As Leis de Newton Por: Vanessa Carvalho e Filipa Farinha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INVESTIGANDO A AÇÃO DE FORÇAS
Advertisements

Professor: Marcelo Alano
( primeiros instantes do big-bang)
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Movimento rectilíneo uniforme  MRU
O que você deve saber sobre
EXERCÍCIO AS 3 LEIS DE NEWTON
Leis de Isaac Newton.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Física Leis de Newton.
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
Aula 9° ANO Professor : Diego
DINÂMICA.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
F O R Ç A S (1) Prof. Cesário.
Queda Livre e Lançamentos no Espaço
Caderno de Actividades
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Forças e Leis de Newton.
Material de Apoio Dinâmica.
Da Terra à Lua FQA Leis de Newton Prof.ª Marília Peres
Escola Secundária João da Silva Correia
DINÂMICA DO MOVIMENTO Prof. Raphael Carvalho.
Al.1.2 “Será necessário uma força para que um corpo se mova?”
1ª Lei de Newton – Lei da Inércia
Capitulo 3 - Dinâmica do ponto material
Material de Apoio Interacção Gravítica.
Movimentos sob a acção de uma força resultante constante
Leis de Newton.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Leis de Newton do Movimento
FORÇA
As Leis de Newton.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
Leis de Newton.
LEIS DE NEWTON.
Balanço energético de um automóvel
SALTO TRIPLO - ATLETISMO
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
LEIS DE NEWTON.
DINÂMICA.
LEIS DE NEWTON Bruno Sepulveda.
Análise de forças Quais forças estão em um determinado elemento Com velocidade constante não há velocidade, logo não há forças atuando? Aceleração vem.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Bloco 1 Bloco 2  , igualamos (1) e (2) 
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Clique na imagem acima e assista ao vídeo sugerido
CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE MECÂNICA E SUA RELAÇÃO
Leis de Newton Prof. Ademir Amaral.
CEEP NEWTON FREIRE MAIA Leis de Newton e suas Aplicações PROFESSOR: ADEMIR DISCIPLINA: FÍSICA TURMA: 1 ANO.
Laboratório de Física Os fiilosofos da antiguidade ficavam perplexos com o movimetno dos objetos.
Massa Indica quantidade de matéria de um corpo e também a medida da inércia do mesmo; É uma característica do corpo, não do local onde ele está; A balança.
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço Estratégias para a resolução de problemas envolvendo as três leis de Newton.
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
Professor: Fábio Jaime Raimundo
FORÇAS.
2.5 Lei da Inércia. 2.5 Lei da Inércia No corredor de um autocarro em repouso, encontra-se uma bola: Sobre o corpo atuam duas forças: A resultante.
2.4 Lei Fundamental da Dinâmica
Cinemática Professor John Disciplina Física A.
Leis de Newton Primeira Lei de Newton Também conhecida como a lei da inércia, trata a respeito das condições de equilíbrio das partículas. Uma partícula.
Professora: Paula Melo Silva
Física I 2009/2010 Aula 01 Forças e Movimentos I.
Física I 2009/2010 Aula 04 Forças e Movimentos II A 3.ª Lei de Newton.
2. Dinâmica de um ponto material
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
“ A alteração de movimento é proporcional à força motriz imprimida e dá-se ao longo da linha recta segundo a qual a força foi imprimida” Segundo esta lei…
Transcrição da apresentação:

As Leis de Newton Por: Vanessa Carvalho e Filipa Farinha

1ª Lei de Newton: “ Qualquer corpo permanece no estado de repouso ou de movimento rectilíneo uniforme se a resultante das forças que actuam nesse corpo for nula”

Segundo esta lei… Cada corpo tende a manter constante o seu estado de repouso ou movimento e oferece tanto maior resistência à variação desse estado, quanto maior for a sua massa (quantidade de matéria). Esta resistência chama-se inércia e a sua unidade de medida é o quilograma. Normalmente estamos habituados a usar esta unidade de medida para aferir o peso de algo. Mas estas grandezas não são a mesma coisa!! Massa- é uma característica intrínseca de um corpo, cujo valor nunca varia e mede a quantidade de matéria do corpo. Peso- é a força com que um corpo é atraído pela Terra. No espaço, por exemplo, os objectos não têm peso, mas têm massa.

Exemplo 1: O pêndulo - T Fg Fg O pêndulo está em repouso porque a resultante das forças (gravítica e tensão do fio) que nele actuam é nula Se cortarmos o fio, a única força que passa a actuar no pêndulo é a força gravítica. Assim o pêndulo altera o seu estado de repouso e cai.

Exemplo 2: Uma travagem brusca O rapaz está a andar de bicicleta, a uma velocidade constante. De repente trava! Os travões da bicicleta exercem uma força destabilizadora em sentido contrário ao do movimento, mas tanto a bicicleta, como o rapaz têm tendência a continuar o estado do seu movimento, o que justifica que a roda levante do chão

2ª Lei de Newton “ A alteração de movimento é proporcional à força motriz imprimida e dá-se ao longo da linha recta segundo a qual a força foi imprimida”

Segundo esta lei… A força que actua sobre um corpo é igual ao produto da massa vezes a aceleração: F= ma Para melhor compreender esta lei é importante saber… que uma força é qualquer causa capaz de fazer iniciar ou modificar o movimento de um objecto; que a aceleração é a alteração da velocidade (em módulo, direcção ou ambas) em relação ao tempo e pode ser calculada a partir da equação derivada da velocidade, ou medida através de uns aparelhos, os acelerómetros.

Exemplo 1: Uma volta de bicicleta Para este exemplo, utilizámos uma bicicleta de competição, com pneus muito finos, de maneira a reduzir as forças de atrito ( forças que actuam sempre em sentido oposto ao do movimento). Suponhamos que a aceleração da rapariga é de 3m/s2 e que a sua massa mais a massa da bicicleta é de 65kg. Com estes dados é possível determinar a força que a rapariga exerce para andar, através da expressão: F= ma. Assim, F= 63x3 F= 189N.

Com este exemplo também podemos verificar que: Quanto maior for a massa do corpo, menor será a aceleração adquirida Caso a massa da rapariga mais a massa da bicicleta fosse de 75kg e a força exercida fosse a mesma, então a aceleração seria de: F= ma 189= 75xa a= 2,52 m/s2 Quanto maior for a força, maior será a aceleração Caso a força exercida fosse de 250N e a massa total se mantivesse nos 65kg, então a aceleração seria de: F=ma 250=65xa a=3,85m/s2 Por isso, os construtores de fórmula 1 criam motores cada vez mais potentes, para a aceleração dos automóveis ser também maior.

3ª Lei de Newton “ A cada acção corresponde uma reacção igual e contrária”

Segundo esta lei… Se um objecto A exerce uma força sobre o objecto B, então também o objecto B exerce uma força de valor igual, mas de sentido oposto sobre o objecto A.

Exemplo 1: Na bicicleta A força que o peso do corpo da rapariga exerce no selim da bicicleta, é exactamente a mesma força (mas em sentido oposto) que o selim exerce no corpo da rapariga

Exemplo 2: Um projéctil Quando um canhão dispara um projéctil: o canhão exerce uma força sobre o projéctil, mas o projéctil também exerce uma força igual e contrária sobre o canhão que, de facto é atirado para trás no momento do disparo.

Porque são tão importantes as Leis de Newton? Para além de serem a base de toda a Mecânica clássica, são importantes porque permitem explicar um vasto conjunto de fenómenos do quotidiano. Por outro lado, também se aplicam ao domínio espacial, na medida em que: permitem explicar, por exemplo, o movimento dos corpos celestes; são indispensáveis para calcular as trajectórias dos foguetões e colocar os satélites em órbita.

Fim