3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora Carol/Geografia
Advertisements

Geografia População brasileira
O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 2º Trimestre 3º ano EM Geografia Professor Gustavo Macieira.
CULTURA INDÍGENA NO BRASIL
Alunos - Ana Carolina - Eduardo - João Victor - Márcio - Maycon - Pedro Arthur - Rayssa - Ruan.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
Trabalho de Geografia Alunas: Helem Caroline e Ana Carolina Série: 7°ano “A” Professora: Meiriele.
Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)
O continente americano antes dos europeus Maias, Astecas, Incas e Tupis.
América do Norte José Victor Gay-Lussac. Canadá e suas cidades É um país bilíngue (inglês e francês); Um dos países mais desenvolvidos do mundo. O setor.
A imigração Nomes: Laura e Sofia Turma: 993 Professora: Rafaela Rech Matéria: História.
A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano.
PERGUNTADOS GEOGRAFIA. A no final do séc. XVIII, para o escoamento das indústrias. B no séc. XX, quando várias cidades surgiram ao redor delas. C a partir.
Povos Europeus no Brasil Feito por Gustavo-n°8 Guilherme Pek-n°6 Luis Renato-n°16 7 ano B Colégio Maria Imaculada.
Multiculturalidade. Algumas questões: 1. O que é cultura? 2. De onde vem a cultura que aprendemos? 3. Apresente alguns aspectos culturais. 4. O que seria.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
Povos indígenas ANA BEATRIZ Nº1//DIANA Nº4//LARISSA Nº15.
Povos Europeus no Brasil Cezar Goes nº5 Gabriela Monteiro nº9 Livia Parra nº13 7ºA Wilson Forti - geografia.
EUROPEUS E OUTROS POVOS NO BRASIL Colégio Maria Imaculada Ana Clara (3); Maria Luisa (9) & Rafaella (11) – 7º ano D Professor: Wilson Forti.
RAÇA E ETNIA: Quem é o povo brasileiro? Prof. Marcelo Costa.
Folclore e cultura brasileira O Brasil Caboclo. Formação cultural Colonos portugueses Indígenas mestiçagem de brancos com índias Alguns negros Nordestinos.
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos Fabrício Rodrigues.
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Reinos bárbaros Europa medieval REINOS ROMANO- -GERMÂNICOS
FORMAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E OCUPAÇÃO
Industrialização.
Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, os indígenas se diferem em várias línguas e práticas que, portanto, já faziam parte da.
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
O que foi o apartheid O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele vigorou na África do Sul de 1948.
A Capoeira.
FORMAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
Cultura Brasileira PROF. JOHNCY DE PÁDUA. O que é cultura? Sociologia - o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Simboliza tudo.
Povos e culturas africanas.
IDENTIDADE NACIONAL PROF. GABRIEL D’AVILA.
A Missão Francesa no Brasil
DIVERSIDADE ÉTNICA Nomes: Eloisa F. Hockele e Francieli Zapalai Turma: 811 Profª Carol Matéria: Ensino Religioso.
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
IMPERIALISMO.
Pesquisa Bioma Amazônia ALUNAS: MARIA FERNANDA E LUÍZA 4 ano.
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
Cultura Afro-brasileira
A região Sul do Brasil.
A estruturação da personalidade
Cultura Afro - Brasileira. História O Brasil é um dos países que mais possui população negra em todo o mundo. Isso, devido aos mais de 4 milhões de homens,
Crescimento vegetativo ou natural
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Composição étnica brasileira
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO E DA ESCRAVIDÃO NO SÉCULO 19
Danças Nordestinas.
A Pré-História no Brasil
A CONQUISTA E A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA.
Curdos Conflitos. Povo curdo  O povo curdo é um grupo étnico formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas e aspira à sua independência política.
Diversidade étnica e cultura
Cap. 2 – O mundo no Brasil.
Cultura e Turismo.
Danças Nordestinas.
O que é região? Regionalização
Migrantes:Busca por uma vida melhor
Diversidades Regionais
A imigração no Brasil Italianos, alemães, japoneses e outros povos.
Crescimento da População Brasileira
Educação das Relações Étnico- Raciais Unidade 1: relações étnico-raciais: de uma arqueologia histórica à implementação de políticas educacionais Profa.
PROJETO VIVER E CONVIVER IGUALDADE RACIAL. Há cinco séculos, índios e negros são massacrados no Brasil.
Diversidade na Escola e a Lei /03
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Sotaques brasileiros PLE Angélica Amâncio.
No Brasil. Muitas adaptações foram feitas, dando origem a uma arte afro-brasileira característica de um país rico em diversidade cultural e étnica.
“ O CONTINENTE AMERICANO  É o segundo continente mais extenso do mundo com 42 milhões de km2;  Faz fronteira com os Oceanos Atlântico e Pacífico;
Transcrição da apresentação:

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças

Brasil: um país heterogêneo O Brasil é um país muito grande. Composto por 26 estados e mais o Distrito Federal (onde fica a capital do país), o Brasil não é um país homogêneo. Nosso país apresenta diferenças ao longo de todo seu território. Em um país tão extenso e com um alto índice de imigração, fica impossível manter as mesmas características por todo o seu território. Em um espaço que vivem e circulam muitas pessoas diariamente, de diferentes lugares do mundo, a cultura acaba por se transformar dia após dia. Esse encontro de diversos estilos de pessoas e grupos faz do Brasil um país de grande diversidade de culturas e raças. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Por ser um país tão grande, as diferenças culturais também são enormes

A formação da população brasileira A população brasileira é o resultado de uma grande mistura de culturas e características físicas de diversas partes do mundo. São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira. Porém, dentre todos esses povos, pode-se destacar três nações que foram fundamentais na origem do povo brasileiro: os indígenas, os portugueses e os africanos. Durante vários anos, os costumes, as línguas, crenças e formas diferentes de viver desses três povos foram se misturando e formando a base de nossa cultura. Caça à onça de Johann Moritz Rugendas Jogar capoeira de Johann Moritz Rugendas Um jantar brasileiro de Jean-Baptiste Debret

Portugueses, africanos e indígenas Os portugueses chegaram ao Brasil há mais de 500 anos. Porém, quando aqui chegaram, encontraram centenas de moradores, em um espaço que até então não era conhecido pelo restante do mundo. O Brasil, como mais tarde veio a ser chamado, já era ocupado por cerca de cinco milhões de indígenas: os povos tupis. Os tupis habitavam a costa brasileira, desde o sul do atual estado de São Paulo até o Ceará. Os antepassados desses povos indígenas já habitavam o Brasil bem antes da chegada dos portugueses. Com a chegada dos portugueses muita coisa mudou por aqui. Além de trazerem a cultura e costumes de seu país de origem, os portugueses foram responsáveis por trazerem povos africanos para o Brasil. Eles trouxeram da África pessoas para trabalharem aqui como escravos. Outra característica importante implantada pelos portugueses foi a língua portuguesa. O idioma que hoje falamos é também uma herança deixada pelos portugueses. Sua implantação demorou um longo período, pois os indígenas que aqui viviam já possuíam seu próprio idioma, só por volta de 1750 é que ele passou a ser usado com mais frequência.

Porém, o português falado no Brasil é bem diferente do idioma falado em Portugal. Essa diferença se deve à influência de outras línguas, as línguas indígenas, por exemplo. Nosso vocabulário está cheio de palavras de origem tupi: jacaré, arara, tatu, ipê, jacarandá, pamonha, mandioca e cajuzeiro são algumas delas. Além da língua, os portugueses também trouxeram instrumentos feitos de ferros como machados, espadas, facões, armas de fogos e etc que não eram conhecidos pelos nossos índios. Com a chegada dos negros trazidos pelos portugueses, o Brasil incorporou mais características em sua cultura. Para a religião, os negros trouxeram a crença nos espíritos, o candomblé. Na música brasileira são utilizados vários instrumentos de origem africana. Os povos africanos também influenciaram na nossa língua portuguesa, com sotaques e palavras como senzala, moleque, macaco e quindim. Muitos brasileiros de origem negra também contribuíram para a formação de nossa cultura, como é o caso do escritor Machado de Assis. Cidade do Saber A capoeira foi desenvolvida no Brasil pelos escravos negros

O resultado da mistura de raças: mulato, mameluco e cafuzo Como resultado das misturas desses três povos surgiram os mestiços, divididos em mulato, mameluco e cafuzo. MULATO: mistura do branco com o negro MAMELUCO: mistura do índio com o branco CAFUZO: mistura do negro com o índio Com o passar dos anos com a chegada dos imigrantes de várias partes do mundo, a cultura e a raça brasileira sofreu mais transformações. E como consequência das relações entre índios, brancos e negros o Brasil é formado pela miscigenação de raças, costumes e crenças.

A miscigenação na população brasileira Essa mistura de povos que forma a população brasileira é denominada de miscigenação ou mestiçagem. Porém, esse processo de miscigenação não ocorreu de forma equilibrada em todas as partes do Brasil. No Nordeste, por exemplo, havia um maior número de escravos, por causa dos engenhos e canaviais. Então, a relação entre negros e brancos foi maior que em outras partes do país. Já em São Paulo, a mistura entre raças foi mais intensa entre brancos e índios, pois havia poucos negros na região. Casa da Cultura A miscigenação é um traço marcante na população brasileira Lycra/Lilo Clareto/Divulgação StockDisc

Com uma formação tão diversificada, a cultura brasileira é bastante rica e ampla. Somos, na verdade, uma combinação de artes, religiões, culinárias, costumes e de modos de vida e de comunicação bastante diversificados. Essa diversidade cultural, ao mesmo tempo que enriquece nossa cultura, traz consigo um grande problema: a discriminação. Parte da população brasileira sofre com o preconceito desencadeado apenas pela cor da pele ou por sua classe social. Como o Brasil é um país formado por muitas culturas, algumas pessoas classificam seus costumes superiores à das outras pessoas. Fundação Cultural Palmares A miscigenação da população do país acentua as diferenças sociais PhotoDisc

Um outro problema enfrentado por alguns povos do Brasil é a preservação de sua cultura. Um exemplo dessa situação é a luta de tribos indígenas para conservar o que foi ensinado pelos seus antepassados. Para se ter uma ideia, por volta do ano de 1500, haviam cerca de cinco milhões de índios no Brasil, hoje esse número é um pouco maior que 550 mil. Muitos são os fatores que fizeram, e ainda fazem, as tribos indígenas desaparecerem. Doenças, violência e a destruição das florestas, local de moradia dos índios são alguns deles. Muitos índios buscam formas de manter sua cultura e maneiras de viver, preservando sua identidade cultural para ser ensinada às futuras gerações. Extraído do Livro História, J. William Vesentini, Dora Martins e Marlene Pécora, Editora Ática Índios da tribo Caiabi – Parque Nacional do Xingu

Séculos XIX e XX: a chegada de novos imigrantes A partir do século XIX o Brasil passou a receber novos imigrantes, vindos principalmente da Europa. Além dos índios, africanos e portuguesas que formavam a população brasileira, outros estrangeiros passaram a compor nossa sociedade. Alemães, italianos, libaneses, japoneses, poloneses, ucranianos, sírios e coreanos, por exemplo, trouxeram com eles suas culturas para o Brasil. A cultura brasileira, portanto, têm características de outras vindas de diversas partes do mundo. São diferentes povos formando uma grande nação. As áreas do sul e do sudeste brasileiro são as que mais receberam imigrantes. No sul chegaram alemães e poloneses e no interior de São Paulo destacou-se com os italianos e japoneses. Prefeitura da cidade de Campos do Jordão/SP A cidade de Campos do Jordão/SP é repleta de características culturais trazidas por imigrantes europeus

A cidade tem umas das maiores populações de origem africana do mundo. A cultura africana, por exemplo, está muito presente na cidade de Salvador, na Bahia. A cidade tem umas das maiores populações de origem africana do mundo. As características da cultura africana pode ser vista na dança, na culinária e na religião. Já a cidade de São Paulo é formada por pessoas de várias origens. Na cidade paulista podemos encontrar um número maior de culturas. Dentre esses diversos povos, dois merecem destaque: os italianos e os japoneses. É em São Paulo que se concentra o maior número de italianos e de seus descendentes, principalmente nos bairros do Brás, do Bixiga e da Mooca. A colônia japonesa se concentra, principalmente, no bairro da Liberdade. Wikimedia Foundation José Oliveira/Creative Commons A culinária brasileira foi bastante influenciada por diversas culturas. A feijoada e o acarajé são de origem africana

A cidade brasileira de Curitiba, no Paraná, é considerada a capital nacional da colônia polonesa. Ela tem a maior população de poloneses e seus descendentes do Brasil. Os poloneses estão localizados principalmente em bairros como Pilarzinho, Santa Cândida e Orleans. Já as cidades de Blumenau, em Santa Catarina, e Gramado, no Rio Grande do Sul, abrigam povos de origem alemã. Isso pode ser percebido em festas típicas que acontecem nas cidades, nas construções ou na preservação da língua em alguns povoados. Prefeitura da cidade de Blumenau/SC Prefeitura da cidade de Gramado/RS Cidade de Blumenau/SC, é a capital nacional da colônia polonesa Portal na cidade de Gramado/RS, é visível na arquitetura as características alemãs

As diferentes raças enriquecem nossa cultura A chegada de tantos povos ao Brasil, trazendo inúmeras riquezas culturais, formaram o povo brasileiro. Na comida, na dança, na música, na literatura, na arquitetura e nas festas e tradições populares podemos perceber a presença das culturas estrangeiras incorporadas à brasileira. Em um país como o nosso, com uma grande população e um vasto território, a cultura tende a ser rica e ampla. Podemos nos considerar uma nação privilegiada culturalmente. Alfa Canhetti/Divulgação Fundação de Cultura/Divulgação A diversidade cultural e a miscigenação de raças enriquecem a cultura brasileira