat levantou a mão contra rei. Ele era oficial de Salomão. A ocasião da sua revolta foi a seguinte: Ao construir o aterro, Salomão mandou terraplenar a voragem que havia em Jerusalém e designou Jeroboão para dirigir todo o trabalho imposto à casa de José. Jeroboão percebe o sofrimento dos Israelitas. (1 Rs 12,2.28) Jeroboão, refugiado no Egito por causa do rei Salomão, (após a sua morte) voltou do Egito. Depois disse ao povo: “Basta de subir a Jerusalém! Eis aqui, Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito”.

2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 Continuação do Gênesis. Três tentativas de eliminar o povo. Comparação com Salomão.

3 EX 2: SURGE MOISÉS

3. SURGE MOISÉS - EX 2 Nascimento de Moisés. Escolha errada de Moisés.

3. SURGE MOISÉS - EX 2 A) NASCIMENTO DE MOISÉS (Ex 2,1-2) Um homem da casa de Levi casou-se com uma mulher de seu clã. A mulher concebeu e deu à luz um filho. Ao ver que era um belo menino, manteve-o escondido durante 3 meses. Nós não sabemos o nome deste menino: ele nasce da tribo sacerdotal (Levi), mas não recebendo nome ele é “ninguém”. O seu 1º nascimento é para a morte... (Ex 2,3-4) Não podendo escondê-lo, pegou uma arca de papiro, calafetou-a com betume e piche, pôs dentro dela o menino e deixou-o no rio. A irmã do menino ficou parada à distância para ver.

3. SURGE MOISÉS - EX 2 A) NASCIMENTO DE MOISÉS (Ex 2,5-6) A filha do faraó desceu para se banhar no rio. Ela viu a arca no meio dos juncos e mandou que uma criada a apanhasse. Quando abriu a arca, viu a criança: era um menino, era uma das crianças dos hebreus. Água = pode matar ou salvar. “Meio dos juncos”  Mar Vermelho é na verdade chamado “Mar dos Juncos” (yam suf).

3. SURGE MOISÉS - EX 2 hv,mo MoŠeH A) NASCIMENTO DE MOISÉS (Ex 2,10) A filha do faraó deu-lhe o nome de Moisés, porque, disse ela, “eu o tirei das águas”. 2º nascimento é para a vida... recebe nome! hv,mo MoŠeH Nome egípcio = filho (Ramsés) Nome hebraico = tirar, extrair, salvar Moisés: aquele que foi salvo, liberado, tirado.

3. SURGE MOISÉS - EX 2 A) NASCIMENTO DE MOISÉS (Dt 34,7) Ao morrer, Moisés tinha 120 anos. (Ex 7,7) Moisés tinha 80 anos, quando foi falar ao faraó. Leitura simbólica da vida de Moisés: 0-40: estuda  EGITO 40-80: medita, reza  DESERTO 80-120: trabalha  LIBERTAÇÃO

3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,11) Certo dia, quando já adulto, Moisés saiu para junto de seus irmãos hebreus e viu sua aflição e como um egípcio maltratava um deles. Olhou para os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e escondeu-o na areia. Moisés “saiu”: é o seu 1º êxodo. Moisés quer fazer justiça com as próprias mãos, ele sabe que é um filho adotivo (hebreu) mas ainda não conhece nada do seu povo. Quer libertar alguém, mas de um modo errado!

3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,15) O faraó soube do acontecido e procurou matar Moisés. Este, porém, fugiu para a terra de Madiã, ficou sentado num poço. Moisés mata e agora pode morrer! Egípcios: não o aceitam, Hebreus: também não.

3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,16-17) O sacerdote de Madiã tinha 7 filhas. Estas vieram tirar água e encher os bebedouros para dar de beber ao rebanho do pai. Chegaram uns pastores e queriam expulsá-las. Mas Moisés levantou-se em defesa delas e deu de beber ao rebanho. Forte presença feminina (parteiras, mãe/irmã, filha faraó, filhas sacerdote). Tarefa de pegar água ou dar água para o rebanho era tipicamente feminina.

3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,18-20) Sacerdote Raguel perguntou: “Por que voltastes mais cedo?” Elas responderam: “É que um egípcio nos livrou dos pastores; ele mesmo tirou água para nós e deu de beber ao rebanho”. Raguel perguntou às filhas: “E onde está ele? Ide chamá-lo”. Moisés inicia uma nova vida. Recebe a formação dos egípcios, Deve ter fugido numa caravana de beduínos, Senta-se junto a um poço, pois sabia que mulheres passariam por ali. Demonstrando força e inteligência, ele pode encon- trar um lugar para ficar...

3. SURGE MOISÉS - EX 2 ~vor>GE Gher – Šam = extrangeiro lá B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,21-22) Raguel deu sua filha Séfora em casamento a Moisés. Ela teve um filho, a quem ele chamou Gérson, pois disse: “Tornei-me hóspede em terra estrangeira”. ~vor>GE Gher – Šam = extrangeiro lá Tudo começou com o nascimento de um meni-no e poderia terminar aqui com o nascimento.

3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,23-25) Passado muito tempo, morreu o rei do Egito. Os israelitas continuavam gemendo e clamando sob dura escravidão, e seu grito de socorro subiu até DEUS. DEUS ouviu os seus lamentos e DEUS lembrou-se da aliança com Abraão, Isaac e Jacó. DEUS olhou para os israelitas e DEUS tomou conhecimento. O nome de DEUS quase não tinha aparecido, agora em poucos versículos aparece 5x. “Gemer – clamar” a Deus, algo novo. Mais uma vez, Deus se “lembrou” e “conheceu”: entrou em relação!

3. SURGE MOISÉS - EX 2 Nascimento de Moisés. Escolha errada de Moisés.

4 EX 3-6: vocação de MOISÉS

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 Vocação de Moisés Nome de Deus Retorno ao Egito: falência. Renovação da Vocação.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 A) VOCAÇÃO DE MOISÉS Nomes diferentes: (Ex 3,1) Moisés era pastor das ovelhas de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Certo dia, levou as ovelhas deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb. Nomes diferentes: Raguel  Jetro. Sinai  Horeb. Vocação de Moisés é a resposta ao grito do povo que sofre a escravidão. Não é um texto informativo, mas formativo.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 A) VOCAÇÃO DE MOISÉS (Ex 3,2) Apareceu-lhe o anjo do SENHOR numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia. Anjo do Senhor = a presença do próprio Deus. Sarça: Provavelmente era um árvore sagrada, em algum santuário daquela região (tempestade? raios?). Não são explicações científicas, mas teológicas. FOGO serve para queimar/purificar.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 1ª Missão Objeção Resposta Outra Objeção (Ex 3,10) Te envio ao faraó para que faças sair o meu povo do Egito. Objeção (Ex 3,11) Quem sou eu para ir ao faraó e fazer sair os israelitas? Resposta (Ex 3,12) Eu estarei contigo: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha. Outra Objeção (Ex 3,13) Mas, se eu for aos israelitas e lhes disser: “O Deus de vossos pais enviou-me a vós”, e eles me perguntarem: “Qual é o seu nome?” (Ex 3,14) Eu sou aquele que sou.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 2ª Missão Objeção Resposta Outra Objeção (cf. Ex 3,16-22) Vai e reúne os anciãos de Israel para dizer-lhes: “O SENHOR, o Deus de vossos pais, decidiu tirar-vos da opressão egípcia e conduzir-vos à terra dos cananeus, onde corre leite e mel”. Objeção (Ex 4,1) Se eles não acreditarem em mim: “O SENHOR não te apareceu”? Resposta (cf. Ex 4,2-9) “Joga esta vara no chão”. A vara se tornou uma serpente. Moisés recuou diante dela. Moisés estendeu a mão, segurou-a, e a serpente voltou a ser uma vara em sua mão. Outra Objeção (Ex 4,10) Pobre de mim, Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem antes, nem agora que falas a teu servo. Tenho boca e língua pesadas. (Ex 4,11) E quem é que dá a boca ao ser humano? Quem faz o surdo e o mudo, o cego e o aquele que vê? Por acaso não sou eu, o SENHOR?

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 3ª Missão Objeção Última resposta (Ex 4,12) Vai, estarei com tua boca e te ensinarei o que deverás dizer. Objeção (Ex 4,13) Pobre de mim, Senhor! Por favor, manda um outro. Última resposta (Ex 4,14-17) O SENHOR ficou irritado com Moisés: “Não tens teu irmão Aarão, o levita? Eu sei que ele fala muito bem. Tu lhe falarás e lhe transmitirás as mensagens, e eu estarei com os dois para falardes, ele será teu porta-voz, leva contigo esta vara. É com ela que deverás realizar os sinais. Execução (Ex 4,18) Moisés retornou para junto de seu sogro Jetro: “Quero voltar aos meus irmãos no Egito, para ver se ainda vivem”.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS (Ex 3,13) Moisés disse a Deus: “Mas, se eu for aos israelitas e lhes disser: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’, e eles me perguntarem: ‘Qual é o seu nome? ’, que devo responder?” Passaram 40 anos, mas Moisés coloca a hipótese que muitos ainda lembrem ele fugiu porque assassinou um egípcio. Nome = quem a pessoa é, a sua história, as suas ações.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 ‘elohym ‘eheye ašer ‘eheye B) NOME DE DEUS (Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. Deus = ~yhil{a/ YHWH = hy<h.a, rv<a] hy<h.a, ‘elohym ‘eheye ašer ‘eheye

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS (Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. verbo “ser” aparece 2x (pass – pres – fut) Ser = Existir  eu existo próximo a você Ser = Estar com  eu estou contigo, em relação Ser = Ser para  eu sou para você, a teu favor pronome “ašer”: Quem O que Porque

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS (Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. A partir daí, a Bíblia apresenta o nome de Deus com as quatro consoantes sagradas: hwhy YHWH, sem vogais. Os históricos gregos, quando falam do Deus dos hebreus, o chamam de IABE ou IAUE. As vogais foram colocadas, depois, para facilitar a leitura, conforme os hebreus pronunciavam.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS (Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. Assim o nome de Deus é YHaWeH: Grego  ku,rioj Latim  Dominus Português  Senhor (Ex 20,7) Não pronunciarás o nome do SENHOR teu Deus em vão, o SENHOR não deixará sem castigo quem pronunciar seu nome em vão. Hebreus  Adonay

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS (Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. No humanismo (XV séc.), muitos começaram a estudar o hebraico antigo, cometendo um erro que se arrasta até hoje: YeHoWaH = Jeová Não se trata de uma invenção da seita das “Teste- munhas de Jeová”  utilizam vogais erradas. Definição de Deus = “sou o que sou”.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 C) RETORNO AO EGITO (Ex 4,18c.20) Jetro disse a Moisés: “Vai em paz”. Moisés levou consigo a mulher e os filhos, num jumento, e voltou ao Egito. Moisés levava na mão a vara de poder divino. Finalmente Moisés retorna ao Egito. (Ex 4,21-23) O SENHOR lhe disse: “Voltando ao Egito, cuida de fazer diante do faraó todos os prodígios que pus à tua disposição. Mas eu endurecerei o seu coração, e ele não deixará o povo partir. Tu lhe dirás: ‘Se te recusares a deixá-lo partir, eu matarei teu filho primogênito’”. Autor sabe como termina a narração, antecipa assim alguns fatos.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 C) RETORNO AO EGITO (Ex 4,27-28) O SENHOR disse para Aarão: “Vai ao encontro de Moisés no deserto”. Aarão foi, encontrou-se com o irmão na montanha de Deus e beijou-o. Moisés contou a Aarão tudo o que o SENHOR lhe tinha dito ao incumbi-lo da missão. Depois que Moisés fora adotado, ele perde o vínculo de sangue com seus pais, de onde aparece o irmão Aarão? Narração com lacunas históricas, mas com ensina- mento teológico. O primeiro apoio vem de um familiar.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 D) ENCONTRO COM O FARAÓ (Ex 5,1-3) Moisés e Aarão apresentaram-se ao faraó: “Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa partir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto”. Mas o faraó respondeu: “E quem é o SENHOR para que eu lhe deva obedecer, deixando Israel partir? Não conheço o SENHOR, nem deixarei Israel partir”. Faraó é um “tipo”: opressor que não leva em consideração o que Deus diz. “Não conheço”: não acredito, não tenho rela-ções com Deus, não significa nada para mim.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 D) ENCONTRO COM O FARAÓ Pedido de celebrar uma festa no deserto: Provavelmente, os hebreus celebravam anualmente uma festa no deserto, uma peregrinação a alguma santuário com o sacrifício de carneiros e cabritos. (Ex 8,22) Não convém fazer assim, pois o sacrifício que nós oferecemos ao SENHOR nosso Deus é abominação para os egípcios. Esta festa anual devia ser conhecida pelos egípcios que emprestavam jóias e roupas: (Es 3,22) Cada mulher pedirá à vizinha e à mulher que mora em sua casa objetos de prata e de ouro e vestidos, que poreis

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 D) ENCONTRO COM O FARAÓ Após a festa: Provavelmente, os hebreus retornavam ao Egito, pois a ninguém interessava ficar no deserto. Porém, naqueles anos: Apelando-se para um direito antigo, o pedido é rejeitado pelo faraó, que à medida que as negociações vão progredindo, faz concessões. (Ex 8,24) Não deveis ir muito longe. (Ex 10,11) Ide somente vós os homens. (Ex 10,24) Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 E) FALÊNCIA DA MISSÃO (Ex 5,14) Os inspetores do faraó açoitaram os capatazes israelitas que eles haviam nomeado, alegando: “Por que nem ontem, nem hoje, completastes a quota costumeira de tijolos que produzíeis antes?” A situação começa a se complicar pois não se entende, teologicamente, quem comanda: YHWH ou o faraó? (Ex 5,22-23) Então Moisés voltou-se para o SENHOR, dizendo: “Meu SENHOR, por que maltratas este povo? Para que foi que me enviaste? Desde que me apresentei ao faraó para lhe falar em teu nome, ele ficou maltratando o povo, e tu nada fizeste para libertá-lo”. Diante desta falência, Moisés entra em crise.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 F) RENOVAÇÃO DA VOCAÇÃO (Ex 6,1.9) O SENHOR disse a Moisés: “Agora verás o que vou fazer ao faraó. Por mão poderosa será forçado a deixá-los ir; será coagido a expulsá-los do país”. Moisés falou deste modo aos israelitas, mas eles não o escutaram, porque estavam com o ânimo abatido pela dura escravidão. O capítulo 6 é uma repetição dos discursos de Deus e novamente uma queixa de Moisés que não sabe falar, que se sente fraco. O redator final preservou todos os textos, colocando-os juntos, mesmo sendo repetições.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 F) RENOVAÇÃO DA VOCAÇÃO (Ex 7,5-7) Os egípcios conhecerão que eu sou o SENHOR, quando eu estender minha mão contra o Egito e tirar os israelitas do meio deles”. Moisés e Aarão fizeram exatamente o que o SENHOR lhes havia ordenado. Moisés tinha 80 anos, e Aarão 83. Antes tudo era direcionado ao faraó, agora todo o Egito conhecerá quem domina tudo. Tudo está preparado para os “prodígios” de Deus defronte à recusa do faraó.

4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 Vocação de Moisés Nome de Deus Retorno ao Egito: falência. Renovação da Vocação.

AMANHÃ EX 07-15