Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

Nesse espaço virtual iremos revisar alguns conceito matemáticos os quais facilitarão a sua compreensão e resolução dos exercícios.
PROGRESSÕESMATEMÁTICASUCESSÃO junho Prof. Carmem Sperling MÁRIO HANADA.
Professores: José Junior e Francisco Braga 8ª Série/9º Ano - EF
8ª Série Prof. Arthur Bernd
AS PROGRESSÕES Aceite para publicação em 22 de novembro de 2012.
Resolução de Problemas em Matemática
AS PROGRESSÕES.
Composta de funções.
Sistemas lineares.
SISTEMAS DE EQUAÇÕES.
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
→ Média Aritmética Ponderada
Capítulo 9 – Progressão Aritmética (PA)
Capítulo 9 – Progressão Geométrica (PG)
O que você deve saber sobre
Polinômios Prof. Marlon.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
SISTEMAS LINEARES II Prof. Marlon.
FUNÇÃO MODULAR.
) {x  N*, x é impar e x  12} 02) B - {3, 12}
EQUAÇÕES A primeira referência histórica que temos sobre equações refere-se ao papiro de Rhind, um dos documentos matemáticos dos antigos egípcios. Sabe-se.
Ana Luísa Pires Adaptado por Jose Camilo Chaves
Técnicas de Contagem.
Técnica de Contagem.
Equações do 1º grau a 2 incógnitas
Professor João Gilberto
PROGRESSÕES JUDITE GOMES
AULA 4 Função Exponencial.
Progressão Aritmética
Teoria da Produção e do Custo
TENSÕES E CORRENTES EM CIRCUITOS TRIFÁSICOS BALANCEADOS Sistemas de potência são alimentados por geradores trifásicos. De maneira ideal, os geradores suprem.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
AULA 3 Função Quadrática Função Modular.
Professor: Juliano Lucas Gonçalves
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Funções.
Aulão tópicos UDESC MATEMÁTICA
EXERCÍCIOS 30 a) o 20º termo da PA (2,7,...) O 20º termo desta PA é 97.
MATRIZES.
PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Aula de Matemática Conteúdo da aula: COMETA
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
Um total de R$ 580,00 foi dividido por um pai entre seus dois filhos, em partes diretamente proporcionais às suas respectivas idades: 10 e 15 anos. Nessas.
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
Progressão Geométrica Matrizes Questão nº01  Na P.G., a posição do termo é...
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
Prof.Fabiano Progressão Aritmética
ÁLGEBRA – AULA 2 Equações.
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Matemática Financeira
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS
SISTEMAS LINEARES Prof. Moacir.
Campus de Caraguatatuba Matemática Discreta 1 – MD 1
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Progressão Aritmética – P.A. Observe as sequências numéricas abaixo:
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Você consegue reconhecer uma P.A. na sequência abaixo?
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Definição, Classificação e Termo Geral da P. G.
PROGRESSÕES.
Transcrição da apresentação:

Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá professor Rodrigo Cavalcanti

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Imaginemos uma situação em que um atleta inicie seu treinamento numa pista de corrida de 300 m, percorrendo 2 voltas no 1º dia, 5 voltas no 2º dia, 8 voltas no 3º dia e assim por diante, até atingir o limite da sua capacidade. Monte uma tabela que informe a quantidade de voltas dadas em função do número de dias, detalhando como se chega ao resultado da quantidade de voltas dadas. (Monte sua tabela até o 5º dia) Exemplo do detalhamento: 1º dia = 2 voltas 2º dia = 2 voltas + 3 voltas = 5 voltas Há algo que sempre se repete nessa tabela? Em caso afirmativo, o que se repete?

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Qual a quantidade de voltas dadas no 10º dia? Na sua opinião, por que este exemplo é uma PA? A partir do exemplo dado, generalize o conceito de PA. Agora, compare o seu conceito com o conceito formal de PA Progressão Aritmética (PA) é toda sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual à soma do termo anterior com uma constante r. O número r é chamado de razão da progressão aritmética. Exemplos a) A sequência (4, 9, 14, 19, 24, 29, 34, 39) é uma PA finita de razão r = 5 b) A sequência (18,10, 2, -6, -14, ...) é uma PA infinita de razão r = - 8 c) A sequência (4, 4, 4, 4, 4, ...) é uma PA infinita de razão r = 0.

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá No exemplo da pista de atletismo, temos uma PA finita ou infinita? Por que? Qual a razão do problema proposto? Considere uma PA qualquer de razão r: Como podemos obter a razão r na sequência acima? Resposta: A que conclusão podemos chegar a partir do resultado supracitado? Resposta: A diferença de dois termos consecutivos quaisquer é constante e igual à razão r.

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Exercícios Resolvidos 01. Calcular a razão da PA que tem termos Resolução:

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Exercícios Resolvidos 02. Verificar se as sequências abaixo são progressões aritméticas ou não. a) (5, 9, 13, 17, 21) Resposta: É uma PA de razão 4. b) (-2, -5, -8, -12) Resposta: Não é uma PA , pois a mesma não possui uma razão constante. c) tal que Resolução: Para n = 1, temos: Para n = 2, temos:

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Para n = 3, temos: Para n = 4, temos: Logo, podemos escrever a seguinte sequência: (4, 7, 10, 13) Resposta: É uma PA de razão 3. d) Resolução: Para n = 1, temos: Para n = 2, temos: Para n = 3, temos: Para n = 4, temos: Logo, podemos escrever a seguinte sequência: (7,11, 15, 19,...) Resposta: É uma PA de razão 4.

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Classificação de uma PA Uma PA é crescente quando cada termo, a partir do segundo, é maior que o anterior. Isso só ocorre quando a razão é positiva. Exemplo: (6, 10, 14, 18, ...) é uma PA crescente pois sua razão é 4, ou seja, é uma razão positiva. Uma PA é decrescente quando cada termo, a partir do segundo, é menor que o anterior. Isso só ocorre quando a razão é negativa. Exemplo: (13, 8, 3, -2, -7, ...) é uma PA crescente pois sua razão é -5, ou seja, é uma razão negativa. Uma PA é constante quando todos os seus termos são iguais. Isso só ocorre quando a razão é nula. Exemplo: (33, 33, 33, 33, ...) é uma PA constante pois sua razão é 0, ou seja, é uma razão nula.

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Exercício Resolvido 01. Determinar a PA decrescente de três termos, sabendo que a soma desses termos é 3 e o produto deles é . Resolução: Se chamarmos cada termo de uma incógnita diferente teremos um problema, pois ficaremos com duas equações e três incógnitas, o que impossibilitará a resolução deste exercício. Para resolvermos este problema, basta chamar o termo do meio de x e escrever o 1º e o 3º termos em função do 2º termo. Logo, teremos: 1º termo: x - r 2º termo: x 3º termo: x + r

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá 1ª informação: a soma desses termos é 3. Equação: 2ª informação: o produto deles é . Equação: Substituindo x por 1, temos: x (-1) Não serve, pois r > 0 Serve, pois r < 0

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá O que a questão pede?: determinar a PA decrescente de três termos Para encontrarmos os valores dos três termos, substituiremos x por 1 e r por - 2/3. Logo teremos os seguintes termos: 1º termo: x – r = 2º termo: x 3º termo: x + r = Concluímos então que a PA decrescente de três termos é dada por:

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Fórmula do Termo Geral de uma PA Podemos escrever qualquer termo de uma PA apenas em função do 1º termo e da razão. Assim, podemos escrever: O que sempre se repete nos termos? Perceba que o número que multiplica a razão possui uma unidade a menos que o número que representa o termo da PA. Como podemos escrever o vigésimo termo de uma PA apenas em função do 1º termo e da razão? Como podemos escrever o enésimo termo de uma PA apenas em função do 1º termo e da razão?

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Exercícios Resolvidos 01. Determinar o 51º termo da PA (4, 10, 16, 22, ...) Resolução: De acordo com o que vimos, podemos calcular o 51º termo da PA acima utilizando a seguinte equação: Podemos perceber que, para encontrarmos o 51º termo, necessitamos dos valores do primeiro termo e da razão. Observando a PA acima, podemos verificar que o primeiro termo é o número 4 e que a razão é o número 6. Então, teremos: Concluímos, assim, que o 51º termo da PA é 304.

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Exercícios Resolvidos 02. Obter a razão da PA tal que Resolução: De acordo com o que vimos, podemos calcular a razão da PA acima utilizando a seguinte equação: Se substituirmos n por 5, ficaremos apenas com a razão como incógnita e teremos: Concluímos que a razão da PA é 1/4.

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Exercícios Resolvidos 03. Determinar o número de termos da PA (2, 10, 18, ..., 250) Resolução: De acordo com o que vimos, podemos calcular o número de termos n da PA acima utilizando a seguinte equação: De acordo com a fórmula acima, podemos perceber que para acharmos o valor de n, precisamos dos valores do primeiro termo, do enésimo termo e da razão da PA dada. Se a PA tem n termos, então o enésimo termo será, necessariamente, o último termo, logo o enésimo termo é o número 250 Podemos verificar que o primeiro termo é o número 2 e que a razão da PA dada é o número 8. Resumindo, temos as seguintes informações: Substituindo esses valores na fórmula do termo geral de uma PA, temos: Concluímos, então, que a PA possui 32 termos.

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Exercícios Resolvidos 04. A partir do momento em que havia 684 pessoas em um ginásio de esportes, a contagem dos torcedores que entravam passou a ser feita por catracas que registraram o ingresso de 208 pessoas por hora, até completar a capacidade máxima do ginásio de 3.180 expectadores. Ninguém saiu antes do jogo, que começou quando a capacidade máxima do ginásio foi atingida. Construir a sequência em que os termos representem o número de pessoas no ginásio, hora a hora, a partir do instante em que a contagem das pessoas passou a ser feita por catracas. Resolução: Podemos perceber que a sequência solicitada no item a trata-se de uma PA, de acordo com sua definição.

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Resumindo, temos: O primeiro termo é o número 684, pois refere-se a quantidade de pessoas que havia no ginásio no momento em que se começou a controlar a entrada das mesmas no ginásio pela catraca. A razão é o número 208, pois refere-se a quantidade fixa de pessoas que entram no ginásio a cada hora. O enésimo e último termo é o número 3.180, pois refere-se à capacidade máxima do ginásio de esportes. Logo, para respondermos o item a, precisaremos encontrar o número n de termos da sequência para podermos escrevê-la. Construiremos a sequência da seguinte maneira:

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá Logo, podemos escrever a seguinte PA: (684, 892, 1.100, 1.308, 1516, ... , 3.180) b) Durante quantas horas as catracas estiveram em funcionamento? Resolução: 684 pessoas (n = 1) t = 0 hora 892 pessoas (n = 2) t = 1 hora 1100 pessoas (n = 3) t = 2 horas Percebe-se que, o valor do tempo t, em horas, é uma unidade inferior à quantidade n de termos da PA em questão. Então podemos concluir que: As catracas estiveram em funcionamento durante 12 horas.

Progressão Aritmética Exercícios Resolvidos 05. Qual a razão de uma determinada PA, sabendo-se que nela, a soma do primeiro termo com o quinto é 26 e que a soma do segundo termo com o nono é 46? Resolução: Temos as seguintes informações: Logo, colocaremos todos os termos em função do primeiro termo e da razão, da seguinte maneira: De acordo com as informações, temos quatro incógnitas e duas equações. Além disso, em nenhuma das equações aparece a incógnita que queremos descobrir, que, no caso, é r. Logo, reescrevendo as informações iniciais, temos:

Progressão Aritmética Conclusão: A razão da PA em questão é 4. Iremos resolver o sistema encontrado pelo método da adição x (-2) Adicionando as duas equações, temos: Conclusão: A razão da PA em questão é 4.

Progressão Aritmética Exercícios Resolvidos 06. Interpolar (ou seja, inserir) 4 meios aritméticos entre 1 e 11, nessa ordem. Resolução: O que queremos é completar uma PA com 6 termos, conhecendo-se o primeiro termo o último termo. Logo, podemos fazer a representação do seguinte esquema: De acordo com o esquema, precisamos descobrir a razão para encontrarmos os termos que estão faltando. Logo, a PA é (1, 3, 5, 7, 9, 11)

Progressão Aritmética Conclusão: O 40º termo da PA é 119. Exercícios Resolvidos 07. Obter o 40º termo da PA de razão 3, em que o vigésimo primeiro termo é o número 62. Resolução: Esquema do problema: Sabemos que , ou seja, precisamos encontrar o primeiro termo para encontramos o quadragésimo termo. Conclusão: O 40º termo da PA é 119.

Progressão Aritmética Professor: Eduardo Jatobá