IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS MALAGA - JUNIO 2006

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Arquivo e Documentação
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
O IBICT e a Open Archives Initiative
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Rosa Maria Vivona Bertolini Oliveira Maria Célia de Toledo Dubois
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
SÉCULO XX.
Atuação do IBICT e os Open Archives
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
II Seminário Internacional
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Fabiano André Vergani
Vortex 2005.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SINAES: Concepções e Diretrizes
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Uma metodologia para publicação eletrônica
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
4º Simposium Internacional de Bibliotecas Digitales
Autoavaliação Institucional e a CPA
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Política Educacional Brasileira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Transcrição da apresentação:

IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS MALAGA - JUNIO 2006 AS BIBLIOTECAS DIGITAIS DE TESES E DISSERTAÇOES NAS UNIVERSIDADES PUBLICAS BRASILEIRAS: UMA CONTRIBUIÇAO PARA A UNIVERSALIZAÇAO DO CONHECIMENTO E A DEMOCRATIZAÇAO DA INFORMAÇAO Rute Brazil – brazilrbs@yahoo.com.br Magda Almada – almada@lamce.ufrj.br Claudia Aragon – claudiaaragon@espm.br

SUMARIO INTRUDUÇÃO PROJETO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES – BDTD UNIVERSIDADES PUBLICAS BRASILEIRAS A PESQUISA CIENTÍFICA EM BRASIL PRODUÇÃO CIENTÍFICA BIBLIOTECAS DIGITAIS EM BRASIL BDTD – CONTRIBUÇÕES À SOCIEDADE DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO UNIVERSALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO A intenção deste trabajo é apresentar as bibliotecas digitais de teses e dissertações das universidades públicas brasileiras como instrumentos que podem garantizar a conservação da produção científica, facilitar o acesso ao conhecimento produzido em âmbito universitario e, contribuir para a produção de novos conhecimentos. A proposta das bibliotecas digitais de teses e dissertações como veículo para universalizar o conhecimento e democratizar a informação é desenvolvida a partir do Projeto BDTD - Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, subprojeto da Biblioteca Digital Brasileiro (BDB), coordenado pelo IBICT - que visa a implantação de bibliotecas digitais nas universidades brasileiras; criar um banco de teses no IBICT, contendo toda a produção científica nacional, participar do NDLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations of the Virginia Tech University.

PROJETO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD Primeiro e único projeto nacional de BD. O interesse pelas bibliotecas digitais de teses e dissertações está crescendo graças ao IBICT. O Instituto “como centro nacional de investigação, de intercâmbio científico, de formação, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal científico, tem por finalidade contribuir para o avanço da ciência, da tecnología e da inovação tecnológica do País, por intermédio do desenvolvimento da comunicação e informação nessas áreas”.

PROJETO BDTD O que é: Biblioteca digital especializada em teses e dissertações. Subprojeto da Biblioteca Digital Brasileiro. Utiliza a tecnologia de arquivos abertos e reúne teses e dissertações em formato referencial e texto integral de várias instituições cooperantes. Objetivo: Constituir um repositório dos textos completos das teses e dissertações, produzidas pelos programas de pós-graduação brasileiros, para acesso via Web.

PROJETO BDTD Ano de criação: 2002 Participantes: 24 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas com programas de mestrado e doutorado

PROJETO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD IBICT PROGRAMA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRO PROJETO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD LOCAL BDTD IES NACIONAL BDTD IBICT INTERNACIONAL BDTD NDLTD

UNIVERSIDADES PUBLICAS BRASILEIRAS Em Brasil, a universidade pública é caracterizada como uma instituição científica e social porque tem por princípios o ensino, a investigação e a extensão (atividades sociais, políticas e culturais com a participação dos cidadãos). A universidade é um dos espaços para produção de conhecimentos, por isto é considerada um grande laboratório que realiza investigações para o desenvolvimento da sociedade a nivel social, econômico, político e cultural.

PESQUISA CIENTÍFICA EM BRASIL As instituições científicas e acadêmicas (públicas) em Brasil desenvolvem excelentes pesquisas científicas na área de saúde (HIV, doenças tropicais, odontologia), agricultura (implantação de técnicas agrícolas que permitem regiões secas e áridas produzir alimentos), tecnologias (produção e extração de petróleo); meio ambiente (reflorestamento), etc.

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA “A missão de toda universidade é criar, preservar e transmitir conhecimentos e, os veículos possíveis para a transmissão de conhecimentos são as teses e dissertações (considerados os productos mais importantes da vida universitária), que resultam de atividades em nivel de pos-graduação. Umas trazem contribuições imediatas e até revolucionarias e outras apenas serão percebidas, ademais de que hajam servido de pretexto para a formação de mais um Mestre ou Doutor. Sendo assim, todas devem ser documentadas e preservadas. Portanto, todas as teses e dissertações pertencem ao patrimônio público científico e cultural. Morhy (1998)

BIBLIOTECA DIGITAIS EM BRASIL De acordo com Rincón (1999), a globalização da informação leva os países que estão buscando o desenvolvimento a disponibilizar seus acervos na Internet para poder participar das decisões que os países desenvolvidos cheguem a tomar. Sendo assim, todas as instituições brasileiras envolvidas com educação e pesquisa científica devem se comprometer a criar grandes bases de dados de textos eletrônicos (digitais) accesível via Internet. Isto significa dizer que as universidades brasileiras devem implantar bibliotecas digitais para difundir as investigações e os produtos resultantes das investigações .

BDTD – CONTRIBUÇÕES À SOCIEDADE DEMOCRATIZAR INFORMAÇÃO UNIVERSALIZAR CONHECIMENTOS TRANSFERIR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS

DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Ao permitir o acesso a conhecimentos e informações desconhecidas e o que estava retringido a poucas pessoas, as BDTD contribuem para que haja democratização da informação, pois permite que “muitos cidadãos” tenham acesso a conhecimentos e informações variados que serão utilizados em seu benefício ou contribuirão para beneficiar a outros.

UNIVERSALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS Espera-se que o projeto BDTD tenha por finalidade transformar conhecimentos e informações em bens públicos. Fazer com que, a partir do aceso às produções científicas brasileiras haja transferência e que esta transferência contribua para que tanto países ricos quanto em países pobres se desenvolvam políticas públicas para diminuir a pobreza, o analfabetismo os problemas de saúde em países latinoamericanos, asiáticos e africanos; países de economía pobre e sem acesso as informações. Que o projeto BDTD possa dar ao Brasil a visibilidade de una nação que desenvolve pesquisas que contribuem para o desenvolvimento de outras nações.

BDTD TRANSFERINDO INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações  ↑ ↑ Transferência de conhecimentos + Transferência de informações ↑  ↑ Ação  Reação  Transformação

TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS Assim vemos as bibliotecas digitais de teses e dissertações na sociedade, atuando de manera que todos sejam afetados e tenham condições de afetar também. A biblioteca digital de teses e dissertações nas universidades públicas brasileiras participando do processo de transferência de conhecimentos e informações. Entendemos que a transferência ocorre quando o conhecimento e a informação são difundidos (de pessoa, grupo ou instituição para outra pessoa, grupo ou instituição ) como resultado de uma actividade e tendo um propósito.

BDTD TRANSFERINDO INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS No caso das BDTD, quando as pesquisas alcançam receptores fora das universidades, as produções passam a ser referência para que aconteçam ações, que podem ser a aplicabilidade imediata da investigação na sociedade ou o desenvolvimento de novas pesquisas. A investigação gerando novos conhecimentos e novas informações ou seja os resultados sendo aplicados e difundidos, iniciando uma nova transferência.

CONCLUSÃO Permitir que os recursos públicos fornecidos a pos-graduação retornem através da disponiblização dos resultados das pesquisas… beneficiando o país e a humanidade.

MUITO OBRIGADA!! MUCHAS GRACIAS!! brazilrbs@yahoo.com.br almada@lamce.ufrj.br claudiaaragon@espm.br