A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III CISEV Congresso Iberoamericano de Seguridad Vial Seguridad vial para los motociclistas en São Paulo - Brasil Heloisa Helena de Mello Martins Junio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III CISEV Congresso Iberoamericano de Seguridad Vial Seguridad vial para los motociclistas en São Paulo - Brasil Heloisa Helena de Mello Martins Junio."— Transcrição da apresentação:

1

2 III CISEV Congresso Iberoamericano de Seguridad Vial Seguridad vial para los motociclistas en São Paulo - Brasil Heloisa Helena de Mello Martins Junio de 2012

3 SÃO PAULO- BRASIL 11 MILHÕES DE HABITANTES 1.500 KM² 7 MILHÕES DE VEÍCULOS (929 MIL MOTOCICLETAS) 23,5 MILHÕES VIAGENS/DIA: 31% A PÉ 24% ÔNIBUS/10% TREM-METRO 30% MODO INDIVIDUAL

4 Participação da Motocicleta Total diário de viagens na RMSP 1997 145.651 viagens/dia (0,71%) 2007 710.638 viagens/dia (2,78%) 388% Pesquisa O/D 2007

5 Crescimento percentual da frota de motocicletas e da frota de automóveis

6 Acidentalidade com motocicletas Causas: Fragilização do condutor Forma de conduzir 57,3 % do total de acidentes 47,1 % do total de acidentes fatais 30,7 % dos atropelamentos 22,2 % dos atropelamentos fatais 12,6 % da frota de veículos

7 Mortes em acidentes de trânsito por tipo de usuário das vias - 2010

8

9 O risco de morrer no trânsito da cidade de São Paulo para os usuários de motocicleta é 17 vezes maior que aos usuários de automóveis.

10 92 vítimas/dia 21 pedestres42 motociclistas2 ciclistas27 motoristas/passag. Média diária de vítimas de acidentes de trânsito - 2010

11 3,7 mortes/dia 1,7 pedestres1,3 motociclistas0,1 ciclistas0,6 motoristas/passag. Média diária de mortes em acidentes de trânsito - 2010

12 Acidentalidade com motocicletas Acidentes com vítimas diurnos: 59% entre 7h00 e 17h59 (corredor) Mortes noturnas: 60% entre 18h00 e 5h59 (velocidade)

13 Vias congestionadas Despreparo da fiscalização Aumento da frota de motos Conduzir entre veículos

14 35% dos acidentes fatais com motos indicam posicionamento no corredor como causa do acidente. Causas: diferencial de velocidade invisibilidade (pontos cegos) colisão/queda do motociclista entre veículos atropelamento do motociclista

15

16 Na mudança de faixa, a visibilidade da moto pelo motorista (auto/caminhão) é prejudicada pela existência de pontos cegos

17 Distribuição percentual por faixa etária das mortes de motociclistas em acidentes de trânsito - 2010

18 Distribuição percentual da ocupação principal dos motociclistas mortos 2010

19 USO PRINCIPAL% CASA-TRABALHO43 MOTOFRETE26 LAZER31 TOTAL100 Pesquisa CET/IBOPE 2006

20 Iniciativas

21

22 Av. SUMARÉ/PAULO VI Inauguração 28/09/2006

23 Av. VERGUEIRO/AV. LIBERDADE 02/06/2010

24 Iniciativas 6 equipamentos 65 locais 7.011 imagens capturadas em 20 dias

25

26

27 HELOISA HELENA DE MELLO MARTINS heloisam@cetsp.com.br


Carregar ppt "III CISEV Congresso Iberoamericano de Seguridad Vial Seguridad vial para los motociclistas en São Paulo - Brasil Heloisa Helena de Mello Martins Junio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google