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Luciane Silveira Miranda de Lima

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Apresentação em tema: "Luciane Silveira Miranda de Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Luciane Silveira Miranda de Lima
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Luciane Silveira Miranda de Lima Intervenção em Saúde Bucal na Escola Municipal Vila Torres da área de abrangência da Unidade Municipal de Saúde Capanema em Curitiba- Paraná Pelotas - RS 2013

2 Introdução Programa Saúde na Escola, tem como principal objetivo oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de escolares do ensino básico público. Responsabilidade das equipes de Saúde da Família assumir o protagonismo pela coordenação do cuidado dos escolares. UMS Capanema - Estratégia de Saúde da Família

3 Objetivo Principal Melhorar a qualidade da atenção à saúde bucal dos alunos da Escola Municipal Vila Torres em Curitiba, Paraná.

4 Objetivos Específicos
Ampliar a cobertura de atenção à saúde bucal de escolares da Escola Municipal Vila Torres. Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal dos escolares da EM Vila Torres. Melhorar a qualidade do atendimento em saúde bucal dos escolares da EM Vila Torres. Melhorar o registro das informações dos escolares da EM Vila Torres. Promover a Saúde Bucal na EM Vila Torres.

5 Sistema Municipal de Saúde da Cidade de Curitiba (PR)
habitantes 9 Distritos Sanitários de Saúde 109 Unidades Municipais de Saúde (UMS), sendo 55 UMS com ESF e 54 UMS tradicionais 2 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS) 7 Centros de Urgências Médicas (CMUMs), 5 com emergência odontológica, 4 Centro de Especialidades Médicas (CEM), 8 Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) para adultos e 2 infantis.

6 Área de abrangência 1- Escola Municipal Vila Torres 2- UMS Capanema
1º ao 5º ano – 5 a 14 anos escolares Região limítrofe da área de abrangência Localizada a 1,5 km da UMS Capanema 2- UMS Capanema 6090 habitantes 9 micro áreas 3 equipes de Saúde da Família Equipe do NASF 4 km do centro de Curitiba Área de reciclagem de papel

7 Metas Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica para 40% das crianças de 5 a 14 anos de idade, com atividade de cárie, da E.M. Vila Torres. Efetuar exame bucal conforme orientação do PSE em 100% dos escolares priorizados pelo programa na E.M. Vila Torres. Fazer busca ativa de 60% das crianças faltosas às consultas agendadas.

8 Metas Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 100% das crianças que receberem tratamento odontológico. Fornecer orientações sobre higiene bucal e prevenção de cárie dentária e gengivite para 100% das crianças da Escola Municipal Vila Torres. Realizar escovação dental orientada e com flúor nas crianças priorizadas.

9 Metodologia Ações realizadas nos 4 eixos pedagógicos
Caderno de Atenção Básica Saúde na Escola; Protocolo de Saúde Bucal do Município; Ações: Reuniões com a equipe; Contato com a Escola; Exames bucais;

10 Metodologia Exame Bucal

11 Metodologia Comunicados aos pais Atividades educativas

12 Metodologia Atividades Educativas - Alimentação Saudável

13 Metodologia Atividades Educativas - Feira de Ciências

14 Metodologia Sessões de escovação supervisionada e com flúor

15 Metodologia Sessões de escovação supervisionada e com flúor

16 Metodologia Ofertas de vagas para atendimento

17 Metodologia Monitoramento através das fichas e planilhas;
Visitas domiciliares para faltosos; Engajamento Público.

18 Resultados Indicador 1 Proporção de escolares examinados na EM Vila Torres Meta: Realizar exame bucal em 100% dos escolares

19 Resultados Indicador 2 Proporção de escolares examinados que necessitam de tratamento odontológico

20 Resultados Indicador 3 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos com primeira consulta odontológica Meta: 1ª consulta para 40% dos escolares

21 Resultados Indicador 4 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos com tratamento odontológico concluído

22 Resultados Indicador 5 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos que receberam visita para busca ativa Meta: fazer busca ativa de 60%dos faltosos

23 Resultados Indicador 6 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos com orientação sobre higiene bucal e prevenção de cárie Meta: Orientação para 100% dos escolares

24 Resultados Indicador 7 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos que participaram da escovação dental supervisionada

25 Resultados Indicador 8 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos com registro de saúde bucal atualizado Meta: registro atualizado de 100% dos escolares atendidos

26 Resultados Indicador 9 Proporção de crianças entre 5 e 14 anos com orientação sobre prevenção de gengivites Meta: Orientação para 100% dos escolares

27 Discussão Situação Anterior a Intervenção
Ampliação da cobertura de atenção à saúde bucal dos escolares Aumento do vínculo com a escola e famílias

28 Discussão Importância da Intervenção: Para a equipe: Capacitação
Trabalho integrado Para o serviço: Protocolo para outras intervenções. Para a comunidade: Aproximação da comunidade com a escola e a Unidade de Saúde

29 Discussão É viável a incorporação da intervenção a rotina do serviço:
Em consonância com o Programa Saúde na Escola desenvolvido pelo MS. Continuidade este ano (2013). Atuação voltada para maior envolvimento comunitário e para crianças de maior risco.

30 Reflexão Crítica sobre Processo Pessoal de Aprendizagem e na Implementação da Intervenção
Superou as expectativas pois: Abordou saúde pública especificamente para realidades das UBS. Conhecimento que pode ser realmente aplicado. Capacitação para análise crítica e estratégica sistematizada da situação da US.

31 Reflexão Crítica sobre Processo Pessoal de Aprendizagem e na Implementação da Intervenção
Intervenção desenvolvida ao longo dos meses através de roteiro e com o auxílio da tutoria. Possibilidade de utilizar como modelo em outras intervenções, como por exemplo: eixos pedagógicos, fichas e planilhas de acompanhamento.

32 Reflexão Crítica sobre Processo Pessoal de Aprendizagem e na Implementação da Intervenção
Possibilidade de atualização profissional através de: - Casos clínicos; - TQCs; - Estudos de Práticas Clínicas e, - Trocas de experiências com colegas de curso.


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