Disciplina: Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A QUE SABE A LUA? Michael Grejniec.
Advertisements

Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
UFC/DET/LAG/ Prof. Uchôa
Coordenadas geográficas
A Expansão Portuguesa.
LOCALIZAÇÃO ABSOLUTA.
EBI c/JI de Santa Catarina
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
Orientação e localização na Terra
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Grupo 3: Jéssica Suyama Lara Lopes Larissa Nagai Léslie Stocco
ATIVIDADES DE REVISÃO TURMA 101 GEOGRAFIA- EVA CRISTINA
Função Seno.
Por :Natania Nogueira Professora de História
Trigonometria e aplicações
EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
UNIVERSO Orientação pelas Estrelas Professor António Nunes
"Fazer Geografia" Localização Descrição Interpretação Onde ? Como ?
Matemática TRIGONOMETRIA.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Hiparco e a distância Terra-Lua
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
O Quebra-cabeça.
ESTOU PRONTO AGORA !.
COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
desconheço a autoria A LOUCURA e O AMOR 2007
Bom dia ! Um dia conversando com um mestre Chinês, ele me disse, “ Meu filho, você precisa morrer para o velho, para poder nascer para o NOVO”, meio.
As Grandes Navegações EUROPA: IDADE MODERNA Séculos XVI - XVII
Palestrante: Alessandra Virgínia de Oliveira Nishihara
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
O Príncipe Feliz.
Michael Grejniec Kalandraka.
INTRODUÇÃO AO RECONHECIMENTO DO CÉU
Uma nova etapa para os portugueses
A Orientação e a Localização no Espaço Terrestre
Geografia 2011/12.
Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta
ESPAÇO GEOGRÁFICO: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
PROJETO MINI-PLANETÁRIO
Astronomia do Oriente Jeferson E. Oliveira.
Sistemas de coordenadas e tempo
Da Roxy _____________ Uma bad girl. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
Programador – Como Me tornar Um!
Exemplos Resolvidos pág. 145
A Moderna Cartografia – parte 1
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
Sistema de Orientação geográfica
Encontros Marcados.
Orientação e localização no espaço geográfico
Instrumentos de navegação
A LOCALIZAÇÃO DOS LUGARES
A Loucura.
Elementos geométricos do Globo Terrestre
Os dois amigos.
O Riacho e o Pântano.
Localização absoluta Trabalho realizado pela docente Sara Sousa.
GPS (Global Positioning System)
Rotas das grandes navegações europeias do século XVI
“Criação de Produções Multimédia com POWERPOINT”
HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
A Rede Geográfica.
PET GEOGRAFIA Oficina Orientação.
Receita de um Sonhador.
ASTROLÁBIO DÉBORA PICCININ BOSSOLANI DOUGLAS MARTINS DA COSTA
A primeira forma de posicionamento:
Representação do espaço geográfico
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
Fato Real Esse fato aconteceu comigo,em fevereiro de 2.008, nesse dia tive uma crise forte de labirintite, que pensei que seria o meu fim.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Matemática Trabalho de pesquisa… …instrumentos Náuticos O Quadrante

Eu Marisa andei a pesquisar sobre um instrumento náutico “O Quadrante” E gostava de partilhar a informação que obtive!

Neste mesmo diapositivo encontrasse a descrição do instrumento Neste mesmo diapositivo encontrasse a descrição do instrumento!! Sendo este o seguinte: O quadrante permite determinar a distância entre o ponto de partida e o lugar onde a embarcação se encontrava, cujo o cálculo se baseava na altura da Estrela Polar. Tinha a forma de um quarto de círculo, graduado de 0º a 90º. Na extremidade onde estavam marcados os 90º tinha duas pínulas com um orifício por onde se fazia pontaria ao astro. No centro tinha um fio de prumo. Observando a posição do fio de prumo lia-se a graduação que indicava a altura do astro.

Não pensei que eu n não vou por a parte que toda agente mais gosta Não pensei que eu n não vou por a parte que toda agente mais gosta.. Porque vou! Vai ser uma apresentação sempre muito bem ilustrada!! Como podem ver ;) estão aqui representados vários tipos de “o quadrante”

Agora sim, vou começar a informar a seria ;) … Começando por dizer quando surgiu “ O Quadrante” Já no século XV era utilizado pelos portugueses. Este instrumento náutico foi utilizado pelos portugueses no ano de 1460, ano da morte do Infante D. Henrique.

Será que têm conhecimento de quem o inventou Será que têm conhecimento de quem o inventou?! Nas duvidas das duvidas eu digo!! O quadrante astronómico, conhecido desde a Antiguidade, foi o instrumento de alturas mais cedo adaptado à náutica, sendo Diogo Gomes o a inventa-lo! Utilizado este numa viagem efectuada por volta de 1460.

Tinha como finalidade tomar as alturas dos astros e era geralmente feito de madeira ou latão. Era um quarto de círculo e possuía os graus de 0º a 90º. Em ambas as extremidades marcadas com o ângulo recto possuía duas pínulas que continham um pequeno furo por onde se apontava ao astro desejado. Era colocado um fio de prumo ao centro, de forma a interceptar a parte graduada. Era graças a esse fio que se lia a graduação que indicava a altura do astro. Uma pergunta interessante: Para que era utilizado?!?!?

Não pensem que já acabou por aqui Não pensem que já acabou por aqui! Pois ainda me falta explicar como funciona o instrumento.  Para utilizá-lo, a pessoa aponta o quadrante ao astro que pretende observar, até conseguir ver através dos orifícios de ambas as pínulas. A medição é então encontrada através do valor apontado pelo fio de prumo na escala do quarto de círculo, onde se encontra uma graduação de 0° a 90°. Apesar de sua aplicação na navegação ser, por certo, anterior, apenas dispomos de referências explícitas à sua utilização a partir de meados do século XV

Aqui esta um exemplo de uma utilização do instrumento No começo, as navegações portuguesas pelo Mar Oceano foram relativamente simples, apesar do desafio de enfrentar o desconhecido: bastava ir bordejando a costa da África. Navegava-se apenas durante o dia, usando como referência pontos geográficos, como rios, golfos e montanhas. Quando era necessário navegar à noite, a referência era a estrela Polar, entre nós conhecida como Tramontana. Quanto mais alta a estrela estivesse no céu, mais longe da linha do Equador estaria o navio, na direcção do Pólo Norte. As medições eram feitas a olho nu. Depois foram aperfeiçoadas com o uso de um instrumento chamado quadrante. É um arco graduado, de 45 graus – equivalente a um quarto da esfera terrestre –, equipado com uma agulha e uma linha esticada por um peso de chumbo na ponta. Apontado para a Tramontana, o quadrante fornece a latitude exacta em que se encontra o navio

Bibliografia, ou seja sites consultados para a realização do trabalho -> http://veja.abril.com.br/idade/descobrimento/p_040.html -> http://www.museutec.org.br/previewmuseologico/o_quadrante.htm

Agora sim… Terminei!! Trabalho realizado por: - Marisa Água nº9 A.F.A.C. 2