Professor Bruno Nascimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que você deve saber sobre
Advertisements

CARGA ELÉTRICA O que você deve saber sobre O conceito de carga elétrica remonta à Antiguidade clássica. Há registros de que os gregos esfregavam peles.
Nome: Ana Beatriz Ferreira Série: 3º Ano Maututino Professor: Vanderley.
Eletromagnetismo Parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas. Denomina-se.
Aula 1 – Física Teste 1 Tempo máximo: 1 minutos Tempo mínimo: 45 segundos Uma única alternativa correta 4 questões.
Processos de eletrização ESTRUTURA ATÔMICA Prótons (p + ) Nêutrons (n 0 ) Elétrons (e - )
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR ELÉTRICO.
Experiências mostram que todo ímã possui dois polos, denominados norte e sul (inseparáveis), e que possuem propriedades de atração e repulsão quando.
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 2
Propriedades do imã Pólos de um ímã: Regiões onde as ações magnéticas são mais intensas. Qualquer ímã possui 2 pólos, denominados pólo norte ( N ) e pólo.
Física Geral Experimental III Ívina Assis Bibliografia Adotada HALLIDAY, D.; RESNICK, R., WALKER, J. Fundamentos da Física – Eletromagnetismo. Vol. 3,
ELETRICIDADE Cargas Elétricas Campo Elétrico Potencial Elétrico Corrente Elétrica ELETROSTÁTICA ELETRODINÂMICA.
Processos de eletrização
Introdução à Eletricidade
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Capacitores Elétricos
ELETRODINÂMICA BÁSICA
Eletromagnetismo Propriedades dos ímãs Campo de indução magnética.
O que é imã? Polos Magnéticos Campo magnético
ELETROMAGNETISMO E CIRCUITOS MAGNÉTICOS
Frente 1: Modelos atômicos
4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB
ELETROSTÁTICA Conceitos básicos PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO PROF. Lucas.
Fundamentos de Eletricidade
CORRENTE ELÉTRICA.
Frente B: Eletricidade
INTRODUÇÃO À ELETRODINÂMICA
LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA
ELETRICIDADE.
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Definição O potencial elétrico é uma grandeza escalar, que mede a energia potencial elétrica existente em um sistema, por unidade de carga de prova. A.
MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO.
ELETROSTÁTICA Cap. 11.
Eletrostática Capítulo 10 Livro 02
Cap. 31 Indução e Indutância 1)INTRODUÇÃO (Leis da Física e Simetria) (Cap 29) Espira com Corrente + campo Magnético  Torque (motor elétrico) “Se girarmos.
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Potencial e trabalho da força elétrica
Introdução à Estrutura Atmosférica
O QUE É ELETRICIDADE? São todos os efeitos causados em decorrência do movimento dos elétrons.
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
Eletromagnetismo.
ELETROMAGNETISMO ELETROSTÁTICA PROFESSOR :ADENAIR BEZERRA
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
Eletromagnetismo Campo Magnético 1.
ELETRICIDADE DA NATUREZA AO DOMÍNIO DO HOMEM.
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
AULA 4: DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
AULA 10 ARISTIDES CIPRIANO LEI DE FARADAY
Física IV CAMPOS MAGNÉTICOS E CORRENTE ELÉTRICA
Magnetismo terrestre A Terra se comporta como um enorme ímã, com o polo magnético sul localizado nas imediações do norte geográfico e o polo magnético.
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
O que você deve saber sobre
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
O que você deve saber sobre
Professor Antenor Araújo
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
INTRODUÇÃO À ELETRODINÂMICA
ÁTOMO NEUTRO Normalmente o átomo apresenta número de elétrons igual ao de prótons, estando eletricamente neutro, portanto não apresenta nenhuma propriedade.
O que você deve saber sobre
Indução Eletromagnética
Eletromagnetismo Campo elétrico e campo magnético
CAMPO GRAVITACIONAL E ELÉTRICO
3º ano do Ensino Médio Prof. Jean Alves Goiânia Colégio Estadual Edmundo Rocha-VCII.
2008 CAMPO ELÉTRICO Abud.
ELETROSTÁTICA PROF. Rangel Martins Nunes Fevereiro de 2019.
+ _ ROTEIRO R01 Fundamentos de Eletrostática Eletrização
INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE Como seria viver num mundo sem eletricidade? Um dos primeiros mistérios da eletricidade: As primeiras experiências ocorreram.
Processos de eletrização
INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE Como seria viver num mundo sem eletricidade? Um dos primeiros mistérios da eletricidade: As primeiras experiências ocorreram.
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

Professor Bruno Nascimento FÍSICA Professor Bruno Nascimento ELETROSTÁTICA

QUESTÃO 1 Com relação à eletricidade e ao magnetismo, assinale a opção INCORRETA. Corpos isolantes apresentam pouca quantidade de elétrons livres e, por isso, podem ser facilmente eletrizados. Corpos condutores apresentam grande quantidade de elétrons livres e, por isso, apresentam grande dificuldade para serem eletrizados. A força elétrica entre dois corpos eletrizados pode ser atrativa ou repulsiva, dependendo apenas da carga elétrica dos corpos. A passagem da corrente elétrica por um fio condutor produz um campo magnético em volta desse fio, que pode ser verificado pela presença de uma bússola. Os motores elétricos funcionam devido ao aparecimento de forças de origem mecânica, cujo movimento deve-se à passagem de corrente elétrica pelo seu interior.

QUESTÃO 2 Com relação aos conceitos de eletricidade e magnetismo, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta. ( ) Na eletrização por atrito, o corpo que perde elétrons passa a ter mais prótons do que possuía anteriormente e, nesse caso, fica eletrizado com carga positiva. ( ) Condutores são corpos que facilitam a passagem da corrente elétrica, pois possuem uma grande quantidade de elétrons livres. ( ) Um ímã em forma de barra, ao ser cortado ao meio, dá origem a dois novos ímãs, cada um com apenas um polo (norte ou sul).

QUESTÃO 2 ( ) A bússola magnética, cuja extremidade encarnada é o seu polo norte, aponta para uma direção definida da Terra, próxima ao Polo Norte Geográfico. ( ) Geradores são dispositivos que transformam outras formas de energia em energia elétrica. ( ) O chuveiro elétrico pode ser considerado um resistor pois transforma energia elétrica em energia exclusivamente térmica. (F) (V) (F) (V) (V) (V) (F) (F) (V) (V) (F) (V) (V) (F) (F) (V) (V) (F) (V) (V) (V) (F) (F) (F) (F) (V) (V) (F) (F) (V)

QUESTÃO 3 Sabe-se que a carga do elétron vale – 1,6. 10^-19C. Considere um bastão de vidro que foi atritado e perdeu elétrons, ficando positivamente carregado com a carga de 5,0 . 10^-6C. Conclui-se que o número de elétrons retirados do bastão foi de aproximadamente: 1,6 . 10^16 3,1 . 10^11 2,5 . 10^10 3,1 . 10^13 1,6 . 10^15

QUESTÃO 4 Em relação à eletrização de um corpo, analise as afirmativas a seguir. Se um corpo neutro perder elétrons, ele fica eletrizado positivamente; Atritando-se um bastão de vidro com uma flanela, ambos inicialmente neutros, eles se eletrizam com cargas iguais; O fenômeno da indução eletrostática consiste na separação de cargas no induzido pela presença do indutor eletrizado; Aproximando-se um condutor eletrizado negativamente de outro neutro, sem tocá-lo, este permanece com carga total nula, sendo, no entanto, atraído pelo eletrizado. Um corpo carregado pode repelir um corpo neutro.

QUESTÃO 4 Estão corretas apenas a I, a II e a IV. apenas a I, a III e a IV. apenas a I, a IV e a V. apenas a II e a IV. apenas a II, a III e a V.

QUESTÃO 5 Um aluno tem 4 esferas idênticas, pequenas e condutoras (A, B, C e D), carregadas com cargas respectivamente iguais a –2Q, 4Q, 3Q e 6Q. A esfera A é colocada em contato com a esfera B e a seguir com as esferas C e D. Ao final do processo a esfera A estará carregada com carga equivalente a: 3Q 4Q Q/2 8Q 5,5Q

QUESTÃO 6 A uma distância d uma da outra, encontram-se duas esferinhas metálicas idênticas, de dimensões desprezíveis, com cargas -Q e +9Q. Elas são postas em contato e, em seguida, colocadas à distância 2d. A razão entre os módulos das forças que atuam após o contato e antes do contato é: 2/3 4/9 1 9/2 4

QUESTÃO 7 Duas cargas elétricas puntiformes positivas Q1 e Q2, no vácuo interagem mutuamente através de uma força cuja intensidade varia com a distância entre elas, segundo o diagrama abaixo. A carga Q2 é o quádruplo de Q1. O valor de Q2 é 1,5 Μc 2,25 μC 2,5 μC 4,5 μC 6,0 μC