Proposta do Reino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Vigiai” Iniciamos hoje novo Ano Litúrgico (Ano B). O ADVENTO possui
Advertisements

Feliz Natal Envolto em panos.
A Palavra se fez Ser humano.
Os primeiros lugares.
traz à Igreja novo vigor!
"Levantai a Cabeça" Estamos no Penúltimo Domingo do Ano Litúrgico. As Leituras são um prelúdio desse encerramento,
Dar sem medida.
Todos os Santos.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Algo mais.
Senhor, que eu veja.
Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor".
Sal e Luz.
As Tentações de Jesus.
Vimos a Estrela.
O ADVENTO é tempo de ESPERA:
Obrigado, Senhor.
Os Primeiros Lugares.
Confiantes no Pai.
Sal da Terra e Luz do Mundo
Todos os Santos.
Pai Nosso.
Batismo de Jesus.
Eu sou o Pão Vivo.
Vimos uma Estrela.
Convocados pela Palavra
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual
Igreja-Mãe.
A Lei A Verdadeira Religião.
No Deserto.
O Chamado.
A Paz.
Deus e César.
Meu Próximo.
O Tabor.
Escutai-o.
De braços abertos.
A Liturgia desse domingo deseja preparar os cristãos
Cordeiro de Deus.
Bem aventurados... Todos os Santos.
Muitas vezes nos deparamos com Dois Caminhos à nossa frente.
Maria e José.
A Despedida Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação.
Retorno da Missão.
A Montanha Tabor.
Jesus e seus Seguidores.
Em Caná.
Teus pecados estão perdoados
Seguimento de Jesus.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
A Felicidade.
O Profeta.
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
Sim, Pai.
I LEITURA Sofonias 2,3;3,12-13 EVANGELHO Mateus 5,1-12.
O Maior Mandamento.
A Lei.
Economia e Vida.
Mãe de Deus.
Uma Mulher.
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia nos apresenta o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMADO dos primeiros.
Todos nós desejamos segurança, felicidade... Mas onde a podemos encontrar? - Muitos a procuram nas COISAS, nos bens terrenos e, para isso, se dedicam.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
"Segui-me, eu farei de vós
Uma Estrela.
O 4º Domingo de Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10º de São João,
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Proposta do Reino.
Transcrição da apresentação:

Proposta do Reino

- A procura desregrada disso costuma Todos nós procuramos a felicidade. Onde encontrá-la? - Muita gente busca na riqueza, no conforto, no status e no poder. E sacrifica tudo para conseguir isso. - A procura desregrada disso costuma ser fonte de muito sofrimento. Onde está a verdadeira felicidade?

Lendo o Antigo Testamento, percebe-se que houve uma época em que a riqueza era Sinal da Bênção de Deus... Depois notou-se que a riqueza era, freqüentemente, fruto de corrupção, de exploração, de opressão e de engano. Nestes casos, não poderia ser bênção do Senhor.

Na 1ª leitura, o Profeta Sofonias afirma que são felizes os POBRES e humildes, que depositam sua esperança no Senhor. (Sf 2,3;3,12-13) É a 1ª vez, na Bíblia, que ser pobre recebe um significado diferente. Na 2ª Leitura, Paulo lembra que os primeiros a serem chamados são sempre os pequenos, os pobres, os que o mundo despreza, mas que são grandes no Reino de Deus. (1Cor 1,26-31)

O Evangelho apresenta a PROPOSTA DO REINO DE DEUS. (Mt 5,1-12) O Evangelho segundo Mateus apresenta cinco longos discursos, nos quais ele junta "ditos" e ensinamentos proferidos por Jesus em várias ocasiões e contextos. Escrevendo aos judeus, desejava mostrar nesses 5 discursos a NOVA LEI, destinada a substituir a antiga Lei dada ao Povo por meio de Moisés e escrita no Pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia).

O SERMÃO DA MONTANHA, Hoje, iniciamos o Primeiro: cuja introdução são As Bem-aventuranças. São um "retrato" de Jesus e um Modelo para os seguidores. Mateus agrupa um conjunto de palavras de Jesus, com a evidente intenção de proporcionar à sua comunidade uma série de ensinamentos básicos para a vida cristã. Procurava oferecer à comunidade cristã uma nova Lei, que superasse a antiga Lei.

Mateus situa esta intervenção de Jesus no cimo de um monte. Faz lembrar o Sinai, onde Deus deu ao seu Povo a antiga Lei. Lá começou a ensinar: "FELIZES OS POBRES EM ESPÍRITO..." As bem-aventuranças poderiam ser resumidas pela primeira. Para Mateus, reconhecer-se pobre não é apenas uma condição social, mas uma disposição interior, que afeta nosso modo de pensar e agir.

As BEM-AVENTURANÇAS têm sentido ainda hoje? ou são uma mera utopia? ♦ Jesus diz: "Felizes os pobres em espírito"; o mundo diz: "felizes os que têm dinheiro e sabem usá-lo para comprar influência, comodidade, poder, segurança e bem-estar". Quem é, realmente, feliz?

♦ Jesus diz: "Felizes os que choram"; ♦ Jesus diz: "Felizes os mansos"; o mundo diz: "felizes os que respondem à violência com violência, pois só a linguagem da força é eficaz." Quem tem razão? ♦ Jesus diz: "Felizes os que choram"; o mundo diz: "felizes os que não têm motivos para chorar". Onde está a verdadeira felicidade?

♦ Jesus diz: "Felizes os que cumprem a vontade de Deus"; o mundo diz: "felizes os que não acreditam num deus que diz o que se deve ou não fazer, porque assim são mais livres". Onde está a verdadeira liberdade e felicidade do coração?

♦ Jesus diz: "Felizes os misericordiosos"; o mundo diz: "felizes os que não se deixam comover pela miséria e pelo sofrimento dos outros. Assim serão mais eficazes neste mundo tão competitivo". Qual é o fundamento de uma sociedade mais justa e fraterna?

♦ Jesus diz: "Felizes os sinceros de coração"; o mundo diz: "felizes os que sabem mentir e fingir: a verdade e a sinceridade destroem a carreira e o sucesso de muitos". Onde está a verdade? ♦ Jesus diz: "Felizes os que promovem a paz"; o mundo diz: "felizes os que não têm medo de lutar contra os outros, pois só assim podem ser pessoas de sucesso". O que é que torna o mundo melhor: a paz ou a guerra?

♦ Jesus diz: "Felizes os perseguidos por causa da justiça", "Felizes os perseguidos por causa de Jesus; o mundo diz: "felizes os que fazem o jogo dos poderosos e estão sempre de acordo com eles, pois só assim podem subir na vida e ter êxito na sua carreira". O que é que nos eleva à vida plena?

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS "As BEM-AVENTURANÇAS estão no centro da pregação de Jesus, retomam e levam à perfeição as promessas de Deus, feitas a Abraão. Pintam o rosto de Jesus, caracterizam a autêntica vida cristã e desvendam ao homem o fim último do seu agir: a Bem-aventurança eterna." (CCIC 360) E Nós? Onde procuramos a nossa felicidade, a nossa segurança? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 30.01.2011

Nelso Geraldo Ferronatto MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Bem Aventurados Hoje: quinta-feira, 30 de março de 2017 as 14:46:34 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço: http://www.buscandonovasaguas.com