S UBUNIDADE 6 - P UBLICAÇÃO Escola Secundária de Cantanhede Aplicações Informáticas B Maio de 2013 U NIDADE 4 – U TILIZAÇÃO DOS SISTEMAS M ULTIMÉDIA 1.

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Transcrição da apresentação:

S UBUNIDADE 6 - P UBLICAÇÃO Escola Secundária de Cantanhede Aplicações Informáticas B Maio de 2013 U NIDADE 4 – U TILIZAÇÃO DOS SISTEMAS M ULTIMÉDIA 1

D IVULGAÇÃO DE VÍDEOS E SOM VIA REDE Internet é o meio usado mais frequentemente na divulgação de todo o tipo de informação. Cada vez mais é utilizada para divulgar aplicações multimédia com vídeo, áudio, texto, imagem e animação. Existe, pois, uma grande necessidade de transmitir elevadas quantidades de dados (videoconferência, rádio, TV). 2

M ÉTODOS DE TRANSMISSÃO Streaming – consiste na transmissão de dados para aplicações em tempo real, através da Internet. É um processo que transmite a execução de ficheiros de áudio e de vídeo enquanto são descarregados na Internet (divididos em pacotes de dados guardados num buffer e reproduzidos pela ordem correta não sendo guardados no computador de forma permanente). Ex.: transmissão em tempo real da emissão de uma estação de rádio ou de uma televisão. 3

M ÉTODOS DE TRANSMISSÃO Download – é o processo de transmissão de dados a partir de um servidor da Internet para o computador do utilizador. Depois do processo concluído, resulta num ficheiro guardado no computador do utilizador que o pode executar ou reproduzir. O processo inverso é o Upload. Este processo resulta numa cópia de ficheiro para computador do cliente, podendo executá-lo ou reproduzi-lo. Ex.: Download de um ficheiro em anexo a um . 4

M ÉTODOS DE TRANSMISSÃO Download progressivo – é um método que descarrega todo o ficheiro e começa a reproduzi-lo logo que a parte já transferida permita a reprodução de forma ininterrupta (ao contrário do streaming que envia pequenas porções de conteúdo em cada momento). Ex.: Ver um vídeo no youtube. 5

R ECURSOS NECESSÁRIOS Servidores de conteúdo multimédia, ligados aos utilizadores, preferencialmente através de ligações de alto débito. Computadores dos utilizadores com software necessário para a reprodução dos conteúdos multimédia Exemplo: Windows Media Player. Plug-Ins – softwares especiais que trabalham com o browser, permitindo realizar o download e a descompressão de ficheiros para permitir reproduzir vídeo e áudio por streaming. 6

C ODECS ESPECÍFICOS São instalados codecs específicos para que o conteúdo multimédia codificado possa ser executado pela aplicação. Por exemplo, o Windows Media Player para reproduzir ficheiros de vídeo AVI e ser codificado com o codec DIVX, é necessário ter instalado o Windows Media Player Codecs Pack (conjunto de codecs para vários formatos de conteúdo) 7

P RODUÇÃO A produção de aplicações multimédia consiste inicialmente no desenvolvimento dos conteúdos multimédia (software que permite trabalhar com imagem, som e vídeo) e, a partir daqui, no desenvolvimento das aplicações multimédia propriamente ditas (utilizadas linguagens de programação ou software de autor evitando a escrita de código). 8

U SO DE SOFTWARE SERVIDOR E CLIENTE Disponibilizar o conteúdo multimédia pela Internet implica uma ARQUITECTURA CLIENTE/ SERVIDOR em rede. O cliente faz um pedido e o servidor responde, realizando-o. Computador cliente – através de browser e outro software é especializado na interpretação e na melhor reprodução de dados. Servidor Multimédia – computador com capacidade para armazenar, transmitir e integrar todos os conteúdos multimédia envolvidos. 9

E XEMPLOS DE PUBLICAÇÃO Criar um blog e debater temáticas Publicação nas redes sociais Criar um pequeno website no google sites Participar em fóruns de discusão etc 10