Curso para Agentes de Desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
20º Congresso CACB Gramado, RS Junho 2010.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN SEBRAE
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
CURSO DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Comércio Internacional
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
CE_17_NAFTA e MERCOSUL DISCIPLINA: Comércio Exterior
Movimento Brasil Competitivo
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Planejamento de Campanha – A4
Integração Competitiva de Micro e Pequenas Empresas
Sociedade da Informação no Brasil
Avaliação da Lucratividade da Rede de Unidades Lotéricas
BARREIRAS ECONÔMICAS E BARREIRAS LEGAIS
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
PLENÁRIA FINAL.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica Básica.
FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO
Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica.
Curso para Agentes de Desenvolvimento
MDA Agências Regionais de Desenvolvimento A experiência Italiana Paolo Gurisatti Campinas, 7 Outubro 2008.
Empreendedorismo e Startups
Programa de Desenvolvimento Local fundamentado na Lei Geral
PARQUE EMPRESARIAL AJORPEME
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Premissas Dados das Microrregiões.
Desenvolvimento Econômico Local - DEL Novembro de 2009.
Benefícios da participação em CGV
Qual a importância do Marketing Contábil
Micro e Pequenas Empresas
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Os Blocos Econômicos Alguns conceitos
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Origens e bases do mundo global.
CARIACICA Espírito Santo Brasil
Mercado Financeiro: noções
O mundo dividido na era da Globalização
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
Brunno Rafael Marini AD8A12 Profº Enzo.  Por que o comércio global é importante para os Estados Unidos e como é avaliado?  Por que as nações.
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Perspectivas sobre Coerência Regulatória Jadir Dias Proença Coordenador Técnico do PRO-REG Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
QUINZE ANOS DE PLANO REAL Como Está a Disponibilidade de Crédito Para as Classes Sociais? A População Tem Tido Acesso à Água, Luz e Telefone? A Estabilidade.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica

Curso para Agentes de Desenvolvimento Módulo II Agente do Desenvolvimento

Unidade 5 MPE e o Desenvolvimento Local

Como apoiar a MPE e dinamizar a economia do seu município? Prática – Parte 1 Como apoiar a MPE e dinamizar a economia do seu município?

Projeto de Desenvolvimento Local Referencial Projeto de Desenvolvimento Local Processo interno, “de dentro para fora”, capaz de promover o dinamismo econômico e a melhoria da qualidade de vida da população local. Resulta da mobilização das energias da sociedade, explorando as suas capacidades e potencialidades específicas. Fonte: Adaptado de Buarque e Bezerra.

Dinamização Econômica Referencial Dinamização Econômica Capital econômico Governança Rede Inovação Capital político Capital natural Capital social Capital humano Capital cultural Capital intelectual Fonte: Adaptado de Pierre Bourdieu e Karl Marx

Referencial Prosperidade Econômica Local Dinamização Econômica Aumento da quantidade de moeda circulando Aumento da velocidade de circulação da moeda Prosperidade Econômica Local

Dinamização Econômica Os Ralos da Economia Local Vendas virtuais Fragilidade social Taxas e impostos Loterias e apostas Telefone, luz, TV paga, internet, água e gás Juros, multas, encargos, taxas e tarifas financeiras Baixa competitividade empresarial Outros... Fonte: Barboza, Gilmar – Quem é o verdadeiro dono do seu dinheiro, 2008

Dinamização Econômica Mapa da Mina Agregação de valor Apoio a comercialização Acesso ao crédito Fábrica de projetos Gestão tributária Turismo de negócios, saúde, educação, religião e lazer Estímulo aos negócios e investimentos Dinamizar o mercado imobiliário Compras Governamentais Encadeamento de empresas Desburocratização Salários e benefícios Educação financeira Capacitação técnica Economia doméstica Fonte: Barboza, Gilmar – Quem é o verdadeiro dono do seu dinheiro, 2008

Mundo Quais as Políticas Públicas que tratam diferenciada e favorecidamente as MPE? O tratamento diferenciado e favorecido às MPE é amplamente adotado por vários países, especialmente os desenvolvidos. Organismos internacionais reconhecem a legitimidade do tratamento diferenciado e favorecido às MPE (Banco Mundial, BID, OMC e OEA).

Mundo Quais as Políticas Públicas que tratam diferenciada e favorecidamente as MPE? Estados Unidos: Buy American Act of 1933; Buy American Act of 1988; Small Business Act; Japão: Accounts Law, de 1947;

Mundo Quais as Políticas Públicas que tratam diferenciada e favorecidamente as MPE? Austrália: Lei de Práticas Comerciais, de 1974; África do Sul: Documento 16.317, de março de 1995; Lei Nacional da Pequena Empresa, de 1996.

Tratamento diferenciado e favorecido às MPE como política pública Mundo Tratamento diferenciado e favorecido às MPE como política pública para o desenvolvimento local !

Mundo Em países onde existem e são praticadas políticas públicas que tratam simplificada e favoravelmente as MPE, houve um incremento da produtividade de 4 a 11%. Fonte: MOREIRA, Heloisa Camargos. MORAIS, José Mauro. Compras Governamentais: Políticas e Procedimentos na Organização Mundial de Comercio, União Européia, Nafta, Estados Unidos e Brasil. IPEA Brasília 2002.

Reflexão Qual o valor das compras governamentais do seu município? Quanto (%) é comprado de fornecedores locais ou regionais?

Referencial Políticas Públicas “É a soma das atividades governamentais, sejam elas executadas diretamente, sejam elas executadas por meio de agentes, cujas ações terão um impacto na vida dos cidadãos”. Guy Peters Cientista Político norte-americano

Melhoria da Qualidade de Vida Referencial Políticas Públicas no Território Desburocratização Infra-estrutura Educação Saúde Tributação Acesso a Crédito Melhoria da Qualidade de Vida

Referencial O desenvolvimento local está relacionado com a afirmação de uma identidade territorial, com o reconhecimento de elementos que diferenciem o território, de uma reputação própria. O desenvolvimento local resulta do esforço de identificar, reconhecer e valorizar os ativos locais; de aproveitar e desenvolver as potencialidades, as vocações, as oportunidades, as vantagens comparativas e competitivas de cada território. Fonte: Juarez de Paula, Sociólogo

Como apoiar a MPE e dinamizar a economia do seu município? Prática – Parte 2 Como apoiar a MPE e dinamizar a economia do seu município?