PME, Recuperação Económica e Internacionalização Conferência PME, Recuperação Económica e Internacionalização Lisboa, 31 de Março de 2010
Internacionalização Financiamento Diagnóstico e Drivers de Crescimento O Papel das PME no Futuro de Portugal Diagnóstico e Drivers de Crescimento Internacionalização Financiamento
Diagnóstico e Drivers de Crescimento
Diagnóstico e Drivers de Crescimento Internacionalização como um imperativo Via única para o crescimento da economia: EXPORTAR + Mercado Interno Reduzido: 10 milhões Défice Externo: 18,9 mil M€ Dívida Pública: 77,2 % do PIB Défice Orçamental: 9,3 % do PIB Factores inibidores do crescimento por via do consumo ou do investimento público
Via única para o crescimento da economia: EXPORTAR + Diagnóstico e Drivers de Crescimento Cenário Pré-Crise (2005/2007) Recuperação das Contas Públicas De: 6,1% em 2005 Para: 2,6 % em 2007 Crescimento do PIB De: 1 % em 2005 Para: 1,9 % em 2007 Crescimento das Exportações De: + 10 % em média anual para o período Assente em: Diversificação de mercados Aumento do peso dos bens e serviços de média e alta tecnologia Via única para o crescimento da economia: EXPORTAR +
Diagnóstico e Drivers de Crescimento Contracção no PIB mundial Consequência da grave crise económica / financeira que os mercados mundiais conhecem desde 2007, a partir de 2010 estima-se uma retoma mundial com reflexos, quer nos fluxos de comércio internacional, quer nos de investimento estrangeiro. Dados históricos e estimativas até 2013 Evolução do PIB em % Fonte: EIU – Economist Intelligence Unit
Diagnóstico e Drivers de Crescimento 2010: Turning.point Após a queda generalizada em 2009, verificamos estimativas de crescimento e dinamismo nos BRIC, Angola e Next-Eleven. Projecções para o período 2009 / 2013 Evolução do PIB em % Fonte: EIU – Economist Intelligence Unit
Diagnóstico e Drivers de Crescimento Diversificação de mercados Peso dos Mercados Extra-Comunitários nas Exportações
Diagnóstico e Drivers de Crescimento Intensidade Tecnológica das Exportações Aumento do Peso dos Bens e Serviços de Média e Alta Tecnologia Balança Tecnológica
Diagnóstico e Drivers de Crescimento Exportações Portuguesas por Produtos 2009, em % do Total
Exportações Portuguesas por Mercados 2009, em % do Total Diagnóstico e Drivers de Crescimento Exportações Portuguesas por Mercados 2009, em % do Total
Mercados com Aumentos superiores a 10 Milhões de Euros em 2009 Diagnóstico e Drivers de Crescimento Mercados com Aumentos superiores a 10 Milhões de Euros em 2009 Fonte: INE Unid.: Milhares de euros Cont.: Contribuição para o crescimento global das exportações (em %, sinal - significa contribuição positiva)
Mercados com Quebras superiores a 100 Milhões de Euros em 2009 Diagnóstico e Drivers de Crescimento Mercados com Quebras superiores a 100 Milhões de Euros em 2009 Fonte: INE Unid.: Milhares de euros Cont.: Contribuição para o crescimento global das exportações (em %, sinal + significa contribuição negativa)
Internacionalização
Internacionalização + mercados Diversificar os mercados de destino dos produtos e serviços nacionais Aposta em mercados emergentes, com crescimentos significativos (PALOP; MAGREB; BRIC) Aposta na língua portuguesa como recurso económico (Portugal como parceiro ideal nos mercados da CPLP) Políticas Públicas Configurar a Rede Externa da AICEP como um referencial de mercados prioritários para a internacionalização Focar a actuação promocional na diversificação de mercados Aposta no aumento do valor acrescentado das exportações
Rede Externa AICEP – Europa Oslo Helsínquia Estocolmo Copenhaga Dublin Moscovo Berlim Londres Haia Varsóvia Bruxelas Praga Paris Viena Vigo Zurique Budapeste Milão Madrid Bucareste Barcelona Mérida Istambul Ancara 8 Centro de Negócios Atenas 9 Escritórios 8 Representações
Rede Externa AICEP – Fora da Europa Pequim Toronto São Francisco Nova Iorque Argel Seul Tunes Xangai Tóquio Rabat Tripoli Nova Deli Dubai Macau Cidade do México Praia Caracas Malásia Luanda Singapura São Paulo Maputo Santiago do Chile Buenos Aires Joanesburgo 6 Centro de Negócios 12 Escritórios 6 Representações
Plano de Promoção Externa AICEP 1.500 empresas a envolver em acções de internacionalização no biénio 2010/2011 Investimento total de 10,6 M EUR 22 mercados previstos
+ empresas internacionais Internacionalização + valor acrescentado Orientação estratégica para actividades transaccionáveis relacionadas com produtos e serviços de elevado valor acrescentado e de alta intensidade tecnológica Subida na cadeia de valor Aposta na inovação, em I&D, no emprego qualificado, no marketing e branding dos produtos e serviços Inovando ao nível da gestão e da inteligência económica + empresas internacionais Alargar a base exportadora portuguesa, integrando cada vez mais PME’s nos processos de internacionalização Promoção de modelos de negócio mais orientados para os mercados internacionais Estímulo ao investimento orientados para bens e serviços transaccionáveis
+ empresas internacionais Internacionalização + empresas internacionais Alargar a base exportadora portuguesa, integrando cada vez mais PME’s nos processos de internacionalização Aumento da dimensão média das empresas, por via da cooperação empresarial e da constituição de consórcios para abordagem aos mercados externos Estímulo à ligação entre grandes empresas e PME Integração de cada vez mais PME nos processos de internacionalização Políticas Públicas Modelo de base comercial da AICEP (6.700 empresas encarteiradas) Programa de Capacitação de PME (ABC Mercados; Como Vender Em..) Conhecimento (Inteligência Económica) InovContacto (550 jovens/ano no estrangeiro)
O Posicionamento AICEP Áreas de Negócio Comercial GE Comercial PME Promove a prospecção e angariação de novos projectos de investimento estruturante; Acompanha as empresas nacionais ou estrangeiras (facturação anual > 75 M Euros, ou com projectos > 25 M Euros). Acompanha, em matéria de exportações e investimento no estrangeiro, as PME já com actividade internacional; Faz a prospecção e apoia o arranque da actividade internacional de empresas com potencial de internacionalização. Rede Externa - Apoio à prospecção de novos investidores. Análise de mercados e identificação de oportunidades de negócios. Assegurar apoio local às empresas nacionais. Gestor de Cliente (Interlocutor e Facilitador)
Mercados Estratégicos Mercados Estratégicos O Modelo de Negócio Captação de investimento estruturante; Identificação de oportunidades de negócio; Estudo de mercados. Extensão de redes de fornecimento Cooperação entre empresas nacionais Mercados Estratégicos Empresas Clientes Apoio local a empresas visando: Exportações Investimento Apoio a investimentos estruturantes; Criação de rede clientes/ fornecedores; Preparação e apoio a estratégias de internacionalização. Portugal Portugal Mercados Estratégicos
Evolução das Empresas Inscritas nos ABC Mercados (2009) Programa de Capacitação Programa de Capacitação ABC Mercados e Como Vender Em…: informação sobre mercados, formas de abordagem e de funcionamento, práticas bem sucedidas de entrada, processos de exportação, procedimentos inerentes à instalação nos mercados, etc… África do Sul 13 de Abril - Lisboa Arábia Saudita 5 de Maio - Leiria Evolução das Empresas Inscritas nos ABC Mercados (2009) 265 312 463 235 627 843 139 599 141 122 3776 3464 3199 2971 1970 2736 2597 1127 528 263 100 200 300 400 500 600 700 800 900 Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Setembro Outubro Novembro Dezembro Valores mensais 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 Valores acumulados Ano de 2010: 65 Acções a realizar (50 em 2009) + 250 Empresas em relação a 2009 Média de 79 Empresas p/ acção
29.419 Formação Programa InovContacto Edições de 97/98 a 08/09 CANDIDATOS 29.419 CANDIDATOS ' ESTAGIÁRIOS ESTAGIÁRIOS 2 ' 155 2.155
N.º candidatos seleccionados Programa InovContacto – Dimensão das Edições N.º candidatos seleccionados POPH PRIME POE PEDIP II Total de 1997 a 2005 = 991 Total de 2005 a 2009 = 1.164
Colocação dos Estagiários Programa InovContacto – Principais Mercados Colocação dos Estagiários
Financiamento
Sistemas de Incentivos às Empresas (QREN) Financiamento Sistemas de Incentivos às Empresas (QREN) 423 Milhões de Euros Fundo para a Internacionalização 250 Milhões Euros Estratégias de Eficiência Colectiva e Acções Colectivas (QREN) Código Fiscal do Investimento Benefícios Fiscais à Internacionalização Instrumentos de Financiamento e Gestão de Risco Protocolos com a Banca 87 Milhões Euros
SI Qualificação e Internacionalização de PME Sistemas de Incentivos às Empresas (QREN) SI Qualificação e Internacionalização de PME Visa a promoção da competitividade das PME através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa no mercado global Apoio a projectos de investimento em factores dinâmicos da competitividade Beneficiários: Empresas, Associações, Entidades Públicas e Entidades do SCT (Sistema Científico e Tecnológico) Despesas elegíveis - Internacionalização Acções de prospecção e presença em mercados externos: prospecção de mercados, participação em concursos internacionais, participação em certames internacionais nos mercados externos, acções de promoção e contacto directo com a procura internacional Acções de promoção e marketing internacional: concepção e elaboração de material promocional e informativo e concepção de programas de marketing internacional Alugueres de equipamentos e espaço de exposição Contratação de serviços especializados Deslocações e alojamento Aquisição de informação e documentação especifica
SI Qualificação e Internacionalização de PME Valores em 23.03.2010
SI Qualificação e Internacionalização de PME Projectos de Internacionalização aprovados Projectos Conjuntos de Internacionalização Projectos Individuais de Internacionalização
SI Qualificação e Internacionalização de PME Projectos Conjuntos de Internacionalização 85 projectos aprovados para execução entre 2008 e 2010 * + de 1.200 empresas envolvidas em acções de promoção externa por ano Quadro Financeiro: Investimento total de 147 M EUR em acções de promoção internacional Investimento elegível de quase 130 M EUR Incentivo público de 61,2 M EUR + de 60 mercados abrangidos + de 1.000 acções de promoção conjuntas aprovadas * Excluindo desistências e anulações
SI Qualificação e Internacionalização de PME Projectos Conjuntos de Internacionalização
SI Qualificação e Internacionalização de PME Projectos Individuais de Internacionalização 686 candidaturas decididas até 11.12.2009 476 projectos aprovados para 2008/2011 * Quadro Financeiro: Investimento total superior a 197 M EUR Investimento elegível superior a 147 M EUR Dos quais, + de 90% afectos à tipologia Internacionalização Incentivo público de 62 M EUR cerca de 110 mercados abrangidos * Excluindo desistências e anulações
SI Qualificação e Internacionalização de PME Projectos Individuais de Internacionalização
SI Qualificação e Internacionalização de PME Projectos Individuais de Internacionalização Aviso para Apresentação de Candidaturas n.º 29/SI/2009 Novas candidaturas: 225 Período de Execução: 2010/2011 Investimento Total Proposto: 79,6 M € Dotação Orçamental Global: 47,5 M EUR Âmbito Territorial: Exclui Região NUT II Lisboa
Estratégias de Eficiência Colectiva e SIAC Estratégias de Eficiência Colectiva (EEC) Conjunto coerente e estrategicamente justificado de iniciativas, integradas num Programa de Acção, que visam a inovação, qualificação e modernização de um agregado de empresas com uma implantação espacial de expressão nacional, regional ou local Reconhecimento e Incentivos preferenciais a Pólos de Competitividade e Outros Clusters, a Estratégias de Valorização Económica de Base Territorial Beneficiários: Empresas, Associações, Entidades Públicas e Entidades do SCT Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC) Visa o apoio a intervenções estruturantes e sustentadas, envolvendo entidades públicas e privadas em torno de acções orientadas para o interesse geral, visando a promoção de factores de competitividade de finalidade colectiva Apoio projectos de investimento destinados a aumentar os processos de internacionalização e promover um melhor conhecimento dos mercados, entre outros Beneficiários: Empresas (indirectamente), Associações, Entidades Públicas e Entidades do SCT
Sistema de Apoio a Acções Colectivas Vertente de Internacionalização Participação institucional em feiras internacionais Missões institucionais a mercados externos Campanhas de imagem, de natureza institucional e/ou sectorial Eventos de moda e acções de prestígio no domínio da promoção de imagem Estudos de mercado de índole sectorial Organização de conferências e outros fóruns de âmbito internacional em Portugal Participação em organizações internacionais 169 projectos aprovados a maioria dos quais com acções de internacionalização previstas 40 mercados abrangidos 87 M EUR em acções de internacionalização
Sistema de Apoio a Acções Colectivas Quadro-Resumo do Investimento por Mercado
Código Fiscal do Investimento Benefícios Fiscais à Internacionalização Decreto-Lei n.º 250/2009, de 23 de Setembro Regime Contratual de benefícios fiscais a projectos de Investimento Directo Português no Estrangeiro de natureza produtiva Apoio à criação de sucursais ou outros estabelecimentos estáveis no estrangeiros e à aquisição de participações em sociedades não residentes ou criação de sociedades no estrangeiro (participação directa mínima de 25%) Beneficiários: Empresas; Crédito de imposto: 10% + majoração 10% p/ PME Crédito Automático de imposto para campanhas plurianuais de promoção em mercados externos Apoio a campanhas de lançamento ou promoção de bens, serviços ou marcas, incluindo feiras, exposições e outros eventos similares com carácter internacional
Instrumentos de Financiamento e Gestão de Risco Capital de Risco (aicep Capital Global) Investimentos financeiros em empresas nacionais cuja actividade compreenda uma relevante dimensão de internacionalização – já em curso ou em desenvolvimento potencial – designadamente por via da exportação de bens e serviços e/ou da concretização de operações de investimento directo no exterior Garantia Mútua (Norgarante, Lisgarante, Garval e Agrogarante) Garantia de operações associadas a financiamentos bancários, a favor das instituições de crédito, e relacionadas com o desenvolvimento da actividade das PME Linhas de Crédito PME Investe I, II, III e IV Apoio a projectos de investimento em activos fixos corpóreos e incorpóreos, ao aumento do fundo de maneio associado ao incremento da actividade das PME e ao reforço de Tesouraria 53.000 PME apoiadas * Susceptível de reforço
Instrumentos de Financiamento e Gestão de Risco Linhas de Seguro de Créditos Fora OCDE, OCDE I e OCDE II Seguro de créditos à exportação, com garantia do Estado Português, para operações de curto prazo Fundo Autónomo de Apoio à Concentração e Consolidação de Empresas Apoio à reestruturação, concentração, consolidação e aquisição de empresas, em especial de PME, com vista à sua capitalização e redimensionamento Fundo Imobiliário de Apoio às Empresas Aquisição de imóveis integrados no património de empresas como forma de dotação destas mesmas empresas de recursos financeiros imediatos, normalmente acompanhada da reserva da utilização e direito ou obrigação de recompra
Instrumentos de Financiamento e Gestão de Risco SOFID – A EDFI Portuguesa (EDFI- European Development Financial Institutions) Visa a dinamização dos sectores empresariais dos países menos desenvolvidos e o apoio às empresas portuguesas nos investimentos em países em desenvolvimento e em países emergentes, que contribuam para o desenvolvimento sustentado desses países, nomeadamente os beneficiários da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) portuguesa Disponibiliza um conjunto alargado de produtos e serviços que proporcionam um apoio financeiro e de consultoria: concessão de empréstimos/operações de crédito linhas de crédito participações de capital (de risco) e equity loan project finance instrumentos financeiros “taylor made” garantias “Trust-fund EU/África para as infra-estruturas” "Neighbourhood Investment Facility"
Instrumentos de Financiamento e Gestão de Risco Linhas de Crédito Concessional (Total de 1.750 milhões de Euros) Visam aprofundar a cooperação bilateral, através do reforço das parcerias empresariais no desenvolvimento de projectos de interesse comum, nomeadamente no quadro dos Programas de desenvolvimento económico e social dos países destinatários Apoio a operações de exportação de bens e serviços de origem portuguesa indispensáveis à execução dos projectos de investimento integrados nos Programas de desenvolvimento económico e social dos países destinatários Marrocos (400 mi), Tunísia (100 mi), China (300 mi), Moçambique (400 mi), Angola (100 mi), Cabo Verde (200 mi), São Tomé e Príncipe (50 mi) e Timor-Leste (100 mi) Linhas de Crédito Comercial (Total de 875 milhões de Euros) Rússia (200 mi), Moçambique (300 mi), República Dominicana (100 mi), CGD e BEI/PME e Outras Entidades (175 mi) e CGD e BEI/MIDCAP (100 mi)
Protocolos com a Banca Protocolos de colaboração entre a AICEP e as principais instituições bancárias em Portugal, tendo em vista o desenvolvimento de iniciativas e a disponibilização de produtos bancários específicos que contribuam para a crescente internacionalização das empresas portuguesas
Guia Prático dos Apoios à Internacionalização em… Edição electrónica do… Guia Prático dos Apoios à Internacionalização em… www.portugalglobal.pt