COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Basalto gabro.
INFILTRAÇÃO.
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
Solo – Definição e Perfis
Alteração e Perfis de Solo
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.
OS TIPOS DE SOLOS.
Formação dos solos: fatores e classes
Manejo ecológico do solo - I
ROCHAS E MINERAIS.
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Permeabilidade dos Solos
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
INTEMPERISMO:Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais. Não confundir intemperismo com erosão,
Joyce Alves Pereira Bolsista PIBID Agosto 2010
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Professora: Alexsandra Ribeiro
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
O Solo e o Meio Ambiente ....ou será Pedologia....
Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo
Tipos de Solo Externato Fernão Mendes Pinto Turma Mista 2009
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Rochas.
SOLO, O ALICERCE DA VIDA.
O SOLO.
Colégio São José 6º ano- Ciências Professora Vanesca 2014
USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
O SOLO 3ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
Formação do perfil do solo
Processos de formação do solo
Formação de rochas sedimentares
INTEMPERISMO (CONTINUAÇÃO - Capítulo 7)
Luciane Costa de Oliveira
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
PEDOLOGIA.
Os solos e a agricultura
Gabriel Hansen Rafaela Zell 4°A
- génese e constituição
REVISÃO PROVA BIMESTRAL –
Ciências Naturais – 8.º ano
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Concelhos para um bom Semestre
CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS SOLOS E SOLOS DO BRASIL.
TIPOS DE ROCHAS.
INVESTIGANDO OS TIPOS DE SOLOS (CAPÍTULO 08)
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
PEDOLOGIA Formação dos solos.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 Natureza e sociedade na modelagem do relevo
(Agentes internos e externos)
Rochas e solos Prof. Marcelo.
Solos e Rochas.
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
PEDOLOGIA: Formação, Classificação, Tipos de solo e Principais problemas.
Agentes Modeladores do Relevo
Ciências Humanas e suas Tipos de solo e suas características
Noções de morfologia do solo
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PIBID DE GEOGRAFIA 2016 OFICINA A GEOGRAFIA APRESENTA OS SOLOS DO BRASIL Bolsistas: Artur.
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES ENSINO FUNDAMENTAL II 7 º ANO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORA: ROGÉRIA VIEIRA

O SOLO: FORMAÇÃO E TIPOS O solo é formado a partir da rocha (material duro que também conhecemos como pedra), através da participação dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo, e a ajuda dos organismos vivos (fungos, liquens e outros) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até transformá-las em um material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral. Rocha matriz ou rocha-mãe é a rocha que, ao longo de muito tempo e pela ação da chuva, do vento e de outros fatores, dá origem ao solo.

SOLO é a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais (formados por intemperismo da rocha-mãe) e de húmus (matéria orgânica decomposta por ação de organismos do solo). Intemperismo é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas. O intemperismo é de grande importância também na formação dos solos.

OS AGENTES NATURAIS Choque térmico Vento Água Seres vivos Ocorre devido à variação de temperatura nas rochas, sendo mais típico em climas secos, sejam eles quentes ou frios. A rocha tende a se expandir quando aquecida e se contraem quando resfriada. Desta forma a rocha tende a se fragmentar pelo enfraquecimento de suas estruturas.

VENTO O solo sofre um grande desgaste com ação dos ventos fortes que carregam a sua camada superficial deixando-o pobre. Os grãos de areia são levados pela força do vento e provocam o desgaste das rochas: as partículas sólidas transportadas pelo vento se chocam contra as rochas com fossem lixas. ÁGUA A água participa do processo de formação do solo ao fragmentar as rochas,em especial,combinada com a alteração de temperatura. Esse fenômeno ocorre quando a água congela dentro de pequenas rachaduras ou espaços existentes nas rochas. Essa repetição, provoca a quebra das rochas em rochas menores. A água também dissolve substancias ( sais minerais) que formam as rochas, aumentando assim o seu desgaste.

SERES VIVOS As bactérias e os liquens conseguem se fixar em rochas úmidas. Liquens – Eliminam substâncias que corroem as rochas provocando a sua fragmentação. As bactérias e os liquens mortos permanecem sobre os fragmentos de rocha formando uma camada de material orgânico que permite a instalação de musgos. Sobre essa fina camada de matéria orgânica os musgos podem se fixar, crescer, morrer e serem decompostos.

Assim,novas camadas vão surgindo,tornando o solo cada vez mais espesso e rico em matéria orgânica.Isso permite que vegetais maiores se instalem na superfície desse solo. A FORMAÇÃO DO SOLO

Partículas minerais: areia,silte e argila. Água e ar Material orgânico COMPONENTES DO SOLO: Partículas minerais: areia,silte e argila. Água e ar Material orgânico PARTÍCULAS MINERAIS : São provenientes da fragmentação das rochas .A diferença entre essas partículas minerais é o tamanho de seus grãos(fragmentos.

AREIA: Apresenta grãos cujo tamanho varia de 0,05 mm a 2 mm;os grãos são claros,brilhantes e dificilmente se esfarelam;são visíveis a olho nu. Silte: Apresenta grãos menores do que os da areia, com tamanho variando de 0,002 mm a 0,05 mm; somente os grãos maiores são visíveis a olho nu. Argila: Apresenta grãos ainda menores do que o silte e só podem ser observados com o auxilio de uma lupa ou microscópio,pois são muito pequenos,menores do que 0,002mm.

TERRA ROXA: refere-se ao solo de origem basáltica ( rocha magmática) TERRA ROXA: refere-se ao solo de origem basáltica ( rocha magmática).Rico em ferro. Cor avermelhada escura.Não é um solo fértil, necessitando a aplicação constante e fertilizantes. Plantio de café,algodão,cana de açúcar e laranja. Água e ar: Se você observar o solo vai perceber a existência de vários espaços aparentemente vazios, os poros.

Nesses espaços, entre as partículas minerais, ficam retidos a água e o ar,importantes para a existência de seres vivos e para que as plantas cresçam. Material orgânico:A camada superficial do solo é úmida e escura.Ela é formada por restos de seres vivos em decomposição ( húmus). O húmus é importante para os vegetais e pequenos animais,pois é rico em nutrientes,além de conter água e ar. O húmus se mantém aerado e úmido. É uma camada fértil ( bom para o plantio). Contêm sais minerais e água.

TIPOS DE SOLOS Solos arenosos Os solos arenosos têm boa aeração( ar) e a água penetra com mais facilidade,com isso a planta se desenvolve mais. O solo arenoso é 100% composto de areia,o deserto é um deles. Solos argilosos Não são tão arejados, mas armazenam mais água. São menos permeáveis;a água passa mais lentamente ficando então armazenada. Alguns solos brasileiros mesmo tendo muita argila, apresentam grande permeabilidade. Solos siltosos Possuem grande quantidade de silte, são muito sujeitos a erosão . O silte não se mistura como a argila suas partículas são muito pequenas e leves. Solo humífero Esse solo apresenta uma quantidade maior de húmus em relação aos outros. É um solo geralmente fértil, ou seja, um solo onde os vegetais encontram melhores condições para se desenvolverem.