UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação.
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Orientador: Caroline Kroning Feijó
Autora: Juliana Fiss Pothin Orientador: Simone Damásio Ramos
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Alana Maria Vasconcelos Parente
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Mari Lucia Alves de Castro Orientadora: Elenir Terezinha R. Anversa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Especialização em Saúde da Família UNASUS – UFPel
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
Orientadora: Elenir Anversa
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Especializando: Carlos Alberto Granadillo Fiol
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Cristina Beatriz Stein Langaro
ESF Centro de Saúde de Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: Yamilka Chacon Perez
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Marina Muneroli Marin
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
Yaneisy Guerra González
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.
Andrea Nunes Lima Franco Barbosa
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Vanessa Rivero Kindelan
Luciane Silveira Miranda de Lima
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da Atenção às Crianças.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA   Melhoria da atenção à saúde.
Universidade Federal de Pelotas
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
Dr. Raul Delvis Garcia Martin
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de Zero a Setenta e Dois Meses na UBS Lindolfo Collor, Lindolfo Collor/RS Especializanda: Yaneisis Ballaga Garcia Orientadora: Daniela Seady Pelotas, 2015

INTRODUÇÃO A atenção integral à saúde da criança aponta para o compromisso de prover qualidade de vida, de forma que a criança possa crescer e desenvolver todo seu potencial. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança desde seu nascimento é de fundamental importância para promoção da saúde, prevenção de doenças e, principalmente, construção de vínculo entre a Unidade de Saúde da Família e família/comunidade (BRASIL, 2012).

INTRODUÇÃO CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO: O município de Lindolfo Collor/ RS possui uma população estimada de 5.227 habitantes. Dispõe de um único serviço de saúde -uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com plantão 24 horas e uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

INTRODUÇÃO Unidade mista (UBS e ESF) Urbana População 2.600 pessoas CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: Unidade mista (UBS e ESF) Urbana População 2.600 pessoas Tínhamos cadastrados 45 crianças de 0 a 72 meses. Tem Saúde Bucal Não há NASF e nem CEO

Antes da intervenção: Apenas 45 crianças (zero a 72 meses) eram acompanhadas na UBS e não se sabia o número real de crianças da área de abrangência. As mães não levavam as crianças às consultas, apenas aos atendimentos de urgência quando ficavam doentes. Desconhecimento sobre a importância da caderneta de saúde da criança. Não havia acompanhamento sistematizado às crianças.

OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção à saúde da criança de zero a setenta e dois meses, na UBS Lindolfo Collor, Lindolfo Collor/RS.

METODOLOGIA As ações foram desenvolvidas nos seguintes eixos: Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

METODOLOGIA/ AÇÕES Intervenção de 4 meses. População alvo: Estimativa de 130 crianças (Planilha Coleta de Dados). Cadastro da população alvo. Atendimento individual na UBS e visita domiciliar. Qualificação/treinamento da equipe.

METODOLOGIA/ AÇÕES Agendamento de consultas; Identificação de faltosos e busca ativa; Atividade educativa com população; Reuniões de equipe; Monitoramento e Avaliação.

METODOLOGIA/ AÇÕES Organização e gestão do serviço: Monitoramento e avaliação Consultas em dia; Atividades educativas; Orientações sobre prevenção de acidentes; Aleitamento materno; Organização e gestão do serviço: Cadastramento e acompanhamento; Organização da busca ativa; Planejamento dos materiais necessários; Organização dos registros. Exames;                           Busca ativa; Primeira consulta; Registros atualizados.

METODOLOGIA/ AÇÕES Engajamento público Orientação de pais e/ou responsáveis pelas crianças; Orientações à comunidade. Qualificação da prática clínica Qualificação da equipe- capacitações; Registros adequados.

LOGÍSTICA Protocolo utilizado: Manual Técnico Protocolo de Saúde da Criança, Ministério de Saúde, 2012. Ficha espelho disponibilizada pelo curso. Ficha complementar (saúde bucal e classificação de risco). Planilha eletrônica de coleta de dados .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS/ METAS e RESULTADOS

Objetivo 1. Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança Meta 1.1: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 100% das crianças entre zero e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde. Figura 1: Proporção de crianças entre zero e 72 meses inscritas no programa da UBS Lindolfo Collor/RS, 2015. Resultados a cada mês: 28 (21,4%), 45 (34,4%), 69 (53,7%) e 131 (100%).

Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança Meta 2.1: Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas. Meta 2.2: Monitorar o crescimento em 100% das crianças. Meta 2.3: Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. Meta 2.4: Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. Meta 2.5: Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças.

Resultado: Meta de 100% alcançada em todos os meses quanto a primeira consulta na primeira semana de vida das crianças.

Resultado: No “Mês 2” apenas 28 crianças (62,2%) monitoradas devido as férias do outro médico. Figura 2: Proporção de crianças com monitoramento de desenvolvimento na UBS Lindolfo Collor/RS, 2015

Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança Meta 2.6: Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. Meta 2.7: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses. Meta 2.8: Realizar triagem auditiva em 100% das crianças. Meta 2.9: Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida.

Resultado: Meta de 100% alcançada em relação a atualização do calendário de vacina; realização da triagem auditiva e do teste do pezinho em até 7 dias de vida.

Resultado: Para obter este resultado só foram avaliados os dados das crianças entre 6 e 24 meses de idade, por isso não são todas as crianças que receberam a suplementação de ferro. Figura 3: Proporção de crianças de 6 a 24 meses com suplementação de ferro na UBS Lindolfo Collor/RS, 2015

Meta 2.10: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 e 72 meses. Meta 2.11: Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses de idade moradoras da área de abrangência, cadastradas na unidade de saúde

Resultado: não alcançamos 100% nos meses 2 e 3 por excesso de demanda na agenda da dentista. Figura 4: Proporção de crianças entre 0 e 72com avaliação de necessidade de atendimento odontológico na UBS Lindolfo Collor/RS, 2015.

Resultado: não alcançamos 100% nos meses 2 e 3 por excesso de demanda na agenda da dentista. Figura 5: Proporção de crianças de 6 e 72 com primeira consulta odontológica na UBS Lindolfo Collor/RS, 2015.

Objetivo 3. Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança Meta 3.1: Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. Alcançamos 100%. Objetivo 4. Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho da saúde da criança de 100% das crianças que consultam no serviço.

Objetivo 5. Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência Meta 5.1: Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa. Meta alcançada em 100%.

Objetivo 6. Promover a saúde das crianças Meta alcançada em 100% em relação a: Orientações sobre prevenção de acidentes durante a infância. Na puericultura todas as crianças foram colocadas para mamar. Orientações nutricionais de acordo com a faixa etária. Orientações sobre higiene bucal, etiologia e prevenção de cáries.

DISCUSSÃO Ampliação da cobertura da atenção às crianças; Melhoria dos registros; Qualificação da atenção/ Capacitação da equipe; Trabalho integrado dos profissionais; Satisfação da comunidade; Incorporação da intervenção à rotina da Unidade; Ampliação da cobertura para crianças de 0 a 18 anos;

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Ampliou conhecimentos da Atenção Básica e saúde da criança. Aprofundamento nos conhecimentos da saúde pública e da clínica médica. Trocas de ideias com colegas- qualificação do trabalho.

“Cada um de nós, enquanto cidadão, tem um papel a desempenhar na criação de um mundo melhor para as nossas crianças.” Nelson Mandela