Prof. Everton da Silva Correa

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PLATÃO E A TEORIA DAS IDEIAS
Transcrição da apresentação:

Prof. Everton da Silva Correa Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

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Você acredita em seus olhos? http://www.youtube.com/watch?v=xVyYcAI90jw&feature=related

Sabemos que conhecemos? Conhecer? Saber? O que conhecemos? Como conhecemos? Por que conhecemos? Sabemos que conhecemos?

O conhecimento e os primeiros filósofos Alguns exemplos indicam a existência da preocupação dos primeiros filósofos com o conhecimento e, aqui, tomaremos três: Heráclito de Éfeso; Parmênides de Eleia; Demócrito de Abdera.

Heráclito de Éfeso

Heráclito considerava a natureza (o mundo, a realidade) um “fluxo perpétuo”, o escoamento contínuo dos seres em mudança perpétua. “Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos”. Se tudo não cessa de se transformar perenemente, como explicar que nossa percepção nos ofereça as coisas como se fossem estáveis, duradouras e permanentes?

Segundo Heráclito, há dois tipos de conhecimento: O conhecimento que nossos sentidos nos oferecem (que é a imagem da estabilidade); E o conhecimento que nosso pensamento alcança (que é a verdade como mudança contínua). Então, qual o conhecimento verdadeiro?

Parmênides de Eleia

Segundo Parmênides, só podemos pensar sobre aquilo que permanece idêntico a si mesmo. Conhecer é alcançar o idêntico, o imutável. Então, como pensar o que é e não é ao mesmo tempo? Para Parmênides, pensar é apreender um ser em sua identidade profunda e permanente. Desta forma, o pensamento não pode pensar sobre coisas que são e não são, que são contrárias e contraditórias.

Demócrito de Abdera

Demócrito desenvolveu uma teoria sobre o Ser ou sobre a natureza conhecida com o nome de atomismo: a realidade é constituída por átomos. Os átomos, para Demócrito, possuem formas e consistências diferentes. São justamente essas variedades que produzem a multiplicidade de seres, suas mudanças e desaparições. No atomismo, somente o pensamento pode conhecer os átomos, que são invisíveis para nossa percepção sensorial.

O pensamento continua, nega ou corrige a percepção? Afinal... Pensamos com base no que percebemos ou pensamos negando o que percebemos? O pensamento continua, nega ou corrige a percepção? O modo como os seres nos aparecem é o modo como os seres realmente são?

Com eles, os problemas do conhecimento tornaram-se centrais. Sócrates e o sofistas Preocupações como essas levaram, na Grécia clássica, a duas atitudes filosóficas: A dos sofistas; A de Sócrates. Com eles, os problemas do conhecimento tornaram-se centrais.

Os sofistas

Diante da pluralidade de respostas, os sofistas concluíram que não podemos conhecer a Verdade (o Ser). Para eles a Verdade não existe. O que existe são nossas opiniões subjetivas sobre a realidade. Assim, se a verdade é uma questão de opinião e de persuasão, a linguagem se torna mais importante do que a percepção e o pensamento.

Sócrates

Esse procedimento é conhecido como ironia e maiêutica. Opondo-se aos sofistas, Sócrates afirmava que a verdade pode ser conhecida desde que compreendamos que precisamos começar afastando as ilusões dos sentidos e a multiplicidade de opiniões. Para Sócrates, possuímos uma alma racional e que nos assegura que podemos alcançar a verdade e que a alcançamos apenas pelo pensamento, isto é, pela atividade de nossa razão. Desta forma, conhecer é começar a examinar as contradições das aparências e das opiniões para poder abandoná-las e passar da aparência à essência, da opinião ao conceito. Esse procedimento é conhecido como ironia e maiêutica.

Platão e Aristóteles Ambos herdaram de Sócrates o procedimento filosófico de abordar uma questão começando pela discussão e pelo debate das opiniões contrárias sobre ela. Além disso, passaram a definir as formas de conhecer e as diferenças entre o conhecimento verdadeiro e a ilusão, introduzindo na filosofia a ideia de que existem diferentes maneiras de conhecer ou graus de conhecimento.

Platão

Platão distingue quatro formas ou graus de conhecimento, que vão do grau inferior ao superior: Crença; Opinião; Raciocínio; Intuição intelectual. Os dois primeiros graus formam o que ele chama de conhecimento sensível, enquanto os dois últimos formam o conhecimento inteligível.

Crença: é nossa confiança no conhecimento sensorial. Explicando... Crença: é nossa confiança no conhecimento sensorial. Opinião: é nossa aceitação do que nos ensinaram sobre coisas ou o que delas pensamos conforme nossas sensações e lembranças. Raciocínio: treina e exercita nosso pensamento, purifica-o das sensações e opiniões e o prepara ao grau seguinte. Intuição intelectual: que conhece as essências das coisas ou o que Platão denomina com a palavra ideia.

Mas como chegar a intuição intelectual? O caminho proposto por Platão para superar a crença e chegar à intuição intelectual deve ser feito por meio da dialética, que consiste em trabalhar expondo e examinado teses contrárias sobre um mesmo assunto ou sobre uma mesma coisa . Somente esse percurso dialético é que proporcionará, ao seu término, a intuição intelectual de uma essência (ideia).

Aristóteles

Aristóteles distingue sete formas ou graus de conhecimento: Sensação; Percepção; Imaginação; Memória; Linguagem; Raciocínio; Intuição.

Para Aristóteles (diferente de Platão), nosso conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acumulação das informações trazidas por todos os graus, de modo que, há continuidade entre eles. Porém, há uma separação entre os seis primeiros graus e o último. Pois, enquanto os seis primeiros dependem dos sentidos, o último é um ato do pensamento puro. Assim, em cada um desses graus temos acesso a um aspecto do Ser ou da realidade e, na intuição intelectual, temos o conhecimento dos princípios universais e necessários do pensamento.

Por fim...

Com os filósofos gregos, estabeleceram-se alguns princípios gerais do conhecimento verdadeiro A determinação das fontes e formas do conhecimento; A distinção entre conhecimento sensível e intelectual; O papel da linguagem no conhecimento; A diferença entre opinião e conhecimento verdadeiro; A diferença entre aparência e essência; O estabelecimento de procedimentos corretos que orientam a razão na busca do conhecimento verdadeiro;

Fim www.professordafilosofia.blogspot.com