ESTADOS UNIDOS SÉC. XIX.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Advertisements

Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
Os Estados Unidos no século XIX
1 - Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
Estados Unidos Séc XIX Prof. Delzymar Dias.
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX - OS EUA NO SÉCULO XIX.
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX.
A Guerra de Secessão A GUERRA TOTAL: EUA ( )
Os Estados Unidos no século XIX
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
OS EUA Século XIX.
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3
1) CONTEXTO DAS GUERRAS NAPOLEÔNICAS:
A gênese geoeconômica do território brasileiro
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX. Giuseppe Garibaldi  O herói de dois mundos (RS – Revolução Farroupilha);  Camisas Vermelhas - nacionalismo.
“ A Paz do Café ” O café chegou ao Brasil no século XVIII e começou a crescer graças ao desequilíbrio da cafeicultura no Haiti. 2 Grandes Fases: 1° Baixada.
Segunda Guerra Mundial ( ). 1. Contexto histórico e motivações Ascensão da Alemanha Nazista na década de 1930: A maior prejudicada da Primeira.
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
Estados Unidos: a conquista do oeste e a Guerra Civil Americana pp Prof. Rodrigo Calsani.
OS EUA NO SÉCULO XIX. Aumento populacional: – 3,5 milhões em 1776 e 7 milhões em – Emigrantes europeus. Más condições na Europa. Terras disponíveis.
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo). Os europeus em uma nova onda de colonização A revolução industrial se expande por alguns países da Europa e.
A Independência dos Estados Unidos da América (1776)
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Revolução Russa.
Trabalho realizado por: Luís Rodrigues, nº 15
América Espanhola Independência do Haiti
A ERA NAPOLEÔNICA.
História Sociedade & Cidadania Alfredo Boulos Jr.
Capítulo 26 – 3ª. Série do ensino médio
O Antigo Regime em Portugal
Imperialismo – neocolonialismo do séc XIX
Aulas 13 e 14: Ascensões tardias: Estados Unidos, Alemanha e Japão
Os EUA no Século XIX O Destino Manifesto -Marcha para Oeste
Estados Unidos no século XIX
O que é região? Regionalização
A Inglaterra e os Estados Unidos no séc. XIX
A marcha para o Oeste Guerra Civil dos EUA
Indústria.
1 - Independências das nações latino-americanas:
A gênese geoeconômica do território brasileiro
A liberdade guiando o povo
Estados Unidos Séc XIX.
Processos de independência na América Espanhola
1 - Independências das nações latino-americanas:
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
Estados Unidos no século XIX
Colonização – conceitos básicos
LIMITES E FRONTEIRAS TERRITORIAIS DO BRASIL
Economia Cafeeira No Segundo Reinado Brasileiro
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
História Sociedade & Cidadania Alfredo Boulos Jr.
Economia Imperial (XIX)
A QUESTÃO AGRARIA DURANTE O REGIME MILITAR
América Anglo-Saxônica
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Preparatório EsPCEx História Geral
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan
Formação e Independência dos Estados Unidos
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Ensino Médio HISTÓRIA Revolução Russa Aula 2.
A Guerra Civil e Diplomacia Internacional
HISTÓRIA 2018 RETROSPECTIVA
Destino Manifesto e Expansão para o Oeste
Transcrição da apresentação:

ESTADOS UNIDOS SÉC. XIX

EUA SÉC. XIX No Sec. XIX os Estados Unidos caracterizaram-se pela expansão para o Oeste e pela Guerra de Secessão que levou a consolidação do desenvolvimento capitalista.

EUA Após Independência Postura Isolacionista Que lhe beneficiou muito(econômico,aumento da população com imigrantes e consolidação no continente) Compra da Lousiana(1803) Acomodar onda migratória e dar acesso a terras férteis. Em 1810 o isolacionismo teve que ser revisto devido a acontecimentos europeus(Bloqueio Continental,Guerras Napoleônicas) que prejudicaram o comércio norte-americano e a pressões inglesas que levaram a 2 °Guerra da Independência (Paz Eterna de Grand - 1814)

Expansão Territorial Primeira metade do Século XIX Conquista de territórios em direção ao Oceano Pacífico Marcha para o Oeste(Farwest)

Fatores da Expansão Imigração intensa de europeus para a América Dificuldade Financeira Cercamentos Mecanização do Campo Unificações Fatores Internos Descoberta do ouro na Califórnia Construção de Ferrovias ligando o leste ao oeste Destino Manifesto

Justificativas para a Expansão Religioso Destino Manifesto – Os norte-americanos era destinados por Deus a ocuparem as terras situadas entre o Atlântico ao Pacifico Político Doutrina Monroe – “A América para os americanos” Lei sobre Terras Homestead Act – Destinado a favorecer a expansão para o oeste, seria doado uma extensão de 64 hectares para quem cultivasse a terra por 5 anos.

Mecanismos de Conquista Por compra, anexação ou guerra, o território americano foi da costa Atlântica à do Pacífico e transformou-se em país continental em 1840. Lousiana(1803) - Comprada por 15 milhões da França Flórida(1819) - Comprada da Espanha Texas(1845) - Anexação após sua independência do México Oregon(1846) - Cedido pela Inglaterra Arizona,Califórnia,Nevada,Novo México e Utah(1848) - Tratado de Guadalupe Hidalgo após a derrota do México na Guerra. Faixa de Gadsden(1867) - Comprado do México por 10 milhões Alasca(1867) - Comprado do Império Russo por 7,2 milhões Porto Rico,Guam e Filipinas (1898) - Guerra Hispano-Americana,Tratado de Paris Havaí(1898) - Anexado pelos EUA

Territórios Conquistados

Territórios Conquistados

Consequências da expansão Grande desenvolvimento da Economia. Crescimento Populacional. Formação de sociedades diferenciadas dentro do país. Norte : Burguesia industrial e comercial,desenvolvido Sul : Grandes aristocratas vinculados ao latifúndio, à exportação e a escravidão,Agrário

Guerra de Secessão(1861 - 1865)

Divisão Azul – Estados da União Vermelho – Estados Confederados Azul Claro – Estados Escravistas que permaneceram do lado da União Branco – Territórios que posteriormente seriam elevados a categoria de estado

Conflito Norte : Estados da União Industrializado Sul : Estados Confederados Agrário Exportador

Fatores Protecionismo Alfandegário : Norte – Altas tarifas , focava no mercado interno(Protecionismo) Sul – Baixas Tarifas , exportação(liberalismo) Escravismo : Norte - Mão de obra livre e assalariada Sul – Escravidão Sul ciente de sua importância queria dirigir a politica econômica do pais. Foi eleito o Republicano Abraham Lincoln em 1860 Tratou-se de um conflito entre os dois modelos opostos “guerra entre o século XVIII (SUL) e o século XX (NORTE) travada no século XIX.”

A Guerra Norte Sul População de 20 milhões Industrializado Ampla rede ferroviária Protecionista e Abolicionista Economia diversificada População de 11 milhões sendo 4 milhões escravos. Agrário exportador Liberalista e Escravista Poucas Indústrias

Processo Com a vitória de Abraham Lincoln a Carolina do Sul(dezembro 1860) e mais 6 estados declararam a secessão da União(fevereiro 1861).  O presidente James Buchanan e o presidente-eleito Lincoln recusaram-se a reconhecer os Confederados, declarando que isto era ilegal.Os Confederados escolheram Jefferson Davis como seu presidente provisório em 9 de fevereiro de 1861. Lincoln e quase todos os líderes republicanos concordaram que o desmantelamento da União não poderia ser tolerado. Em 12 de abril de 1861, as foças confederadas dispararam contra as tropas da União no Fort Sumter, forçando-os a se renderem, e começando a guerra. De abril até junho de 1861,mais quatro estados se juntaram aos Confederados. "Confiscation Act“ - Sinalizou o apoio político para abolir a escravidão nos Estados Confederados Guerra de recursos técnicos modernos e guerra total (X exércitos e população adversária). Em abril de 1865 os confederados renderam-se sem apoio estrangeiro / Sul totalmente arrasado.

Abraham Lincoln (1809 - 1865)

O Pós Guerra Lincoln foi assassinado (14/04/1865) Sul passou a ser tratado como terra conquistada (especuladores e ocupação militar). Aceleração do desenvolvimento (ampliação do mercado interno, medidas protecionistas, a imigração acelerou, ferrovias intercontinentais). População negra não se beneficiou (marginalização, ausência de direitos político, perseguição por grupos racistas). Polity Big Stick – “Fale com suavidade e tenha a mão um grande porrete” Poder para retaliar caso fosse necessario

Consequências Escravismo foi abolido – Sem solução para a questão negra Surgimento de grupos racistas Adoção de políticas voltadas para o desenvolvimento industrial Estruturação de uma economia de mercado interno dinâmica Expansão das ferrovias Aprofunda-se o processo de industrialização dos EUA , fator que o leva a potencia mundial Criação da Ku – Klux - Klan

Ku – Klux - Klan Organização racista criada pelos fazendeiros sulistas.  Apoiam a supremacia branca e o protestantismo

Ku - Klux - Klan