Universidade Aberta do SUS – UNA SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família - EaD Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Orientadora: Erica Almeida Coelho
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EAD
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Juliana Bento da Cunha Orientadora: Angela Wilma Rocha
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Qualificação.
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
Qualificação do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero  e Detecção Precoce do Câncer de Mama na Unidade de Saúde - Farroupilha – do Município.
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância MELHORIA NA DETECÇÃO DE CÂNCER DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do SUS – UNA SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família - EaD Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Vale do Sol em Leopoldina-MG Pauline Cota Maurício Orientadora: Lenice Muniz de Quadros

Introdução Transição Demográfica Doenças crônicas não transmissíveis Doenças transmissíveis Doenças crônicas não transmissíveis Casos novos – Estado de Minas Gerais - 2012 Câncer de Mama: 4.700 Câncer de Colo de Útero: 1.360

Atenção Básica Porta de entrada Prevenção Educação em saúde

Habitantes: 51.286 População feminina: 26.668 Leopoldina

Serviços de saúde de Leopoldina 01 CMAIM 01 PAM Serviços de saúde de Leopoldina 01 Hospital geral 01 Viva Vida 01 Unidade tradicional 01 Clínica psiquiátrica 14 ESF’s ESF Vale de Sol Prevenção do Câncer Ginecológico Ausência de sistematização no atendimento

Objetivos Qualificar a atenção à saúde em relação à prevenção do câncer ginecológico na unidade de saúde. Ampliar a cobertura Melhorar os registros Melhorar a adesão das mulheres à realização dos exame Melhorar a qualidade do atendimento às mulheres Realizar ações de promoção à saúde e prevenção Mapear as mulheres para os fatores de risco

Metas Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino das mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos para 27% Assim como ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama nas mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos para a mesma porcentagem. Buscar 70% das mulheres faltosas à realização dos exames conforme periodicidade recomendada.

Capacitar 100% dos profissionais para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama de acordo protocolos adotados pela UBS, visando facilitar o acesso das mulheres ao resultado do seu exame e às medidas terapêuticas em 100% dos casos em que se fizerem necessárias. Manter atualizado 100% do registro da coleta de exame citopatológico de colo uterino, exame clínico das mamas e resultado de mamografia em impresso específico.

Realizar avaliação de risco em 100% das mulheres acompanhadas na unidade compreendendo as faixas etárias-alvo. Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de DST’s em 100% das mulheres atendidas pelo projeto de prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama. Melhorar a qualidade da coleta do exame citopatológico com 100% das amostras satisfatórias.

Metodologia Logística Manual utilizado: Controle dos Cânceres do Colo de Útero e da Mama. 04 meses de intervenção – outubro/2012 a janeiro/2013. 80% de cobertura em 01 ano – 27% no período da intervenção. Transcrição dos dados da ficha clínica da mulher para a planilha fornecida pelo curso semanalmente

Ações Abordagens individuais Levantamento das mulheres da área Implantação do livro de registros Fichário Ações Grupo educativo Capacitação para ACS’s e auxiliar de enfermagem Padronização através da ficha clínica da mulher Convite às mulheres

Resultados

Discussão Aumento nos números de atendimento Alcance das mulheres em atraso Detecção precoce  maiores chances de cura Câncer do Colo do Útero  Segundo tumor mais frequente na população feminina. Câncer da Mama  Altos índices de mortalidade no Brasil revela a detecção em estágios avançados.

Coleta de material para análise citopatológica Técnica considerada ideal para o rastreamento do câncer do colo do útero Alta eficácia Baixo custo Indolor Bem aceita pela população

Método de grande eficácia e utilizado em larga escala Mamografia Método de grande eficácia e utilizado em larga escala Permite detecção precoce

Conclusão Incorporação efetiva na rotina do serviço; Buscar o envolvimento de toda a equipe; Espera-se melhorar os índices propostos até atingir as metas estabelecidas.

Processo Pessoal de Aprendizagem Ensino à distância X Ensino Presencial Formas Complementares Qualificação dos profissionais X Indicadores de saúde Maior qualidade de vida Processo educativo  contribuição profissional

Referências Bibliográficas BRASIL, 2006. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica n° 13. Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_cancer_colo_utero_mama.pdf Acesso em: 08 de setembro de 2012. BRASIL, 2006. Ministério da Saúde. Pacto Pela Vida. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/prtGM399_20060222.pdf Acesso em: 08 de setembro de 2012. BRASIL, 2002. Ministério da Saúde Falando sobre Câncer do Colo do Útero. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/falando_cancer_colo_utero.pdf Acesso em: 05 de junho de 2012. GIL, A.C. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. Editora Atlas, 2007, 5° ed. São Paulo. INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA). Colo do Útero. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colo_utero Acesso em: em: 08 de setembro de 2012. INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA). Mama. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama Acesso em: 09 de janeiro de 2013. INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA). Mama. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/deteccao_precoce Acesso em: 09 de janeiro de 2013. INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA). Detecção Precoce. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_nacional_contro le_cancer_colo_utero/deteccao_precoce Acesso em: 08 de setembro de 2012. ROSA, Walisete de Almeida Godinho; LABATE, Renata Curi. Programa saúde da família: a construção de um novo modelo de assistência. Rev. Latino-Am. Enfermagem,  Ribeirão Preto,  v. 13,  n. 6, Dec.  2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692005000600016 Acesso em: 08 de setembro de 2012.

OBRIGADA! E-mail: paulinecotamauricio@hotmail.com