Reunión de Trabajo Grupo Censos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Advertisements

Realização: Meta Instituto de Pesquisa de Opinião
Brasil Maior país e maior população da América do Sul
Álvaro Escrivão Junior
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Trabalho de campo à cargo de LAB Pesquisas, realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2007 com uma amostra de 216 entrevistas.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD
2º Seminário de Análise dos Resultados da PNAD
Censo Agropecuário 2006 Rio Branco - Acre de 20 a 24 de julho de 2008 XLVI Congresso SOBER.
Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores
Experiência brasileira
PARIS 21 SAN SALVADOR 7 – 9 DE MAIO DE 2003
Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra
Etapas na elaboração de uma pesquisa
Capa Disciplina: GEODÉSIA APLICADA AO GEORREFERENCIAMENTO
Moradia, Segregação e Exclusão Espacial
Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra
Observatório dos Técnicos em Saúde
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Fontes de Dados Demográficos
Prof. Dr. José Eustáquio Diniz Alves Maio de 2007
CENSO ESCOLAR 2007.
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Projeto INAF - População Carcerária
III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE
Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares
Eduardo L.G. Rios-Neto 16 de março de 2011 SEMINÁRIO: O FUTURO DA PREVIDÊNCIA NO BRASIL MESA 1 O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: EQUILÍBRIO DE LONGO.
DIRETORIA DE INFORMÁTICA 03/03/2008 Coleta de dados por computadores de mão para Censos de proporções continentais Projeto desenvolvido do 3º trimestre.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Quem somos O que fazemos Slide 1
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
“Ronda de Censos 2010: Una visión armonizada”
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social FORUM NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - FNPS BRASÍLIA, ABRIL.
II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais -Rio de Janeiro - 21 a 25 de agosto de 2006 Mesa Redonda.
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
Longevidade.
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 5 Conhecendo Grandes Bancos de Dados Públicos.
Indicadores para um novo regionalismo no Brasil:
IV SIMPÓSIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ESTATÍSTICA EM ÁFRICA PREPARAÇÃO DOS CENSOS DA POPULAÇÃO E DA HABITAÇÃO DA RONDA – 13 de Fevereiro de 2009.
PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA DESAFIOS E PERSPECTIVAS
1 Temas para 3 o Seminário sobre Métodos Alternativos para Censos Demográficos Rio de Janeiro, 29 – 31 de maio de 2006 Tema 1 - Acompanhamento dos trabalhos.
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
Rodrigo Silva da Conceição / Liane M. Azevedo Dornelles UERJ
na Região Hidrográfica do
Fonte: SAR/ANA – Banco de Dados Hidro Total de 1 Estação 1920 Fonte: SAR/ANA - Banco de Dados Hidro.
Diretoria de Pesquisas Coordenação de Agropecuária- COAGRO CONFEST – 2006 Atualização de cadastro de produtores agropecuários com fontes externas ao IBGE.
Dado Único de Safra Flavio Pinto Bolliger Coordenação de Agropecuária Diretoria de Pesquisas VI CONFEST Rio de Janeiro – RJ – 23/08/06.
Uma visão sócio-espacial para o planejamento das redes de distribuição de energia elétrica I Encontro Nacional sobre Geoprocessamento no Setor Elétrico.
Políticas Públicas – conceitos
Contagem da População 2007, Censo Demográfico 2010 e Modalidades Alternativas para Censos de População II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de.
Desafios e oportunidades do envelhecimento no Brasil
Projeção da população por sexo e idade: Brasil
Actividades Interactivas. A forma mais antiga e mais directa de conhecer o número de pessoas que habitam num determinado território. Um referendo que.
O Projeto da Nova Regionalização para o Brasil
Aula 3 17 de setembro de 2013 Agrupamento independente de cortes transversais.
O QUE PENSA O ELEITOR DE PERNAMBUCO
Pesquisa de Orçamentos Familiares
E statística A plicada à P esquisa de M ercado Reni Berezin Outubro 2005.
Amostra Mestra e Pesquisa Domiciliar Contínua: Métodos Estatísticos CONFEST – 25/08/2006 Denise Britz do N. Silva.
Desafios da Atenção Básica no município do Rio de Janeiro
Estratégia de Saúde da Família
La Habana, 15 de Noviembre de 2010 Censo de Población de Brasil 2010: Algunas características y acompañamiento de los trabajos IPUMS América Latina III.
PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO DA AGENDA 21 BRASILEIRA E REVITALIZAÇÃO DA CPDS Antecedentes:  11ª Reunião CPDS (16/12/2008) - Apresentação da proposta e constituição.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
BASE TERRITORIAL MESA REDONDA UM INSTRUMENTO PARA ORGANIZAÇÃO E
Noções Básicas Data 00/00/00 Mudanças no Perfil Demográfico da População Brasileira com base no CD Meio século de mudanças 24ª Oficina de Trabalho.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
CONCEITOS IMPORTANTES
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS PESQUISA CENSITÁRIA DA POPULAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Reunión de Trabajo Grupo Censos de la CEA CEPAL Censo Tradicional y su futuro a Censo Alternativo Andréa Diniz Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE - Brasil Santiago do Chile, 11 a 14 de junho de 2007

Estimativas da população O Censo Brasileiro Histórico Primeiros Censos: 1872, 1890, 1900 e 1920 Censos decenais: 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1991 e 2000 Próximo Censo em 2010 Missão Retratar a população e fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas em níveis locais Resultados do Censo Estimativas da população

O Censo Brasileiro É POSSÍVEL ? Problemas atuais frente ao modelo de enumeração completa da população Estatísticas desatualizadas em até dez anos Custo elevado da enumeração completa Desafio atual Produzir mais informações e reduzir o custo da operação É POSSÍVEL ?

Modalidade alternativa de Censo Desenvolvimento de metodologias Acumulação de informações a partir de amostras periódicas não-sobrepostas Experiências em Curso Estados Unidos: ACS Informações mais atualizadas + Aumento do custo França: Censo contínuo Informações mais atualizadas + Manutenção do custo

Estudo de modelo operacional para o Brasil Antecedentes I Seminário sobre Métodos Alternativos para Censos Demográficos – 2004 Simpósios e reuniões internacionais - 2004 Constituição de 5 GTs no IBGE - 2004 Visita técnica ao INSEE (França) – 2005 II Seminário sobre Métodos Alternativos para Censos Demográficos – 2005 III Seminário sobre Métodos Alternativos para Censos Demográficos – 2006 Constituição do Grupo de Trabalho “Modelo Operacional” - 2006

Estudo de modelo operacional para o Brasil Questões discutidas no GT “Modelo Operacional” Que informações produzir? ¨ Qual o ciclo de acumulação de dados da operação censitária e qual a periodicidade de divulgação?¨ Qual o modelo de amostragem que deve ser usado e qual o nível de divulgação geográfica que ele permite?¨ Deve a operação ser espalhada ao longo do ano, ou concentrada em alguns meses como o censo usual?¨ Qual a base operacional com a qual a operação deverá contar?¨ Qual o modelo operacional?¨

Estudo de modelo operacional para o Brasil 1. Que informações produzir? informações similares às produzidas a partir do questionário da amostra Censo 2000 – 80 perguntas sobre pessoas e domicílios Características do Domicílio 23 perguntas Características Gerais das pessoas 14 perguntas Migração 13 perguntas Educação 8 perguntas Nupcialidade 3 perguntas Trabalho e rendimento 23 perguntas Fecundidade 6 perguntas Considera-se a incorporação das alterações feitas para o Censo 2010¨

Estudo de modelo operacional para o Brasil 2. Ciclo de acumulação de dados e periodicidade de divulgação Ciclo de 5 anos 20% da amostra coletada a cada ano Divulgação anual uma vez completado o primeiro ciclo ¨

Estudo de modelo operacional para o Brasil 3. Modelo de amostragem e nível de divulgação Cobertura de 20% do território nacional a cada ano Amostra de municípios e de setores censitários Fração amostral de acordo com o tamanho do município Mesmo nível de erro amostral do Censo 2000

Estudo de modelo operacional para o Brasil Frações amostrais¨

Coleta concentrada em 3 meses Estudo de modelo operacional para o Brasil 4. Modalidade de coleta dos dados Coleta concentrada em 3 meses Manutenção da data de referência Maior similaridade dos indicados produzidos Maior facilidade na alocação dos entrevistadores Simplificação do modelo de acumulação ¨

Estudo de modelo operacional para o Brasil 5. Base Operacional Cadastro de endereços dos setores urbanos normais e de algumas áreas rurais com ocupação consolidada. Cadastro de endereços em favelas, feito no ano que o setor for selecionado. Listagem de endereços em áreas rurais inóspitas ou não consolidadas, elaborada durante a etapa de entrevistas. ¨

Estudo de modelo operacional para o Brasil Amostra: 20% do território a cada ano com frações amostrais de acordo com o tamanho do município Base operacional: Endereços: 1) Urbano Normal e Rural Consolidada - atualização contínua; 2) Favelas: atualização no ano; e 3) Rurais inóspitas – listagem junto com a coleta Divulgação: Anual a partir do quinto ano Questionário: Equivalente ao da amostra do Censo tradicional Coleta: Realizada de agosto a outubro (resíduo em novembro)

Obrigada

Estudo de modelo operacional para o Brasil Frações amostrais