Um conjunto de atividades surge da paixão dos criadores d´Alpetratínia por livros e pela transmissão de conhecimento, associada à paixão pelos Cães da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Reggae Shop Trabalho realizado por: Cláudia Sousa, nº5;
Federação Portuguesa de Atletismo
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Projeto Sala de Informática
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
Máscaras Africanas.
Selo de Qualidade da Informação
ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JACQUES CORRÊA DA COSTA
Plano Nacional de Educação para o decênio
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
De gente graúda para gente miúda, simplificando a ciência…
Do Mar à Escola.
PROGRAMAS CONQUISTA FM
Centro de Saúde Agrupamento de Escolas. Situado no Alentejo Central, Arraiolos apresenta características típicas de um concelho do interior sul do País.
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
Uma Aventura…Literária 2013
CICLO DE ACÃO ACADÊMICA E SOCIAL
Secretaria de Turismo, Comércio e Indústria. Eventos 2011.
António Torrado 1.
E OUTROS PROJECTOS PARA AS Eco-Escolas Margarida Gomes - ABAE.
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Salas de Matemática.
1- URL da experiência e parágrafo descritivo; Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 1 Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/
Uma Aventura…Literária 2013
Testes em meio laboral A dupla responsabilidade perante o trabalhador e o empregador e a responsabilidade pela transmissão da infecção Joana Tavares de.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
De gente graúda para gente miúda, simplificando a ciência…
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
ANEDOTA JCA.
Escolas Empreendedoras Concurso de Ideias
Alicerces II Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período 1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013.
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
LOGO Click to edit Master text styles. LOGO Click to edit Master text styles Introdução  Decorrido já um mês após o início do segundo período, tornou-se.
1.
Projeto Ler é saber Edição 2009.
Filomena del Rio
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Rio Verde - Goiás - Brasil
DIAS E HORÁRIOS DO CURSO: *Encontro quinzenal ou semanal *Sexta - feira - tarde ou sábado - tarde *Cada encontro tem 90 min. de duração *Inscrições: 081.
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Biografia de António Torrado
Ler é Saber.
MARKETING CONTÁBIL CONSTRUINDO E VALORIZANDO A MARCA CONTABILIDADE.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
PAS/UnB - Demanda, Notas de Corte, Cálculo de Argumento e Dicas.
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Oficina de Museologia: Montar, gerenciar, expor
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
Transcrição da apresentação:

Um conjunto de atividades surge da paixão dos criadores d´Alpetratínia por livros e pela transmissão de conhecimento, associada à paixão pelos Cães da Serra da Estrela. Uma paixão de anos para João. Uma paixão recente para Marta. Especialmente quando dirigidas a crianças, com meiguice, de forma pedagógica e divertida querem desmistificar o receio por aquele que sabem ser o melhor amigo do Homem e dar a conhecer a raça que criam.

“Cães, novelos e muitos retratos” Visita à exposição de fotografia +Hora do conto + atelier (1º, 2º e 3º Ciclo)

“Cães, novelos e muitos retratos” Atividade proposta “Cães, novelos e muitos retratos” Visita + Hora do Conto + Atelier Este atelier surge em articulação entre o Serviço Educativo do Museu dos Lanifícios e o Canil d’ Alpetratínia (Marta Correia & João Silvino) e está integrado na “CÃOstelação” – Exposição de Fotografia sobre o Cão da Serra da Estrela, que estará patente ao público no Museu dos Lanifícios de 18/04/2012 a 20/05/2012. http://caostelacao.blogspot.pt/

Objetivos da Atividade Apresentar a fotografia como elemento artístico, de registo e transmissão de mensagem. Dar a conhecer o Cão da Serra da Estrela como importante património local, valorizando as vertentes da função original, integrado na atividade pastoril, importante para a economia regional envolvendo a produção de laticínios, derivados, lanifícios, etc… Fomentar a leitura e a análise da mensagem que os textos nos transmitem. Valorizar no relacionamento Homem-Cão, o respeito por todos os cães e a necessidade de ser o ser humano a entender o cão para se conseguirem relações positivas para ambos. Promover o contato com a máquina fotográfica transmitindo os cuidados a ter e noções básicas para conseguir uma boa fotografia.

Plano da atividade 1. Visita guiada à exposição “CÃOstelação” – onde é dado especial enfoque à existência de duas variedades da raça Cão da Serra da Estrela, à sua função original de proteção de rebanhos e ao seu relacionamento com as pessoas; 2. Hora do Conto – Leitura de um de dois contos relacionados com o tema de acordo com a faixa etária: a) 6-11 anos - “O Cão Mal Desenhado” de Emma Dodson b) 12-15 anos – “O Cão Pastor” de Maria Alberta Meneres 3. Conversa sobre o conto e contacto direto com cães das duas variedades da raça: Pelo Comprido e Pelo Curto. A conversa sobre o conto será distinta entre os 2 grupos: a) 6-11 anos - “O Cão Mal Desenhado” de Emma Dodson – um conto que nos remete para a autoconfiança, a igualdade, o direito à diferença e o respeito que devemos ter para com todos os seres. b) 12-15 anos – “O Cão Pastor” de Maria Alberta Meneres – um dos raríssimos contos que tem como objeto central a função original do Cão da Serra da Estrela (proteção de rebanhos) e que nos remete para a origem dos diversos tipos de cães, as suas utilidades diferentes e as condições de que necessitam para serem equilibrados e felizes quando assumem a “moderna função” de cão de companhia. 4. Um profissional da fotografia dará indicações práticas adequadas à idade sobre a utilização de máquinas fotográficas após o que, tendo como modelos os cães presentes, cada criança terá a oportunidade de fotografá-los. (As fotografias serão posteriormente enviadas aos participantes)

Informações úteis Atividade disponível entre 18 de abril e 20 de maio Número de participantes máximo/atividade – 25 Duração: 90 min Custos da atividade: (visita+hora do conto+atelier) – 40 € Marcações para: Serviço Educativo do Museu de Lanifícios da UBI Paula Fernandes 275 319 724 | educmuslan@ubi.pt