Realização Patrocínio. Realização Patrocínio Coordenação FMUSP / HCFMUSP Departamento de Ortopedia e Traumatologia Departamento de Cirurgia Departamento.

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Transcrição da apresentação:

Realização Patrocínio

Coordenação FMUSP / HCFMUSP Departamento de Ortopedia e Traumatologia Departamento de Cirurgia Departamento de Medicina Legal, do Trabalho, Deontologia Médica e Fisiatria Departamento de Medicina Preventiva

Equipe executiva Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) Professora Júlia Maria D’Andréa Greve Dr. Marcelo Rosa Resende Professor Heráclito Barbosa da Silva Dr. Luís Marcelo Inaco Cirino Dr. Celso O Bernini Dr. Jorge Silva Santos Dra. Vilma Leyton

Participação Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Hospital Universitário Unidade de Emergência - Dr. Caetano Virgílio Neto Pronto Socorro Municipal Professor João Catarin Mezomo Companhia de Engenharia de Tráfego Policia Militar do Estado São Paulo Corpo de Bombeiros Comando de Policiamento de Trânsito Instituto Médico Legal Estado de São Paulo Seguradora Porto Seguro

Painel geral Epidemia acidentes motocicletas Impacto sistemas de saúde FMUSP/ HCFMUSP I Fórum de Segurança e Saúde IOT HCFMUSP 2011 II Fórum de Segurança e Saúde IOT HCFMUSP 2012 Discussão ampla e propostas Pesquisa causas acidentes motocicletas

Objetivos Apurar as Causas de Acidentes com Motocicletas com vítimas na Zona Oeste da Cidade de São Paulo Fator Humano Identificação, habilitação, lesão, uso de drogas, atividade profissional, comportamento Fator Viário Piso, sinalização, traçado, perfil Fator Veicular Condições gerais, manutenção Inter-relação fatores

Métodos Estudo prospectivo sobre os acidentes de motocicletas com vítimas na região Oeste da Cidade de São Paulo Período de coleta : 19/02/2013 a 12/05/2013 em dias alternados 42 plantões de 24 horas Coleta de informações da via CET Porto Seguro Coleta de informações do veiculo Coleta de informações do acidentado HCFMUSP - Hospital das Clínicas HU FMUSP - Hospital Universitário Unidade de Emergência Dr. Caetano Virgílio Neto Pronto Socorro Municipal Prof. João Catarin Mezomo

Fluxo Operacional CET Dados do local Banco de Dados Central Coord. HC Acidente Corpo de Bombeiros Coord. HC Dados da Vitima Perito Perícia

Resultados 326 vítimas – Hospitais 169 acidentes - CET 141 acidentes - Peritos

Dificuldades na coleta Descaracterização do local Diferenças de região entre área da saúde e trânsito Acidentes simultâneos

Qualificação do motociclista 55% Idade média Ensino superior 30 anos 20% Outros acidentes Ensino médio 18% 58% Outras internações 92% 62% homens 77% 1 a 3 salário mínimos Transporte 23% Trabalho

Resultados – diagnóstico Lesões Leves 17% 48% Fratura MMI Outra Fratura MMSS 23% 12% Politrauma 9% TEC 5% Lesão pélvica 1%

56% 10% 18% 2% Resultados – desfecho Transferência Alta Internação Óbito 18%

Resultados – habilitação 100% 67% Aprenderam pilotar sozinho homem 23% 75% 45% tinham motocicleta há menos de 2 anos Não habilitados Menos de 32 anos 33% 77% Menos de 4 anos habilitado 31% Tinha curso de direção defensiva habilitados

Resultados – habilitação 57 67% Vítimas sem habilitação Lesões graves 243 43% Vítimas com habilitação Lesões graves A FALTA DE HABILITAÇÃO ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A GRAVIDADE DA LESÃO

Resultados equipamentos segurança 90,2% Usavam capacete 17,8% Usavam capacete, jaqueta e botas 31% motofretistas 14% motociclistas

Resultados - equipamentos EQUIPAMENTOS SÃO EFICIENTES CONTRA ESCORIAÇÕES , PORÉM NÃO AMENIZAM OS CASOS DE ACIDENTES COM FRATURAS, POR CONTA DA ENERGIA DO IMPACTO

77% 23% Pilotam 8h/dia Pilotam 2h/dia motofretistas motociclistas Resultados 23% Pilotam 8h/dia motofretistas 77% Pilotam 2h/dia motociclistas APESAR DE MAIS EXPOSTOS, MOTOFRETISTAS SE ACIDENTAM MENOS, POSSIVELMENTE POR SEREM MAIS EXPERIENTES

Resultados – álcool e drogas Coleta de saliva, urina, sangue e etilômetro 21,3% Uma em quatro vítimas usou drogas e conduziu motocicleta Presença de álcool/drogas Amostra biológica 14,2% 7,1% drogas (cocaína é a mais frequente) Alcoolemia positiva 3x acima de 0,6g/l álcool CONSTATAÇÃO NECESSIDADE DE ANÁLISES TOXICOLÓGICAS NAS SALAS DE EMERGÊNCIA

Análise Pericial 133 CASOS ANALISADOS OSVALDO NEGRINI NETO Perito Criminal Aposentado e Professor de Física

Participação como causador CULPA DIVIDE-SE IGUALMENTE ENTRE MOTORISTAS E MOTOCICLISTAS

Culpabilidade agregada O COMPORTAMENTO DO MOTOCICLISTA E DO MOTORISTA FOI O PRINCIPAL FATOR DOS ACIDENTES, MOSTRANDO O DESPREPARO DOS CONDUTORES PARA A DIREÇÃO VEICULAR NO AMBIENTE CONGESTIONADO DAS GRANDES CIDADES

Culpabilidade atribuida a cada condutor 50% 50% Carro Moto

Excesso de velocidade em relação ao total de acidentes 13% dos casos 71% 29% Carro Motocicleta ESSES NÚMEROS ESTÃO RELACIONADOS A CAUSA DIRETA OU INDIRETA DO ACIDENTE

67% ocorreram durante o dia 25% motos com garupa 18% as sextas feiras Condições do acidente 94% com pista seca 67% ocorreram durante o dia 25% motos com garupa 18% as sextas feiras

Tipo de colisão 48% lateral 29% traseira e frontal 23% transversal

Locais das ocorrências

18% dos acidentes causados por problemas na via Fator viário 18% dos acidentes causados por problemas na via Principais ocorrências: Sinalização inadequada em cruzamentos Óleo Areia Buracos Ondulações

8% dos acidentes causados por problemas no veículo Fator veicular 8% dos acidentes causados por problemas no veículo A FALTA DE MANUTENÇÃO, EM ESPECIAL PNEUS E FREIOS, FOI A PRINCIPAL CAUSADORA DE ACIDENTES.

Conclusões Fatores humanos mais relevantes Percentual expressivo de usuários não habilitados Grande presença de álcool e drogas Imprudência é o principal fator de risco entre motociclistas (88% dos casos de culpa) e motoristas ( 84% dos casos de culpa). Uso majoritariamente para transporte ou trabalho Falta de cultura de segurança e direção defensiva do motociclista Vestuário de proteção são eficientes contra escoriações , porém não amenizam os casos de acidentes com fraturas, por conta da energia do impacto

Conclusões Fatores Veiculares mais relevantes Falta de manutenção, com destaque para freios e pneus Fatores Viários mais relevantes Falta de sinalização e irregularidades no asfalto como buracos e ondulações.

Recomendações Criação do banco de dados do “Trânsito” Todos os níveis e dados confiáveis - Integração dos boletins de ocorrência e dos bancos de dados das autoridades de trânsito ( Sugestão: Criação do RENAAT – Registro Nacional de Acidentes de Trânsito) Melhora das condições de mobilidade urbana Transporte público de qualidade Segregação em vias que comportem tal medida Habilitação Melhoria do processo de habilitação (teórico e prático) Compartilhamento

Recomendações Fiscalização Viário Intensificar a ação das blitzes para drogas e habilitação Velocidade Inspeção Veicular obrigatória para verificação do estado de manutenção dos veículos Viário Politicas de manutenção da via pensando nos mais frágeis Combate não hipócrita “drogas x direção veicular” Menos leis Mais segurança jurídica Mais punições Melhorar segurança motociclista Campanhas de incentivo ao uso de equipamentos de Segurança Visibilidade do veiculo e do motociclista

Agradecimentos Coordenadores Apoio Daniele Mayumi Sinagawa Stela Murgel Gabriel Andreucetti Toshiko Oya Monise Moreno de Freitas Sonia Yoo Apoio José Bussamra Filho Adriana da Silva Cerqueira Edna Aparecida de Jesus Maria Cristina Emerick

Agradecimentos Parceiros Unidade de Emergência Dr Caetano Virgílio Neto Dr Jefferson C Murad Pronto Socorro Municipal Professor João Catarin Mezomo Dr Daniel Kawakami Policia Militar Estado de São Paulo Comando de Policiamento de Trânsito - Coronel Hervando Luiz Velozo Corpo de Bombeiros - Coronel Reginaldo Campos Repulho Instituto Médico Legal São Paulo (IML) Hospital Universitário USP Dr Luís Marcelo Inaco Cirino PSC HCFMUSP Dr Celso O Bernini PSIOT HCFMUSP Dr Jorge Silva Santos Laboratório Toxicologia FMUSP Dra. Vilma Leyton

Agradecimentos Apoio Eikon Tecnologia Uso e hospedagem dados pelo “Programa Eikon Documents Porto Seguro Seguradora Cessão equipe de peritos Immunalysis Corporation Análise das amostras de saliva

Realização Patrocínio