Estilos e Abordagens.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aqui vão algumas dicas para facilitar sua navegação
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Resumo.
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Desafio.
Planejamento de Tutoria
Histórico da Tutoria.
O Aluno a Distância.
Planejamento geral de um curso
Aprender ao Longo da Vida
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
Etiqueta Virtual.
Projeto de Intervenção
Metodologia de Pesquisa
COMO elaborar um ENSAiO ACADÊMICO
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Planejamento de Tutoria
Formas de Interação.
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
Comunicação e Interação
Histórico do Monitor.
Apresentação.
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Planejamento e Plano de Ensino.
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
13 Liderança nos Grupos - Atividades
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Resumo.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
MBA em U.A.N. GESTÃO DE PESSOAS Como Elaborar Um Currículo Atrativo e que Facilite Ser Chamado para uma Entrevista.
Como elaborar um plano de aula
Etapas de uma sequência didática
METODOLOGIA CIENTÍFICA
SOFTWARE LIVRE CONTEXTO E REALIDADE BRASILEIRA
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Resumo.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
1 HISTÓRICO DO ECLE CAP.2 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
Leitura e Documentação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

Estilos e Abordagens

Você, como autor, na maioria das vezes está familiarizado com o conteúdo e as informações relacionadas à sua área de atuação, certo? Porém a dificuldade maior é de que forma estruturar esse conteúdo no papel. Mas fique tranquilo, pois nesta aula você estudará exatamente as abordagens para o desenvolvimento desse conteúdo.

Abordagens para o desenvolvimento do conteúdo

Abordagens para desenvolvimento do conteúdo Para facilitar a estruturação do conteúdo, Laaser (1997) mostra o conceito de três abordagens que auxiliarão no desenvolvimento do conteúdo. Abordagem Lógica Esta abordagem contempla o método dedutivo e o método indutivo. No primeiro, o conteudista desenvolve o material partindo da causa para os efeitos, do princípio para as consequências, do geral para o específico, do abstrato para o concreto. O método indutivo pode ser uma melhor opção no que se refere à aprendizagem dos alunos, principalmente do aluno adulto, que é o nosso foco na EaD, pois trabalha o conteúdo a partir de exemplos reais, de situações concretas, para depois fazer a ligação com a teoria.

Abordagens para desenvolvimento do conteúdo Abordagem Centrada nos Problemas Esta abordagem é semelhante ao método indutivo, pois ela pode ser trabalhada a partir de um estudo de caso ou de um problema concreto. Deve ter como objetivo auxiliar o aluno a analisar o problema e buscar soluções para o mesmo, a partir da teoria estudada. Abordagem Relacionada ao Desempenho Esta abordagem trabalha o conteúdo passo a passo, ou seja, o aluno desenvolve uma habilidade por vez, a partir de avaliações realizadas no decorrer do conteúdo e instruções claras e objetivas.

“Mas, qual é a melhor abordagem que devo utilizar?” Abordagens para desenvolvimento do conteúdo “Mas, qual é a melhor abordagem que devo utilizar?” Para essa pergunta só você terá a resposta, pois não existe a melhor abordagem, o que existe é a mais adequada dentro do contexto em que ela será utilizada. E isso só você poderá identificar, a partir da definição do perfil do público-alvo e do grau de dificuldade do conteúdo.

Então, seguem algumas dicas. Bem, após a escolha da abordagem, você precisa organizar a estrutura do conteúdo e a sequência em que ele será abordado. Outro aspecto essencial, também nesta etapa, se refere à linguagem que você utilizará no material. Então, seguem algumas dicas.

Dicas de Linguagem

Dicas de Linguagem Se for possível simplificar, para que complicar? Evite frases longas, construções indiretas, duplas, negativas e tudo que torna o texto “pesado”. O vocabulário deve ser de fácil acesso, na norma culta - o que não significa subestimar a inteligência do educando. Desenvolva o material como se você estivesse conversando com o aluno, procure dialogar com ele no decorrer do conteúdo, assim ele não se sentirá sozinho quando estiver estudando. Varie as abordagens, para dinamizar a leitura: citações, depoimentos, exemplos. Facilite o processo de leitura, organizando os conteúdos em parágrafos, chamadas intermediárias, tópicos. Eventualmente, o participante desconhece palavras técnicas. No caso de empregá-las, defina com hipertexto. Procure manter um volume mais ou menos uniforme de texto em cada aula. Caso o tema abordado seja extenso, subdivida em páginas para evitar muitas rolagens.

Dicas de Linguagem Trate o educando pelo singular, como se estivesse falando com ele, de forma pessoal. Não empregue referências temporais não datadas, tais como: “como você viu ontem”, ou “como estudará amanhã”, pois o participante tem autonomia para acessar os conteúdos no momento que desejar. Ao elaborar sínteses e revisões, reescreva o mesmo conteúdo utilizando sinônimos e outras abordagens, isso auxilia no processo de aprendizagem. Para que a linguagem empregada traga o retorno que você deseja, tenha em mente o processo de comunicação, que envolve as relações: aluno-aluno, aluno-professor e/ou aluno-monitor.

Você terminou a Aula 3. Agora vá em frente e aplique seus Conhecimentos. Ah... e na próxima aula você estudará sobre memória e aprendizagem.