Diagrama de Estados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagrama de Atividades
Advertisements

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Modelagem de Estados.
Diagrama de Máquina de Estados
UML Modelando um sistema.
UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema.
Diagrama de Transição de Estado – DTE
Desenvolvimento de Sistemas Baseado na Transformação de Modelos
Diagrama de Classes.
Diagrama de Atividades
Modelagem Orientada a Objetos
Modelagem de Sistemas Modelagem Funcional Modelagem de Dados
DIAGRAMA DE ESTADOS DIAGRAMA ESTADO TRANSIÇÃO ENTRE ESTADOS.
Professora: Aline Vasconcelos IF Fluminense
Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes
Introdução a diagrama de classes e UML
Prof. Luís Fernando Garcia
Curso UML Diagramas de Atividade
(Linguagem de Modelagem Unificada)
Objetivo: compreender e aplicar um modelo sequencial
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 7.3 Diagrama de transição de.
Modelagem de Interações
Classes e objetos Modelagem
UML - Unified Modeling Language
Diagramas de Sequência e Comunicação
Análise de Sistemas Análise e Projeto Prof. Jeime Nunes Site:
Diagramas de Estados(*)
UML - Unified Modeling Language
Diagrama de Atividades
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 12. Estados Objetivo: compreender a notação do diagrama de estados.
Diagramas de Sequência e Comunicação
DIAGRAMA DE CLASSE Modelagem de Software
Professor Mário Dantas
Diagrama de Atividades
FACULDADE DOS GUARARAPES
Professores: Artulanez Juccelino Silas
Diagramas de Atividade
Silas Juccelino Artulanez.  O que é?  Notação  Estado  Mudança de estado  Condições e ações  Diagramas subdivididos  Passos na construção  Verificação.
UNIDADE 2 UML MODELAGEM TEMPORAL
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática Disciplina: Interpretação de Projetos de Software Professor: Cheli dos S. Mendes.
Análise e Projeto de Sistemas
Marcio de Carvalho Victorino
Simone Sawasaki Tanaka
Modelagem de processos de negócio com Diagrama de Atividades
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática
UML - Unified Modeling Language
Análise Orientada Objeto
Análise Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Unified Modeling Language Professor Mário Dantas A NÁLISE O RIENTADA A O BJETOS Nov/2010.
Diagramas de Estado.
Laboratório de Programação
Modelando Sistemas em UML
Sistemas Propriedades de Sistemas SITP – Módulo 3.
Modelação Aula T15 Modelação Conceptual de Sistemas Revisão do Comportamento OCL – Object Constraint Language José Borbinha.
UML Statechart CIn-UFPE.
Cápsulas, Protocolos, portas e conexões em UML-RT.
Comandos de Repetição (While, Do..While e For)
Modelagem de Sistemas Orientada a Objeto Com UML
Projetar Cápsulas Parte 1. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Projetar cápsulas | 2 Objetivos deste módulo.
Interações entre objetos
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
Diagrama de atividade.
Analisar Caso de Uso. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Analisar caso de uso | 2 Objetivos deste módulo.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
Memória de Aula 07: Desenvolvimento de Sistemas Diagramas de Sequência
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Análise e Conceção de Sistemas
Modelagem Dinâmica – Diagrama de Sequência Toacy. Oliveira - PESC/COPPE/UFRJ.
Diagramas de Sequência e Comunicação
Transcrição da apresentação:

Diagrama de Estados

Introdução Cada objeto participante de um software orientado a objetos se encontra em um estado particular. Um objeto muda de estado quando acontece algum evento interno ou externo ao sistema. Quando um objeto transita de um estado para outro, significa que o sistema no qual ele está inserido também está mudando de estado.

Diagrama de Transição de Estados A UML tem um conjunto rico de notações para desenhar um DTE - diagrama de transição de estado. Estados Transições Evento Ação Atividade Transições internas Estados aninhados Estados concorrentes

Definição de Estado Situação na vida de um objeto em que ele satisfaz a alguma condição ou realiza alguma atividade. É função dos valores dos atributos e (ou) das ligações com outros objetos. Exs: O atributo reservado deste objeto livro tem valor verdadeiro. Uma conta bancária passa para o vermelho quando o seu saldo fica negativo. Um tanque está na reserva quando o nível está abaixo de 20%. Estados podem ser vistos como uma abstração dos atributos e associações de um objeto.

Estado Inicial e Final O estado inicial indica o estado de um objeto quando ele é criado. O estado final indica o fim do ciclo de vida de um objeto. Normalmente verbos no gerúndio (esperando, cadastrando) ou representando uma condição (ligado)

Definição de evento Ocorrência em um determinado momento do tempo Usuário pressiona um botão Carro é ligado Ação é comprada Por definição, um evento é instantâneo Eventos não relacionados de modo causal são considerados concorrentes.

Definição de transição Os estados estão associados a outros pelas transições. Uma transição indica mudança de estados. é mostrada como uma linha conectando estados, com uma seta apontando para um dos estados. Quando uma transição entre estados ocorre, diz-se que a transição foi disparada.

Condição de guarda É uma expressão de valor lógico que condiciona o disparo de uma transição. A transição correspondente é disparada se e somente se o evento associado ocorre e a condição de guarda é verdadeira. Uma transição que não possui condição de guarda é sempre disparada quando o evento ocorre.

Ação Ao transitar de um estado para outro, um objeto pode realizar uma ou mais ações. A ação associada a uma transição é executada se e somente se a transição for disparada.

Exemplo (Conta Bancária)

Exemplo (Oferta de disciplinas)

Cláusulas No compartimento adicional de um retângulo de estado podem-se especificar ações ou atividades a serem executadas. Sintaxe geral: evento / [ação | atividade]

Cláusulas Cláusula entry Cláusula exit Cláusula do Pode ser usada para especificar uma ação a ser realizada no momento em que o objeto entra em um estado. Cláusula exit Declarar ações que são executadas sempre que o objeto sai de um estado. Cláusula do Usada para definir alguma atividade a ser executada em um determinado estado. Especifica uma atividade, em vez de uma ação.

Entry e exit - exemplo

Identificação de elementos no DTE Cada operação com visibilidade pública de uma classe pode ser vista como um evento em potencial. Outra fonte para identificação de eventos associados a transições é analisar as regras de negócio. “Um cliente do banco não pode retirar mais de R$ 1.000 por dia de sua conta”. “O número máximo de alunos por curso é igual a 30”.

Um DTE para cada classe Os diagramas de estados são desenhados por classe. Desvantagens: dificuldade na visualização do estado do sistema como um todo. Essa desvantagem é parcialmente compensada pelos diagramas de interação. Nem todas as classes de um sistema precisam de um DTE. Somente classes que exibem um comportamento dinâmico relevante. Objetos cujo histórico precisa ser rastreado.

Modelagem de estados em um processo Os DTEs podem ser construídos com base nos diagramas de interação e nos diagramas de classes. Durante a construção do DTE para uma classe, novos atributos e operações podem surgir. Essas novas propriedades devem ser adicionadas ao modelo de classes. A construção de um DTE freqüentemente leva à descoberta de novos atributos para uma classe Este processo de construção permite identificar novas operações na classe

Exercício Desenvolva um diagrama de estados para o módulo de locação de DVDs, com foco nos estados do objeto da classe Locação, de acordo com os outros modelos e os seguintes dados: Deve-se verificar se não há locações pendentes. Caso não haja pendências, deve-se iniciar o registro da nova locação, bem como de cada item locado. Após selecionar todas as cópias desejadas para a locação, esta deve ser finalizada.