SALESIANOS: um vasto movimento a serviço da juventude.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Dar atenção especial à família,
Paróquia Coração de Jesus
A ASSOCIAÇÃO E A ESPIRITUALIDADE SALESIANA
Olá! Chamo-me João, mas sou mais conhecido por D.Bosco!
Proposta Pastoral 2006.
RVA – Artigos: 32 e 33 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 29 Subsídio
Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
As Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil
O catequista da iniciação cristã
Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.
filho, segundo Dom Bosco.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Estreia 2012 “Eu sou o Bom Pastor
A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?
Conselhos Missionários
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
Apresentação ESTREIA 2014.
Marcelino Champagnat, um jovem padre da França, sentiu-se chamado a evangelizar crianças e jovens, fazendo com que se sintam amados por Deus. Fundou o.
CIDADANIA.
Mobilização da Comunidade Escolar
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL
Objetivos da X Assembleia de Diretores 1. Recordar a nossa identidade de Instituição Educacional, Católica, Marista;
REUNIÃO DE PAIS E MESTRES
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL II FASE – SUBSÍDIO PFI 29 O Método Educativo de Dom Bosco.
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Documento de Aparecida
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
VOCAÇÃO LEIGA.
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
Mobilizando seus colegas de trabalho
Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
4. PERSPECTIVAS DE FUTURO PARA A PASTORAL JUVENIL SALESIANA
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
CARTA DA TERRA Para crianças.
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Dom Bosco é o grande santo Mestre e Pai da Juventude
SCE - Sacerdote Conselheiro Espiritual
COORDENADORES DE COMUNIDADE
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL Dom Bosco Síntese Biográfica
"Vinde... exultemos de alegria no Senhor"
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança PARÂMETROS DA PASTORAL VOCACIONAL.
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
2011 “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital” 2010 “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
MEMÓRIA DOS 80 ANOS.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
O QUE DOM BOSCO NOS ENSINA?
Um exemplo de Mãe, mulher e educadora
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
A CONGREGAÇÃO DOS OBLATOS DE SÃO JOSÉ NO MUNDO “Marello, ensina a ser jovem, Marello me dá a sua benção!”
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Transcrição da apresentação:

SALESIANOS: um vasto movimento a serviço da juventude

DOM BOSCO: nosso fundador João Melchior Bosco nasceu num lugar pequeno, chamado Becchi, perto da grande cidade de Turim, no norte da Itália, aos 16 de agosto de 1815. Filho de uma família de agricultores pobres, foi camponês, estudante, aprendiz de vários ofícios, padre e educador.

DOM BOSCO: nosso fundador O Espírito Santo deu-lhe especial sensibilidade para captar, mediante várias experiências, a situação difícil e os perigos em que se achavam os jovens do seu tempo.

DOM BOSCO: nosso fundador Resolveu dedicar sua vida àquela multidão de jovens pobres, desempregados, famintos que perambulavam pelas ruas de Turim.

DOM BOSCO: nosso fundador Dom Bosco, desde o início, envolveu muitas pessoas com o seu testemunho e a novidade do seu trabalho; gente das mais diversas classes sociais se juntaram a ele.

DOM BOSCO: nosso fundador Atraiu para a sua obra homens e mulheres que o ajudaram a dar catecismo, a levantar escolas e oficinas, a animar o pátio, a colocar os mais necessitados junto de um patrão honesto. Com eles, dá origem a grupos e formas ocasionais de cooperação.

DOM BOSCO: nosso fundador Quando sentiu a necessidade de acolher alguns jovens em casa, criou uma família com a colaboração da sua própria mãe, a Mamãe Margarida, com quem passou a compartilhar o governo da casa.

DOM BOSCO: nosso fundador Logo convenceu-se da necessidade dos “religiosos consagrados”. Precisava de pessoas inteiramente disponíveis para dar continuidade ao seu projeto.

DOM BOSCO: nosso fundador Em 1859, fundou, juntamente com alguns dos “seus meninos”, a Sociedade São Francisco de Sales – os Salesianos.

A pedagogia de Dom Bosco ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco No tempo de Dom Bosco, os oratórios já existiam, e os jovens padres se empenham neles com o objetivo principal e urgente de reaproximar as massas populares das práticas sacramentais e das grandes devoções.

A pedagogia de Dom Bosco ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco Nesse contexto, Dom Bosco aparece. Vive uma típica experiência pastoral no seu primeiro Oratório que, em pouco tempo, tornou-se modelo para todos os futuros “oratórios salesianos”.

A pedagogia de Dom Bosco ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco No Oratório Salesiano, os jovens e, em especial, os órfãos e os mais pobres encontram uma nova oportunidade para se tornarem “bons cristãos e honestos cidadãos”.

A pedagogia de Dom Bosco ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco O grande segredo educativo do Oratório Salesiano é oferecer aos jovens um ambiente que não desiluda suas profundas aspirações e necessidades vitais de espaço, alegria, liberdade, futuro.

A pedagogia de Dom Bosco ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco O Oratório Salesiano quer ser para a juventude “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio onde os amigos se encontram e vivem com alegria”.

A pedagogia de Dom Bosco ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco Dom Bosco acreditava que a educação e a evangelização da juventude só seriam possíveis através do SISTEMA PREVENTIVO e do tripé educativo RAZÃO, RELIGIÃO E AMABILIDADE.

A pedagogia de Dom Bosco ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco O Sistema Preventivo, mais do que uma maneira de educar e de se fazer amigo do jovem, é para o educador, uma espiritualidade.

A pedagogia de Dom Bosco ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco Essa espiritualidade implica: conhecer os educandos, estar no meio deles, amá-los a ponto que se sintam amados, fazer-se próximo deles, gostar do que eles gostam.

A pedagogia de Dom Bosco ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco Presença, proximidade, familiaridade, otimismo e alegria identificam uma nova maneira de ser religioso e padre.

SALESIANOS: um vasto movimento Hoje os Salesianos estão presentes em 132 países, em todos os continentes. Os religiosos professos e noviços somam quase 17 mil.

SALESIANOS: um vasto movimento ESCOLAS E FACULDADES Da Educação Infantil aos cursos de graduação, educadores fazem do Sistema Preventivo de Dom Bosco uma filosofia que educa o aluno para a vida e forma profissionais e cidadãos aptos a enfrentarem os desafios do competitivo mercado de trabalho.

SALESIANOS: um vasto movimento OBRAS SOCIAIS, ORATÓRIOS E CENTROS JUVENIS Nos oratórios festivos e nos centros juvenis, crianças e adolescentes participam de programas que mesclam atividades recreativas, esportivas, profissionalizantes e religiosas, promovendo a valorização humana e cristã de milhares de crianças e jovens.

SALESIANOS: um vasto movimento PASTORAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Não basta apenas ter um documento que determine os direitos da criança e do adolescente. É preciso que esses direitos sejam exercidos. Esse é o papel dos centros de defesa da criança e do adolescente: oferecer e, ao mesmo tempo, lutar pela conquista desses direitos.

SALESIANOS: um vasto movimento COMUNICAÇÃO SOCIAL Os Salesianos, fiéis a Dom Bosco, o grande educador/comunicador do século XIX, têm presença marcante no campo da comunicação. Os jovens vivem na era da pós-modernidade, no mundo da informática e da comunicação, onde a lógica passa de discursiva a visual.

SALESIANOS: um vasto movimento COMUNICAÇÃO SOCIAL As linguagens impressa, radiofônica, televisiva e informática preenchem o imaginário do jovem. Para nós, comunicação/educação e evangelização são palavras de ordem e, por isso, atuamos nas editoras, na área de videocomunicação, rádios e televisões.

SALESIANOS: um vasto movimento PASTORAL DA JUVENTUDE Nós acreditamos na força transformadora do jovem e no seu protagonismo. Os Salesianos estão sempre no meio juvenil atuando com os jovens na salvação da juventude. A pastoral da juventude procura trabalhar transformando-se num ponto de encontro de jovens que querem ser liderança ativa em escolas, oratórios, paróquias e obras sociais salesianas.

SALESIANOS: um vasto movimento PASTORAL DA JUVENTUDE Nós acreditamos na força transformadora do jovem e no seu protagonismo. Os Salesianos estão sempre no meio juvenil atuando com os jovens na salvação da juventude. A pastoral da juventude procura trabalhar transformando-se num ponto de encontro de jovens que querem ser liderança ativa em escolas, oratórios, paróquias e obras sociais salesianas.

SALESIANOS: um vasto movimento PARÓQUIAS As paróquias que estão sob responsabilidade dos Salesianos demonstram, em todas as suas atividades, o carisma de Dom Bosco. Além de estimular a participação da comunidade, os religiosos incentivam a atuação de diversas pastorais.

SALESIANOS: um vasto movimento EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE A Congregação Salesiana nasceu com um simples “catecismo”. Desde pequeno, Joãozinho Bosco reunia seus amigos para, em troca de malabarismos e números de mágica, falar-lhes de Deus. A nossa vocação catequética é, portanto, carismática. Hoje, com um modo diferenciado de falar aos jovens, os salesianos trabalham para uma catequese permanente, em que evangelizar também é educar.