Filippino Lippi
Filippino Lippi Pintor Italiano Prato, c. 1457 - Florença, 1504 Clique
Pintor florentino, Filippino Lippi era filho e aluno de Fra Filippo Lippi, que morreu quando ele tinha cerca de 12 anos. O menino completou o trabalho de seu pai em Spoleto (os últimos recibos para os frescos de Filippo na Spoleto Cathedral foram assinados por Filippino). Partiu sozinho para Florença em 1470 onde estudou com Botticelli, com quem aprendeu muito, mas o estilo de Filippino, embora sensitivo e poético, é mais acentuado. O primeiro trabalho datado de Filippino é a Annunciation, em forma circular, (1483-84, San Gimignano). A sua primeira encomenda grande foi a conclusão do ciclo de frescos de Masaccio e Masolino na Brancacci Chapel de Sta. Maria del Carmine, que, ou foi deixada incompleta por Masaccio, ou tinha sido parcialmente destruída. Dessa tarefa ele desincumbiu-se com tal habilidade e tacto, que muitas vezes é difícil dizer onde o seu trabalho começou e onde terminava o que existia há mais de meio século.
1483-84 -Gabriel depois da Anunciação - madeira Museo Civico, San Gimignano
1483-84 - A Virgem depois da Anunciação - madeira Museo Civico, San Gimignano
Filippino pintou vários outros frescos, sendo os mais importantes aqueles sobre a vida de São Tomás de Aquino (1488-93) na Carafa Chapel, Sta. Maria sopra Minerva, Roma, e a vida de São Filipe e São João (1495-1502) na Strozzi Chapel, Santa Maria Novella, Florença. Nestes trabalhos esforçou-se por conseguir efeitos vivazes, dramáticos e mesmo bizarros, que o revelam como um dos mais inventivos pintores do tardio Quattrocento. Os seus anos em Roma deram-lhe a oportunidade de estudar antigas relíquias e daí em diante introduziu-as em todas as suas pinturas, quer adequadas ou não. c.1485 - Retrato de um Jovem - madeira National Gallery of Art, Washington, DC, USA
1486 - Aparição da Virgem a S. Bernardo Igreja de Badia, Florença Filippino também pintou muitos altares-mores, sendo o mais famoso deles a Vision of St Bernard (Badia, Florença, c. 1480), um trabalho primoroso, pleno de belíssimos detalhes. Há muitos painéis datados de 1490 até aos últimos anos da sua vida, mas, tal qual Botticelli, o seu estilo, então, saiu de moda e é, algumas vezes, chamado de Quattrocento Mannerism. 1486 - Aparição da Virgem a S. Bernardo Igreja de Badia, Florença
1488 - Madona com o Menino e Santos - madeira S Spirito, Florença 1486 – Retábulo Principal (Pala degli Otto) Galleria degli Uffizi, Florença 1488 - Madona com o Menino e Santos - madeira S Spirito, Florença
1489-91 – Cena da Vida de S. Tomás de Aquino (detalhe) fresco - S 1489-91 – Cena da Vida de S. Tomás de Aquino (detalhe) fresco - S.Maria sopra Minerva, Roma
1496 – Adoração dos Magos - Galleria degli Uffizi, Florença Embora Filippino hoje seja um tanto obscurecido por Botticelli, o pintor desfrutou duma grande reputação durante a sua vida, sendo descrito por Lorenzo de Medici como superior a Apelles. 1496 – Adoração dos Magos - Galleria degli Uffizi, Florença
1500 – Alegoria da Música ou Érato Staatliche Museen, Berlim 1501 – O Casamento de Santa Catarina S.Domenico, Bolonha
1502 – A Crucificação de S. Filipe - fresco - Strozzi Chapel - Santa Maria Novella, Florença
1502 – S. Filipe Expulsando o Dragão do Templo de Hierópolis fresco - Strozzi Chapel - Santa Maria Novella, Florença
Pesquisa e produção: Mario Capelluto e Ida Aranha Fundo musical: Meditação De Thais Massenet, Jules (1842 - 1912) Pesquisa e produção: Mario Capelluto e Ida Aranha Formatação: Anabela de Araújo mario.capelluto@terra.com.br http://www.sabercultural.com
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