ministrar uns aos outros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
Advertisements

A dinâmica da vida de Cristo no meio do seu povo
COMO DINAMIZAR O PROGRAMA
O Que Fazer? O Que Fazer? Dicas para dinamizar as partes do PG.
Ellen White Afirma: “Se houver grande número na igreja, os membros devem ser divididos em pequenos grupos, a fim de trabalharem não somente pelos outros.
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
Dons Espirituais – Como descobrir o meu?
ABC DA CÉLULA INTRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA DEVOÇÃO PESSOAL
A IMPORTÂNCIA DOS SUPERVISORES
O que você espera do discipulado?
DESAFIANDO LIDERES PARA UM TEMPO DE COLHEITA
Desenvolvendo Auxiliares
O que faz o “CONSOLIDADOR”
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
Joani Alves Ferreira Júnior
Capítulo – 6 Ouvidos prontos para ouvir
OS DONS ESPIRITUAIS Pr. Alandelon de Melo.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
PROGRAMAS PRINCÍPIOS X A cada apresentação o público deseja algo novo e com mais qualidade. PROGRAMAS O que é uma igreja baseada em programas? É.
CÉLULAS DE GERAÇÕES INTEGRADAS
Uma língua que encoraja
Braços acolhedores:Como estruturar uma reunião
ENCONTROS ATRAENTES INTRODUÇÃO.
Jesus curou espiritual e emocionalmente, além de fisicamente. O discípulo tem um ministério para com os doentes.
Compreender que o sucesso de um discípulo não depende de títulos nem de símbolos de autoridade. Aceitar que o Espírito Santo colocará nos discípulos.
Ligue as colunas do computador e concentre-se
É a base para o ministério Jovem Pequenos Grupos Relacionais? “A formação de pequenos grupos, como uma base de esforço cristão, é um plano que tem.
Ministério da Fidelidade.
Eu Aprendi.
MI PENSAMIENTO Mi pensamiento eres Tú, Señor. Porque Tú me has dado la vida, Porque Tú me has dado el existir, Porque Tú has puesto el amor muy dentro.
IGREJABATISTABRASILERIA
TRÊS PILARES QUE SUSTENTAM A VISÃO DO TRABALHO COM AS CRIANÇAS
RELACIONAMENTO CONJUGAL Vencendo as crises juntos
A habitual dependência diária de Deus é o fundamento da fidelidade e do sucesso na vida. Esse sentimento estimula o desejo de orar e ler a Bíblia.
IGREJABATISTABRASILERIA
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Ministério da Devoção Pessoal. Ministério da Devoção Pessoal.
Como Descobrir meus Dons Espirituais
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
Estudo para reunião de célula
EVANGELISMO PÚBLICO.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
IGREJABATISTABRASILERIA
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
Marcas que marcam! Vivemos num mundo onde a marca de qualquer produto representa muito valor! Existem pessoas que passam a vida ajudando empresas.
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu.
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
COMECE O GRUPO (E PROSSIGA)
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
2. Uma comunidade carismática
5. Uma comunidade discipuladora
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Relacionamento do Líder
82 anos pregando as boas novas as boas novas 50ª. ASSEMBLÉIA GERAL SUMARÉ, 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2014 FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
Razões dos Pequenos Grupos
Amizade e Companheirismo.
AS DINÂMICAS DA REUNIÃO DA CÉLULA
EXPERIMENTE UMA VIDA ABUNDANTE
Encontro 2: Planejando Encontros que Edificam
Princípios de Vida 2. “Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de.
A MUTUALIDADE EM UM MUNDO INDIVIDUALISTA
TAREFA MAIS IMPORTANTE
"O que a Bíblia diz sobre o crescimento da igreja?"
Treinamento de Líderes de Células
Embora os interessados NT sejam religiosos em sua maioria, eles também são pós-modernos. Ou seja, embora estejam abastecidos de informação, relativizam.
Transcrição da apresentação:

ministrar uns aos outros. ENCONTROS ATRAENTES CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE! Nossas pernas dão suporte ao nosso corpo inteiro e nos permitem andar, correr e pular. A facilitação na célula da suporte aos membros do grupo, capacitando-os a exercitar seus músculos espirituais, aplicar a Palavra de Deus a sua vida e ministrar uns aos outros.

Facilitando outros O que significa estar preparado para conduzir um encontro de células? Significa estar pronto para falar por horas sobre o sermão? Ou sobre o texto bíblico? Ou significa ser capaz de fazer os outros falarem e ir acrescentando as informações necessárias?

Robert Wuthnow, que juntamente com George Gallup conduziu um projeto de pesquisa nacional sobre grupos pequenos nos Estados Unidos, concluiu: “Líderes [...] funcionam melhor quando são sensíveis a dinâmica do grupo, conduzem a discussão, encorajam os membros a participar e ajudam a manter as coisas transcorrendo com tranquilidade, em vez de DOMINAR a discussão"

Facilitadores se recusam a pregar e ensinar Talvez você tenha sido chamado para ensinar ou pregar. Procure por oportunidades para usar os seus dons. Mas lembre-se que A REUNIÃO DA CÉLULA NÃO É UMA DESSAS OCASIÕES. Sua tarefa é estimular as pessoas do grupo a compartilharem entre si.

O foco da célula é a aplicação pessoal do conhecimento bíblico à vida diária. Essa ênfase vai além de ouvir informação. É o tempo em que acontece confissão, cura interior, compartilhamento sincero e restauração.

Princípio 30/70 O líder de célula fala apenas 30%, enquanto os membros da célula compartilham 70% do tempo. Esse deve ser o objetivo de todo líder de célula.

• Em alguns grupos de célula o líder apega-se a mentalidade de miniculto. Ele encerra o quebra-gelo abruptamente e deixa todos no ar. Após o louvor, os membros abrem as suas Bíblias. Com uma Bíblia em uma das mãos e a edificação em outra , o líder passa a dominar a reunião pelos quarenta minutos seguintes. Deve ser angustiante para os membros terem que participar de “mais um culto”, quando o que eles queriam era poder participar, compartilhar, orar e pedir oração, falar e serem ouvidos. Num encontro assim, os membros saem REPRIMIDOS e não EDIFICADOS!

Facilitadores capacitam outros SINÔNIMOS PARA FACILITAR: Ajudar, auxiliar, assistir, aliviar, tornar fácil, capacitar, lubrificar, suavizar, tornar possível. A definição original de facilitar e "tornar fácil". O facilitador é o servo do grupo, capacitando os membros a apreciar a Deus e uns aos outros. Em vez de exercer soberania sobre os membros do grupo, o facilitador lava seus pés, ministrando a eles em toda oportunidade.Facilitadores de grupos pequenos encorajam os membros a falar o que estão pensando. Com muito tato, lembram ao grupo a se capacitarem mutuamente por meio do ouvir ativo. O objetivo da célula e fortalecer para"facilitar" outros por meio da edificação mútua.

A comunicação em uma sala de aula acontece entre o aluno e o professor (pergunta-resposta). professor transmite informação enquanto os alunos tomam nota. Mas em uma célula, a comunicação flui entre todos os membros. O facilitador interage como todos os outros membros do grupo, compartilhando suas reflexões especiais, experiências, e sendo exemplo de transparência.

Facilitadores necessitam de supervisão Os líderes de célula necessitam de supervisão para serem bem sucedidos. Se você esta liderando uma célula, espero que tenha alguém que o esteja supervisionando. Se não tiver,convide seu pastor titular para se reunir periodicamente com você. Líderes de célula precisam interagir com líderes mais experientes, aprender das igreja sem células em crescimento ao redor do mundo. Essas igrejas não permitem que líderes de célula trabalhem sozinhos; elas cuidam para que tenham contato e supervisão de perto.

Facilitadores aprendem enquanto lideram As pessoas aprendem melhor quando praticam o que estão aprendendo. Algumas pensam que e melhor esperar ate realmente conhecer a Bíblia. "Você jamais terá conhecimento suficiente da Bíblia“. "Ate mesmo hábeis e reconhecidos mestres da Bíblia estão continuamente aprendendo.“ Outras pensam que precisam esperar ate que estejam prontas para responder a todas as perguntas. "Você não precisa responder a todas as perguntas". Na verdade, encorajo que respondam assim a questões difíceis: "Não estou certo como responder a essa questão, mas vou estudar o assunto nesta semana e volto a falar com você a respeito". Essa postura de humildade gerará confiança entre você e os membros de sua célula. Durante a semana, você pode estudar a Bíblia, ler comentários bíblicos, e especialmente ir a seu supervisor ou pastor para pedir ajuda.

Quais habilidades são necessárias para liderar um grupo? Elas estão resumidas nos grandes mandamentos : Ame a Deus e Ame o seu próximo como a si mesmo. Todos os Líderes de grupos pequenos precisam possuir em abundância esses dois atributos. Amor sincero por Deus : "Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças" (Me 12.30). As perguntas-chave são: Você esta crescendo em seu relacionamento de amor com Jesus Cristo? Você esta desfrutando da sua carta de amor a você diariamente? Deus ajuda pessoas que estão crescendo em amor a ele.

Amor sincero pelos outros Jesus deu seqüência ao primeiro mandamento com um segundo: "Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes"(Me 12.31). O ditado é verdadeiro : As pessoas não se importam com o quanto você sabe, ate que saibam o quanto você se importa. Seu sucesso como líder de célula depende de seu amor pelos seus membros de célula. Mais do que qualquer outro atributo,Deus usa Líderes que se importam. Se você é um cristão, tem amor por Jesus e deseja servi-lo, liderar uma célula será um importante degrau em seu crescimento espiritual. Que o nosso Deus te encha deste amor.