26 anos de representação sindical

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
“A DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE SUPLEMENTAR” Polyanna Carlos da Silva
Os sete passos da venda Prospecção É fundamental saber quem É e quem Não É meu potencial cliente. Hoje o mercado é segmentado, e antes de ir a campo vender,
REDES SOCIAIS.
Acompanhamento e atendimento ao cliente
Catálogo Como utilizar para vender ainda mais
Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2013 GPE.
Comissão de Desenvolvimento de Novas Aplicações para o Gás LP - Sindigás Aurélio Ferreira 21/03/2011.
Preparado exclusivamente para: QUERO COMPRAR - A relevância dos meios de informação no processo de compra. PARTE II - DECISORES Outubro/2003.
Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009.
Comissão de Desenvolvimento de Novas Aplicações para o Gás LP - Sindigás Aurélio Ferreira 13/12/2010.
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Construção civil: desempenho e perspectivas
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
+ de 1000 sites de compras coletivas Como se diferenciar?! Investimento em publicidade é crucial Sem tempo nem tecnologia?! + visitas = + vendas Como conseguir.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
PARCERIA MÚTUA-RS E CAIXA
10 Lições para a Educação Financeira
Cenário da Construção Civil
Apresentação CAIXA.
+ de 1000 sites de compras coletivas Como se. diferenciar
Indústria Imobiliária Balanço e perspectivas
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Visão do Setor Privado Brasília – DF Nov/ entidades estados e DF Mercado imobiliário Saneamento Obras rodoviárias Segmentos da construção SINDICATOS,
Agenda da sustentabilidade
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
PARCERIA.
Presidente: Henrique Maciel Carmo de Lima, 27 Anos, Empresário, Casado, 2 (duas) Filhas.
A GVT gera competição e qualidade em telecomunicações no Brasil
MERCADO DE CONSUMO PARA AS PESSOAS ACIMA DE 50 ANOS
Empresa Empresarial Pontes Corporate Center Recife - PE - Boa Viagem - Sala 1710 e 1607.
Ganhe ainda mais! Aumente seus ganhos Reinvestindo seu lucro
FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA AUTOMOTIVA
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
COSMÉTICOS – CUIDADOS PESSOAIS – NUTRACÊUTICOS – ALIMENTOS
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Informações Técnicas Data: 18 a 22 de setembro de 2013 (durante o Salão do Imóvel 2013) Público total: Respondentes: Visitantes do Salão do Imóvel.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
A VB facilita há 14 anos a rotina de trabalho das empresas no fornecimento obrigatório de Vales-Transporte aos seus funcionários.
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
MOBILIDADE URBANA JÁ. MOBILIDADE URBANA JÁ Responsabilidade e direito de todos nós Mudança cultural Conscientização Participação social Ação Planejamento.
A sua porta para o mercado de Comunicação Vagas de empregos na área de Comunicação A sua porta para.
Boas práticas Corretor de Imóveis.
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
Administração de Empresas Pessoais
Fundada em 2007, a Crescer é formada por executivos com quinze anos de experiência no mercado imobiliário. Com atuação focada no setor residencial - segmento.
INDÚSTRIA DO BEM-ESTAR
Ferramenta online de cotação destinada à Construção Civil
Geoposicionamento e Prospecção
WINE WEEKEND São Paulo Festival 2013 Um final de semana inesquecível que vamos repetir em Negócios, prazer e conhecimento num mesmo local De 25 a.
Trabalho Final (Jogo de Empresas)
Identificando Oportunidades
TABOÃO BOSQUE.
Com mais de 37 anos de experiência, a Frema, uma empresa do Grupo Brasil Brokers, é hoje referência de profissionalismo e sucesso no segmento de consultoria.
1 PRINCÍPIOS DO MERCADO ATUAL 1. Imagine que você se prepara e se qualifica como um excelente corretor de imóveis; 2. Passa a atuar na área imobiliária,
Vice-Presidencia de Gestão de Ativos de Terceiros
PORQUE VOCÊ DEVE ANUNCIAR NO PORTAL
Crédito Imobiliário e Minha Casa, Minha Vida São Paulo - 20/03/14.
EXPLANAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS Tipos Perfil de usuário Quantidade Utilidade - usuários Presença.
Case Marketing Imobiliário Prof. José Antonio Ferreira de Oliveira, Mestre MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil – FGV. Florianópolia,
APRESENTAÇÃO. SER HUMANO Sua vida – Família – diversão - prazer Meio social – trabalho - outros Cursos – conhecimento - Relacionamentos.
Daniela Miranda de Oliveira Paludo Katiele Mariana de Aquino Plano de Negócios.
QUINZE ANOS DE PLANO REAL Como Está a Disponibilidade de Crédito Para as Classes Sociais? A População Tem Tido Acesso à Água, Luz e Telefone? A Estabilidade.
Transcrição da apresentação:

26 anos de representação sindical Fundada em 31 de outubro de 1986, a FENACI é uma entidade sindical de grau superior com mais de 26 anos de atuação e que representa cerca de 280 mil profissionais liberais Corretores de Imóveis. Com o objetivo principal de lutar pela valorização da classe, por sua formação técnica e pelo princípio da ética e lisura profissional, reúne um número cada vez maior de sindicatos da classe (hoje são 26).

www.fenaci.org.br Compromissos: • coordenar as atividades dos sindicatos filiados • representar a categoria perante os poderes públicos federal, estaduais e municipais • apresentar as reivindicações de seus filiados • incentivar a harmonia entre a classe • propugnar pelos ideais de justiça social www.fenaci.org.br

www.conaci.com.br

www.foreci.com.br Já realizados: • São Paulo • Goiânia • Porto Alegre • Curitiba • São Luiz Próximos: • 25 e 26/11: Rio Preto • 03 e 04/12: Brasília www.foreci.com.br

ICREA www.worldproperties.com 18 idiomas Curso TRC (Transnational Referral Certification): 43 países 18 idiomas 5

Mercado Imobiliário O momento atual é de transformações: • muita concorrência • mudanças rápidas

Valorização nos últimos 5 anos Rio de Janeiro: 208% São Paulo: 154% Fonte: Veja Out/2013

Propriedades mais caras do mundo 140.000.000 de libras esterlinas = R$ 380.000.000,00 2.000 m² localizado em KnightsBridge, em Londres Fonte: Veja, Ago/2010 Nova York: R$ 180.000,00 o metro quadrado (coberturas em construção em Manhattan) Cada apartamento custará em torno de R$ 198.000.000,00 Fonte: Veja Out/2013

Propriedades mais caras do Brasil Rio de Janeiro: R$ 60.000,00 o metro quadrado (duplex de 1.000 metros quadrados na Av. Vieira Souto) Fonte: Veja Out/2013

DEUS é brasileiro Novas indústrias, residências, escritórios. Olhar do mundo atrai turismo e mais investimentos estrangeiros. Novas indústrias, residências, escritórios.

Brasil * Ocupa 47,7% da América do Sul * 93% do território localizado no Hemisfério Sul * Temperatura: 28º no norte e 20º no sul * Área total de 8.514.877 Km² * 7.367 Km de costas * 15.719 Km de divisa com países da América do Sul

Brasil População por idade

REDUÇÃO DA TAXA DE CRESCIMENTO AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA Brasil REDUÇÃO DA TAXA DE CRESCIMENTO AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA 2000 70 anos 2011 72 anos 2050 82 anos 2100 95 anos

Brasil O brasileiro compra em média 1,2 casa por vida O americano compra em média 2,8 casas por vida

Brasil População: 201 milhões Homens: 48,96% Mulheres: 51,04% Concentrada em jovens até 35 anos Cresceu em 10 anos 12,3% 3,3 moradores para cada domicílio Pobreza: 26% Desemprego: 6,7% Ranking IDH: 73º (Fonte: IBGE / Folha de S.Paulo)

Brasil 67,6 milhões de domicílios 74% de imóveis próprios 18% de imóveis alugados 8% de imóveis cedidos Fonte: IBGE 30/11/2010

Brasil 22 milhões de novas residências 6 milhões: déficit habitacional em 2012 2012: 64 milhões de famílias: 90% casas 10% apartamentos 2022: 80 milhões de famílias Até 2022: aumento de 16 milhões de famílias Então necessitaremos de aproximadamente 22 milhões de novas residências

Brasil Fonte: Valor Setorial Construção Civil Set/2013

AUMENTO DO NÚMERO DE CASAMENTOS NO BRASIL 2010 foram registrados 977 mil casamentos Crescimento de 4,5% em relação a 2009 98% de cônjuges tinham 15 anos ou mais APROXIMADAMENTE 1 MILHÃO DE CASAMENTOS POR ANO Fontes: IBGE / Estatísticas do Registro Civil 2000/2010

DIVÓRCIOS CRESCEM 36,8% - RECORDE NO PAÍS “Em 2010, foram registrados 243 mil divórcios, entre processos judiciais e escrituras públicas ” 240 MIL DIVÓRCIOS ANO Fontes: IBGE / O Estado de S. Paulo

A nova Classe C 53% da população brasileira = 106.500.000 de pessoas Podem comprar casa própria e carro zero

Felicidade da população Futuro ganha ainda mais fôlego “O aumento do consumo foi de 7,5% ao ano. As pessoas têm investido fortemente na satisfação de seus desejos pessoais ligados à familia, à saúde e a moradia.”

Intenção de compra dos brasileiros 41.053 pessoas entrevistadas: 4% dispostas a comprar ou trocar de casa 31% dispostas a construir ou reformar o imóvel Cidades com maior disposição para comprar imóveis: 1º lugar: São Paulo 2º lugar: Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia Fonte: FIABCI/BRASIL FEV/2013

TENDÊNCIAS Imóveis para comprar: usados: 36% das pessoas novo / recém construído: 31% das pessoas na planta: 9% das pessoas Pesquisa realizada com 2 milhões de famílias

Ticket médio nacional = R$ 370.000,00 IMÓVEIS PRONTOS Ticket médio nacional = R$ 370.000,00

São Paulo 38% dos compradores de imóveis são investidores 72% das vendas foram feitas para quem já tinha apartamento 80% dos apartamentos de 1 dormitório são vendidos a investidores

Brasil Queda ou aumento nos juros: cada 1% de juros = 10% no valor da prestação do imóvel

Brasil Investimentos privados estimados para os próximos 5 anos: • 13,2 bilhões em aeroportos • 23,5 bilhões em rodovias • 9 bilhões em hidrovias • 56 bilhões em ferrovias • 54 bilhões em portos • 12 bilhões em transportes urbanos (incluindo PPPs) Fonte: Dinheiro Out/2013

para vender financiamentos: Treinar corretores para vender financiamentos: comissão boa

Melhorar a comissão dos corretores Os construtores gastam uma fortuna em stands e mídia. Melhorar a comissão dos corretores

Revista Exame Jul/2013

Revista AELO FEV/2013

Profissionais São diplomados 2,5 milhões de universitários por ano 280.000 corretores no Brasil 30.000 pessoa jurídica

Corretores tem que ter conhecimento de clínico geral: É fundamental ter conhecimento de todos os aspectos que envolve a negociação imobiliária. Também é importante ser especialista em determinado produto para ter um diferencial no mercado.

Transforme características em benefícios Os bons resultados serão alcançados a partir do momento em que o Consultor Imobiliário estabelecer o VALOR do produto na mente do cliente, criando com isso, o desejo de compra por parte desse cliente.

8 itens que o comprador pensa ou precisa saber na hora de comprar um imóvel pronto 1 - Se quiser mudar a curto prazo, é melhor alugar 2 - Nunca pague o valor pedido inicialmente pelo vendedor 3 - O corretor, em geral, defende o interesse do vendedor 4 - Imóvel perto da escola melhora a qualidade de vida 5 - Os impostos da transação correm por sua conta 6 - A documentação pode não estar em ordem 7 - Evite registrar o imóvel por valor inferior ao pago de fato 8 - O valor da reforma pode ser uma surpresa desagradável

Avaliação Imobiliária Os corretores ganharam na justiça o direito de avaliar imóvel. Os engenheiros perderam. Padronização internacional nas avaliações: rics.org

AVALIAÇÃO DE APARTAMENTOS

AVALIAÇÃO DE TERRENOS

Quais os produtos que farão sucesso no mercado imobiliário nos próximos anos? Para onde apontam as tendências? Produto Inteligente

Inteligência Competitiva Centralização para coleta e padronização de dados: gerar informações úteis de todas as regiões do Brasil Inteligência Competitiva

Tão importante quanto vender: Por que não comprou? Quais os motivos?

Tão importante quanto vender: Qual o motivo de quem não gostou do produto?

Clientes que visitaram o plantão e não compraram Motivos:

Muda muito rápido seus hábitos e sua forma de agir: Cliente Muda muito rápido seus hábitos e sua forma de agir: O mundo da tecnologia está impactando o comportamento dos interessados em comprar imóveis.

10% da origem dos compradores: internet Pesquisa: clientes que compraram imóveis na planta (novos) 30% indicação do corretor 20% indicação de amigo 20% estande de vendas 15% jornal, placa, panfletos 5% direto na imobiliária 5% site da empresa 5% Google 10% da origem dos compradores: internet (1500 clientes pesquisados)

30% da origem dos compradores: internet Pesquisa: clientes que compraram imóveis usados 20% indicação do corretor 20% indicação de amigo 15% jornal, placa 15% direto na imobiliária 15% site da empresa 15% Google 30% da origem dos compradores: internet (300 clientes pesquisados)

Focar em sites e portais imobiliários Atenção às informações disponibilizadas aos clientes na internet: • quantidade e qualidade dos dados dos imóveis • quantidade e qualidade das fotos e vídeos • constante atualização das informações • facilidades para o contato com a empresa e o corretor • rapidez e eficácia no atendimento ao cliente online

Mídia digital ou mídia online Usada através da internet para comunicação com o consumidor • comunicar com o cliente • fazer promoções • gerar demanda • estimular clientes Relevante para o novo comprador de imóveis

Imóveis econômicos e de médio padrão: Procuram mais jornais impressos e pontos de vendas Jovens: buscam mais na internet Mais velhos: preferem ir pessoalmente na imobiliária ou no stand de vendas

SMS Ofereça produtos para seus clientes: diferente do e-mail, o cliente lê na hora.

Erros de linguagem

O atendimento que o cliente quer tratamento X atendimento Ser atendido por profissional que resolva seu problema tratamento X atendimento

ACOMPANHAMENTO DE CLIENTES (FOLLOW-UP) Os corretores tem que atualizar diariamente seu cadastro de clientes e os imóveis ofertados na carteira Perdem o cliente com 15 dias sem atualização Gerente tem que cuidar dos compradores

PRESTAÇÃO DE CONTAS AO PROPRIETÁRIO Quando o proprietário quer saber porque seu imóvel ainda não foi vendido, o corretor deve ter informações suficientes para convencê-lo a deixar o imóvel na carteira: • todos os anúncios efetuados, com as datas e os valores gastos • o retorno desses anúncios • todas as visitas de clientes ao imóvel • a opinião de cada cliente que visitou o imóvel • o histórico das propostas e reservas que o imóvel teve 58

Os 8 erros mais comuns cometidos pelos proprietários na venda do imóvel pronto 1 - Preço incorreto 2 - Má conservação e apresentação do imóvel 3 - Não receber ajuda de um profissional 4 - Não pré-selecionar os possíveis compradores 5 - Não saber dos seus direitos e obrigações 6 - Envolver-se direta e emocionalmente nas negociações 7 - Perder oportunidade de fechar com potencial comprador 8 - Escolhe um “corretor” que não é Corretor

Fechamento da venda

A importância do pós-venda cliente satisfeito = cliente fidelizado 50% dos negócios realizados no mercado imobiliário vem da indicação dos clientes do próprio corretor. O relacionamento com o cliente deve ser transparente, de parceiro para parceiro, e deve acompanhar todos os passos depois da assinatura do contrato. O cliente que já realizou negócio é uma permanente fonte de renda para o corretor: cliente satisfeito = cliente fidelizado

Tenha clientes leais e verá o resultado! Relacione-se Tenha clientes leais e verá o resultado!

Força de venda do total de seus corretores: • 20% são bons e faturam 40% do faturamento total • 60% são médios e faturam 50% do faturamento total • 20% são maus vendedores e faturam 10% do faturamento total

METAS: O CORRETOR DE SUCESSO Por que um corretor não é bem sucedido? Indefinição de objetivos e metas. Defina por escrito suas metas e objetivos: o que quer, porque quer, o que fazer para chegar lá, o que vai ganhar com isso.

Venda mais planejando seu tempo: • tempo dedicado à preparação de demonstração de imóveis; • tempo para atendimento de compradores; • tempo para contato com clientes vendedores; • tempo para confecção de anúncios elaborados; • tempo para colocação de placas.

Palavras chaves para gerar negócios Pesquisar Transformar (conhecimento em ação) Treinar Buscar (o cliente) Oferecer (produtos) Fidelizar (o cliente) Relacionar (se)

Legislação Superior Tribunal e Justiça tem garantido a corretores de imóveis o direito ao recebimento de comissão, independente da conclusão do negócio, desde que tenha contrato assinado e pagamento de sinal. Fonte: Valor Jul/2013

O círculo do medo

O círculo do medo

O círculo do medo

O círculo do medo

O círculo do medo

O círculo do medo

Que Deus nos ilumine !