Domínios morfoclimáticos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Advertisements

VEGETAÇÃO A vegetação é reflexo das condições naturais e da variação de solos e climas de determinado local. Segundo o clima, a vegetação se divide em:
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
G12 – A cobertura vegetal brasileira
Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson
BIOMAS.
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
Floresta Equatorial Densa, fechada Árvores altas Latifoliada
PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS
AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
CLIMAS NO BRASIL Profª. Carolina Bono. INTRODUÇÃO O clima que predomina no Brasil é o tropical, isso devido a sua localização geográfica, pois está próxima.
Domínios Morfoclimáticos. Vegetação do Brasil Floresta Tropical Litoral do Brasil: Mata Atlântica Reduzida a menos de 10%. Latifoliada, ombrófila, densa,
A vegetação aparece na natureza de diferentes formas:
Extrativismo vegetal Amazônia, a maior fábrica florestal em cosméticos,remédios e etc.
TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs.
Vegetação. Mata Equatorial Amazônico Mata do Igapó, Mata falsa ou caaigapó Mata de Várzea Caaetê ou Mata terra firme -higrófila, latifoliada, perene,
Vegetação do Brasil Lucas e katiane. Floresta Amozonica ● É a maior floresta do mundo, com grande variedade de plantas e animais compacta, fechada, com.
Sucessão Ecológica e Biomas do Brasil Profª Cinthia Costa
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Aula 4 Paisagens do Brasil.
REGIÃO NORDESTE A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais Humanos / demográficos Econômicos A segunda região mais populosa É a região brasileira.
Região Norte Depressões e planícies Clima equatorial Floresta amazônica Grande riqueza hidrográfica Baixa D.D. Áreas mais povoadas: região Bragantina e.
Biomas. Bioma Bioma vem do grego BIO é vida; OMA é conjunto ou estrutura.
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES
Biomas Terrestre.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
COLÉGIO MAUÁ Vegetação (Biomas).
Vegetação Brasileira.
Colégio Jesus Maria José
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
A dinâmica da natureza e as diferentes paisagens
AULÃO DA LIGA DE PROFESSORES
5º ano IN-TECH Tecnologia e Educação MATA ATLÂNTICA.
As regiões Sudeste e Sul do Brasil
Biomas brasileiros.
Escola Estadual Abadia Faustino Inácio
REGIÃO CENTRO-OESTE.
As diversas paisagens naturais da Terra
Região Nordestina Cap. 9.
A maior parte do território brasileiro – 92%
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Ecossistemas brasileiros
Formação vegetal 6º Ano.
A dinâmica da biosfera. O Brasil apresenta grandes dimensões continentais. Em grande parte na Zona Intertropical Sendo assim, a diversidade de ecossistemas.
Domínios Morfoclimáticos e as Formações Vegetais (biomas) do Brasil e do mundo.
As Paisagens do continente americano
Nordeste: breve histórico
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
Brasil: Posição Geográfica Pontos Extremos
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Sub-regiões do Nordeste
Biomas Brasileiros.
CLIMA BRASILEIRO.
Capítulo 14 Região Sul.
Vegetação Brasileira.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
O Território Brasileiro
CLIMAS e PAISAGENS NATURAIS
Vegetação e Domínios Morfoclimáticos Brasileiros
FORMAS DE POLUIÇÃO HÍDRICA Poluição Industrial Esgoto doméstico (cloacal) Poluição Térmica Poluição Sedimentar Poluição Agrícola Maré Negra Maré.
Formações Vegetais e seus problemas
Aula de Geografia Professor: Hélio
Vegetações.
Extrativismo vegetal Amazônia, a maior fábrica florestal em cosméticos,remédios e etc.
Prof: Marcus Ferrassoli
Transcrição da apresentação:

Domínios morfoclimáticos Prof. Bárbara Ferrari – 7° anos

Conceito e importância de seu estudo Domínios Morfoclimáticos Áreas que apresentam semelhanças quanto ao clima, ao relevo e à vegetação. Importante: Conhecer a diversidade de paisagens naturais e preservação do patrimônio ambiental.

QUAIS SÃOS OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS? Caatinga Amazônico Áreas de transição Cerrado Mares de Morros Mata das Araucárias Pradarias

Domínio Amazônico Localiza-se no Norte do Brasil: estados AC, AP, AM, PA, RO, RR porções do MT, TO e MA. Relevo: Terras baixas, depressões planícies e planaltos florestados. Clima: equatorial = elevadas temperaturas e chuvas. Vegetação: Mata fechada, com árvores de grande porte, com pouca incidência dos raios solares em seu solo, por isso a vegetação também é rasteira. Ambiente úmido com plantas higrófilas e solos de baixa fertilidade. Floresta produz, recicla e reaproveita os nutrientes = autoadubação.

Impactos ambientais do domínio Amazônico: queimadas para abertura de pastos, desmatamentos e ação de madeireiros, mineração e expansão da fronteira agrícola.

Mares de Morros Localiza-se na parte litorânea desde o Nordeste até o Sul – interior do Sudeste. Clima: Tropical úmido (quente e úmido) – atuação do intemperismo químico Relevo: Terras altas (acidentado) com Serras, morros e pães de açúcar. Topo arredondado - mamelonização Vegetação: Mata Atlântica – intensamente devastada = colonização (exploração do pau-brasil e cana-de-açúcar); urbanização = restam reservas ecológicas.

Domínio das Araucárias Localiza-se na região Sul e em áreas serranas de SP e MG. Relevo: Planaltos e serras – áreas elevadas. Clima: Subtropical = invernos rigorosos e verão com temperaturas amenas. Vegetação: floresta aciculifoliada (folhas em forma de agulhas) = pinheiro do paraná. Impactos ambientais: extração da madeira e agropecuária.

Cerrado Localiza-se na região central do Brasil (Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Norte). Relevo: Constituído de Chapadas e chapadões e planícies em regiões de Serras. Clima: Tropical – inverno seco e verão chuvoso. Solos: arenosos, permeáveis, pobres em matéria orgânica. Vegetação: rasteira (gramíneas) com arbustos de raízes profundas, troncos e galhos retorcidos. Impactos ambientais: Expansão da pecuária, da agricultura, garimpos e construção de rodovias = destruição do cerrado e de sua biodiversidade.

Caatinga Localizada no sertão nordestino. Relevo: Depressões interplanálticas Clima: semiárido (temperaturas elevadas e chuvas escassas e mal distribuídas); Vegetação: arbustos espinhentos, plantas xerófilas, como cactáceas, xiquexique. Solos pedregosos, pouco profundos, pobres em matéria orgânica e ricos em sais minerais. Rios intermitentes. Impactos ambientais: desertificação que pode se agravar pela ação antrópica.

Pradarias Localiza-se no Sul do país – RS. Revelo: Coxilhas (relevo suave, levemente ondulado) – Campanha Gaúcha. Clima: Subtropical Vegetação: rasteira de gramíneas – campos de pastagem natural Solo arenoso, com principais impactos ambientais: processo erosivo de ravinas e voçorocas = queimadas e arenização.

Áreas de transição O que são: áreas intermediárias que mesclam as características de diferentes domínios. Quais são? Pantanal Mata de Cocais Agreste Mangues

Pantanal Localiza-se na região Centro-Oeste: MS e MT. Relevo: Planície inundável (serras ao seu redor) = solos alagadiços Clima tropical Vegetação: gramíneas; árvores de porte médio e em regiões mais altas encontra-se palmeiras.

Mata de cocais Localiza-se no Meio-Norte: MA e PI. Relevo: Planalto do MA-PI Clima: equatorial úmido (oeste) e semiárido (leste); Vegetação: palmeiras, como as típicas: Babaçu, carnaúba. Extrativismo vegetal. Está entre o domínio amazônico e o da caatinga.

Agreste Localiza-se entre a Zona da Mata Nordestina e o Sertão. Relevo: Terrenos antigos do planalto da Borborema. Clima: nem tão seco quanto o sertão, nem tão úmido quanto o da Zona da Mata. Vegetação: Mescla da Mata Atlântica e da caatinga.

Mangues Vegetação que se desenvolve em toda a costa brasileira. – zona costeira Clima tropical e subtropical Vegetação possui raízes aéreas. Rico em decomposição de matéria = resistentes ao sal Os impactos ambientais a ela associados são barragens de rios e urbanização.