Cecília Bento Escola Secundária de Estarreja Estarreja, Aveiro 12º ano - Química BioESE 18 alunos + 1 Professor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energias renováveis.
Advertisements

Trabalho elaborado por:
Escola EBI Padre Joaquim Flores
Não sei, mas fiquei a saber....
Energias renováveis… … o futuro.
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Escola secundária Martins Sarmento
Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores Formosa 6 12º ano de química Maria Cristina Coelho.
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
Os Verdes João Artur Figueiredo
Fontes e formas de energia
CAMPANHA DE RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS
Energias renováveis… … o futuro.
FONTES DE ENERGIA.
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Desenvolvimento Sustentável
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
20 Perguntas
Clica com o Rato sobre os pontos de interesse
Escola Padre Vítor Melícias
Feira das Energias.
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Biomassa.
Menu D.2 D.3 D.4 D.5 D.6 D.7 D.8 D.9 D.10 D.11 D.12 D.13 D.14 D.15 D.16 D.17 D.18 D.19 D.20 D.21 D.22.
Rui Manuel Vila-Chã Baptista Escola Secundária de Amares Besteiros, Amares, Braga 12º ano, Física e Área de Projecto Heliocientistas 6.
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
Antonio José de Figueiredo
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Energias renováveis e não-renováveis
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
ENERGIA.
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO eV - Riders Alunos: João Encarnação e Pedro Baptista Professor: Carlos Paulino Colégio.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
Fontes e formas de energia
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Helena Morão / Paulo Cipriano Escola Secundária Campos de Melo Covilhã / Castelo Branco 10ºAno / Física e Química BioInjectores 7.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO O protótipo é baseado no uso da energia solar, utilizando 13 células fotovoltaicas de silício.
Petróleo e Gas Natural.
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da madalena Madalena-Pico-Açores 10ºano5 alunos + 2 professoras Cagarros.
Energia Renovável Biomassa.
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
Escola: COOPEN Alunos: Marina, Yasmin e Miguel Série:4º ano A
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Bio-Challenge Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro
Moisés da Costa Leite EB2,3 de Canedo Canedo, S. M. Feira – Distrito de Aveiro 9º ano, electricidade e práticas laboratoriais CEF Canedo 4+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
Queima de Combustíveis fósseis
Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Santo António Ano Lectivo:2010/2011 Disciplina : Área de Projecto.
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
Painéis fotovoltaicos Este tipo de sistema converte a luz do sol em energia elétrica Os painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Uso da energia Proveniente da Biomassa
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
EFEITO ESTUFA NATURAL APLICAÇÕES TÉCNICAS DA ENERGIA SOLAR 1.
Transcrição da apresentação:

Cecília Bento Escola Secundária de Estarreja Estarreja, Aveiro 12º ano - Química BioESE 18 alunos + 1 Professor

Separação dos produtos finais obtidos. O biodiesel é um biocombustível, possuindo, por isso, uma origem biológica não fóssil, a qual pode ser animal ou vegetal. Com uma tonalidade próxima do amarelo torrado, é mais ou menos viscoso consoante a origem dos óleos usados na sua obtenção. Pelo facto de ser produzido a partir de fontes renováveis de energia, a sua utilização envolve grandes vantagens para o ambiente e para o ser humano. Assim, o biodiesel é muitas vezes misturado com diesel, em percentagens até cerca de 20%, podendo ser utilizado nos motores dos veículos a gasóleo sem que estes sofram qualquer tipo de alteração. Além disso, não é composto por enxofre e a sua combustão não liberta tanto dióxido de carbono para a atmosfera como a dos outros combustíveis. Para além do mais, o biodiesel pode ser produzido a partir de óleos vegetais, pelo que se torna necessário cultivar grandes plantações que utilizam o dióxido de carbono atmosférico, contribuindo, assim, para a sua diminuição e para a libertação de oxigénio para a atmosfera. Ao constituir uma alternativa aos combustíveis fósseis, que caminham actualmente para o esgotamento, o biodiesel torna-se indispensável, sendo portanto importante incrementar a sua produção. Formação do biodiesel e da glicerina em ampolas de decantação.

Aumento do preço dos alimentos Substituição de campos para cultivo alimentar por campos para cultivo energético Plantas não absorvem CO 2 gerado na produção e aquecimento das matérias-primas

A energia solar, fonte inesgotável, pode ser usada para produzir outras formas de energia sem acarretar grandes problemas ambientais. Este aproveitamento é feito, por exemplo, através da utilização de painéis fotovoltaicos que convertem energia solar em eléctrica, podendo servir para bombagens, iluminação, refrigeração, sinalização, dessalinização da água do mar, protecção catódica, entre outros. Em Portugal, devido à grande incidência de radiação solar, deveria haver maior utilização desta forma de energia, de modo a diminuir a sobreexploração dos combustíveis fósseis. Um painel fotovoltaico é um conjunto de células fotovoltaicas ligadas entre si. Numa célula fotovoltaica, nos semicondutores de silício, a radiação solar dá origem a uma diferença de potencial eléctrico que se designa por efeito fotovoltaico. A energia produzida por um painel fotovoltaico varia consoante a radiação captada e a tensão do trabalho, pelo que quanto maior a incidência solar no painel fotovoltaico, maior será a produção de energia eléctrica. Uma das principais limitações dos dispositivos fotovoltaicos é o seu baixo rendimento. Para tentar resolver este problema estão a ser criados novos painéis a partir de outros materiais mais rentáveis. Além disso, possuem um elevado custo de instalação e baixa densidade de potência. Apesar de tudo, caracterizam-se por não produzir qualquer tipo de ruídos ou cheiros e por não exigir grande manutenção. Ensaio do materiais fotovoltaicos do kit

Ensaio com os Materiais Fotovoltaicos do Kit

Para a realização deste projecto, cada grupo de trabalho informou-se acerca dos diferentes métodos que poderiam ser utilizados na produção do biodiesel. Depois de definidas as regras de segurança, cada um dos grupos pôs em prática o método seleccionado, tendo-se posteriormente escolhido aquele que melhores resultados obteve. Uma vez definido o procedimento, a actividade foi posta em prática e filmada. As maiores dificuldades encontradas na planificação sentiram-se ao nível da pesquisa do melhor método experimental, já que foram testadas várias possibilidades, discrepantes entre si, nomeadamente ao nível das quantidades utilizadas, tanto de metanol como do catalisador. Aquando da realização da actividade, encontrou-se alguma dificuldade na definição do tempo de repouso do biodiesel. Separação dos produtos obtidos

O desenvolvimento deste projecto revelou-se bastante importante na aprendizagem dos alunos, sendo que muitos dos conhecimentos foram posteriormente aplicados noutras disciplinas. Além disso, cada um deles pôde conhecer as alternativas que existem aos combustíveis fósseis, já que o biodiesel pode substituir o diesel, utilizado principalmente na movimentação dos meios de transporte. Foi ainda possível conhecer a realidade que nos é apresentada hoje, na qual os combustíveis fósseis escasseiam cada vez mais, sendo urgente encontrar soluções para evitar uma grave crise energética. Através do desenvolvimento deste projecto, cada um pôde ainda reconhecer a importância de reciclar óleos alimentares usados, os quais devem ser colocados no oleão para posterior aproveitamento na produção de biodiesel. De uma forma geral, esta actividade tornou-se ainda importante porque permitiu aos alunos desenvolver a sua opinião pessoal acerca do assunto. No decorrer do projecto foi promovida uma palestra, na nossa escola, com o apoio do sector de educação ambiental da Câmara Municipal de Estarreja e em parceria com a empresa responsável pela recolha de óleos usados no município, com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa para a reciclagem dos mesmos. Foi ainda dado a conhecer a todos os presentes o trabalho desenvolvido pelos alunos no âmbito do projecto Girassol. Neste sentido, a turma foi também convidada a representar o Município de Estarreja no VII Fórum Infanto-Juvenil, sob o tema Terra, um Mundo Vivo!, a realizar-se no dia 22 de Abril no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. No dia 27 de Maio, a turma irá ainda participar nas Jornadas do Ambiente, promovidas pela Câmara Municipal de Estarreja. Palestra realizada no âmbito da reciclagem de óleos usados, nas instalações da nossa escola