Dom Helder Câmara . “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.” Dom Helder.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Advertisements

Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Grupo de trabalho: P. Irani, P. Martinho, P. Léo, P. Luciano, P. Roberto, P. Edemar, Fratel Buddy, Priscila, Prof Tekilazaya.
O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
Imagem e Memória da República
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O LAICATO
EUROPA DOS SÉCULOS XV AO XVIII - algumas idéias e conceitos gerais -
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
Betinho, uma vida de luta e afeto
Herbert José de Souza (Betinho)
Estrutura fundiária brasileira
Brasil: Período Regencial
Turma : 81 Disciplina: História Professor: Miquéias.
A Revolução Russa.
GUERRA CIVIL ESPANHOLA
Rumos da América Latina no Século XX
Revolução Francesa.
O PROTESTO SOCIAL URBANO NOS ANOS 70 E 80
Sociologia Movimento Social.
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
Projeto de Português “gente que faz a diferença”!
Curso Direito à Memória e à Verdade
Como o segundo reinado estabilizou o país?
QUEM SOU EU?.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
PAZ Como conquistá-la?.
História e geografia de Portugal
Alunos:Carine Miranda, Lara Cristina,Patricck Willian e Saore Bispo
O advogado dos escravos
ATUALIDADES GOLPE DE 1964.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA.
Faça o teste dos 35 anos do golpe militar no Chile Teste seus conhecimentos sobre esse fato que marcou a história latino-americana. Entrar.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Santa Elizabete Seton.
A ERA VARGAS (1930/1945).
Teatro brasileiro Língua Portuguesa Professora Karen
O ILUMINISMO.
100 anos: Boa nova em novos tempos! CENTENÁRIO
14 de abril de Secretaria de Governo Metodologia.
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
História da Educação no Brasil
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Revolução Russa.
República :Revoltas Populares
PAULO FREIRE.
Revolução Russa Rússia.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
A Revolução Islâmica no Irã
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
Identificar o papel da Igreja Católica no contexto autoritário. Objetivo da aula 1/12.
da 1.a República à ditadura militar
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
Era Vargas História 9º’s.
1960: China e URSS rompem relações
Da queda da monarquia à formação da URSS.
1. Projeto  Exposição “Uma Mulher Impossível” Criação da exposição “Rose Marie Muraro - Uma Mulher Impossível”, de forma física e virtual  Biblioteca.
BRASIL ATUAL PARTE 2. Revisão O que é o capitalismo para Weber? Como esse capitalismo se formou? Por que países protestantes da linha calvinista as condições.
Era Vargas Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,
CRISE DO IMPÉRIO. Ao final do século XIX o império brasileiro sofrerá uma série de críticas que provocará o isolamento do imperador e à sua deposição,
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Segundo Reinado ( ) PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

Dom Helder Câmara . “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.” Dom Helder

Em 1909 nascia Hélder Câmara em Fortaleza Em 1909 nascia Hélder Câmara em Fortaleza. Ainda jovem, em 1923, entrou no Seminário da Prainha de São José, para cursar filosofia e teologia. Em 1931, fundou a Legião Cearense do Trabalho, e em 1933, a Sindicalização Operária Feminina Católica que congregava as lavandeiras, passadeiras e empregadas domésticas. Atuou na Educação e participou de políticas governamentais no Ceará.

Ficou conhecido por ter se tornado um líder contra o autoritarismo e os abusos aos direitos humanos, frequentemente praticados pelos militares. Além disso, atuou em movimentos estudantis, operários, ligas comunitárias contra a fome e a miséria. Foi um defensor da justiça e da cidadania. 

 O Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 20 de abril de 1952, o elegeu Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. No período em que permaneceu lá, exerceu o cargo de Secretário Geral da CNBB, implantou os ideais da Organização, promovendo interação entre os bispos do Brasil, participou de congressos para atualização e adaptação da Igreja Católica aos tempos modernos, sobretudo integrando a Igreja na luta em defesa da justiça e cidadania. Em 1972 Dom Helder Camara foi indicado ao Prêmio Nobel da paz e logo foi acusado pelo governo militar de ser comunista.

Foi assim que dom Helder resumiu suas dificuldades com as autoridades políticas e religiosas, quando era contestado a propósito de sua obra social e profética em favor de uma maior igualdade e justiça no país e dentro da Igreja. Não raramente se referiam a ele como o "bispo vermelho", especialmente nos duros tempos da ditadura. 

Um legado de obras sociais Realizando seus sonhos de justiça social e caridade, dom Helder deixou várias obras sociais e são exemplo dessas a Obra do Frei Francisco, criada no Rio de Janeiro; iniciou o Banco da Providência, hoje ampliado, que centralizava doações e as distribuía entre a população pobre. Também criou no Rio de Janeiro um projeto de urbanização de favelas, o qual ficou conhecido como Cruzada São Sebastião.  Em Pernambuco,Dom Helder realizou a primeira experiência de reforma agrária quando comprou terras na Zona da Mata e assentando trabalhadores rurais menos favorecidos.

Ardente defensor dos direitos humanos Depois do golpe militar, quando Dom Helder conviveu de forma pacifica com o exercito, percebeu a violação dos direitos humanos na caça aos comunistas agindo em favor dos que eram perseguidos. Foi o período em que enfrentou várias dificuldades, sendo acusado pelos militares por parte do clero de ser conservador e promover atividades comunistas. O religioso passou a incomodar o regime militar quando divulgou no seu livro documentos secretos, onde descobriu-se que no governo de Médici houve uma campanha contra a candidatura de Dom Helder ao Nobel.

Aposentou-se em 1985, deixando mais de 500 comunidades eclesiais de base organizadas, com operários, trabalhadores rurais e retirantes em busca de melhores condições de trabalho e de vida. 

Sempre atuante, Dom Hélder participou da campanha pelas "Diretas Já" Sempre atuante, Dom Hélder participou da campanha pelas "Diretas Já". E realizou debates e palestras de conscientização para a cidadania em todo o país. Além disso, deixou registrado o seu pensamento em diversos livros, que foram traduzidos para diferentes línguas. Dom Hélder faleceu em 1999, vítima de uma parada cardíaca.

Grupo: Ana Beatriz Miranda Bruna Coraline Edson Souza Rayanne Kelly Ravena Souza Thayse Gabrielly 2º ano “B”