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A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.

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1 A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela natureza, como por exemplo, uma árvore, uma folha, etc. Existem também FORMAS ARTIFICIAIS, criadas pelo homem, como por exemplo, uma casa, em automóvel, um barco etc.. FORMA ARTIFICIAL FORMA NATURAL

2 VOLUME LINHA (Ponto) COR ESTRUTURA TEXTURA VALOR LUMINOSO SUPERFÍCIE
Na sua maioria, as formas que nos rodeiam são TRIDIMENSIONAIS. Como sabemos, os nossos olhos captam a FORMA TRIDIMENSIONAL graças a alguns elementos visuais básicos: Vamos analisar cada um destes elementos visuais definidores da forma e estudá-los. VOLUME LINHA (Ponto) COR ESTRUTURA TEXTURA VALOR LUMINOSO SUPERFÍCIE

3 A FORMA O objectivo deste estudo será compreendermos que a percepção visual que temos dos objectos que nos rodeiam depende da interacção destes elementos visuais A LINHA (o contorno que delimita a forma – Linha Envolvente) e, portanto, O PONTO que a gera; O VALOR LUMINOSO (o claro-escuro das superfícies, nos volumes); O VOLUME nas formas tridimensionais; A COR própria dos materiais naturais ou sobre estes aplicada; A ESTRUTURA que suporta e delimita e condiciona a forma; A TEXTURA natural e artificial das superfícies; A SUPERFÍCIE que é parte exterior e visível das formas.

4 A LINHA envolvente O PONTO e LINHA
Quando olhamos de noite para o céu estrelado vemos uma imensidão de pontos que brilham. Quando pretendemos ver as constelações das estrelas procuramos também os pequenos pontos que as formam. Assim o ponto é um elemento visual que também serve para definir as forma das coisas. As sequências dos pontos definem linhas que por sua vez definem formas. A linha como forma visual está muito presente na nossa paisagem. As linhas de contorno ou envolventes, o traço branco do avião que risca os céus, a linha de contorno das pétalas de uma flor são alguns exemplos da expressão da linha.

5 A LINHA define formas O PONTO define formas
Com a LINHA definimos as formas das coisas, exprimimos as ideias e sensações e pesquisamos pelo esboço as nossas propostas visuais. O PONTO define formas Neste desenho os pontos servem para definir as formas. Observa o efeito visual que resulta quando os pontos são desenhados muito juntos – Concentrados – ou quando estão muito dispersos.

6 A COR A COR das formas depende fundamentalmente de três factores:
Da LUZ; Da nossa VISÃO; Da MATÉRIA de que as formas (objectos) são construídos A LUZ permite-nos perceber as cores das coisas que nos rodeiam. Por isso, a variação da luz sobre um mesmo objecto faz-nos percebê-lo com cores diferentes

7 Diferentes superfícies: Superfície da Terra e superfície de uma mesa
A SUPERFÍCIE As formas ( objectos) têm uma superfície que é a área que corresponde à parte exterior e visível das mesmas. A qualidade da superfície é a textura. Tal como o ponto em movimento gera a linha, por sua vez a linha em movimento (deslocação lateral) gera uma área ou superfície. Diferentes superfícies: Superfície da Terra e superfície de uma mesa

8 Forma volumétrica artificial
O VOLUME As FORMAS podem ter VOLUME, portanto são formas volumétricas porque ocupam um espaço tridimensional) o espaço é o lugar que ocupa a forma e pode ser bidimensional ou tridimensional), ou seja, possuem largura e altura como as formas planas ou bidimensionais, mas também se desenvolvem em profundidade. As formas volumétricas permitem vários pontos de vista: Formas volumétricas naturais (ex. de dois pontos de vista) Forma volumétrica artificial

9 Contraste claro - escuro
O VALOR LUMINOSO Contraste claro - escuro A LUZ e a SOMBRA A incidência da Luz contribui para uma melhor definição da forma. Permite-nos perceber as texturas, as irregularidades e “sentir” os volumes A incidência da Luz sobre as coisas valoriza as formas e permite perceber os volumes. Quando a fonte de iluminação está colocada directamente para um objecto, as zonas mais iluminadas ficam mais claras. As outras zonas do objecto que não recebem directamente a luz ficam mais escuras

10 A ESTRUTURA Como suporte e composição da forma refere-se à disposição das partes que a compõem considerando as relações entre as mesmas partes. Se tu olhares para a folha de árvore vês que ela tem uns veios mais grossos , um ao meio e outros que saem deste e vão para os lados, são estes veios que seguram a folha, são o esqueleto dela. A isto chama-se estrutura. Sem ela, coitadinha da folha, era muito mole e sem vida. Estrutura é o suporte, é o que está por dentro da forma e lhe dá consistência.

11 Existem estrutura NATURAIS e ARTIFICIAIS
A ESTRUTURA Existem estrutura NATURAIS e ARTIFICIAIS As ESTRUTURAS NATURAIS encontramo-las na natureza, por exemplo o esqueleto dos animais, a estrutura de uma árvore, a estrutura de uma célula, etc.. As ESTRUTURAS ARTIFICIAIS são as estruturas criadas pelo homem e com um determinado objectivo, por exemplo: A estrutura de uma casa, a estrutura de um automóvel , estrutura de uma ponte, etc.. ESTRUTURA NATURAL ESTRUTURA ARTIFICIAL

12 Estrutura metálica /artificial (tridimensional)
Neste exemplo a estrutura e a forma são coincidentes Estrutura modular (Bidimensional) O PADRÃO VISUAL é um agrupamento de FORMAS organizadas segundo uma determinada estrutura

13 A TEXTURA Tacto Visão Texturas
Tal como a cor a TEXTURA caracteriza as superfícies dos objectos; A TEXTURA é a sensação visual e táctil que qualquer superfície transmite. Por isso mesmo para a compreendermos bem, quando estudamos uma textura devemos procurar utilizar ambos os sentidos que ela pode estimular: Texturas Tacto Visão

14 A TEXTURA As TEXTURAS podem ser CASUAIS (naturais) ou INTENCIONAIS (artificiais) São TEXTURAS CASUAIS as texturas naturais, e, nos objectos, as texturas que embora criadas pelo homem, apenas obedecem à própria configuração da matéria São TEXTURAS INTENCIONAIS as texturas criadas pelo homem com um determinado objectivo, podendo este ser estético ou simplesmente prático. A TEXTURA é a sensação transmitida pelas superfícies naturais ou criadas pelo homem. Digamos que é a qualidade das superfícies, e podem ser: Lisas, Rugosas, ásperas e Macias

15 TEXTURAS

16 4 processos para obter texturas
Texturas obtidas por FRICÇÃO Textura obtida por IMPRESSÃO Textura obtida por DECALQUE Textura obtida por CONSTRUÇÃO

17 Autor: Luís Pessegueiro
Bibliografia: Manuais de Educação Visual e Tecnológica 5/6 – Porto Editora; Educação Visual & Tecnológica – Asa Imagens Pesquisas Google EVTec Plataforma de EVT Por Luís Pessegueiro


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