Expressão Plástica Luz / Cor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO GRÁFICO VISUAL
Advertisements

A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
Monitor de Vídeo.
CARTOGRAFIA TEMÁTICA Prof. Raul Guimarães TEMA 03.
TA072 – SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
COR.
Composição e Projeto Gráfico
Introdução aos Princípios e elementos de design
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Cor.
Teoria da Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
Detalhando o Princípio da Estética
ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO DE UMA IMAGEM
Composição e componentes (Classificação das cores)
Imagem: Cores.
(Classificação das cores)
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
A cor e a luz Prof. Daniel Almeida.
O olho humano e a sua relação com as cores
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Cor Harmonia.
Educação Visual e Tecnológica
Educação Visual e Tecnológica
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
Computação Gráfica - Cor
Teoria Da Cor.
A cor.
Observa esta imagem… Parece esquisita não é….
Cores: estímulo visual no PDV
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
Cor Contraste.
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
Teoria das Cores Teoria da Cores de Leonardo da Vinci, são as formulações históricas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura.
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
… para uma boa apresentação
A COR Educação Visual e Tecnológica. A COR Educação Visual e Tecnológica.
Elementos da Linguagem Visual LINHA
As cores complementares são as que no círculo cromático
Uso de Cores no Design de Interfaces
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
Cores Ana Grilo, Nº 02 André Domingos, Nº 04 Bruna Souza, Nº 08
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Cores Projetos Gráficos. Segundo Favre e November (1979:25), as cores mais visíveis de acordo com dados de testes aplicados mostrando uma superfície de.
Luz e cor.
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
COR.
Patricia Maria da Silva
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
COR E LUZ.
Cores e brilho Corrosão e Proteção Anticorrosiva
A Cor 28/04/2017.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
LUZ E COR.
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP.
1 Artes Visuais Parte 2 Prof. Magno Anchieta A COR.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Transcrição da apresentação:

Expressão Plástica Luz / Cor

Luz Não podemos falar de cor sem falar de luz. A luz é um elemento essencial na caracterização da cor. Tudo à nossa volta é colorido. As árvores, as casas, o céu, as pessoas, tudo tem cor e cores diferentes. E só as podemos ver porque existe luz. Se fechares os olhos o que acontece? – A cor desaparece! A luz do Sol modifica-se constantemente, ao longo do dia, a aparência daquilo que nos rodeia.

Nesta imagem podemos verificar que, nas zonas de menos luz, vemos com maior dificuldade a cor e a forma das coisas.

Luz A luz branca do Sol (luz natural) ou a de uma lâmpada eléctrica (luz artificial) ao atravessar as gotas de água num dia de chuva desdobra-se em sete cores vermelho, magenta, alaranjado, amarelo, verde, azul indigno e violeta, formando o arco-íris.

Cor - Pigmento A tinta é um pó a que chamamos pigmento. Os primeiros pigmentos usados pelo homem primitivo para decorar as suas cavernas (abrigos) eram obtidos a partir de plantas e minerais, que eram esmagados e misturados com gorduras animais, conseguindo-se produzir uma grande gama de cores. Hoje encontramos muita variedade de pigmentos, obtidos a partir de produtos químicos, plantas…

Cor A cor é um elemento fundamental na percepção do mundo que nos rodeia e na linguagem visual, tem influência na definição das formas e texturas, cria ambientes e transmite sensações. Na natureza as variações cromáticas ajudam-nos a perceber as estações do ano, a hora do dia ou até mesmo o estado do tempo.

Na variedade da paisagem urbana, nos cartazes, reclames luminosos ou nos sinais de trânsito, a cor é usada para chamar a atenção e ajudar a transmitir determinada mensagem.

Cores Primárias Com base em estudos de decomposição da luz, chegou-se à conclusão que há cores que se conseguem obter pela mistura de outras e outras que não, existem sozinhas, só por si – cores primárias – não derivam de nenhuma outra. Só há três cores primárias: o magenta, o amarelo e o azul ciano.

Cores Primárias MAGENTA AZUL CIANO AMARELO

Cores Secundárias As cores secundárias obtêm-se misturando as cores primárias duas a duas em partes iguais. LARANJA VERDE VIOLETA

MAGENTA AMARELO AZUL CIANO LARANJA VIOLETA VERDE + =

Cores Intermédias As cores intermédias ou terciárias resultam da combinação das cores primárias em diferentes proporções. Ex.: Se misturares duas partes de azul com uma parte de amarelo obténs um verde diferente do verde secundário e de tonalidade mais próxima do azul. + =

Círculo Cromático O círculo cromático permite-nos observar as cores primárias e secundárias. Podemos também ver que as cores secundárias apresentam uma variação, obtendo novas cores – cores intermédias.

Cores Complementares No círculo de cores cada cor primária tem uma secundária que lhe é oposta. Estas cores quando próximas umas das outras parecem mais fortes – têm uma relação de contraste. Magenta – Verde Laranja – Azul Amarelo – Violeta Observando o círculo cromático podemos identificar que as cores complementares se encontram diametralmente opostas.

Cores Complementares

Simbologia da cor A cor também funciona como código. Isto é permite comunicar mensagens que a todas as pessoas, que conheçam esse código, interpretam da mesma maneira. Um exemplo do uso da cor como código são os sinais utilizados nas regras de trânsito. Todos sabemos que ao vermelho paramos, que o amarelo indica precaução e o verde permite-nos avançar.

Simbologia da cor Perigo, Agressividade, Alegria Prudência Esperança, Segurança, Frescura Pureza, Paz Luto Tristeza Tranquilidade

Cores quentes As cores quentes identificam-se com o fogo – encarnados, laranjas e amarelos. Transmitem sensações de alegria e parece que se aproximam de nós.

Cores frias As cores frias – verdes, azuis e violetas transmitem-nos sensações de frescura e de repouso. Parecem-nos distantes.

Cores neutras As cores neutras compreendem o branco e o preto e toda a gama de cinzentos. Se misturarmos o branco ou o preto a uma cor alteramos a sua luminosidade. Com o branco a cor torna-se mais clara (luminosa), enquanto que com o preto fica mais escura (saturada).

Harmonia da Cor Podemos dizer que há harmonia da cor quando as cores em conjunto são agradáveis e têm o mesmo valor. Harmonia significa equilíbrio.

Contraste da Cor Chamamos contraste de tonalidade quando duas cores muito vivas estão próximas. Chamamos contraste de qualidade à oposição entre uma cor luminosa e uma cor saturada. Consideramos contraste de intensidade quando duas cores, uma muito clara e outra muito escura, estão muito próximas.